Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Test Drive a um 116d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Test Drive a um 116d

    Olá meus caros,

    No outro dia fui prendado a um TD a um BMW 116d do mês passado e resolvi partilhar a minha experiência com vocês. Vou usar como ponto de comparação o meu A1, apesar de serem de segmentos diferentes.

    Exterior

    Os BMW's nunca me cativaram a nível de aspecto. No entanto sempre gostei do anterior série 1 na versão coupe (com mala saída) em branquinho e com o tecto panorâmico. Gosto do actual série 3 e deste pequeno série 1 ainda não tinha opinião formada. O carro nas fotos e nos anúncios é feio, perdão é FEIO. Pensei cá para mim que seria um retrocesso da coisa mas isso mudou ao chegar perto do carro. Foi uma questão tipo primeiro estranha-se e depois entranha-se. Ficou ali no limbo, numa zona neutra, talvez quando vir um com mais equipamento o ache mais bonito.
    Era preto e por isso disfarçava algumas linhas do carro.
    As jantes opcionais de 16 polegadas com perfil 55 também eram bonitas.

    Interior

    A coisa começou mal quando andei a ver o acesso ao carro. Como ao contrário de outras os bancos estão colados ao chão, não é difícil dar uma cornada na parte superior do chassi a entrar ou a sair. Nas portas de trás o problema é outro, a intrusão da curva da cava faz com que demos uma "ancada" ao entrar lá para dentro. Gostei do som das portas da frente ao fechar mas das portas de trás era muito plástico. Também não gostei do puxador da porta traseira, estava muito "para a frente" o que ao fechar por dentro provoca ali uma sensação estranha. Votação negativa para a mala que apesar de ser porreira a nível de tamanho não conta com dois pisos como quase todos os carros do segmento abaixo/mesmo segmento. A porta da mala também não se fecha sozinha (puxa-la e larga-la), temos de lhe dar um puxão com força ou empurrá-la com pressão até fechar.

    A habitabilidade é porreira, tanto à frente como atrás. Os apoios de cabeça de traseiros têm ali um truque para ficarem direitos mas de um modo geral considerei muito boa, acomodando facilmente 4 passageiros adultos.

    No cockpit ajustei as coisas para mim e sinceramente gostei muito da posição de condução. Nem era melhor nem pior que o meu brancolas, era diferente. Encaixava ali bem, não obstante ter o rabo colado ao chão. O apoio de braço (tunel) era bastante confortável (pele) e temos uma visão completa e arejada à volta do carro. Os materiais apesar de serem fofinhos deram-me ideia que mais cedo ou mais tarde vão ficar com um aspecto muito gasto. O acabamento do pilar A também podia ser melhor. Ao tocar na lateral da consola central os plásticos começaram a estalar. Quando poisei o braço na porta o plástico da porta também estalou (tanto à frente como atrás). Os bancos não eram desportivos e portanto faltava-lhes muito apoio lateral. Também não os achei particularmente confortáveis, claramente abaixo do A1. O porta luvas era todo plástico, ao abrir o puxador deu de si com plástico a ranger, o vendedor até ficou parvo com isso a acontecer. Não era grande mas também não era pequeno. Era sim, pior acabado que o meu.



    De um modo geral achei o carro com piores materiais interiores que o pequeno A1 e a montagem também não estava ao mesmo nível apesar de ser boa. Também já tinha reparado nisto noutros irmãos mais velhos. Não é por ter um, mas penso a Audi faz melhores interiores que a BMW.


    Nota muito positiva para o rádio profissional com GPS e o sistema iDrive. Dá logo outro ambiente a bordo.


    Binómio Caixa/Motor

    Antes de mais, o 116d chega para todas as encomendas. Anda bem e não embaraça. Era uma meio caminho entra um 1.6TDI e um 1.9TDI, nas versões de 105cv. Ie, era bom a médios regimes mas não tinha as baixas dos 1.9. Também não tem as altas do 1.6. Mas chega perfeitamente para nos por para além de velocidade permitidas por lei. Apesar de gostar da caixa do A1, é firme e precisa, a caixa deste série 1 destaca-se pela positiva. É rija e a manete era boa. Explora bem o motor. Era precisa mas temos de ser vigorosos a engatar mudanças.
    O start stop apesar de funcionar correctamente achei que era muito intrusivo ao ligar ao carro, causava muitas vibrações embora acredite que isto seja um easyfix.
    Não conduzi para as médias pelo que os 7.3l do computador de bordo não me pareceram exagerados tendo em conta que foi em cidade e a rasgar.


