Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mas afinal eles têm ou não autoridade para revistar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mas afinal eles têm ou não autoridade para revistar o carro?

    Hoje aconteceu-me uma coisa caricata,

    Fui mandado parar numa operação stop e tudo e mostrei a papelada tudo direitinho. Depois de andarem a comparar tudo a ver se batia certo o guarda mandou-me sair do carro e abrir a mala. Mandou-me levantar o tampo que divide a zona de carga normal com a zona "de baixo". Depois mandou-me abrir o porta-luvas e puxar os bancos para a frente para que ele pudesse olhar para os bancos de trás (carro de 3 portas).
    Viu tudo e disse: "Tudo ok, pode seguir" e deu-me os documentos.
    Eu como não estava numa de me chatear não reagi e fiz o que ele pediu.

    Eu não tenho nada a esconder mas a minha questão é, eles não precisam de um mandato para este tipo de coisas? O carro é meu, é propriedade privada. Paga impostos e está tudo conforme a lei portanto eles não têm que meter o bedelho.

    #2
    Nunca me aconteceu mas é uma dúvida que também tenho.
    Giro é quando eles fazem isso de shotgun na mão.
    É isso, e cortarem auto estradas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
      Hoje aconteceu-me uma coisa caricata,

      Fui mandado parar numa operação stop e tudo e mostrei a papelada tudo direitinho. Depois de andarem a comparar tudo a ver se batia certo o guarda mandou-me sair do carro e abrir a mala. Mandou-me levantar o tampo que divide a zona de carga normal com a zona "de baixo". Depois mandou-me abrir o porta-luvas e puxar os bancos para a frente para que ele pudesse olhar para os bancos de trás (carro de 3 portas).
      Viu tudo e disse: "Tudo ok, pode seguir" e deu-me os documentos.
      Eu como não estava numa de me chatear não reagi e fiz o que ele pediu.

      Eu não tenho nada a esconder mas a minha questão é, eles não precisam de um mandato para este tipo de coisas? O carro é meu, é propriedade privada. Paga impostos e está tudo conforme a lei portanto eles não têm que meter o bedelho.
      Pelo que dizes, quem mexeu no TEU carro foste TU, tendo o agente apenas dado uma "vista de olhos". Na prática ele não foi revistar nada que seja teu sem te pedir permissão, foi tudo mostrado por ti para ele ver.
      Já tive um caso semelhante e a atitude tomada foi a mesma que a tua, que é a mais correcta e a que mais rápido termina o processo todo.
      Mas sobre a legalidade, também fico com a dúvida até que ponto é que os senhores de azul podem vir revistar...

      Comentário


        #4
        Não sei, a única vez que me iam revistar o carro eram dois agentes da pj á paisana e um educadamente disse me que não tinha de aceitar. Achei estranho ele dizer me aquilo, se calhar estava com tanta vontade de perder tempo a ver me o carro como eu estava de esperar por ele.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
          Pelo que dizes, quem mexeu no TEU carro foste TU, tendo o agente apenas dado uma "vista de olhos". Na prática ele não foi revistar nada que seja teu sem te pedir permissão, foi tudo mostrado por ti para ele ver.
          Já tive um caso semelhante e a atitude tomada foi a mesma que a tua, que é a mais correcta e a que mais rápido termina o processo todo.
          Mas sobre a legalidade, também fico com a dúvida até que ponto é que os senhores de azul podem vir revistar...
          Correcto. Mas onde é quero chegar é posso recusar-me a uma coisa dessas? Ou levo logo uma cartinha por obstrução à justiça/provocação da autoridade?

          Comentário


            #6
            Caso haja suspeitas, as autoridades podem revistar as viaturas sem autorização dos proprietários.

            No caso e como já referido, foste tu que acedeste ao que o agente te pediu.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Caso haja suspeitas, as autoridades podem revistar as viaturas sem autorização dos proprietários.

              No caso e como já referido, foste tu que acedeste ao que o agente te pediu.

              Suspeitas do que? A mim ninguém me disse que suspeitavam de nada. A única coisa que ele encontrou foi lixo: garrafas de água vazias, papeis, lenços, migalhas, pacotes de bolachas

              Comentário


                #8
                Nessa operação eles estavam à procura de droga pela forma como descreves a situação. Não fizeram o mesmo noutros carros? Ás vezes têm suspeitas de passar alguma (trafico) coisas em certos trajetos e vão para lá.

                Quando os mandam ir para o álcool sopras logo e nem ligam a mais nada, quando é para documentos é só documentos. Depois há as situações que andam à procura de encontrar algo para multar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                  Suspeitas do que? A mim ninguém me disse que suspeitavam de nada. A única coisa que ele encontrou foi lixo: garrafas de água vazias, papeis, lenços, migalhas, pacotes de bolachas

                  No teu caso ele pediu que tu movimentasses as coisas.

                  Por suspeita, bastaria teres um comportamento ansioso, o que poderia levar o agente a desconfiar de ti e a proceder à revista da viatura. Sendo que desta forma, não seria preciso um prévia autorização judiciária para o efeito.

