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Quantos cv são necessários para dar 300 km/h ?

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    Quantos cv são necessários para dar 300 km/h ?

    Claro que a pergunta não tem uma resposta única.

    Coisas como aerodinâmica, peso, potência, pneus, cx, vento, temperatura, etc. contribuem para resultados diferentes.

    Mas pensando em velocidade real a direito quantos cv acham que serão necessários num segmento D por exemplo.

    P.S.: Atenção às descidas e aos habituais 5% de erro do velocimetro

    #2
    uns 450 ou 500 talvez, dependendo depois do coeficiente aerodinâmico e da área frontal

    Comentário


      #3
      Pela minha experiência, penso que 400cv deverão ser o mínimo, mas como disseste há tantos factores a ponderar...

      Comentário


        #4
        Basta procurar o carro menos potente que consegue atingir os 300kmh.

        Comentário


          #5
          Eu diria que para além dos cavalos, é necessário um motor já com alguma dimensão...6 cil mínimo e 3.0 para cima. A Porsche costuma conseguir valores de V-Max muito interessantes e com cerca de 400 cvs consegue os 300 e pouco...ora, num Segmento D, os 450 devem chegar à conta...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
            Basta procurar o carro menos potente que consegue atingir os 300kmh.
            Isso é provavelmente um 911.

            A Porsche é especialista em fazer muito com pouco.

            Comentário


              #7
              Ora, de segmento D, jogando com o peso em na casa dos 1600-1700kg diria que 400cv minimo.

              No geral, o novo 911 Carrera com 350cv tem velocidade maxima nos 287km/h chegando perfeitamente aos 300, logo, 350cv no minimo e peso reduzido assim como uma caixa com uma relaçao apropriada, nem muito longa nem muito curta.

              Comentário


                #8
                Por vezes basta 1 com um chasso xunado...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Ora, de segmento D, jogando com o peso em na casa dos 1600-1700kg diria que 400cv minimo.

                  No geral, o novo 911 Carrera com 350cv tem velocidade maxima nos 287km/h chegando perfeitamente aos 300, logo, 350cv no minimo e peso reduzido assim como uma caixa com uma relaçao apropriada, nem muito longa nem muito curta.
                  Desde quando é que o peso tem influencia na velocidade máxima?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nelito Ver Post
                    Desde quando é que o peso tem influencia na velocidade máxima?
                    em nada. apenas influencia quão depressa chega à velocidade máxima mas isso tu já sabes, é mais para complementar a tua resposta ao drifter.

                    Comentário


                      #11
                      Acredito que, no mínimo, 350 cv devem dar conta do recado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nelito Ver Post
                        Desde quando é que o peso tem influencia na velocidade máxima?
                        Tem muito pouca influência e é indirecta: quanto maior é o peso, maior é o atrito de rolamento (pneus).

                        A velocidade máxima depende acima de tudo da aerodinâmica e da potência. Com uma aerodinâmica especial (num carro normal é impossível, claro), até com 100 cv se consegue atingir 300 Km/h.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                          Acredito que, no mínimo, 350 cv devem dar conta do recado.

                          Lamento desiludir-te, mas a 4450 são 280 de ponteiro e uns 265 reais... Depois, contas que já fiz em tempos, por cada 100rpm, são 6km/h... neste caso sobe mais 300rpm, mais 18km/h... A velocidade real deve andar à volta de 283km/h...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Tem muito pouca influência e é indirecta: quanto maior é o peso, maior é o atrito de rolamento (pneus).

                            A velocidade máxima depende acima de tudo da aerodinâmica e da potência. Com uma aerodinâmica especial (num carro normal é impossível, claro), até com 100 cv se consegue atingir 300 Km/h.
                            Isto. Dizer que o peso não tem influência na velocidade terminal é errado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
                              Isto. Dizer que o peso não tem influência na velocidade terminal é errado.
                              sim, tecnicamente errado mas na escala a que falamos é quase menosprezável.

                              Comentário


                                #16
                                Tópico interessante...

                                já reparei que para carros do dia a dia a potência e a velocidade máxima são +/- assim:

                                90cv - 180km/h
                                110cv - 190km/h
                                130cv - 200km/h

                                No entanto vejo gajos a dizer que dão 200 com carros de 90cv, ou 230 com carros de 110cv etc...

                                Para evitar discussões eu até digo "acredito que tenhas dado 200, o teu carro tem é de ter mais de 90cv"

                                Já tive discussões até com gajos que dizem que deram 300 com carros de 200cv, não têm a minima noção do que é 300km/h

                                Já agora, mais dentro do tópico, vi uma vez num video que o Veyron graças à sua aerodinâmica precisa de "apenas" 320cv para chegar aos 300km/h

                                Comentário


                                  #17
                                  Não estou a ver um segmento D a chegar lá com menos de 500cv.