    Dinamismo/Conforto

    Era mais dinâmico que o A1 e ao mesmo tempo mais confortável. Ou seja, curvava bem (apesar da suspensão confort e jante R16) e absorvia a maior parte das irregularidades com destreza. Achei a direcção pouco comunicativa e leve.
    No entanto não se "sentia" tanto a estrada como no meu.
    Rotundas com RWD foram um must, apesar de as ajudas electrónicas não deixarem sair da normalidade

    Preço


    Este carro mereceria a minha atenção se não fosse pela exorbitante price tag.
    39.000€ por um carro cujos extras são:

    -Estofos parcialmente em pele e sem apoios
    -GPS
    -Pintura
    -Chave inteligente
    -Sensores de parque traseiros
    -Alarme
    -AC Auto
    -Jante 16'

    é um abuso. Faltavam-lhe coisas praticas como sensores à frente, sensores de luz/chuva, vidros atérmicos, melhores bancos... Nem os faróis de xenon lhe meteram

    #2
    Chama se pagar muito pelo simbolo que ostenta , para mim o serie 1 foi dos piores que a bmw produziu . E o novo muito mais feio

    Comentário


      #3
      De facto esse valor é completamente ridiculo.

      Comentário


        #4
        Já conduzi um S1 (embora não um coupé) e subscrevo tudo o que o autor do tópico diz. Considero ainda que o preço é perfeitamente exorbitante (mesmo nas versões normais) e que apenas se justifica pelo facto de ostentar um símbolo BMW.

        No segmento dos familiares compactos, continuo a considerar que a melhor oferta é justamente o Golf. Consegue bater aos pontos qualquer um dos concorrentes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          Chama se pagar muito pelo simbolo que ostenta , para mim o serie 1 foi dos piores que a bmw produziu . E o novo muito mais feio
          vendeu como cerejas, mas realmente é feio e apertado. este até pode ter crescido, mas é bem feio, mais feio que o anterior.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
            Já conduzi um S1 (embora não um coupé) e subscrevo tudo o que o autor do tópico diz. Considero ainda que o preço é perfeitamente exorbitante (mesmo nas versões normais) e que apenas se justifica pelo facto de ostentar um símbolo BMW.

            No segmento dos familiares compactos, continuo a considerar que a melhor oferta é justamente o Golf. Consegue bater aos pontos qualquer um dos concorrentes.

            não consegui fazer quote aos dois posts de uma vez, por isso aqui vai o segundo quote.

            referenciaste o preço. modelo base da gama por 39 mil e com 3 ou 4 extras? está tudo louco, só pode! por esse preço comprava um carro de 170cv e com uns bons extras, como um GTD e não gosto de golfs! há outras oportunidades por esse preço e menores até. mas quem quer um carro feio como esse está à vontade, eu é que não me metia num negócio desses.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              vendeu como cerejas, mas realmente é feio e apertado. este até pode ter crescido, mas é bem feio, mais feio que o anterior.
              Vendeu como cerejas por ter sido moda , e toda a gente quer seguir a moda como se sabe , e ainda para mais foi a 1 vez que a bmw fez um bmw abaixo do serie 3 , logo um pouco mais barato , e logo muito mais gente a querer adquirir um bmw .

              Existe na concorrencia que faz melhor , um golf , megane , focus , i40 etc etc

              Comentário


                #8
                Esse valor é assustador...porra!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                  As jantes opcionais de 16 polegadas com perfil 55 também eram bonitas.

                  Antes de mais, o 116d chega para todas as encomendas. Anda bem e não embaraça. Era uma meio caminho entra um 1.6TDI e um 1.9TDI, nas versões de 105cv. Ie, era bom a médios regimes mas não tinha as baixas dos 1.9. Também não tem as altas do 1.6. Mas chega perfeitamente para nos por para além de velocidade permitidas por lei.
                  São os pneus que têm 55 de perfil e não as jantes

                  Que o 2.0 de 116 cv seja um bocadinho castrado compreendo, mas pela tua apreciação deve ser uma bela trampa mesmo. Não tem as altas de um 1.6 tdi ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                    39.000€
                    Brinquedo ideal para filho de papá ou do vovó que bate a nota na mesa sem discutir.