                  Comentário


                    #10
                    aqui por Alfornelos, hoje também andavam a fazer operação stop e pelo que soube, também fizeram junto ao MARL...

                    Comentário


                      #11
                      A parte boa é que a polícia só pode revistar o teu carro na hora com a tua autorização, a parte má é que se disseres que não o carro é apreendido até um juiz emitir ou não mandado judicial para a busca.

                      Comentário


                        #12
                        Se não tens nada a esconder, qual é o problema? Muito gostam vocês de complicar a vida às autoridades. Quem não deve, não teme.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                          ...a minha questão é, eles não precisam de um mandato para este tipo de coisas?
                          a minha resposta é, não precisam de um mandato, quando muito, precisam de um mandado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                            Se não tens nada a esconder, qual é o problema? Muito gostam vocês de complicar a vida às autoridades. Quem não deve, não teme.
                            A questão nem passa por aí.

                            Quando andava de comercial era certo e sabido que em toda e qualquer operação stop me pediam para abrir a mala e recolher a cobertura que a tapava para ver o que transportava. Mas há sempre aqueles sujeitos que não sabem falar e é a esses que dá vontade de dizer não. Percebes o ponto de vista?

                            Comentário


                              #15
                              O porta luvas e a mala podem ser equiparados a um cofre, daí só podem ser objecto de revista com autorização judicial ou quando existirem fortes suspeitas da prática de um crime. Não havendo nenhum dos 2 as autoridades não podem fazê-lo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                A parte boa é que a polícia só pode revistar o teu carro na hora com a tua autorização, a parte má é que se disseres que não o carro é apreendido até um juiz emitir ou não mandado judicial para a busca.
                                E está tudo dito! Em caso de recusa, levantas suspeitas, o carro já não sai dali. É uma chatice! Sei de quem fez isso e a pessoa acabou no tribunal!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                  A parte boa é que a polícia só pode revistar o teu carro na hora com a tua autorização, a parte má é que se disseres que não o carro é apreendido até um juiz emitir ou não mandado judicial para a busca.


                                  Se houver suspeitas, não é preciso nenhum autorização judiciária.

                                  Isto porque, a demora na obtenção dessa autorização, iria fazer perder a utilidade da diligência ou a colocaria em grave risco de perder-se.
                                  Editado pela última vez por nto; 09 March 2012, 10:27.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com esse tipo de inspecção concordo, sempre é uma forma de prevenir criminalidade e não danifica o veiculo.

                                    Pior que isso é quando enfiam um cão a babar-se e com as unhas afiadas dentro do carro para fazer despiste de estupefacientes... e caso recuses, apreendem-no.
                                    Editado pela última vez por RODA5; 09 March 2012, 10:21.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      E está tudo dito! Em caso de recusa, levantas suspeitas, o carro já não sai dali. É uma chatice! Sei de quem fez isso e a pessoa acabou no tribunal!
                                      Resumindo: ou fazes o que o "senhor" guarda quer ou então ainda é pior.
                                      Eles fazem o que querem...

                                      E pagar para andar numa AE e apanhar meia hora de seca parados, porque decidiram fazer as rusgas que vocês falam numa bomba de gasolina ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Se houver suspeitas, não é preciso nenhum autorização judiciária.

                                        Isto porque, a demora na obtenção dessa autorização, iria fazer perder a utilidade da diligência ou a colocaria em grave risco de perder-se.
                                        Pode ser feita uma revista se recaírem fundadas suspeitas que um crime foi, está ou irá ser cometido ou que estão ocultados objectos que possam servir de prova ao mesmo. Mas, regra geral a menos que esteja em causa a vida humana não há necessidade de ir por ai pois seria a primeira coisa a ser posta em causa em julgamento e antes de julgar o crime iria ser julgada a revista.

                                        Quem n deve n teme, qq pessoa q ao negar a revista seja informada que o carro fica aprendido no mínimo 12h é preciso ser maluquinho para a continuar a negar n tendo nada a esconder.


                                        Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                        Resumindo: ou fazes o que o "senhor" guarda quer ou então ainda é pior.
                                        Eles fazem o que querem...

                                        E pagar para andar numa AE e apanhar meia hora de seca parados, porque decidiram fazer as rusgas que vocês falam numa bomba de gasolina ?
                                        Tem que haver a possibilidade de se ser fiscalizado em qq lado, se n as AE's eram um paraíso de crime, há uns 15/20 anos atrás n havia este tipo de operações em AE e conheço quem metesse os filhos menor de idade a conduzir para descansar um bocado, cheguei a ver (pelo menos aparentava bastante) um negocio de droga numa área de serviço da A2. Um gajo sabia que se fosse a 110 nunca era mandado parar.
                                        Editado pela última vez por Pugas; 09 March 2012, 12:14.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o critério for haver uma suspeita então podem revistar sempre. Isso não deve ser bem assim.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            Se o critério for haver uma suspeita então podem revistar sempre. Isso não deve ser bem assim.
                                            Julgo que a suspeita terá de ser fundamentada e avaliada posteriormente, caso origine uma queixa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              Se o critério for haver uma suspeita então podem revistar sempre. Isso não deve ser bem assim.
                                              Podem mas nenhum juiz vai condenar com base nessa busca, suspeita e fundada suspeita são coisas diferentes. A melhor coisa que pode acontecer a quem porta prova de crime é uma busca ilegal.