                                  Há muita gente que diz muita coisa, há muitos velocímetros mentirosos e há muitas rectas de AE a descer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                    Eu diria que para além dos cavalos, é necessário um motor já com alguma dimensão...6 cil mínimo e 3.0 para cima.
                                    Potência é potência. Um cavalo é um cavalo, quer seja um cavalo num relógio de corda em esteróides quer seja numa turbina a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                      Lamento desiludir-te, mas a 4450 são 280 de ponteiro e uns 265 reais... Depois, contas que já fiz em tempos, por cada 100rpm, são 6km/h... neste caso sobe mais 300rpm, mais 18km/h... A velocidade real deve andar à volta de 283km/h...
                                      Deve ser por aí ! e 283 já é muito bom para 350 cv

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estão a esquecer-se de um factor extremamente importante: a relação de transmissão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                          Tópico interessante...

                                          já reparei que para carros do dia a dia a potência e a velocidade máxima são +/- assim:

                                          90cv - 180km/h
                                          110cv - 190km/h
                                          130cv - 200km/h

                                          No entanto vejo gajos a dizer que dão 200 com carros de 90cv, ou 230 com carros de 110cv etc...

                                          Para evitar discussões eu até digo "acredito que tenhas dado 200, o teu carro tem é de ter mais de 90cv"

                                          Já tive discussões até com gajos que dizem que deram 300 com carros de 200cv, não têm a minima noção do que é 300km/h

                                          Já agora, mais dentro do tópico, vi uma vez num video que o Veyron graças à sua aerodinâmica precisa de "apenas" 320cv para chegar aos 300km/h

                                          O que disseste enquadra-se bem com este tópico http://forum.autohoje.com/road-book/...ndaste-59.html .

                                          Quando vejo pessoal que jura a pés juntos que dá 250 km/h, em plano, com uma SW de 130 cv...as leis da física não funcionam para alguns automóveis. Ou então algumas estradas portuguesas possuem vácuos materiais...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nelito Ver Post
                                            Desde quando é que o peso tem influencia na velocidade máxima?
                                            Desde sempre, pouco ou muito tem.
                                            O atrito de rolamento é directamente proporcional à massa do carro.

                                            No entanto acho que cerca de 180 cv chegam

                                            YAMAHA R1 - 300km/h 2 party - YouTube

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Estão a esquecer-se de um factor extremamente importante: a relação de transmissão.
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Coisas como aerodinâmica, peso, potência, pneus, cx, vento, temperatura, etc. contribuem para resultados diferentes.
                                              Eu falei nisso.

                                              Mas em carros potentes normalmente não será a transmissão que os vai castrar.

                                              Embora haja alguns casos de corvettes que tinham a ultima relação tão comprida que não conseguiam atingir grande velocidade, há sempre a mudança anterior.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                Desde sempre, pouco ou muito tem.
                                                O atrito de rolamento é directamente proporcional à massa do carro.

                                                No entanto acho que cerca de 180 cv chegam

                                                YAMAHA R1 - 300km/h 2 party - YouTube
                                                Segmento D ???

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Smile? Ironia?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Não estou a ver um segmento D a chegar lá com menos de 500cv.

                                                    Há muita gente que diz muita coisa, há muitos velocímetros mentirosos e há muitas rectas de AE a descer.
                                                    BMW M3 E90 sem limitador deve dar os 300 e sobrar (pouco).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Eu falei nisso.

                                                      Mas em carros potentes normalmente não será a transmissão que os vai castrar.

                                                      Embora haja alguns casos de corvettes que tinham a ultima relação tão comprida que não conseguiam atingir grande velocidade, há sempre a mudança anterior.
                                                      Hà alguns casos de carros que não atingem Vmax na relação superior, estou-me a lembrar por exemplo do Opel GT que o faz em 4º, ou o novo 911 que o faz em 6º embora a 7º faça mais papel de overdrive que outra coisa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cmax Ver Post
                                                        Segmento D ???
                                                        Segmento Mota...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                          Tópico interessante...

                                                          já reparei que para carros do dia a dia a potência e a velocidade máxima são +/- assim:

                                                          90cv - 180km/h
                                                          110cv - 190km/h
                                                          130cv - 200km/h

                                                          No entanto vejo gajos a dizer que dão 200 com carros de 90cv, ou 230 com carros de 110cv etc...

                                                          Para evitar discussões eu até digo "acredito que tenhas dado 200, o teu carro tem é de ter mais de 90cv"

                                                          Já tive discussões até com gajos que dizem que deram 300 com carros de 200cv, não têm a minima noção do que é 300km/h

                                                          Já agora, mais dentro do tópico, vi uma vez num video que o Veyron graças à sua aerodinâmica precisa de "apenas" 320cv para chegar aos 300km/h



                                                          Errado, sempre tens as Astras 1.3cdti que chegam perfeitamente aos 240kmh em plano, isto com apenas 90cv!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Tem muito pouca influência e é indirecta: quanto maior é o peso, maior é o atrito de rolamento (pneus).

                                                            A velocidade máxima depende acima de tudo da aerodinâmica e da potência. Com uma aerodinâmica especial (num carro normal é impossível, claro), até com 100 cv se consegue atingir 300 Km/h.
                                                            Basicamente era isto que queria dizer.

                                                            Comentário

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