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Dúvidas: Fiat Uno TD vs. Ford Escort TD vs. Nissan Primera P10

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    Dúvidas: Fiat Uno TD vs. Ford Escort TD vs. Nissan Primera P10

    Viva foristas,

    Quem seguiu o meu DB, '83 Opel Kadett D 1.3 - Um cibo de 4 rodas sabe que vendi este carro.

    Entre tanto fui procurando no mercado de usados, uns 'produtos', entenda-se. Surgiram as seguintes seguintes hipóteses.

    Alguns Fiat Uno 1.4 Turbo Diesel 72Cv, com quilometragem a oscilar entre 140.000KM e 180.000 KM ; um Ford Escort TD de 96 com 170.000KM ; vários Nissan Primera P10 entre 130.000KM e 180.000KM, tanto 1.6i como 2.0i.

    * O que desconheço mesmo é o Ford Escort 1.8 TD. Sei muito pouca coisa acerca deste. Consumos, fiabilidade, problemas crónicos (se tiver).

    * O Nissan Primera P10 1.6i/2.0i sei que é um bom carro, o meu pai teve um P10 2.0D e eu correntemente tenho um Primera, mas o P11 e 2.0i. Sei que são carros fiáveis e duráveis, com manutenção acessível, seguros, boas prestações e com a 'beness' de ter corrente de distribuição nas versões otto, que implica menos uma despesa. As versões a gasolina até não são muito gastadoras, mais o 1.6i, se tivermos uma condução relaxada.
    Os Nissan Primera 2.0D estão a preço de abuso e com quilometragens elevadas.

    * O Fiat Uno 1.4 TD 72Cv é um carro que também passou por casa, e contrariamente ao que ouço e vejo, nunca deu problemas de bombas de óleo, turbo, desgaste prematuro de peças mecânicas, etc. .
    Andava bastante bem, uma turbo lag enorme (até às 2700Rpm salvo erro) e uns consumos irrisórios.
    A manutenção era muito acessível.


    Precisava mesmo de uma opinião aceca do Escort TD, como referi, sei muito pouca coisa deste.

    Se quiserem acrescentar alguma coisa aos outros modelos, feel free.

    Cumprimentos

    Editado pela última vez por AndreEmidio; 15 February 2012, 18:07.

    #2
    Não gosto do Escort, se tas habituado ao Primera o Escort parece uma sucata, barulhento, mal montado, muito mau e o motor não tem a boa fama dos atmosféricos. Quanto a mim pior que o Fiesta Mk4 que é do segmento abaixo.
    Se queres um TD muito barato considera o Rover 418 SLD, mecanica derivada da Honda e motor diesel da Peugeot.

    O Primera no meio desses dois fica mal, é outro carro, outro segmento.

    Comentário


      #3
      Sim, o Primera destoa dentro dos modelos que apresentei, mas surgiram alguns (poucos) negócios interessantes pelo que eu estou disposto a dar neste momento por um carro.

      Vou pesquisar pelo Rover 418. Sei que é mecânica Peugeot, conheço um, importado.

      Mas precisava de reunir mais opiniões do Escort TD, se possível!

      Comentário


        #4
        Eu ia para o UNO TD. Não sei porque mas gostava de ter um para brincar com a mecânica. Na altura também os equacionei, mas como precisava de um bloco maior (1700cc para cima) e devido ao elevado preço pedido por eles deixei de parte.

        Mas ficou-me sempre atravessado, um dia quem sabe, quero estudar bem aquela mecânica.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
          Sim, o Primera destoa dentro dos modelos que apresentei, mas surgiram alguns (poucos) negócios interessantes pelo que eu estou disposto a dar neste momento por um carro.

          Vou pesquisar pelo Rover 418. Sei que é mecânica Peugeot, conheço um, importado.

          Mas precisava de reunir mais opiniões do Escort TD, se possível!
          Quanto ao escort, bloco muito fiável (o mesmo das versões atmosféricas) se bem que o turbo veio reduzir a fiabilidade do motor. Mas se bem tratados, com sistema de refrigeração limpo e um bom óleo (pelo menos semi sintético) são motores para durar mesmo muito. Anda aí um no youtube com 700 mil km sem ser aberto.

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              Se já tens um Primera eu, no teu lugar, preferia variar, a menos que fosse o GT ou a Diesel.