                    Esse valor permite comprar carros mais a sério mesmo que de outra marcas ou eventualmente Serie 3 usados...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Brinquedo ideal para filho de papá ou do vovó que bate a nota na mesa sem discutir.

                      Esse valor permite comprar carros mais a sério mesmo que de outra marcas ou eventualmente Serie 3 usados...
                      Com a actual estética do serie 1, em vez de brinquedo vejo-o mais como um castigo.

                      Se não passares de ano, começas a andar de serie 1

                      Comentário


                        #12
                        A estética é discutível; eu, pessoalmente, também não morro de amores pelo S1 embora reconheça que o coupé e a versão normal de três portas são mais atraentes. Mas a estética é puramente subjectiva, cada um sabe do que gosta.

                        No que diz respeito a elementos mais palpáveis e objectivos: a nível de acabamentos, creio que está ao nível ou uns pontos abaixo do Golf; a nível de conforto, fica inferior a um Golf; a nível de espaço, fica inferior a um Golf; a nível de caixa, prefiro a do Golf. O único valor que reconheço ao carro consiste no facto de ser de tracção traseira, o que torna a direcção mais precisa e leve; todavia, em 90% da condução, isto é perfeitamente imperceptível.

                        Não creio que se justifique dar mais €5000 do que um Golf só por ter tracção traseira.

                        Comentário


                          #13
                          é o 116d 2.0 ou já é o 1.6?

                          Comentário


                            #14
                            Sempre que passo por um destes novos S1, penso para mim: mas que coisa tão feia, como é que o proprietário foi capaz de gostar de uma coisa destas. Mas gostos não se discutem, e parece-me que quanto mais feio é um modelo, mais dispares são as opiniões: ou se adora ou se odeia xD
                            Na minha humilde opinião, ao vivo consegue ser mais feio que nas imagens e reforço, é feio que até doí, feio, feio (é só para deixar bem claro que acho o design deste carro de fugir). Este carro para mim só dado.

                            Comentário


                              #15
                              39.000€ por um serie 1? Meu deuz, o que custa um logo. Por esse valor compro um insignia 2.0 195cv 4x4. lol

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                39.000€ por um serie 1? Meu deuz, o que custa um logo. Por esse valor compro um insignia 2.0 195cv 4x4. lol

                                Ou mesmo qualquer outro carro de outra marca qualquer... Desde que custe 39000€

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                  é o 116d 2.0 ou já é o 1.6?
                                  Deve ser o 2.0 porque o 1.6 só foi apresentado agora em Genebra.

                                  Este 1.6 vai pagar menos impostos, cerca de 3.250€, portanto tem obrigação de vir mais barato.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Compra-se um BMW ou pelo status ou pela dinâmica. Se a beleza ajudar melhor, senão pouco interessa.

                                    Também não acho bonito e acho caríssimo, o certo é que se tivesse os €€€€ comprava um BMW pela dinâmica excepcional que oferece!
                                    O sentar quase no chão é só mais uma mais valia para a dinâmica e a melhor maneira para se sentir todo o carro nos limites.

                                    Claro que quem não percebe ou não gosta de andar depressa e em segurança, pouco importa. Qto mais alto melhor e a beleza vem em 1º lugar.

                                    Criticar só por criticar só mostra ignorância de outros aspectos importantíssimos, ou será só inveja ?LOL

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                      Compra-se um BMW ou pelo status ou pela dinâmica. Se a beleza ajudar melhor, senão pouco interessa.

                                      Também não acho bonito e acho caríssimo, o certo é que se tivesse os €€€€ comprava um BMW pela dinâmica excepcional que oferece!
                                      O sentar quase no chão é só mais uma mais valia para a dinâmica e a melhor maneira para se sentir todo o carro nos limites.

                                      Claro que quem não percebe ou não gosta de andar depressa e em segurança, pouco importa. Qto mais alto melhor e a beleza vem em 1º lugar.

