Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do motor a 2 tempos !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico do motor a 2 tempos !

    Viva, conheci recentemente o motor a dois tempos e desde que tenho lido e procurado informação sobre o mesmo sinto que é a melhor coisa do mundo (kidding)

    O motor a 2 tempos é um motor que faz os 4 tempos do cilclo de um motor a gasolina dois a dois, isto é faz admissão e compressão num tempos e explosão e escape noutro
    Os motores a dois tempos não têm carter, o óleo é misturado com a gasolina na porção de 2, 2,5% e é assim que lubrifica os componentes internos
    A diferença mais assinalável do motor a quarto tempos para o dois tempos é a disponibilidade, que se no primeiro a entrega é linear, no segundo é nada em baixas, nada em médias e tudo em altas, os motores a dois tempos são mais rotativos e atingem potências especificas elevadíssimas (mais que os motores wankel) o desgaste deste tipo de motor também é elevado

    No que toca a competição, os prémios de motas a dois tempos foram extinguidos penso que em 2009, era de facto impressionante potências de 200 cavalos em motas de 500 ccm com cerca de 100 kg's

    E voces o que acham deste motor ? Partilhem informação vídeos e experiências

    Vejam como este Saab a dois tempos parece potente.. ao longe:


    Editado pela última vez por RicardoAndre; 22 February 2013, 22:49.

    #2
    Faz mais barulho do que anda

    Comentário


      #3
      A minha experiência com motores a 2 tempos é a que tenho com o meu kart e de facto é incrível como de 100 cc se tiram mais de 20 cv

      Acima das 10,000 rpms ele sobe de rotação que é uma coisa impressionante!

      Agora fiquei com vontade de ir dar umas voltas...

      Comentário


        #4
        Supostamente um dois cilindros sobrealimentado com injecção directa seria a solução.
        Mas tarda...

        Comentário


          #5
          Ainda há uma relíquia, uma lenda dos motores a 2 tempos à venda actualmente.

          Motor twin de 350cc. É comercializada sem ter sofrido grandes alterações (penso que a maior foi a troca dos braços de suspensão frontais tipo "J" para tipo "A") desde 1987. Tendo já sido interrompidas as vendas no mercado americano em 2006 pois não era compatível com as recentes leis de emissões sobre motores a 2 tempos.

          É considerada das mais perigosas moto-4 que existe pois a entrega de potência é tão brutal e repentina que os piões e capotanços são quase inevitáveis nas mãos de um novato.
          O nome Banshee vem de uma criatura mitológica, cujo grito estridente matava todos os que o ouviam. E é referente ao espectacular barulho que este motor faz perto da redline!

          Acho que é a última grande máquina a 2 tempos.

          Yamaha Banshee



          Two Laps around an MX track on a Banshee - YouTube


          Ah, e tem uma caixa manual de 6 velocidades e tracção traseira por um eixo rígido e corrente... Eu estou apaixonado
          Editado pela última vez por Shark00n; 10 April 2012, 05:07.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
            Viva, conheci recentemente o motor a dois tempos e desde que tenho lido e procurado informação sobre o mesmo sinto que é a melhor coisa do mundo (kidding)

            O motor a 2 tempos é um motor que faz os 4 tempos do cilclo de um motor a gasolina dois a dois, isto é faz admissão e compressão num tempos e explosão e escape noutro
            Os motores a dois tempos não têm carter, o óleo é misturado com a gasolina na porção de 2, 2,5% e é assim que lubrifica os componentes internos
            A diferença mais assinalável do motor a quarto tempos para o dois tempos é a disponibilidade, que se no primeiro a entrega é linear, no segundo é nada em baixas, nada em médias e tudo em altas, os motores a dois tempos são mais rotativos e atingem potências especificas elevadíssimas (mais que os motores wankel) o desgaste deste tipo de motor também é elevado

            No que toca a competição, os prémios de motas a dois tempos foram extinguidos penso que em 2009, era de facto impressionante potências de 200 cavalos em motas de 500 ccm com cerca de 100 kg's

            E voces o que acham deste motor ? Partilhem informação vídeos e experiências

            Vejam como este Saab a dois tempos parece potente.. ao longe:




            A percentagem de mistura não é assim tão linear.