              Em relação ao Escort, como disseram, eu preferia um Fiesta do género deste http://http://www.standvirtual.com/comerciais/Ford/Fiesta-1.8-TD-Boss-Turbo/K851501/. Consta que tem um chassis interessante. Em relação a estes Ford atenção ao facto de voltar ao zero aos 99999km.

              Comentário


                #8
                Eu até gosto do 1.8D no Fiesta "Boss"

                Mas claro que 60 CV não são 80 CV, e o Turbo Boss anda bem mais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Quanto ao escort, bloco muito fiável (o mesmo das versões atmosféricas) se bem que o turbo veio reduzir a fiabilidade do motor. Mas se bem tratados, com sistema de refrigeração limpo e um bom óleo (pelo menos semi sintético) são motores para durar mesmo muito. Anda aí um no youtube com 700 mil km sem ser aberto.
                  Sim, o turbo vem reduzir a fiabilidade da mecânica. Claro que a mecânica vem preparada para aguentar mais, digamos, mas o desgaste que sofre é sempre maior.

                  Liguei à pouco para 4 vendedores de Unos TD, 2 foram vendidos, o outro é um número indisponível e o outro é um Uno Diesel com 398.000km.

                  Quanto ao Escort TD, ouço muitas opiniões iguais às do nosso colega FernandoAc, daí ter decidido perguntar. Tenho um mecânico amigo da família que me fala mal do Uno TD, mas diz-me que o Escort TD é muito melhor. Tenho outro que me diz precisamente o contrário, não diz que o Uno é um poço de fiabilidade, mas que é suficientemente melhor que o Escort.




                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                    Se já tens um Primera eu, no teu lugar, preferia variar, a menos que fosse o GT ou a Diesel.
                    Mas o meu Primera é o 2.0 150Cv, tal como o GT, só não tem o kit estético. Sei que tem 150Cv porque além de dizer 110Kw no livrete, a localização do filtro é diferente do 2.0i 130cv, que é ao pé da vareta do óleo, e o de 150Cv, que tem o filtro de óleo localizado por baixo da admissão, que é o meu caso.

                    O Primera gasta em cidade gasta bastante. Esta semana trouxe-o para Aveiro e não me compensa tê-lo cá.

                    E coloquei outro Primera como opção por já saber com o que conto!

                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                    Em relação ao Escort, como disseram, eu preferia um Fiesta do género deste http://http://www.standvirtual.com/comerciais/Ford/Fiesta-1.8-TD-Boss-Turbo/K851501/. Consta que tem um chassis interessante. Em relação a estes Ford atenção ao facto de voltar ao zero aos 99999km.
                    Sim, os Escort também viram aos 99.999km e há muitos vendedores que põem a quilometragem errada, se o carro tem 120.000Km, apenas colocam 20.000km... A ver se enganam o freguês.

                    Já tinha visto esse Fiesta, fica longe. Em principio consigo arranjar um Escort TD de 96 com 170.000 por 600€ (é uma retoma).
                    Editado pela última vez por AndreEmidio; 15 February 2012, 22:14.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post

                      Já tinha visto esse Fiesta, fica longe. Em principio consigo arranjar um Escort TD de 96 com 170.000 por 600€ (é uma retoma).

                      Se consegues o Escort por esse preço e estando o mesmo bom, seria de avançar com negócio.

                      A avançar com a compra, averigua quando foi trocada a distribuição.

                      É que a Ford passou a aconselhar a troca aos 60.000km (por precaução), em vez dos 80.000km preconizados inicialmente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Se consegues o Escort por esse preço e estando o mesmo bom, seria de avançar com negócio.

                        A avançar com a compra, averigua quando foi trocada a distribuição.

                        É que a Ford passou a aconselhar a troca aos 60.000km (por precaução), em vez dos 80.000km preconizados inicialmente.
                        Exacto, também me tinham aconselhado. Tenho o historial do carro, sei que o carro está minimamente decente, precisa de fazer uma revisão, teve um acidente (só chapa, não afectou mais nada) e foi arranjado na Ford.

                        Estou à espera que esta retoma chegue para o ver pessoalmente, experimentar tudo e à séria, para ver se reúne 'as' condições.

