Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[dúvida] Astra - ver a temperatura do motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [dúvida] Astra - ver a temperatura do motor

    olá

    Tenho um Astra H de 2006, 90 CV - a versão anterior àquela que agora está à venda

    A minha dúvida é que já andei para trás e para a frente no menu do computador de bordo e em lado nenhum consigo ver o indicador da temperatura do motor

    e depois tem CB1 e CB2, no painel do computador de bordo, o que é isto ?

    Onde vejo esta informação da temperatura ? alguém me pode ajudar ?

    #2
    CB1 e CB2 são dois computadores de bordo.
    Podes fazer reset aos valores independentemente um do outro.

    Quanto à indicação da temperatura do motor ela apenas aparece (em formato digital) nuns menus escondidos do CB.
    Para acederes a esses menus, com o rádio ligado carregas durante uns segundos no botão dos settings até ouvires um "bip".
    Depois navegas nos menus com o botão que diz BC e vai passando de menu em menu. Quando chegares a um onde diz coolant tens lá a indicação da temperatura.

    Comentário


      #3
      Eu nunca vou entender a ideia de retirar o manómetro e ser preciso andar em menus secretos, mas...

      Comentário


        #4
        obrigadão

        hugh, bem escondido isso está, eu nunca chegaria lá

        uma coisa tão importante num Diesel e está assim tão escondido ?!

        muito obrigado

        Comentário


          #5
          Em andamento normal, costuma andar pelos 86ºC a indicação da temperatura.
          De verão com dias bem quentes e em pára-arranca, pode chegar a ir aos 97-98ºC, altura em que dispara a ventoinha.
          Estou a falar no caso do 1.7 CDTI, mas deverá ser semelhante para o 1.3 CDTI.

          Comentário


            #6
            obrigado mais uma vez

            esclarece-me só mais esta dúvida :

            toda a gente diz que em frio não convém acelerar um carro a diesel, que é preciso primeiro atingir uma certa temperatura

            tipo, eu saio de manhã com o carro e vou fazer uma viagem para o Norte na AE, que temperatura devo primeiramente atingir para depois acelerar/puxar mais pelo carro ?

            Comentário


              #7
              Que distância te separa de casa até entrares na AE?
              Como disse mais acima a temperatura normal é ali pelos 86ºC, portanto quando atingir este valor já pode levar "calor" em cima.
              Agora de inverno, a minha tem levado cerca de 12km até ficar no ponto! Mas isto depende também do tipo de percurso.

              Comentário


                #8
                Posso dar uma opinião?

                É bem mais importante a temperatura de óleo que da água

                Este atinge e temperatura (ideal) de funcionamento bem depois da água...

                "Puxar" pelos carros, só depois do óleo passar dos 86 graus, mas o ideal é depois dos 90!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                  Que distância te separa de casa até entrares na AE?
                  Como disse mais acima a temperatura normal é ali pelos 86ºC, portanto quando atingir este valor já pode levar "calor" em cima.
                  Agora de inverno, a minha tem levado cerca de 12km até ficar no ponto! Mas isto depende também do tipo de percurso.
                  1 a 2 km, é muito perto

                  eu nunca tive esse cuidado, até lá chegar ( a essa temperatura ) não convém ir além dos 80km/h, e nem grandes arranques, tipo isso não é ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                    1 a 2 km, é muito perto

                    eu nunca tive esse cuidado, até lá chegar ( a essa temperatura ) não convém ir além dos 80km/h, e nem grandes arranques, tipo isso não é ?

                    Que exagero

                    Basta não passares muito das 2500 RPM!

                    Claro que nada de arranques, evitar pontos de embraigem agressivos e rotações acima das 3000 RPM (Sem ser em 5ª/6ª V)

                    Comentário


                      #11
                      O Redliner já respondeu.
                      Básicamente é não puxar muito pelas rotações.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Posso dar uma opinião?

                        É bem mais importante a temperatura de óleo que da água

                        Este atinge e temperatura (ideal) de funcionamento bem depois da água...

                        "Puxar" pelos carros, só depois do óleo passar dos 86 graus, mas o ideal é depois dos 90!
                        Mas são poucos os carros que têm indicador da temperatura do óleo.

                        Em relação ao tópico, já disseram tudo.
                        Arrancar com calma, de forma natural.