                                      Criticar só por criticar só mostra ignorância de outros aspectos importantíssimos, ou será só inveja ?LOL

                                      Não considero que por ir 7 ou 8cm mais colado ao chão (sentado) me faça sentir mais ou menos o carro. Não desgostei da posição, simplesmente é diferente, parece que vou deitado

                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      São os pneus que têm 55 de perfil e não as jantes

                                      Que o 2.0 de 116 cv seja um bocadinho castrado compreendo, mas pela tua apreciação deve ser uma bela trampa mesmo. Não tem as altas de um 1.6 tdi ?
                                      Sim eu sei que são os pneus e não a jante
                                      Onde é que me viste dizer que é uma trampa? Antes pelo contrário, achei o motor disponível mas a regimes diferentes quando comparado com os TDI's. O 1.6TDI vai sempre a puxar até às 4.4k rpm, este também vai mas já perdeu metade do vapor porque o largou antes. É um motor bastante competente.
                                      Ridículo é que com este valor, e sem sair de uma marca de "prestígio", se traz um A3 1.6TDI Auto, carregado de extras ou um 2.0 com 1 ou 2 extras...
                                      Editado pela última vez por TommyPT; 12 March 2012, 13:59.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                        Compra-se um BMW ou pelo status ou pela dinâmica. Se a beleza ajudar melhor, senão pouco interessa.

                                        Também não acho bonito e acho caríssimo, o certo é que se tivesse os €€€€ comprava um BMW pela dinâmica excepcional que oferece!
                                        O sentar quase no chão é só mais uma mais valia para a dinâmica e a melhor maneira para se sentir todo o carro nos limites.

                                        Claro que quem não percebe ou não gosta de andar depressa e em segurança, pouco importa. Qto mais alto melhor e a beleza vem em 1º lugar.

                                        Criticar só por criticar só mostra ignorância de outros aspectos importantíssimos, ou será só inveja ?LOL
                                        Curiosamente, o meu Focus tem uma posição de condução mais alta que a do teu Astra, e no entanto tem um melhor comportamento, é mais divertido de conduzir e é mais confortável.

                                        Por acaso acho piada quando o pessoal anda com os bancos todos para baixo em carros que só por si já têm uma posição de condução baixa, parece que os carros estão a ser guiados por criancinhas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                          Curiosamente, o meu Focus tem uma posição de condução mais alta que a do teu Astra, e no entanto tem um melhor comportamento, é mais divertido de conduzir e é mais confortável.

                                          Por acaso acho piada quando o pessoal anda com os bancos todos para baixo em carros que só por si já têm uma posição de condução baixa, parece que os carros estão a ser guiados por criancinhas.
                                          Tens uma melhor sensação da condução, simples.

                                          A mim mete-me é impressão é aqueles que vão a conduzir tipo camionista. Se passam numa lomba maior, devem dar com cada cornada no tejadilho hehe

                                          Cada um com a sua.

                                          Criticar porque não se percebe o porquê é que é errado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                            Tens uma melhor sensação da condução, simples.

                                            A mim mete-me é impressão é aqueles que vão a conduzir tipo camionista. Se passam numa lomba maior, devem dar com cada cornada no tejadilho hehe

                                            Cada um com a sua.

                                            Criticar porque não se percebe o porquê é que é errado!

                                            Não vejo como conduzir deitado possa ser melhor que conduzir sentado.
                                            Será que fica mais aerodinâmico?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                              Tens uma melhor sensação da condução, simples.
                                              Isto é tão, mas tão subjectivo .....

                                              As regulações são pensadas porque há pessoas altas, baixas, mais ou menos etc.

                                              O que é uma melhor sensação de condução ?

                                              Eu só gosto de carros baixos quando conduzo mesmo numa de disfrutar a dinâmica do carro o que não é a maior parte do tempo, porque tudo o que meta cidade, pára, arranca, etc. ir baixo torna-se desconfortável e tem-se pouca visibilidade.

