Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que fiz asneira ?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será que fiz asneira ?!

    Gostaria muito de saber a vossa opinião, o caso é este :

    Eu tenho um VW Bora de 110 CV de Março de 1999, ou seja faz para o próximo mes precisamente 13 anos

    Mecanicamente o carro está muito bom e impecável porque :

    - há 2 anos atrás reparei a bomba injectora ( dava na máquina leituras de quebras de potência ou algo assim ) : 1500 euros

    - há 1 ano atrás mudei a embraiagem + bimassa, estavam completamente desfeitas : 1000 euros

    - este ano ( 2012 ), mudei os amortecedores + cinoblocos, correia de distribuição + bomba de água : 1700 euros

    tem estes defeitos :

    - a pintura tem defeitos, porque além de alguns raspões eu andei lá com uma lata de tinta a fazer asneiras

    - no interior nota-se alguns desgaste nos forros descolados, no volante em pele descolorido pelo sol, em alguns plásticos também "cozidos" pelo sol

    - no retrovisor que está manchado por um derrame qualquer ( aquilo era anti-encadeamento ), mas pelos vistos essa coisa derramou para fora manchando-o

    - no AC que não funciona no frio, não sei se por fugas se por problemas na bomba, além de que ao ligar aparecem no visor uns 8888888$%#$% no painel, será problema electrónico ? não sei


    surgiu uma oportunidade de o vender por 4.300 euros e trocar por um Astra de 5 portas, um 1.3 de 90 CV de Fev/2006 e com apenas 49530 KM ( modelo de equipamento COSMOS )

    Este Astra era do meu sogro, que por motivos de doença - Parkinson -, praticamente não andava com ele

    O carro está completamente novo, basta ver os Km, e apenas tenho que dar ao meu cunhado 4500 euros ( a parte que lhe toca a ele )

    Do meu bolso apenas saem 200 euros : 4500 - 4300 ( da venda do Bora ), o seja vendendo o meu velho carro cobre quase totalmente o preço do Astra

    Mas isto não contabilizando com o que gastei em mecânica do Bora este ano. Contabilizando isso ficaria 1700 + 200 = 1900 euros, seria o custo do Astra do meu bolso

    Estava com medo de notar muita diferença pelo facto de ter apenas 90 CV, mas fiquei surpreendido, não notei muito. Não sei se é por o carro ser mais leve ( não tem mala tão grande ), se é pela relação das mudanças ( tem 6 velocidades )....

    Este motor de 1.3 e 90CV mostra-se muito disponível nos baixos regimes, só notei mais lentidão acima dos 100Km/h....portanto acima das 3000 RPM ( acho eu, por aí ), onde as recuperações se tornam mais lentas

    Acham que fiz mal ? em mudar ? atendendo aos custos que tive na troca ?
    Editado pela última vez por Altar; 19 February 2012, 15:43.

    #2
    Boas,

    Quantos Km tem o Bora?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por yuriPT Ver Post
      Boas,

      Quantos Km tem o Bora?
      180.000 Km

      Comentário


        #4
        Por um lado, já trocaste tanta coisa no BORA (maioritariamente material de desgaste) que esses problemas que tens são pouco significantes e estarás servido apra uns tempos, e sabes o carro que tens.

        O 1.3 (mais 1.2 do que 1.3) cdti torna-se curto para o astra (na minha opinião). Tinha ideia que as baixas eram fraquitas (já conduzi uma astra caravan com esse motor, e era preciso esticar um pouco). No Corsa, punto e mito porta-se melhor devido à diferença de peso.

        Por outro lado, e por um investimento de 200€ ficas com um carro com menos km e mais recente. A questão que eu colocaria era: Que manutenção terás de fazer nos 2 carros (a curto e medio prazo), consumos, prazer de condução, conforto ...

        Postas estas variáveis terás uma resposta mais sustentada.
        Editado pela última vez por yuriPT; 19 February 2012, 16:33.

        Comentário


          #5
          A tua discrição do carro (motor Astra) é completamente diferente da minha ideia que fiquei do carro!

          Se foi uma boa troca? Provavelmente sim, mesmo que economicamente pareça esquisita.

          Sempre é um carro mais recente.
          Editado pela última vez por REDLINER; 19 February 2012, 16:42.

          Comentário


            #6
            Acho que fizeste uma boa troca.

            Comentário


              #7
              A minha irmã tem esse motor no astra H dela, e até á data levou um motor de arranque. De resto não tem dado problemas, e acho-o um carro engraçado de conduzir, nada mau para os seus 90 cavalos. Na minha opinião fizeste bem, mesmo tendo gasto esse dinheiro no Bora, sabe-se lá que problemas poderia dar no futuro? Assim ficaste com um carro mais recente, e mais poupado. Quanto a manutenção, o daqui de casa não tem saído caro. Bons km's para ti

              Comentário


                #8
                O que gastaste no Bora em princípio não volta a ser necessário tão cedo, mas não quer dizer que não haja outros gastos.

