Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Mégane 1.9 DCI - 1º carro? -> Não!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Renault Mégane 1.9 DCI - 1º carro? -> Não!

    Pois é, chegamos todos a uma altura em que temos de olhar para o mercado automóvel...

    ...e chegou a minha vez!

    Ainda não tenho carta (!), mas, se tudo correr bem, para finais de junho ou inícios de julho, já a terei, pelo que caso viesse a aparecer um negócio agradável que preenchesse minimamente os meus requisitos, mesmo antes de ter a carta, compraria-o na mesma, até porque a Passat também agradece um descansozito de vez em quando.

    Como tal, desde o início do ano que tenho andado a olhar para o mercado automóvel com mais atenção, à procura de um carro:
    - no máximo até 4/5 mil €;
    - com menos de 200k km;
    - no mínimo do ano 2000;
    - de 4/5 portas
    - económico;
    - a diesel;
    - com A/C, direção assistida e mais uma ou outra "paneleirice".

    Eis que apareceu um Renault Mégane 1.9 DCI 105cv Dynamic de finais de 2001 que preenche todas as minhas "exigências", não chegando aos 4 mil €.

    Já contactei o vendedor e fiquei a saber que até aos 120k km foi sempre assistido na Renault, tendo mudado a correia de distribuição aos 100k km, sem nada a assinalar fora do comum até aos dias de hoje (tem cerca de 170k km atualmente), a última revisão foi aos 150k km e tem a papelada e revisões em dia.

    Aparenta ter um bom historial, mas é sempre arriscado optar por um usado, isso é mais que sabido.

    O que têm a dizer de vossa justiça sobre o carro em questão?

    Todas os posts construtivos serão bem-vindos.

    #2
    O Mégane é um carro honesto: espaçoso, confortável e até nada mal equipado. Esse dci de 105 até que é poupado e fiável, no entanto, é estupidamente barulhento.
    Quanto ao número de km, convém teres em atenção aquilo que o carro irá precisar, quer a médio, quer a longo prazo, já que com esses km, a hipótese de encargos extra é bem maior.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
      O Mégane é um carro honesto: espaçoso, confortável e até nada mal equipado. Esse dci de 105 até que é poupado e fiável, no entanto, é estupidamente barulhento.
      Quanto ao número de km, convém teres em atenção aquilo que o carro irá precisar, quer a médio, quer a longo prazo, já que com esses km, a hipótese de encargos extra é bem maior.
      Cá por casa passou um Classic 1.9 DTI, e de facto, os consumos e o conforto foram coisas que deixaram saudades!

      Creio que não hajam grandes diferenças para este bloco (DCI) e que, pelo menos, os atributos do DTI se mantenham.

      A nível de "tratamento", caso realmente a compra se venha a realizar, pretendo ter sempre tudo no melhor estado possível, com as revisões a serem feitas a tempo e horas, claro.

      Obrigado pela opinião.

      Comentário


        #4
        Lembro-me de ter lido um ensaio a esse dci ,e na altura, eles diziam que o dci não fazia muito melhor que o dti.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
          Lembro-me de ter lido um ensaio a esse dci ,e na altura, eles diziam que o dci não fazia muito melhor que o dti.
          Desde que não seja pior, tudo bem.

          Segundo isto, o DTI é de bomba injectora de alta pressão e turbo normal e o DCI é com turbo de geometria variável e com sistema common rail.

          Posso estar a dizer uma grande asneira, mas, sendo assim, o DTI deve ter um kick, mais significativo, ao contrário do DCI, que deverá ser mais suave na progressão.
          Editado pela última vez por RafaN; 07 March 2012, 23:05.

          Comentário


            #6
            Já agora, sabes de quantos em quantos km (ou anos) deve ser mudada a correia de distribuição?