            Pode depender de motor para motor e tb de quanto está "trabalhado".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
              Ainda há uma relíquia, uma lenda dos motores a 2 tempos à venda actualmente.

              Motor twin de 350cc. É comercializada sem ter sofrido grandes alterações (penso que a maior foi a troca dos braços de suspensão frontais tipo "J" para tipo "A") desde 1987. Tendo já sido interrompidas as vendas no mercado americano em 2006 pois não era compatível com as recentes leis de emissões sobre motores a 2 tempos.

              É considerada das mais perigosas moto-4 que existe pois a entrega de potência é tão brutal e repentina que os piões e capotanços são quase inevitáveis nas mãos de um novato.
              O nome Banshee vem de uma criatura mitológica, cujo grito estridente matava todos os que o ouviam. E é referente ao espectacular barulho que este motor faz perto da redline!

              Acho que é a última grande máquina a 2 tempos.






              Ah, e tem uma caixa manual de 6 velocidades e tracção traseira por um eixo rígido e corrente... Eu estou apaixonado
              Nunca andei, mas já ouvi algumas vezes essa máquina no seu esplendor.

              O mais puxado que já experimentei de 2T foi uma TDR 250.

              Jasus...

              Comentário


                #8
                E depende também do tipo de gasolina.

                A unica experiencia que tenho em motores a 2 tempos é nos RC Nitro. Geralmente fazem acima de 40.000rpm, a gasolina é composta principalmente por nitro, à volta de 20%, e de uns 12% de oleo.

                Comentário


                  #9
                  Outra "máquina" com motor a 2 tempos:




                  É um HPI Baja 5B SS.
                  2 tempos, 26cc, uns 2.5 a 4cv. Pesa 12Kg e é um buggy à escala 1/5, são grandinhos:


                  HPI BAJA SS - OFF ROAD TIRES BASHING - YouTube

                  Comentário


                    #10
                    Os motores 2 T são óptimos no muito pequeno, mas também no MUITO GRANDE. A maior parte dos motores de navio são 2 tempos. Apenas por curiosidade...

                    Comentário


                      #11
                      Quando estão limpinhos são tao bonitos !

                      Comentário


                        #12
                        Mais umas máquinas a dois tempos, destas ainda há várias portanto vou deixar a que talvez seja a mais popular:

                        Kawasaki 800 SX-R, 2 tempos 800cc, carburadores duplos mikuni




                        "bagarone" jetski SXR 800 VS HYDROSPACE a Castelletto di branduzzo - YouTube



                        Como podem ver, eu adoro motores 2T. Estão sempre montados em algo extremamente divertido e empolgante de conduzir/pilotar

                        Comentário


                          #13
                          O meu Kart com motor CRG de 100cc tem que levar 8% de óleo por litro de SC98 senão gripa. Com a bela da vela de 21mm de canhão curto, é um tipo de motor apaixonante (e poder "afinar" o carburador em andamento então, é delicioso). 25cv às 18.000rpm (aprox.) e um berro que arrepia, ahah. E agora deu-me a saudade de o ir apertar para o cabo do mundo...

                          Um abraço : )

                          Comentário


                            #14

                            Comentário


                              #15
                              Um amigo meu disse-me que a Honda tinha a melhor 2 tempos da competição, a NSR500, nas versões finais as 500cm atingiam cerca de 200 cavalos



                              Editado pela última vez por RicardoAndre; 09 March 2012, 17:52.