                Por outro lado, o valor gasto no Bora não o valorizou, talvez um pouco, mas só isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por yuriPT Ver Post

                  Por um lado, já trocaste tanta coisa no BORA (maioritariamente material de desgaste) que esses problemas que tens são pouco significantes e estarás servido apra uns tempos, e sabes o carro que tens.
                  pois, eu sei, o problema é que era agora ou nunca, ou o meu sogro vendia-o a outro

                  e eu com um carro de 1999 com 180.000 km, sei lá se me daria mais problemas...

                  Este carro e modelo, o Astra, estão a vender +/- por 11.000 euros, e a mim quase que sai de graça, no máximo 2.000 euros


                  Originalmente Colocado por yuriPT Ver Post

                  O 1.3 (mais 1.2 do que 1.3) cdti torna-se curto para o astra (na minha opinião). Tinha ideia que as baixas eram fraquitas (já conduzi uma astra caravan com esse motor, e era preciso esticar um pouco). No Corsa, punto e mito porta-se melhor devido à diferença de peso.
                  estava mesmo com muito receio disso, mas agora com a viagem que fiz ao volante do Astra desde Miranda do Douro até Lisboa eu até fiquei surpreendido

                  O binário está muito disponível a baixos regimes

                  Nas subidas eu notei uma quebra, mas eu também andava em 6a velocidade....e fiz a AE em 130/140 de média

                  acho que deve ser o mesmo motor daqueles que agora vendem de 1.3 de cilindrada, não é ?

                  eles só mudaram o 1.7, acho eu

                  alguém sabe ?!


                  Originalmente Colocado por yuriPT Ver Post

                  Por outro lado, e por um investimento de 200€ ficas com um carro com menos km e mais recente. A questão que eu colocaria era: Que manutenção terás de fazer nos 2 carros (a curto e medio prazo), consumos, prazer de condução, conforto ...

                  Postas estas variáveis terás uma resposta mais sustentada.
                  o interior do Astra é completamente novo, é equipamento COSMOS, e apenas tem 49.530 KM, o Bora tem muito desgaste no interior...e aqueles problemas que disse

                  sei lá, que farias tu ? achas que fiz mal ?!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                    pois, eu sei, o problema é que era agora ou nunca, ou o meu sogro vendia-o a outro

                    e eu com um carro de 1999 com 180.000 km, sei lá se me daria mais problemas...

                    Este carro e modelo, o Astra, estão a vender +/- por 11.000 euros, e a mim quase que sai de graça, no máximo 2.000 euros




                    estava mesmo com muito receio disso, mas agora com a viagem que fiz ao volante do Astra desde Miranda do Douro até Lisboa eu até fiquei surpreendido

                    O binário está muito disponível a baixos regimes

                    Nas subidas eu notei uma quebra, mas eu também andava em 6a velocidade....e fiz a AE em 130/140 de média

                    acho que deve ser o mesmo motor daqueles que agora vendem de 1.3 de cilindrada, não é ?

                    eles só mudaram o 1.7, acho eu

                    alguém sabe ?!




                    o interior do Astra é completamente novo, é equipamento COSMOS, e apenas tem 49.530 KM, o Bora tem muito desgaste no interior...e aqueles problemas que disse

                    sei lá, que farias tu ? achas que fiz mal ?!
                    Os 1.3 cdti no astra agora têm 95 cavalos, e uma caixa de 5 velocidades de modo a aproveitar melhor o motor. De qualquer das formas, ficas bem servido com essa astra, digam o que disserem foi um excelente negócio

                    Comentário


                      #11
                      Quem me dera encontrar um negócio assim... o carro quase te saiu de borla, ainda pra + de 5 portas, era o ideal pra mim neste momento por esse preço e c esses Km

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                        o interior do Astra é completamente novo, é equipamento COSMOS, e apenas tem 49.530 KM, o Bora tem muito desgaste no interior...e aqueles problemas que disse

                        sei lá, que farias tu ? achas que fiz mal ?!
                        Acho que também teria trocado. Mas lá está, vai depender muito de pessoa para pessoa e do que essa pessoa valoriza num carro.

