Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida na venda de um veículo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida na venda de um veículo

    Tenho um carro à venda e tenho um potencial interessado que supostamente é dos Açores.
    Quer o carro para a filha e diz que tem um amigo que me vai fazer o pagamento por transferência bancária e que apenas precisa da declaração de venda assinada para depois passar o carro para o nome da filha lá nos Açores.
    O local de encontro é numa estação de comboios, que é para levar o carro até não sei onde (um porto qualquer, para depois fazer o transporte até aos Açores).

    Disse-me também, que se colocar data na declaração de venda, só se tem 30 dias de validade para fazer a mudança de registo, (é verdade isso?) e que mal recebesse o carro lá ia logo mudar o registo do carro.

    O que vos parece?! Esquema... marosca?! Como me posso certificar que a coisa corre bem e que fico com comprovativo em como vendi o carro?!

    Estou a pensar em pedir-lhe cópia do cartão do cidadão, preencho os meus dados e os dele na declaração, assino e tiro cópia...

    Opiniões e dicas precisam-se!

    #2
    Recebe o dinheiro primeiro. Se tens receio que ele não efectue o registo do carro, diz que o fazes cá tu. Gastas uns trocos mas ficas descansado.

    Comentário


      #3
      ele viu o carro ou vai comprar por correspondência?

      Comentário


        #4
        Vai ser o GT? (oxalá que não)?

        Comentário


          #5
          É comum, em Portugal, a venda sem os papéis assinados...
          Mas não é seguro...depois, por alguma razão, não o passa para o seu nome, e ficas com uma data de possíveis problemas e encargos....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por madeira Ver Post
            Recebe o dinheiro primeiro. Se tens receio que ele não efectue o registo do carro, diz que o fazes cá tu. Gastas uns trocos mas ficas descansado.
            Mas eu não posso fazer o registo cá sem ele assinar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              ele viu o carro ou vai comprar por correspondência?
              Ele está nos Açores, só viu o carro no anuncio que tenho online. No entanto tem cá (continente) um amigo dele para fazer o negócio!
              Editado pela última vez por Levezinho; 17 February 2012, 22:41.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                É comum, em Portugal, a venda sem os papéis assinados...
                Mas não é seguro...depois, por alguma razão, não o passa para o seu nome, e ficas com uma data de possíveis problemas e encargos....
                Por já ter tido uma vez esses problemas, queria tentar evitar ao máximo! No entanto neste caso é complicado evitar isso...

                Vai ser o GT? (oxalá que não)?
                Nop

                Comentário


                  #9
                  Facilmente ele envia a declaração assinada pelo correio. E há outros métodos de transferência de propriedade.

                  Comentário


                    #10
                    ele nem negociou preço nem nada? cá para mim, é burla sim....

                    mas na tua situação, iria dar um beneficio da duvida, mas preferia marcar encontro num local mais seguro, por exemplo num parque de estacionamento ao ar livre de um centro comercial ou hipermercado...

                    Comentário


                      #11
                      Hoje o amigo dele veio ver o carro... não quis conduzir, nem ligar o carro sequer! Viu por fora apenas... ia acompanhado da mulher e filha (Sr. na casa dos 50), pareceu-me honesto.
                      Combinei com ele na 4ª feira para ele me fazer o pagamento e o transporte afinal vai ser feito de imediato no porto de Lisboa, entretanto e sem pensar bem nas consequências de enviar um carro ainda em meu nome numa viagem de barco, falei com um amigo meu advogado que me aconselhou a formular uma espécie de declaração/contrato de venda onde inclua os dados do intermediário e a sua assinatura e os dados do comprador do carro.

                      Lembrei-me também se será possível meter embarcar o carro no meu nome e senão terei que pagar alguma coisa... ele falou-me numa empresa que é a Stucar (não sei se é assim que se escreve), que será a empresa que fará o transporte...

                      Que acham?!

                      Alguém conhece a empresa!?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                        Hoje o amigo dele veio ver o carro... não quis conduzir, nem ligar o carro sequer! Viu por fora apenas... ia acompanhado da mulher e filha (Sr. na casa dos 50), pareceu-me honesto.
                        Combinei com ele na 4ª feira para ele me fazer o pagamento e o transporte afinal vai ser feito de imediato no porto de Lisboa, entretanto e sem pensar bem nas consequências de enviar um carro ainda em meu nome numa viagem de barco, falei com um amigo meu advogado que me aconselhou a formular uma espécie de declaração/contrato de venda onde inclua os dados do intermediário e a sua assinatura e os dados do comprador do carro.

                        Lembrei-me também se será possível meter embarcar o carro no meu nome e senão terei que pagar alguma coisa... ele falou-me numa empresa que é a Stucar (não sei se é assim que se escreve), que será a empresa que fará o transporte...

                        Que acham?!

                        Alguém conhece a empresa!?
                        Quando entregares o carro, recebes a totalidade do pagamento?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                          Quando entregares o carro, recebes a totalidade do pagamento?
                          Sim recebo!