                        De manhã quando sais da cama, não vais logo fazer um sprint dos 100 metros, pois não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                          Mas são poucos os carros que têm indicador da temperatura do óleo.

                          Em relação ao tópico, já disseram tudo.
                          Arrancar com calma, de forma natural.

                          De manhã quando sais da cama, não vais logo fazer um sprint dos 100 metros, pois não?
                          É verdade, mas o Astra de certeza (digo eu) que tem essa opção, nem que seja no menu escondido

                          Eu, sempre que tenho carros com essa informação, está sempre ligado á minha frente

                          Gosto de saber o que se anda a passar lá por dentro

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Que exagero

                            Basta não passares muito das 2500 RPM!

                            Claro que nada de arranques, evitar pontos de embraigem agressivos e rotações acima das 3000 RPM (Sem ser em 5ª/6ª V)
                            mesmo em 5ª/6ª penso que não convém passar das 2500 rpm.

                            Comentário


                              #15
                              BC + Settings durante 5eg ate ouvires o aviso sonoro
                              depois carregas tantas vezes no BC ate te aparecer a linha a dizer COLANT

                              Comentário


                                #16
                                Ou então se tens android descarregas o Torque e compras um OBDII bluetooth

                                Comentário


                                  #17
                                  Com o motor frio convém ter uma condução suave, sem afundar muito o pedal da direita.

                                  Quando se consegue, porque quem tem o carro em sitios com declives acentuados...


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                    mesmo em 5ª/6ª penso que não convém passar das 2500 rpm.
                                    Não é preciso tanto preciosismo

                                    As 5ª e 6ª são muito desmultiplicadas, não é grande stress.

                                    Desde que que não se passe muito das 3000 RPM´s...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                      Não é preciso tanto preciosismo

                                      As 5ª e 6ª são muito desmultiplicadas, não é grande stress.

                                      Desde que que não se passe muito das 3000 RPM´s...
                                      é que ir em 5ª sem passar das 2500 significa quase ir as 80/90 na AE nos primeiros kms (em alguns carros)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                        Com o motor frio convém ter uma condução suave, sem afundar muito o pedal da direita.

                                        Quando se consegue, porque quem tem o carro em sitios com declives acentuados...


                                        Cump.
                                        conheço um caso de um que rebentou com o motor porque na saida da garagem tinha uma rampa muito ingreme. Como era automático , ele para subir deixava as rotações irem até as 4 mil rpm. Somando isto vários dias com o motor frio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                          é que ir em 5ª sem passar das 2500 significa quase ir as 80/90 na AE nos primeiros kms (em alguns carros)
                                          Por isso é que disse:

                                          Aceleração: Não passar das 2500 (estamos a falar de Diesel certo, ainda por cima do 1.3 Mjet)

                                          Em 5ª e ou 6ª (mediante o caso): Não passar muito das 3000 RPM´s


                                          Claro que se for um Gasolina, 3000 RPM´s é um ponto de embraiagem "mais forte"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                            conheço um caso de um que rebentou com o motor porque na saida da garagem tinha uma rampa muito ingreme. Como era automático , ele para subir deixava as rotações irem até as 4 mil rpm. Somando isto vários dias com o motor frio...
                                            É por isso que falei, que tão importante como acelerações bruscas, são pontos de embraiagem agressivos!

                                            Eu evito fazer pontos de embraiagem (dentro dos possíveis claro) ao máximo enquanto o carro está frio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu vou um pouco mais longe, e acredito que não se deve dar muita carga ao motor, ou seja meter pata a fundo

                                              Isto porque mesmo em mudanças altas e pouca rotação como as 2 mil rpms num diesel, se for com acelerador lá para o fundo também não será muito saudável...

                                              Se reparar-mos, o motor demora até mais tempo a aquecer quando se tem uma condução calma e suave

                                              conheço um caso de um que rebentou com o motor porque na saida da garagem tinha uma rampa muito ingreme. Como era automático , ele para subir deixava as rotações irem até as 4 mil rpm. Somando isto vários dias com o motor frio...
                                              Lá está, há situações assim mais agressivas, e claro quem paga é o motor...


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu é rápido a ter o ponteiro lá em cima, porém, nessa fase é apenas o termoestato a abrir, daí que ainda estará tudo muito frio.

                                                A passat do meu tio tem indicador da temperatura do óleo e em regimes calmos não passa dos 75ºC, a dar calor oscila entre os 95 e os 110.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X