Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que pensam dos Citadinos? [Pedido de Colaboração]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que pensam dos Citadinos? [Pedido de Colaboração]

    ... Em especial o Smart Fortwo e o Citroën C1?

    Nós somos estudantes universitários de um curso de Publicidade e Marketing e como projecto final temos de fazer um plano de marketing, que pressupõe um estudo de mercado.

    O nosso plano de marketing será sobre o Smart Fortwo, que tem, a nossos olhos, o C1 como concorrente principal. Assim, temos um questionário muito pequeno, com umas perguntas sobre o segmento dos citadinos em geral, sobre o Fortwo, o C1 e algumas (poucas) sobre vocês. Isto tudo responde-se em menos de 7 minutos.

    Questionário sobre a percepção dos automóveis citadinos

    Todos os que conduzem automóveis podem responder, no entanto temos especial necessidade de condutores de citadinos, e ainda mais de condutores de um Fortwo.


    Podem igualmente neste tópico tecer as vossas considerações sobre o que foi apresentado no questionário.

    Por exemplo, acham que as características mais importantes nos citadinos são aquelas? que preço máximo estão dispostos a dar por um? O que pensam dos novos lançamentos neste segmento?


    Agradecemos antemão a vossa colaboração no preenchimento ou no reencaminhamento do questionário!


    [A criação deste tópico foi aprovada pela Administração do fórum, à qual pedi permissão]

    #2
    Respondido

    Comentário


      #3
      Respondido

      Comentário


        #4
        Respondido.


        Esta pergunta "Um automóvel ser percepcionado como "seguro", "prestigioso", "moderno e inovador", "fiável", etc."
        deveria estar dividida em duas ou mais.

        Na minha opinião há uma separação clara entre percepção de segurança de um automóvel e o seu prestigio.

        Comentário


          #5
          Feito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SpiffWS Ver Post
            Respondido.


            Esta pergunta "Um automóvel ser percepcionado como "seguro", "prestigioso", "moderno e inovador", "fiável", etc."
            deveria estar dividida em duas ou mais.

            Na minha opinião há uma separação clara entre percepção de segurança de um automóvel e o seu prestigio.
            Sim, certamente que há.

            A nossa questão vai mais no sentido de se o que é dito/pensado sobre um automóvel tem importância depois na decisão de compra. Não esmiuçamos o que é dito. Portanto, tem mais a ver com a influência do que passa de boca-em-boca. No fundo, a influência de um tipo de publicidade que está ao nível mais interpessoal.

            Agradecemos que tenhas levantado esta questão, porque parece que vamos ter de explicá-la bem aos profs...

            Comentário


              #7
              Um muito obrigado a todos os que já responderam! Keep it coming!

              Não querendo abusar da vossa boa vontade, pedia também o favor de reenviarem às pessoas que conhecem que conduzem smarts fortwo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por claudf Ver Post
                Sim, certamente que há.

                A nossa questão vai mais no sentido de se o que é dito/pensado sobre um automóvel tem importância depois na decisão de compra. Não esmiuçamos o que é dito. Portanto, tem mais a ver com a influência do que passa de boca-em-boca. No fundo, a influência de um tipo de publicidade que está ao nível mais interpessoal.

                Agradecemos que tenhas levantado esta questão, porque parece que vamos ter de explicá-la bem aos profs...
                in autoblog

                J.D. Power: More car buyers base purchases on brand reputation than ratings and reviews
                Reputation is everything, according to a new survey by J.D. Power and Associates. The 2012 Avoider Study found that 43 percent of buyers who steer clear of a particular model due to quality concerns do so merely because of common knowledge. Ratings and reviews – our stock in trade – were cited by 38 percent, while previous ownership of a model caused scorn in only 14 percent of respondents.

                "The fact that so many new-vehicle buyers may be basing their opinions about quality and reliability on pre-conceived [sic] notions, rather than concrete information or data, demonstrates how important it is for automakers to promote the quality and reliability of their models," said Jon Osborn, research director at J.D. Power and Associates, in what reads like a nakedly self-serving press release.

                Other interesting data from the survey included an all-time high for xenophobia, with respondents who avoided import models because of their origin rising to 14 percent, the highest in the nine years of the study. Buyers avoiding domestics for the same reason dropped to six percent, the lowest in the study's history.