                        O Bora era "mais carro" do que o Astra, mas dadas as diferenças de estado, idade e quilometragem, teria feito o mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          tambem trocava.
                          maior asneira foi teres trocado essas coisas todas no bora, mas mesco com esses custos pelo meio acho que vale a pena. 2500e por um cdti com 50mkms é mt bom.
                          alem disso, esse astra de certeza que tem uma manutençao mais barata, e que quando o venderes, recebes tanto ou mais do que recebeste pelo bora (a menos que esperes 10 anos)

                          Comentário


                            #14
                            Troca o mais rápido possível.

                            Ficas com um melhor carro a todos os níveis.

                            Comentário


                              #15
                              Fazeste uma excelente troca, perdeste no motor mas ganhaste no resto do estado de conservação do carro, e com 50.000 kms não é muito espectável que tenhas os gastos que tiveste no Bora

                              Comentário


                                #16
                                Não fizeste asneira nenhuma, tomara muita gente ser tão racional como tu.

                                O Astra tem menos 7 anos e 130 mil km e nisso só se vêem vantagens.

                                Acerca do motor, és capaz de ter perdido um pouco de performance (nada de muito significativo), mas seguramente irás fazer melhores consumos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                  Não fizeste asneira nenhuma, tomara muita gente ser tão racional como tu.

                                  O Astra tem menos 7 anos e 130 mil km e nisso só se vêem vantagens.

                                  Acerca do motor, és capaz de ter perdido um pouco de performance (nada de muito significativo), mas seguramente irás fazer melhores consumos.
                                  Talvez seja o único ponto onde coloco as minhas reservas. O 1.9 tdi é muito poupado, sobretudo em estrada/AE a velocidade estabilizada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se não notaste uma clara perda de performance do Bora para o Astra, provavelmente o TDI já devia estar a precisar de uma revisão ao turbo. Acho que fizeste muito bem, pena esses gastos todos no VW.
                                    Editado pela última vez por ELVTMB; 19 February 2012, 20:07.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por tudo quanto foi aqui dito, também sou da opinião que a troca do Vw pelo Opel Astra foi a opção mais racional. E, sobretudo, mais segura.

                                      O único problema que, a priori, vejo no Opel é a possibilidade de vires a ter problemas prematuros na caixa de velocidades.
                                      Isto porque, atendendo à doença do teu sogro, é bem possível que ele engrenasse 3 ou 4 vezes seguidas a mesma "mudança".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                        Se não notaste uma clara perda de performance do Bora para o Astra, provavelmente o TDI já devia estar a precisar de uma revisão ao turbo. Achas que fizeste muito bem, pena esses gastos todos no VW.
                                        Se ele não notou nada é porque é certo que ou o motor está cansado ou poderá haver algum problema com a MAF, n75, algum tubo roto, o turbo , etc, se estivesse em condições a diferença era bem grande...

                                        Na minha opinião se já levou o material referido é um carro para fazer muitos km ainda e esse astra conheço quem o tenha e costuma dar alguma despesa na oficina...

                                        Tem como ponto positivo o facto de ser um carro mais recente e menos km

                                        Não foi uma má compra pois o valor do astra no mercado de usados é superior pelo o que pagaste.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que o teu cunhado é que fez bom negócio, valorizar esse carro por 9.000€ nos tempos que correm parece-me muito, então esses 11.000€ que falaram nem pensar!
                                          Eu vendia o Bora, recebia a minha parte do Astra, somava tudo e comprava um carro que gostasse mais...ou então ficava á mesma com o Bora e guardava os 4.500€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                            Talvez seja o único ponto onde coloco as minhas reservas. O 1.9 tdi é muito poupado, sobretudo em estrada/AE a velocidade estabilizada
                                            Em AE não sei, mas o Bora deve andar pelos 6L/100km e o Astra pelos 5L/100km (em ciclo misto).

                                            Altar, tens ideia dos consumos que fazes com o Bora?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, eu nao trocava:

                                              -Depois do dinheiro que gastaste no Bora no minimo era fazer alguns km para compensar a despesa.
                                              -Perdeste a nivel de motor, ja conduzi o 1.9 TDI VP110 e nao acredito que o Astra tenha baixas melhor, muito pelo contrario, em cidade é um motor que se nota que nao é para aquele carro.
                                              -A nivel de equipamento pouco deves ter ganho.
                                              -Mesmo em segurança foi relativo.
                                              -Em conforto tambem deves ter perdido ja que o Astra, pelo menos na minha opiniao, é um carro bastante duro mesmo em comparaçao com um Bora.
                                              -Perdeste em mala.

                                              Se o Bora tivesse em bom estado mesmo com 180.000km, preferia gastar mais um bocado a melhora-lo (possivelmente esse turbo ja nao estava nas melhores condiçoes) que me meter num Astra 1.3, se fosse o 1.7... agora o 1.3 de 90 é um motor que ''nem dado'' montado num Astra.