                        Abri este tópico mesmo, não só para vos dar a conhecer e poderem opinar sobre as outras opções que equacionei, mas essencialmente para saber problemas relacionados com este modelo/motorização.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                          Exacto, também me tinham aconselhado. Tenho o historial do carro, sei que o carro está minimamente decente, precisa de fazer uma revisão, teve um acidente (só chapa, não afectou mais nada) e foi arranjado na Ford.

                          Estou à espera que esta retoma chegue para o ver pessoalmente, experimentar tudo e à séria, para ver se reúne 'as' condições.

                          Abri este tópico mesmo, não só para vos dar a conhecer e poderem opinar sobre as outras opções que equacionei, mas essencialmente para saber problemas relacionados com este modelo/motorização.
                          Se sabes disso e o carro estiver ao teu agrado, apostaria de facto no mesmo.

                          A desvantagem do bloco, é mesmo essa da distribuição ter de se antecipar a sua troca.

                          Tirando isso e usando um óleo adequado, não deverás ter problemas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                            Mas o meu Primera é o 2.0 150Cv, tal como o GT, só não tem o kit estético. Sei que tem 150Cv porque além de dizer 110Kw no livrete, a localização do filtro é diferente do 2.0i 130cv, que é ao pé da vareta do óleo, e o de 150Cv, que tem o filtro de óleo localizado por baixo da admissão, que é o meu caso.

                            O Primera gasta em cidade gasta bastante. Esta semana trouxe-o para Aveiro e não me compensa tê-lo cá.

                            E coloquei outro Primera como opção por já saber com o que conto!



                            Sim, os Escort também viram aos 99.999km e há muitos vendedores que põem a quilometragem errada, se o carro tem 120.000Km, apenas colocam 20.000km... A ver se enganam o freguês.

                            Já tinha visto esse Fiesta, fica longe. Em principio consigo arranjar um Escort TD de 96 com 170.000 por 600€ (é uma retoma).
                            Curioso....tive um primera igualzinho ao teu, mesma cor e tudo, e era de 130cv....
                            Um SLX 2.0i, certo?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Se já tens um Primera eu, no teu lugar, preferia variar, a menos que fosse o GT ou a Diesel.

                              Em relação ao Escort, como disseram, eu preferia um Fiesta do género deste http://http://www.standvirtual.com/comerciais/Ford/Fiesta-1.8-TD-Boss-Turbo/K851501/. Consta que tem um chassis interessante. Em relação a estes Ford atenção ao facto de voltar ao zero aos 99999km.
                              Preferia esta fiesta em vez do escort. É um carro mais pequeno, mais ágil e na minha opinião mais bonito.

                              Não gosto muito do escort. A nível mecânico são iguais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                Preferia esta fiesta em vez do escort. É um carro mais pequeno, mais ágil e na minha opinião mais bonito.

                                Não gosto muito do escort. A nível mecânico são iguais.
                                A base do bloco é a mesma, mas existem diferenças.

                                Visto que o Escort tem intercooler (debitando 90cv) e o Fiesta não (debitando 75cv).

                                Para além do intercooler, o próprio sistema de injecção é diferente.
                                Editado pela última vez por nto; 15 February 2012, 23:12.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda gosto mais do FIesta TDDI, mas já deve ser mais caro, por ser mais recente. É um pouco mais refinado, talvez.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Problema crónico dos 1.8d da Ford só conheço um: Retentor da cambota do lado da distribuição. Vai ao ar muito facilmente e implica a remoção das Correias de Distribuição (tem 2 este motor, sendo que uma é exclusiva para a bomba injetora) para a repectiva substituição. Conheço pelo menos 2 que, em vez de trocarem o retentor, lavam o motor antes da IPO. Depois andam um ano inteiro a pingar óleo até à IPO seguinte...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                      Sim, o turbo vem reduzir a fiabilidade da mecânica. Claro que a mecânica vem preparada para aguentar mais, digamos, mas o desgaste que sofre é sempre maior.

                                      Liguei à pouco para 4 vendedores de Unos TD, 2 foram vendidos, o outro é um número indisponível e o outro é um Uno Diesel com 398.000km.

                                      Quanto ao Escort TD, ouço muitas opiniões iguais às do nosso colega FernandoAc, daí ter decidido perguntar. Tenho um mecânico amigo da família que me fala mal do Uno TD, mas diz-me que o Escort TD é muito melhor. Tenho outro que me diz precisamente o contrário, não diz que o Uno é um poço de fiabilidade, mas que é suficientemente melhor que o Escort.
                                      Eu não gosto do último Escort, foi um modelo mal nascido mais pensado para ser barato que para ser bom, tanto é que a Ford investiu imenso para limpar a má imagem deixada, assim nasceu o primeiro Focus.