                              Comentário


                                #16
                                E houve também este colosso de estrada, a Bimota V-Due:

                                :: Bimota 500 Vdue ::

                                (V2 500cc 2 tempos, injecção directa)

                                E fica um vídeo também:

                                Bimota 500 VDue sound - YouTube

                                Ou também a Aprilia RS250:

                                http://www.youtube.com/watch?v=4JLpbA0HGas
                                Editado pela última vez por GustavoR; 08 March 2012, 21:58. Razão: Adicionar vídeo da Aprilia

                                Comentário


                                  #17
                                  Curioso, as motas com motor 2 tempos deitam sempre um pouco de fumo branco (sinal de queimar óleo). Nos motores 4 tempos significa segmentos nas lonas, nos motores 2 tempos é saúde.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A minha experiência com motores a 2 tempos é apenas em motores 50cc e 125cc mexidos das lendárias LCs e DTRs.

                                    São motores deliciosos de explorar em altas, alias, eles so andam em altas mas a este regime têm uma resposta incrível no entanto um dos defeitos que têm nas duas rodas é que andava sempre a cheirar a óleo queimado.

                                    Além disso são muito temperamentais, volta e meia lá anda a malta com várias velas e um isqueiro no bolso a ver se não ficam apeados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu gostava muito de motores a 2T, saudosa DTR, porém a minha vontade de explorar o mundo dos motores a 2T acabou neste dia:




                                      A partir daí comecei a dar valor à vida e cresceu-me a vontade de andar de transportes públicos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        e as normas anti-poluição......os dois tempos, neste aspecto, ainda têm um bocadito para evoluír.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                          Eu gostava muito de motores a 2T, saudosa DTR, porém a minha vontade de explorar o mundo dos motores a 2T acabou neste dia:




                                          A partir daí comecei a dar valor à vida e cresceu-me a vontade de andar de transportes públicos.
                                          Lol, essa é a 500 a 2 tempos, isso equivale tipo a uma 1000 a 4 tempos... Potencia não lhe falta concerteza.
                                          Eu tenho uma burrita a 2 tempos, uma scooter mexida que não anda nada mal... Cumpts

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                            Os motores 2 T são óptimos no muito pequeno, mas também no MUITO GRANDE. A maior parte dos motores de navio são 2 tempos. Apenas por curiosidade...
                                            Estás a comparar o incomparável, um diesel 2T não tem nada a ver com o otto 2T, são motores totalmente opostos.

                                            Um otto 2T é algo muito engraçado, já vi uma banshee e é sem dúvida lago de temível, mas é um motor demasiado ineficiente...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Epá sem querer ser desmancha prazeres...

                                              Um motor 2T tem cárter na mesma.
                                              A proporção de óleo pode variar imenso.
                                              Um 2T pode ser disponível em baixas, médias ou altas, é apenas uma questão da escolha do balão (geralmente escolhe-se para altas mas isto não é obrigatório).
                                              Os motores 2T se por um lado são mais leves e portanto propensos a rotação por outro devido à utilização de janelas o desgaste do pistão é muito mais acentuado e há limitações quanto ao curso mínimo que pode ser utilizado e no final das contas não são mais rotativos que os 4T.
                                              Motores Diesel 2T são completamente diferentes de Otto 2T.

                                              O 2T para veículos de estrada está morto e enterrado porque tem um rendimento baixíssimo e emissões completamente absurdas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                                Lol, essa é a 500 a 2 tempos, isso equivale tipo a uma 1000 a 4 tempos... Potencia não lhe falta concerteza.
                                                Aquilo não é uma mota, é um assassino com rodas.