                The most influential reason for purchasing a specific model in 2012 was fuel economy, trumping reliability, "the deal," and exterior styling, which were tops in 2010.
                link para artigo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                  in autoblog

                  J.D. Power: More car buyers base purchases on brand reputation than ratings and reviews


                  link para artigo
                  Muito bom! Pois, nós já temos a noção que é um factor decisivo. Estamos é a tentar perceber o grau de importância por relação com os outros 4 factores e também em que pé se situa o smart fortwo nesta questão relativamente ao C1.

                  Comentário


                    #10
                    Não consegui concluir, pois o site teimava que eu tinha perguntas por responder (especificamente na secção do Smart), quando não tinha, pelo que desisti.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                      Não consegui concluir, pois o site teimava que eu tinha perguntas por responder (especificamente na secção do Smart), quando não tinha, pelo que desisti.
                      É a primeira vez que ouço isto. Fui ver o que era e aconteceu-me o mesmo numa secção Smart. Parece-me um problema técnico ou do site ou do template porque a questão que faltava responder não apareceu ao mesmo tempo que as outras, e só apareceu totalmente a vermelho uns 5-10 segundos depois de aparecer o erro. Depois deu para proceder normalmente o questionário.

                      Obrigada pelao aviso e por favor tenta mais tarde.

                      Comentário


                        #12
                        A comparação entre o C1 e o Smart não faz muito sentido, pois não são concorrentes, por inúmeras razões, sendo que a primeira delas é o facto do C1 ser low-cost e o Smart premium. Aliás, não existe nenhum automóvel directamente concorrente do Smart, sendo que o Toyota iQ é o que mais se aproxima.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SpiffWS Ver Post
                          Respondido.


                          Esta pergunta "Um automóvel ser percepcionado como "seguro", "prestigioso", "moderno e inovador", "fiável", etc."
                          deveria estar dividida em duas ou mais.

                          Na minha opinião há uma separação clara entre percepção de segurança de um automóvel e o seu prestigio.
                          Tb respondi, mas concordo com a opinião acima, que para mim o prestigio, segurança e fiável são pontos diferentes que influenciaram a resposta. Daria nota máxima às questões de segurança e fiabilidade, mas provavelmente um 2 ou 3 à questão do prestigio.

                          Comentário


                            #14
                            Está feito! Penso que a escolha do C1 e do Fortwo se deve ao fato de serem lideres de vendas no segmento. Ainda assim penso que o novo FIAT Panda é o verdadeiro paradigma do segmento A!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              A comparação entre o C1 e o Smart não faz muito sentido, pois não são concorrentes, por inúmeras razões, sendo que a primeira delas é o facto do C1 ser low-cost e o Smart premium. Aliás, não existe nenhum automóvel directamente concorrente do Smart, sendo que o Toyota iQ é o que mais se aproxima.
                              Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                              Está feito! Penso que a escolha do C1 e do Fortwo se deve ao fato de serem lideres de vendas no segmento. Ainda assim penso que o novo FIAT Panda é o verdadeiro paradigma do segmento A!
                              É exactamente por isto. São os líderes de quota de mercado. Nós já trabalhámos o iQ mas concluímos que não se figura na realidade como concorrente... as vendas o ano passado não ultrapassaram as 200 unidades...

                              Comentário


                                #16
                                Respondido.

                                Aproveito para sugerir, que poderiam inserir algumas questões para ex: proprietários relativas aos modelos em questão, na área da satisfação enquanto cliente, uma vez que o Smart é já um modelo com mais de 10 anos. Se tivessem mais algum feedback de clientes poderiam inserir em nova campanha de marketing algumas alterações sugeridas pelos próprios clientes ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que podiam também avaliar a questão dos citatinos do futuro próximo, pois o VW UP e derivados do grupo, devem ser os próximos lideres de mercado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por mim podiam chegar lume a todos os Smart Fortwo, odeio aqueles carros
                                    Já o c1 é mais porreiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Respondido
                                      O Smart apesar de tudo não será tanto uma escolha "racional" mas sim mais "emocional" até porque não é propriamente muito barato para o carro que é.
                                      Em todo o caso (e apesar de não me ver comprador de nenhum deles actualmente) eu preferia sem dúvida um Smart ao C1 para mim, embora o primeiro seja objectivamente inferior em alguns aspectos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        A comparação entre o C1 e o Smart não faz muito sentido, pois não são concorrentes, por inúmeras razões, sendo que a primeira delas é o facto do C1 ser low-cost e o Smart premium. Aliás, não existe nenhum automóvel directamente concorrente do Smart, sendo que o Toyota iQ é o que mais se aproxima.
                                        O smart é um premium?