                                      O Uno é um projecto antiquíssimo, não me agrada mas se conheces e gostas porque não?
                                      Esses rovers ouvi falar muito bem a nível de performances, consumos e fiabilidade. Tens também o 600 diesel, já não é motor Peugeot mas o L-Series da Rover, conhecido por ser rústico mas fiável mas é um motor muito mais complexo que os restantes portanto também propenso a ter reparações mais onerosas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem comparar o uno com o escort é compar agua com vinho... e tambem não percebo muito bem o porque de preferir o fiesta ao escort que é de uma gama acima....

                                        Sobre o escort tive um durante 260 mil km e 12 anos que comprei novo com esse motor, tive problemas com o alarme, e comeu-me 3 baterias o que acho que foi exagerado... de resto manutenção normal, foi um bom carro, não sou muito exigente em termos de velocidades ele chegava-me bem e fazia-me consumos na ordem dos 6l.

                                        Se arranjas por 600 euros, e se esses km em estado decente acho que tens carro para alguns anos sem chatices.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                          Bem comparar o uno com o escort é compar agua com vinho.... e tambem não percebo muito bem o porque de preferir o fiesta ao escort que é de uma gama acima....

                                          Sobre o escort tive um durante 260 mil km e 12 anos que comprei novo com esse motor, tive problemas com o alarme, e comeu-me 3 baterias o que acho que foi exagerado... de resto manutenção normal, foi um bom carro, não sou muito exigente em termos de velocidades ele chegava-me bem e fazia-me consumos na ordem dos 6l.

                                          Se arranjas por 600 euros, e se esses km em estado decente acho que tens carro para alguns anos sem chatices
                                          Eu não comparei o Uno ao Escort, nem o Primera com ambos, pus na mesa as sugestões que me apareceram!

                                          Eu sempre tive ideia dos 1.8TD serem jeitosos. Mas ouve-se tanta coisa... Bem, é como todos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                            Curioso....tive um primera igualzinho ao teu, mesma cor e tudo, e era de 130cv....
                                            Um SLX 2.0i, certo?
                                            Não, versão SE. Sei que tem todos os extras que havia para o Primera P11, incluindo o motor...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Se sabes disso e o carro estiver ao teu agrado, apostaria de facto no mesmo.

                                              A desvantagem do bloco, é mesmo essa da distribuição ter de se antecipar a sua troca.

                                              Tirando isso e usando um óleo adequado, não deverás ter problemas.
                                              Precisamente. Inclusivamente sou eu que faço as revisões aos meus carros e ponho sempre um óleo em condições e cada mudança de óleo = mudança de todos os filtros.

                                              Em aspectos de manutenção, não sou desleixado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                                Problema crónico dos 1.8d da Ford só conheço um: Retentor da cambota do lado da distribuição. Vai ao ar muito facilmente e implica a remoção das Correias de Distribuição (tem 2 este motor, sendo que uma é exclusiva para a bomba injetora) para a repectiva substituição. Conheço pelo menos 2 que, em vez de trocarem o retentor, lavam o motor antes da IPO. Depois andam um ano inteiro a pingar óleo até à IPO seguinte...
                                                Óptimo, são estes pormenores que preciso de saber, obrigado!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Eu não gosto do último Escort, foi um modelo mal nascido mais pensado para ser barato que para ser bom, tanto é que a Ford investiu imenso para limpar a má imagem deixada, assim nasceu o primeiro Focus.

                                                  O Uno é um projecto antiquíssimo, não me agrada mas se conheces e gostas porque não?
                                                  Foi como disse uns posts acima, liguei para uns anúncios que tinha visto e liguei para 4 vendedores de Unos TD, 2 foram vendidos, o outro é um número indisponível e o outro é um Uno Diesel com 398.000km. A não ser que, entretanto apareça nos sítios do costume mais negócios.

                                                  Mas que gostava de voltar a ter um, lá isso gostava... Quem não gosta de ver aqueles ponteiros a mexer?