                          Não sei é até que ponto será legal alguém meter o carro num contentor/barco no nome de outra pessoa... imaginemos que tenho que assinar algum doc e isso obrigar-me a desembolsar uns trocos?

                          Comentário


                            #14
                            Se fosse comigo, vendia o carro e recebia o dinheiro na hora.
                            Fazia também uma declaração, a informar a venda do carro, onde assinavas e o novo dona também. Referia na declaração que esse amigo iria estar como intermediario no negocio. Também anexava a fotocopia do c.c. dos três. Fazias duas declarações e entregavas uma ao novo dono.
                            Na transferencia de propriedade, pedias primeiro ao novo dono que assinasse e te mandasse por correio.

                            Comentário


                              #15
                              Não facilites.
                              Vende o carro a esse amigo (tudo resolvido na hora na loja do cidadão, por exemplo) e depois o amigo do continente que faça o negócio com o amigo dp Açores . Nada, repito, nada é mais seguro que isto... principalmente quando o carro vai para.bem longe.
                              Editado pela última vez por BrunoD; 19 February 2012, 11:06.

                              Comentário


                                #16
                                Levezinho toma cuidado com isso!!!! Ele quer o carro então aceite as condições que tu impões!!!! Primeiro passa-o para nome dele e depois ele ou o amigo que o transporte para os Açores!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                  Levezinho toma cuidado com isso!!!! Ele quer o carro então aceite as condições que tu impões!!!! Primeiro passa-o para nome dele e depois ele ou o amigo que o transporte para os Açores!!!
                                  Concordo, nem que suportes tu os 60€ da transferência do registo para o intermediário... depois ele que faça a venda ao amigo... é preferível do que daqui a uns tempos vires a ter problemas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    no tempo em que estamos sempre com um pé atrás :s

                                    Comentário


                                      #19
                                      se eles vão ter o carro na posse deles, sabe-se lá o que irá ser colocado no interior do veiculo...



                                      não te esqueças de pelos menos eles assinarem uma declaração em que o carro fica da responsabilidade deles apartir de XXh XXmin do dia tal... pode não ter muito valor, mas é melhor que não ter qualquer documento... e tira uma cópia da declaração de venda e junta-a à tal declaração...

                                      boa sorte

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                        Concordo, nem que suportes tu os 60€ da transferência do registo para o intermediário... depois ele que faça a venda ao amigo... é preferível do que daqui a uns tempos vires a ter problemas...
                                        É isto aqui

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                          É isto aqui
                                          Concordo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o meu carro, apesar de estar no continente há já alguns anos quando o comprei, estava em nome de uma senhora que morava na madeira.
                                            quem tratou da venda por ela foi um amigo da filha (que era quem dava uso ao carro).
                                            por acaso correu tudo bem, gajo porreiro e tal. mas isto implicou deslocar-me ao porto sozinho para tratar das coisas, e sendo uma cidade que mal conheço, senti-me algo inseguro.
                                            assim, exigi á titular do veiculo que enviasse por correio copias dos seus documentos autenticadas por um notario (suportei eu os custos,+ ou - 30€), e a declaraçao de compra e venda já preenchida e assinada por ela, tambem autenticada pelo notario. desloquei-me com o amigo da filha á loja do cidadao, efectuamos a mudança de registo, e so depois é que fui com ele a um multibanco fazer a transferencia do dinheiro para a conta da filha.
                                            assim, o que sugiro é que peças ao interessado para enviar copias dos documentos de identificaçao e a declaraçao de compra e venda autenticadas por um notario e que com isso vás com o tal amigo dele a uma loja do cidadao efectuar a transferencia de registo e fica logo tudo tratado.
                                            isso, ou que "vendas" o carro ao amigo, ficando em nome dele e depois eles que tratem das coisas entre eles.
                                            isso de enviar um carro com documentos por preencher nao é nada seguro.
                                            e acho estranho que o tipo faça isso pela net sem ver o carro pessoalmente, e que a pessoa que o vai ver nao queira exprimentar nem ligar.
                                            trata dos papeis primeiro e efectua a tranferencia logo dentro da loja do cidadao.
                                            pequena nota: o impresso de compra e venda pode ser enviado por via electronica, e ao ser impresso tem de ser impresso em frente e verso, ou a ser em duas folhas, teem ambas de estar assinadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelas dicas!

                                              Ontem falei com ele e disse para enviar para o amigo a declaração de venda assinada pelo futuro proprietário, bem como cópia dos documentos de identificação.
                                              Assim que o amigo receber contacta-me, vamos à loja do cidadão, ele faz a transferência e mudamos o registo na hora.
                                              Estou a contar ainda esta semana concretizar o negócio. A partir daí pode fazer o que quiser com o carro!

                                              Entretanto... o Fiat Punto GT entra hoje ao serviço até vir o "novo" carro para o dia a dia!
                                              Editado pela última vez por Levezinho; 21 February 2012, 09:40.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X