            Comentário


              #7
              O 1.9 DCI "saiu" com 120 cv na sua versão inicial de comercialização, por isso não estou a ver que versão será essa de 105 cv.
              Na minha opinião,os DTI eram mais fiáveis e mais robustos se bem que muito barulhentos a trabalhar, comparando com a 1ª geração 1.9DCI.Eu tenho um Laguna 1.9DCI de 2002 e Já levou um turbo novo(de precaução, como disse o concesionário da Renault) aos 83.000Km.Actualmente tem 123.000Km.
              Os dti existentes já devem ter muitos e muitos Kms e mesmo essa Kilometragem que dizes o carro possuir deveria ser confirmada mesmo num concessionário oficial da marca, pois eles conseguem saber se os Kms são verdadeiros ou não.A Audi pelo - penso fazer isso.
              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Verifiquei agora que de facto existiu uma versão de 105cv do denominado dci, apresento as minhas desculpas.No modelo do Laguna 2002 é que saiu com 120 cv.

                Comentário


                  #9
                  Salvo erro é por volta dos 120.000km.
                  Uma das críticas ao dti, era mesmo a troca da distribuição, que devido a problemas, a Renault se viu forçada a baixar o intervalo para os 80.000km.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
                    Verifiquei agora que de facto existiu uma versão de 105cv do denominado dci, apresento as minhas desculpas.No modelo do Laguna 2002 é que saiu com 120 cv.
                    Ora essa, não há problema.

                    Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                    Salvo erro é por volta dos 120.000km.
                    Uma das críticas ao dti, era mesmo a troca da distribuição, que devido a problemas, a Renault se viu forçada a baixar o intervalo para os 80.000km.
                    De facto, o nosso antigo DTI teve problemas com a correia de distribuição, mas devido também ao "inteligente" que fez a troca inicial da mesma.

                    De resto, foram os componentes normais, se não estou em erro.

                    Também já pensei em fazer um check-up geral ao carro numa Bosch Car Service (por exemplo), pelo sim pelo não.

                    Comentário


                      #11
                      O 1.9 dCi no Laguna II deu inicialmente muita bronca (turbos, passagem de óleo para a embraiagem, e outras coisas que não me lembro).

                      Tenta informar-te se esse motor foi pacífico no Mégane.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        O 1.9 dCi no Laguna II deu inicialmente muita bronca (turbos, passagem de óleo para a embraiagem, e outras coisas que não me lembro).

                        Tenta informar-te se esse motor foi pacífico no Mégane.
                        No Laguna II, tal como o Nuno75 disse, apenas existiu com 120cv, certo?

                        Desse motor sempre ouvi eu falar mal, mas do de 105cv que equipou o Mégane I sempre foi mais difícil obter informação.

                        Se eu me deslocar a um concessionário Renault com a matrícula do carro em questão, posso ter acesso a todas as operações lá efetuadas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                          No Laguna II, tal como o Nuno75 disse, apenas existiu com 120cv, certo?
                          100, 110, 120 e 130.

                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                          Desse motor sempre ouvi eu falar mal, mas do de 105cv que equipou o Mégane I sempre foi mais difícil obter informação.
                          A versão que equipa o Mégane I (e o Scénic I) não apresenta os mesmos problemas que vieram ocorrer na versão de 120 cv estreada no Laguna II.

                          À partida, deverás verificar e averiguar o trato que a unidade que vais ver recebeu.

                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                          Se eu me deslocar a um concessionário Renault com a matrícula do carro em questão, posso ter acesso a todas as operações lá efetuadas?
                          À partida, poderá ser fornecida informação a esse respeito.


                          O Mégane I em si não tem problemas crónicos. Os maiores defeitos são uma qualidade de materiais mediana e uma insonorização pela mesma bitola. Além de uma posição de condução algo criticável. De resto, conta com um carro bem equipado (seja equipamento de conforto ou de segurança) e bastante confortável ao nível de suspensão sem comprometer no comportamento

                          Comentário


                            #14
                            Não leves a mal, mas a insonorização com esse dci não é mediana, mas sim má.
                            Esse motor é estupidamente barulhento,mas do que conheci, era fiável e poupado. Os problemas do dci de 120cv, não se aplicam a este.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              100, 110, 120 e 130.