                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Esses rovers ouvi falar muito bem a nível de performances, consumos e fiabilidade. Tens também o 600 diesel, já não é motor Peugeot mas o L-Series da Rover, conhecido por ser rústico mas fiável mas é um motor muito mais complexo que os restantes portanto também propenso a ter reparações mais onerosas.
                                                  Estive a fazer uma pequena pesquisa nos 418 e agora nos 600, que fizeste referência e das duas, uma: ou têm muitos quilómetros, ou estão acima daquilo que eu quero pagar por um carro... Gosto particularmente da série 600 (principalmente a gasolina) porque são carros compridos, banheiras como eu gosto. Para já, infelizmente, estão fora de questão.
                                                  Editado pela última vez por AndreEmidio; 16 February 2012, 02:42.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O primera mesmo não sendo gastador vai-te sempre ficar bem mais caro pelo menos uns 3 euros por cada 100 km que o escort, e se estas a procurar poupar penso que isso é muito relevante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                      O primera mesmo não sendo gastador vai-te sempre ficar bem mais caro pelo menos uns 3 euros por cada 100 km que o escort, e se estas a procurar poupar penso que isso é muito relevante.
                                                      Exacto, ao preço que está a gasolina. Não só pelo preço, os carros a gasolina têm tendência a gastar sempre mais que os diesel. O carro que comprar vai ter vida de cidade. Supondo que para além de vida de cidade, irá provavelmente fazer viagens de 400km por mês em AE.

                                                      Vou aguardar por enquanto que este Escort TD chegue para ver de perto.
                                                      Editado pela última vez por AndreEmidio; 16 February 2012, 02:52.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os ultimos escort sao bem porreiros , se for na versao atlanta ou afins com estofos em veludo sao muito porreiros .

                                                        A nivel de motor sao muito bons , para se ver é um bloco com muitos anos de mercado que acabou no focus 1.8 tdci se nao estou enganado .

                                                        O bloco foi sempre o mesmo , mudou se apenas as injeçoes arcaicas até as recentes dos tdci , intercoolers , componentes internos para aguentar mais pressao no tdci , e mais algumas coisitas .

                                                        Acho uma boa compra um escort 1.8 TD de 90cvs

                                                        Exemplo:

                                                        Ford Escort 1.8 TD Ghia 90 CV, € 1.749, Baixa Da Banheira - Standvirtual

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                                          Foi como disse uns posts acima, liguei para uns anúncios que tinha visto e liguei para 4 vendedores de Unos TD, 2 foram vendidos, o outro é um número indisponível e o outro é um Uno Diesel com 398.000km. A não ser que, entretanto apareça nos sítios do costume mais negócios.
                                                          Mas que gostava de voltar a ter um, lá isso gostava... Quem não gosta de ver aqueles ponteiros a mexer?
                                                          Estive a fazer uma pequena pesquisa nos 418 e agora nos 600, que fizeste referência e das duas, uma: ou têm muitos quilómetros, ou estão acima daquilo que eu quero pagar por um carro... Gosto particularmente da série 600 (principalmente a gasolina) porque são carros compridos, banheiras como eu gosto. Para já, infelizmente, estão fora de questão.
                                                          Quanto estavas a pensar gastar em concreto?
                                                          O carro vai fazer muitos kms?

                                                          Já pensaste no 205 1.8d?
                                                          Aquilo é de guerra!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            Os ultimos escort sao bem porreiros , se for na versao atlanta ou afins com estofos em veludo sao muito porreiros .

                                                            A nivel de motor sao muito bons , para se ver é um bloco com muitos anos de mercado que acabou no focus 1.8 tdci se nao estou enganado .

                                                            O bloco foi sempre o mesmo , mudou se apenas as injeçoes arcaicas até as recentes dos tdci , intercoolers , componentes internos para aguentar mais pressao no tdci , e mais algumas coisitas .

                                                            Acho uma boa compra um escort 1.8 TD de 90cvs

                                                            Exemplo:

                                                            Ford Escort 1.8 TD Ghia 90 CV, € 1.749, Baixa Da Banheira - Standvirtual
                                                            Mas esse está praticamente 3 vezes mais caro, do que o Escort que ele poderá arranjar.

                                                            O mesmo já referiu, que muito possivelmente o carro lhe fica por 600€, com a vantagem ainda de conhecer o historial do mesmo e saber como está.

                                                            Portanto com todas estas premissas, eu avançaria com a compra.

                                                            Comentário

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