                                              Fundada suspeita está mais para flagrante delito do que para suspeita, pq se houvesse conhecimento prévio havia mandado judicial. Agora se passar um carro por uma operação STOP e o gajo esconde a Maddie no porta luvas à frente da polícia n vão esperar por mandado de busca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No caso de procurarem drogas, têm por hábito usarem cães. O que poderá ser, uma vez que agora tem havidos casos, é procurarem cd's gravados em casa... É que está agora na moda multarem por "cópias ilegais" ferindo os direitos de autor...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MiguelVolante Ver Post
                                                  No caso de procurarem drogas, têm por hábito usarem cães. O que poderá ser, uma vez que agora tem havidos casos, é procurarem cd's gravados em casa... É que está agora na moda multarem por "cópias ilegais" ferindo os direitos de autor...
                                                  Esse mito ainda vive?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                    Hoje aconteceu-me uma coisa caricata,

                                                    Fui mandado parar numa operação stop e tudo e mostrei a papelada tudo direitinho. Depois de andarem a comparar tudo a ver se batia certo o guarda mandou-me sair do carro e abrir a mala. Mandou-me levantar o tampo que divide a zona de carga normal com a zona "de baixo". Depois mandou-me abrir o porta-luvas e puxar os bancos para a frente para que ele pudesse olhar para os bancos de trás (carro de 3 portas).
                                                    Viu tudo e disse: "Tudo ok, pode seguir" e deu-me os documentos.
                                                    Eu como não estava numa de me chatear não reagi e fiz o que ele pediu.

                                                    Eu não tenho nada a esconder mas a minha questão é, eles não precisam de um mandato para este tipo de coisas? O carro é meu, é propriedade privada. Paga impostos e está tudo conforme a lei portanto eles não têm que meter o bedelho.


                                                    Eu também acho que a Policia não deve revistar as viaturas, sejam comerciais com mercadoria ilegal, ou na minha viatura particular quando levo um carregamento de tablets de chocolate.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MiguelVolante Ver Post
                                                      No caso de procurarem drogas, têm por hábito usarem cães. O que poderá ser, uma vez que agora tem havidos casos, é procurarem cd's gravados em casa... É que está agora na moda multarem por "cópias ilegais" ferindo os direitos de autor...

                                                      que grande lol

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MiguelVolante Ver Post
                                                        No caso de procurarem drogas, têm por hábito usarem cães. O que poderá ser, uma vez que agora tem havidos casos, é procurarem cd's gravados em casa... É que está agora na moda multarem por "cópias ilegais" ferindo os direitos de autor...
                                                        Claro , eu por acaso no outro dia estava na rua e azar dos azares o meu telemóvel toca mesmo ao lado dum polícia, pimba pediu-me logo a factura do CD de onde extrai a musica que estava como toque no aparelho de telecomunicações portátil e eu com os nervos digo que saquei da net e foram logo 120€ por ferir direitos de autor...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A mim aconteceu-me em 2008 na altura tinha um Punto GT amarelo pelas 23h30 fui deixar a minha mulher na casa da mãe e vinha a sair do bairro do Casal da Mira quando um Punto vermelho me vem a seguir achei estranho a situação, mal sai do bairro em direcção ao Casal de São Bras ao pé da Padeirinha da Serra metem os pirilampos no carro e bloquearam-me o carro de frente passados nem 30s aparecerem duas carrinhas do CI de shotgun empunhadas a dizer sai do carro (filho da "mãe") dá-me a droga, quero a droga onde é que a escondeste entretanto sai do carro meti as chaves em cima do tejadilho algemaram-me e revistaram o carro todo de uma ponta há outra desde terem aberto o capot e analizarem desde o recipiente do limpa-vidros, vareta do oleo, depois passaram para o porta bagagens tiraram pneu suplente e toda a tralha que la tinha e depois foram para o habitaculo onde enfiaram lá um cão, o qual me arranhou e sujou os estofos em pele e fiquei com o carro cheio de pelos.

                                                          Eles fizeram isso tudo e não perguntaram nada se eu autorizava ou não. Não tendo encontrado nada pediram há central para confirmar a matricula e a minha era 3X-18-XX e a que eles procuravam era 3X-19-XX sendo tambem um Punto GT amarelo

                                                          Pediram desculpa e foram-se embora

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                                            Claro , eu por acaso no outro dia estava na rua e azar dos azares o meu telemóvel toca mesmo ao lado dum polícia, pimba pediu-me logo a factura do CD de onde extrai a musica que estava como toque no aparelho de telecomunicações portátil e eu com os nervos digo que saquei da net e foram logo 120€ por ferir direitos de autor...
                                                            Podias dizer que sacas-te do iTunes e foi pago

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X