                              Grande calinada...

                              A versão que equipa o Mégane I (e o Scénic I) não apresenta os mesmos problemas que vieram ocorrer na versão de 120 cv estreada no Laguna II.

                              Menos mal.

                              Não significa que não possa vir a dar algumas chatices, mas o fator psicológico do "fiável" ou "problemático" conta muito.


                              À partida, deverás verificar e averiguar o trato que a unidade que vais ver recebeu.



                              À partida, poderá ser fornecida informação a esse respeito.

                              Porreiro, vou ver se consigo tratar disso.

                              O Mégane I em si não tem problemas crónicos. Os maiores defeitos são uma qualidade de materiais mediana e uma insonorização pela mesma bitola. Além de uma posição de condução algo criticável. De resto, conta com um carro bem equipado (seja equipamento de conforto ou de segurança) e bastante confortável ao nível de suspensão sem comprometer no comportamento
                              A azul.

                              Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                                Não leves a mal, mas a insonorização com esse dci não é mediana, mas sim má.
                                Esse motor é estupidamente barulhento,mas do que conheci, era fiável e poupado. Os problemas do dci de 120cv, não se aplicam a este.
                                Na altura em que andávamos no Megas DTI, não nos queixávamos, mas assim que passamos a andar com outros carros é que tivemos noção do quão "trator" era o motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em primeiro lugar, achas que é mesmo necessário um carro diesel?

                                  É que já sabes que se for um gasolina consegues um mais recente e com menos kms pelo mesmo valor...

                                  Mas como vai ser o primeiro carro e presumo que o dinheiro para combustível te saia do bolso, compreendo perfeitamente que prefiras um diesel pois apesar de poucos kms, o investimento inicial não te sai do bolso, mas em combustível gasto o valor é sempre inferior.

                                  Assim sendo, olha bem para os carros a GPL, seria o que eu faria

                                  Assim de repente:
                                  Renault Clio 1.2 Luxe Dynamique 5P, € 5.500, Ramada - Standvirtual

                                  Peugeot 307 1.6 XS Premium, € 5.500, Lisboa - Standvirtual

                                  Honda Civic Aerodeck , € 4.750, Porto De Mos - Standvirtual

                                  Honda Accord 1.6 Vtec como novo., € 4.499, Fernao Ferro - Standvirtual

                                  Se for um carro para fazer praticamente cidade, um manquito destes consegue surpreender nos consumos, tens um carro mais recente, mais jovem que esse tal Megane, bem equipado (bem como os Fabia e Ibiza)...
                                  VW Polo Highline, € 5.000, Lisboa - Standvirtual

                                  VW Polo HIGHLINE, € 4.250, Almada - Standvirtual

                                  Um destes já é mais para o bêbado e brinquedo, mas poupas mais de 1.000€ no valor de aquisição que na diferença de preço de diesel para gasóleo, dá para muitos kms...
                                  VW Polo GTI 16, € 3.699, Sintra - Standvirtual

                                  Nos diesel também já se vão encontrando uns Polos 1.4 TDI Highline do modelo de 2000.
                                  VW Polo Sport Edition, € 4.500, Covilhã - Standvirtual

                                  Também tens sempre algo deste género:
                                  Audi A3 , € 4.999, Barcarena - Standvirtual

                                  Audi A3 1.6 sport, € 4.200, Odivelas - Standvirtual

                                  VW Golf 1.6 HIGLINE TECTO ABRIR ELECTR, € 4.950, SETUBAL - Standvirtual

                                  Ou os Citröen Xsara 1.4 HDI pós-restyling:
                                  Citroën Xsara 1.4hdi, € 4.900, Colares - Standvirtual

                                  Fiesta's:
                                  Ford Fiesta tdci, € 4.800, Tondela - Standvirtual


                                  O que não falta por aí são opções melhores do que esse Megane, pelo menos a meu ver.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas.

                                    Ora bem, suponho que estaremos a falar de um Megane mk1 phase 2 com a motorização 1.9dci de 105cv.