                                        Para mim só se for de nome, porque na qualidade de construção não tem nada (pelo menos os F2 e F4 de 2005 que eu tive contacto).

                                        Comentário


                                          #21
                                          respondido

                                          Embora este estudo me pareça um pouco "desfasado" da realidade, já que muitos dos compradores do F2 o fazem por emoção, ao contrário de quem compra um C1.

                                          O F2 estará mais na liga do Mini, Fiat 600, e similares...parece-me.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já fiz o questionário. Mas sim, estes dois carros, quanto a mim, não concorrem entre si. O Smart serve como 2º carro para uma pessoa para as suas voltinhas ( com as suas limitações em auto estrada ) enquanto o C1, acomoda 4 pessoas e sente-se muito mais a vontade a velocidades + elevadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já colaborei.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                A comparação entre o C1 e o Smart não faz muito sentido, pois não são concorrentes, por inúmeras razões, sendo que a primeira delas é o facto do C1 ser low-cost e o Smart premium. Aliás, não existe nenhum automóvel directamente concorrente do Smart, sendo que o Toyota iQ é o que mais se aproxima.
                                                Tens o derivado de luxo, o "Aston Martin" Cygnet, mas esse já é premium a mais!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                  respondido

                                                  Embora este estudo me pareça um pouco "desfasado" da realidade, já que muitos dos compradores do F2 o fazem por emoção, ao contrário de quem compra um C1.

                                                  O F2 estará mais na liga do Mini, Fiat 600, e similares...parece-me.
                                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                  Já fiz o questionário. Mas sim, estes dois carros, quanto a mim, não concorrem entre si. O Smart serve como 2º carro para uma pessoa para as suas voltinhas ( com as suas limitações em auto estrada ) enquanto o C1, acomoda 4 pessoas e sente-se muito mais a vontade a velocidades + elevadas.
                                                  Há muito por onde pegar. Tivemos de escolher uma das vias possíveis... Também conheço pessoas que têm o Fortwo só pelos baixos consumos, fácil mobilidade e por normalmente não precisarem de mais lugares.


                                                  Apreciamos imenso os vários inputs que vão dando.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Feito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                      O smart é um premium?

                                                      Para mim só se for de nome, porque na qualidade de construção não tem nada (pelo menos os F2 e F4 de 2005 que eu tive contacto).
                                                      Pelo posicionamento, é premium. É caro e tem aquela imagem associada à Mercedes.

                                                      Claro que, se formos pela qualidade, não passa de um charuto. Não percebo como é aquele carro tem tanto sucesso, já que a sua única qualidade é caber em todo o lado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                        O smart é um premium?

                                                        Para mim só se for de nome, porque na qualidade de construção não tem nada (pelo menos os F2 e F4 de 2005 que eu tive contacto).
                                                        É!

                                                        O Smart tem um posicionamento muito próprio, sendo a sua imagem e posicionamento de mercado/preço um factor determinante no sucesso.

                                                        O Smart é muito utilizado (por exemplo) por médicos que têm um automóvel a sério para estrada, mas necessitam de algo fácil de estacionar para andar nas grandes cidades à porta do consultório.

                                                        Quer queiramos quer não, a imagem do Smart é precisamente a sua mais-valia, ainda para mais se do outro lado está algo chamado "Citroen".

                                                        Disto isto, eu comprava o Citroen de caras, não porque adore a marca ou o carro, mas porque o Smart é um produto francamente mau e limitado.


                                                        (Sondagem respondida).

                                                        Convém ressalvar que a imagem pode assumir diversas formas:

                                                        - pode referir-se à imagem do produto em termos estéticos/estilísticos;

                                                        - pode referir-se à imagem da marca e do seu posicionamento;

                                                        - pode referir-se à imagem por associação à Mercedes (neste caso);


                                                        Esta última forma de imagem é perfeitamente utópica para quem perceba alguma coisa de automóveis, embora dificilmente alguém que perceba muito de automóveis compre um Smart! lol
                                                        Editado pela última vez por rca33; 09 March 2012, 09:33.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Entre o Smart e o C1, para mim preferia o C1.

                                                          Preferia o IQ ao smart.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas por essa lógica, um Skoda é premium porque tem a "imagem" do grupo Vag onde está a Audi?

                                                            É premium por causa de quem o conduz?

                                                            É premium pelo posicionamento/imagem? Preço elevado? Isso quer dizer que um Fiat 500 também é premium?

                                                            Honestamente não consegui perceber os vossos argumentos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X