                                              O facto do bora ter 180.000km nao quer dizer nada, se for bem tratado dura o dobro e mais uns pozinhos.
                                              Editado pela última vez por Drifter; 19 February 2012, 20:29.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fizeste muito bem , um carro mais recente , quanto ao motor , ando todos os dias num mas montado num Gpunto , mas mesmo assim parece dar para o que é preciso por isso não vejo erro nenhum nessa escolha , quanto a consumos é que acho que vais gastar um pouco mais ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Bora apesar de "só" ter 180 mil kms, já demonstra alguns sinais de desgaste. Tendo em conta também que para estar a funcionar em pleno era preciso gastar mais dinheiro, diria que foi uma boa troca!

                                                  Agora pedir 11 mil € por um Astra 1.3 CDTI Cosmo com 6 anos é que me parece um bocadito... mas tendo em conta que é de conhecido, poucos kms e ficou ao preço que ficou, foi uma excelente troca

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Bora não tem nenhum problema com a MAF, responde prontamente ao pedal, como disse mecanicamente está impecável porque eu tenho feito a manutenção toda

                                                    se soubesse o que sei hoje eu não teria mudado a correia de distribuição + bomba de água, foi despesa que teria poupado

                                                    Quanto aos consumos, de Lisboa a Miranda do Douro ( ou Bragança, é indiferente ), ir e vir é 1 depósito, ou seja : meio-depósito na ida e outro tanto na volta, isto no Bora - sem AC ligado sem nada e numa velocidade moderada de 120 km/h

                                                    Com o Astra, tinha o depósito cheio em Miranda do Douro, e cheguei a Lisboa também com metade, mas estava o AC ligado, mas sem grande rotação - apenas dizia ligado no painel - e vinha numa média de 130/140

                                                    Não sei ainda dizer se gasta menos ou mais que o Bora, mas meio-depósito gasta na mesma numa ida ou numa volta à minha terra

                                                    Estava com muito medo de notar diferenças grandes em performances/recuperações, mas fiquei surpreendido por este pequeno motor responder muito bem...principalmente a baixos regimes

                                                    nas subidas....eu ia em 6a velocidade, não experimentei a caixa de velocidades reduzindo e puxando......fui mais por uma condução economica

                                                    lavei hoje o Astra, está como novo, interior e exterior, com comandos no volante e tudo...enfim...cheira mesmo a novo
                                                    Editado pela última vez por Altar; 19 February 2012, 20:55.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                      Por tudo quanto foi aqui dito, também sou da opinião que a troca do Vw pelo Opel Astra foi a opção mais racional. E, sobretudo, mais segura.

                                                      O único problema que, a priori, vejo no Opel é a possibilidade de vires a ter problemas prematuros na caixa de velocidades.
                                                      Isto porque, atendendo à doença do teu sogro, é bem possível que ele engrenasse 3 ou 4 vezes seguidas a mesma "mudança".
                                                      Podes desenvolver melhor isso? É que não faz sentido, em cidade, numa fila, também engrenas bem mais do que 3 ou 4 vezes a primeira mudança

                                                      Preocupava-me mais se o sogro andasse constantemente com a mão "apoiada" na manete da caixa, porque segundo tenho ouvido, não é conveniente, muito menos com as mãos a tremerem...

                                                      p.s. Não estás a confundir Parkinson com Alzheimer? É que Alzheimer é que é a doença onde as pessoas se esquecem das coisas e muitas vezes confunde-se com Parkinson. Parkinson é a nível do sistema nervoso, e caracteriza-se pelos membros tremerem involuntariamente

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem me parecia que o Astra deveria ser um pouco mais comedido nos consumos.

                                                        Já agora, o Astra é Enjoy, Cosmo...?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                          Bem me parecia que o Astra deveria ser um pouco mais comedido nos consumos.

                                                          Já agora, o Astra é Enjoy, Cosmo...?
                                                          é Cosmo

                                                          1.3 CDTI 90 CV Cosmo, de FEV 2006, e nem chega aos 50.000 km

                                                          o carro está completamente novo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post

                                                            p.s. Não estás a confundir Parkinson com Alzheimer? É que Alzheimer é que é a doença onde as pessoas se esquecem das coisas e muitas vezes confunde-se com Parkinson. Parkinson é a nível do sistema nervoso, e caracteriza-se pelos membros tremerem involuntariamente

                                                            não, o meu sogro tem Parkinson, e esta doença caracteriza-se pela lenta reacção dos movimentos. Tipo, além das tremuras, e com medicação, tens lentidão/encravamento dos movimentos

                                                            Ou seja, se aparecesse alguma coisa à frente do carro o meu sogro não teria reacção na rapidez suficiente, acho até que nem lhe vão renovar a carta

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X