                                    Tive um, fiz cerca de 40 mil km nele a minha opinião é a seguinte, é um motor excelente, nada a ver com os 1.9dci de 120cv que sairam nos Lagunas depois, que deram bronca nos turbos. Fiavel, outra coisa não seria de esperar do antigo blobo 1870cc do 1.9D e 1.9TD do Clio, 19, express e mégane. Económico q.b., consoante o pé, o meu tanto fazia 5.2, foi o minimo que fiz com ele, como fazia 8.5 a 200km/h em AE.

                                    Muito despachado em cidade, em AE também se mexia muito bem sem precisar de reduções. Quanto ao carro em si, boa qualidade de construção, o meu trazia 6 airbags de origem, radio com comandos no volante, fecho central c/ comando, etc, bem equipado para o segmento (o meu era comercial), bem insonorizado e comportamento bastante bom, trazia jante 15" de origem.

                                    Travões excelentes, vinha equipado com ABS e discos de 280mm à frente e tambores atraz, sempre impecavel, doeu foi na altura de trocar, mas também montei material de qualidade (brembo).

                                    As revisões são simples e baratas, tirando quando se tem que mudar o filtro de gasoleo, que é todo fechado e custou-me com grande desconto quase 30€, oleo sempre usei 10w40 e filtro renault e nunca tive problemas nem consumo de oleo.

                                    Entreguei-o com 252 mil km porque descobri que o antigo dono tinha batido com ele e estava torcido por baixo, mas de mecanica nunca me deixou ficar mal.

                                    Boa sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                      Em primeiro lugar, achas que é mesmo necessário um carro diesel?

                                      É que já sabes que se for um gasolina consegues um mais recente e com menos kms pelo mesmo valor...

                                      Mas como vai ser o primeiro carro e presumo que o dinheiro para combustível te saia do bolso, compreendo perfeitamente que prefiras um diesel pois apesar de poucos kms, o investimento inicial não te sai do bolso, mas em combustível gasto o valor é sempre inferior.

                                      Assim sendo, olha bem para os carros a GPL, seria o que eu faria

                                      Assim de repente:
                                      Renault Clio 1.2 Luxe Dynamique 5P, € 5.500, Ramada - Standvirtual

                                      Peugeot 307 1.6 XS Premium, € 5.500, Lisboa - Standvirtual

                                      Honda Civic Aerodeck , € 4.750, Porto De Mos - Standvirtual

                                      Honda Accord 1.6 Vtec como novo., € 4.499, Fernao Ferro - Standvirtual

                                      Se for um carro para fazer praticamente cidade, um manquito destes consegue surpreender nos consumos, tens um carro mais recente, mais jovem que esse tal Megane, bem equipado (bem como os Fabia e Ibiza)...
                                      VW Polo Highline, € 5.000, Lisboa - Standvirtual

                                      VW Polo HIGHLINE, € 4.250, Almada - Standvirtual

                                      Um destes já é mais para o bêbado e brinquedo, mas poupas mais de 1.000€ no valor de aquisição que na diferença de preço de diesel para gasóleo, dá para muitos kms...
                                      VW Polo GTI 16, € 3.699, Sintra - Standvirtual

                                      Nos diesel também já se vão encontrando uns Polos 1.4 TDI Highline do modelo de 2000.
                                      VW Polo Sport Edition, € 4.500, Covilhã - Standvirtual

                                      Também tens sempre algo deste género:
                                      Audi A3 , € 4.999, Barcarena - Standvirtual

                                      Audi A3 1.6 sport, € 4.200, Odivelas - Standvirtual

                                      VW Golf 1.6 HIGLINE TECTO ABRIR ELECTR, € 4.950, SETUBAL - Standvirtual

                                      Ou os Citröen Xsara 1.4 HDI pós-restyling:
                                      Citroën Xsara 1.4hdi, € 4.900, Colares - Standvirtual

                                      Fiesta's:
                                      Ford Fiesta tdci, € 4.800, Tondela - Standvirtual


                                      O que não falta por aí são opções melhores do que esse Megane, pelo menos a meu ver.
                                      Antes de mais, obrigado pela tua opinião.