                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post

                                                O 2T para veículos de estrada está morto e enterrado porque tem um rendimento baixíssimo e emissões completamente absurdas.
                                                Basicamente é isto, ainda à pouco tempo estive na Yamaha e o responsável do concessionário me disse que a muito curto prazo a Yamaha assim como a maioria das outras marcas vai deixar de ter motores a 2T, scooters incluídas. A honda segundo me disse já hà largos anos que enverdou por esse caminho e não tem quase nenhuma ou nenhuma mota mesmo a 2T no catálogo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só para clarificar e no complemento do que foi dito:

                                                  Os motores a 2 também existiram nos automóveis (vão aos primórdios da Audi);
                                                  A percentagem da mistura do óleo com gasolina pode ser feita de forma automática (tipo autolube) ou de forma manual sendo que os valores são variáveis;
                                                  Na competição em termos de velocidade só este ano despareceram as 125 2 t, dando lugar às 250 4 T;
                                                  Motores deste ciclo continuam a ter muita procura, em especial no tt/enduro, basta ver as vendas da ktm, gas gas...;
                                                  A injecção (já existente, nomeadamente em motos de neve) vai dar muito que falar pela redução de consumos e poluição e acredito que vão dar muitas alegrias no futuro;
                                                  A simplicidade mecanica é enorme, já a fiabilidade nem tanto, mas o facto de terem praticamente metade das peças móveis (nada de distribuição, válvulas...) faz destes motores muito mais leves e fáceis de reparar...

                                                  Se no futuro os vamos voltar a ver nos automóveis? Tenho as minhas dúvidas, mas era interessante caso se conseguissem sistemas de inejcção realmente capazes de reduzir brutalmente consumos e poluição!

                                                  Imaginem como seria ter um motor de 500 cc bicilindrico, com um peso muito reduzido e a potência de um motor 4 tempos aspirado com o dobro da cilindrada!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E o perfume que deitam os 2T.
                                                    Sempre que passa um animal desses a queimar oleo sintético de competição, até me arrepia a espinha.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha experiência nos motores a 2 tempos também começou nas míticas LC's, DTR's, Aerox's, CRM's e por aí fora.

                                                      São sem dúvida grandes motores, aguentam de tudo, pena é o cheiro que fica na nossa roupa, bem pior que o cheiro do tabaco entranhado depois de uma ida à discoteca!

                                                      Na altura até surgiram uns óleos da Ipone com cheiro a morango e dava para remediar a situação!

                                                      Relativamente à Banshee, máquina infernal, impõe grande respeito e kit de unhas, bem como a CR500 também já referida. No cross, a minha experiência já passou pela CR50 (pequena diabinha em altas), Kawasaki KX125, Yamaha YPVS 125 e são todas grandes máquinas, embora para que se proporcione um momento com mais segurança recomendo vivamente motores a 4t tal como CRF.

                                                      É pena que estes bons motores já estejam em vias de extinção, a mítica DTR 125 já era, acabou por ficar a nova DT50 que a meu ver não teve assim grande saída em comparação com a anterior.

                                                      A Honda actualmente já não comercializa qualquer mota a 2t.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        Curioso, as motas com motor 2 tempos deitam sempre um pouco de fumo branco (sinal de queimar óleo). Nos motores 4 tempos significa segmentos nas lonas, nos motores 2 tempos é saúde.
                                                        Claro. Daí o autolube.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No TT os 2T estão a ressurgir.
                                                          Por exemplo a Husaberg que nunca teve motas a 4T surgiu este ano com motores 2T.
                                                          A KTM no ano passado apresentou uma gama nova de motores 250/300. Isto significa que o desenvolvimento continua.

                                                          A seu favor os 2T têm o peso, potência específica e simplicidade mecânica um vez que a quantidade de peças em movimento é muito menor.

                                                          Um dos grandes problemas parece ser as emissões.

                                                          Em 95 (penso eu) a honda inscreveu no Dakar a Exp-2. Era um motor 2T de 400 cc com uma tecnologia híbrida que funcionava num ciclo 2T mas com injecção e umas válvulas para lá ou não sei o quê. Procurava conciliar as vantagens em termos de performance e peso dos 2T com a economia e consumos dos 4T. Parece-me que este projecto morreu alí, não sei se chegaram a lançar um modelo trail no Japão com esta tecnologia.



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            As partes negativas é que poluem a montes e partem facilmente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X