                                              Mas mesmo para conduzir de forma desportiva, depende das situações, não é por acaso que as posições dos carros de ralies nunca são muito baixas e que eles conduzem com o banco um bocado à frente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas fazem desconto de 5000 euros nas viaturas que tem em stock!!! Fiz um TD à duas semanas em Évora!!!!! Mas não me cativou era apertado para o meu 1,87 metros!!!!!! Prefiro o Golf 1.6 TDI Style por 26.300 euros para 34 mil ainda sobram muitos euros para gasóleo!!!!
                                                Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                39.000€ por um serie 1? Meu deuz, o que custa um logo. Por esse valor compro um insignia 2.0 195cv 4x4. lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que fazia com 39 mil euros era logo isto :

                                                  Ford Focus 2.5 ST, € 21.900, Penafiel - Standvirtual

                                                  E ainda sobrava um bom dinheiro para muita gota e muito divertimento

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A posição de condução deverá ser adaptada à situação, nunca deve ser muito baixa nem muito alta.

                                                    A vantagem do banco ir quase ao chão é para pessoas com troncos altos mas depois como obriga a pernas esticadas os bancos vão encostados aos de trás.
                                                    A dedução mais errada que muitos fazem é que boa posição é o mais baixo possível e não há nada mais errado do que isso, depois vê-se pessoal que vai dentro de um barco onde apenas se vê as orelhas e os olhos!?

                                                    Esse preço é em todos os sentidos descabido, ainda me admiro quando se queixam dos preços de marcas abaixo (as típicas generalistas) que têm preços a anos luz mesmo assim oferecem os carros cheios de equipamento, motores acima e muitos com uma qualidade global muito equiparada quando não são até melhores em vários parâmetros.

                                                    Perante a descrição da versão e equipamento 39 mil euros por um familiar pequeno com uma configuração sem grandes aventuras e que muitos oferecem de serie a menos 10/15 mil euros dá que pensar.

                                                    Se o Classe A (Normalmente a Mercedes é a mais cara) será mais caro nem quero ver o preço.
                                                    Editado pela última vez por Cagi; 13 March 2012, 00:25.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                      A posição de condução deverá ser adaptada à situação, nunca deve ser muito baixa nem muito alta.

                                                      A vantagem do banco ir quase ao chão é para pessoas com troncos altos mas depois como obriga a pernas esticadas os bancos vão encostados aos de trás.
                                                      A dedução mais errada que muitos fazem é que boa posição é o mais baixo possível e não há nada mais errado do que isso, depois vê-se pessoal que vai dentro de um barco onde apenas se vê as orelhas e os olhos!?

                                                      Esse preço é em todos os sentidos descabido, ainda me admiro quando se queixam dos preços de marcas abaixo (as típicas generalistas) que têm preços a anos luz mesmo assim oferecem os carros cheios de equipamento, motores acima e muitos com uma qualidade global muito equiparada quando não são até melhores em vários parâmetros.

                                                      Perante a descrição da versão e equipamento 39 mil euros por um familiar pequeno com uma configuração sem grandes aventuras e que muitos oferecem de serie a menos 10/15 mil euros dá que pensar.

                                                      Se o Classe A (Normalmente a Mercedes é a mais cara) será mais caro nem quero ver o preço.
                                                      Pega num qualquer desses e para melhorares a dinâmica vais gastar mais ainda do que o preço de um serie 1. E dificilmente ficará melhor!

                                                      Mas o que não muitos não percebem é que há gostos e gostos e carteiras diferentes, principalmente isto!
                                                      Eu como já disse nao tenho dinheiro para um BMW novo e prefiro comprar um usado com mais espaço fora das marcas premium, mas se tivesse os euros, a BMW era sem duvida nenhuma uma opção!

                                                      Também não percebo o que é que tem a ver uma posição de condução baixa com o "ir deitado" LOL isto é com cada 1.
                                                      Conduzir deitado também acho que deve ser dificil LOL
                                                      Também ir baixo de mais deve ser chato, voces é que distorcem o que se escreve. Sejam humildes LOL

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que eu acho mesmo estranho é o preço. Veria mais facilmente o 118d a custar isso que o 116d com esses extras...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não aprecio o S1. Já conduzi a versão 120d do anterior modelo e aquilo parece que se conduz com as nalgas no chão. Pouco espaço e os materiais são normais.

                                                          Só tem é mesmo motor....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            O que fazia com 39 mil euros era logo isto :

                                                            Ford Focus 2.5 ST, € 21.900, Penafiel - Standvirtual

                                                            E ainda sobrava um bom dinheiro para muita gota e muito divertimento
                                                            ah, sacana!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X