                                      Tanto o investimento inicial (valor do carro), como o combustível e futuros encargos sairão do meu bolso.

                                      A escolha recai mesmo sobre um diesel, visto que no mínimo farei cerca de 20k km anuais, e um GPL está completamente fora de questão, e um dos motivos foi imposto pelo Estado neste nosso Portugal.

                                      Volto a relembrar que a escolha final não está totalmente tomada!

                                      Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                      Boas.

                                      Ora bem, suponho que estaremos a falar de um Megane mk1 phase 2 com a motorização 1.9dci de 105cv.

                                      Tive um, fiz cerca de 40 mil km nele a minha opinião é a seguinte, é um motor excelente, nada a ver com os 1.9dci de 120cv que sairam nos Lagunas depois, que deram bronca nos turbos. Fiavel, outra coisa não seria de esperar do antigo blobo 1870cc do 1.9D e 1.9TD do Clio, 19, express e mégane. Económico q.b., consoante o pé, o meu tanto fazia 5.2, foi o minimo que fiz com ele, como fazia 8.5 a 200km/h em AE.

                                      Muito despachado em cidade, em AE também se mexia muito bem sem precisar de reduções. Quanto ao carro em si, boa qualidade de construção, o meu trazia 6 airbags de origem, radio com comandos no volante, fecho central c/ comando, etc, bem equipado para o segmento (o meu era comercial), bem insonorizado e comportamento bastante bom, trazia jante 15" de origem.

                                      Travões excelentes, vinha equipado com ABS e discos de 280mm à frente e tambores atraz, sempre impecavel, doeu foi na altura de trocar, mas também montei material de qualidade (brembo).

                                      As revisões são simples e baratas, tirando quando se tem que mudar o filtro de gasoleo, que é todo fechado e custou-me com grande desconto quase 30€, oleo sempre usei 10w40 e filtro renault e nunca tive problemas nem consumo de oleo.

                                      Entreguei-o com 252 mil km porque descobri que o antigo dono tinha batido com ele e estava torcido por baixo, mas de mecanica nunca me deixou ficar mal.

                                      Boa sorte.
                                      Muito obrigado pelo testemunho!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora...

                                        Apesar do F9Q ter adoptado o sistema common-rail, o seu funcionamento é ainda algo à antiga, com uma bela descarga de turbo ali pelas 2.000 rpm.

                                        Ou seja, não é tão linear e suave como a versão de 120 cv do Laguna II.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Já agora...

                                          Apesar do F9Q ter adoptado o sistema common-rail, o seu funcionamento é ainda algo à antiga, com uma bela descarga de turbo ali pelas 2.000 rpm.

                                          Ou seja, não é tão linear e suave como a versão de 120 cv do Laguna II.
                                          Informação?

                                          Venha ela!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estou seriamente a pensar ir ver o carro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              É só para avisar que fechei negócio, mas não foi com este carro...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Conta lá coisas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DanielV Ver Post
                                                  Conta lá coisas
                                                  Conto pois!

                                                  É um Seat Toledo 1.9 TDI Sport 110cv.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                    Conto pois!

                                                    É um Seat Toledo 1.9 TDI Sport 110cv.
                                                    Se tiver em bom estado é um excelente carro e um dos mais bonitos que a Seat já fez ;)
                                                    Mas deves ter dado mais do que 4000 euros para teres um decente não?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                      Se tiver em bom estado é um excelente carro e um dos mais bonitos que a Seat já fez ;)
                                                      Mas deves ter dado mais do que 4000 euros para teres um decente não?
                                                      Sim.

                                                      Mete mais 1000€ em cima disso...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Foi em stand? com garantia 1 ano?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                          Foi em stand? com garantia 1 ano?
                                                          Sem garantia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já tem quantos kms? 5 lugares? anda um amigo meu também à procura por esses valores mas comercial e mais recente caso seja possível.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X