Olá meus caros,
No outro dia fui prendado a um TD a um BMW 116d do mês passado e resolvi partilhar a minha experiência com vocês. Vou usar como ponto de comparação o meu A1, apesar de serem de segmentos diferentes.
Exterior
Os BMW's nunca me cativaram a nível de aspecto. No entanto sempre gostei do anterior série 1 na versão coupe (com mala saída) em branquinho e com o tecto panorâmico. Gosto do actual série 3 e deste pequeno série 1 ainda não tinha opinião formada. O carro nas fotos e nos anúncios é feio, perdão é FEIO. Pensei cá para mim que seria um retrocesso da coisa mas isso mudou ao chegar perto do carro. Foi uma questão tipo primeiro estranha-se e depois entranha-se. Ficou ali no limbo, numa zona neutra, talvez quando vir um com mais equipamento o ache mais bonito.
Era preto e por isso disfarçava algumas linhas do carro.
As jantes opcionais de 16 polegadas com perfil 55 também eram bonitas.
Interior
A coisa começou mal quando andei a ver o acesso ao carro. Como ao contrário de outras os bancos estão colados ao chão, não é difícil dar uma cornada na parte superior do chassi a entrar ou a sair. Nas portas de trás o problema é outro, a intrusão da curva da cava faz com que demos uma "ancada" ao entrar lá para dentro. Gostei do som das portas da frente ao fechar mas das portas de trás era muito plástico. Também não gostei do puxador da porta traseira, estava muito "para a frente" o que ao fechar por dentro provoca ali uma sensação estranha. Votação negativa para a mala que apesar de ser porreira a nível de tamanho não conta com dois pisos como quase todos os carros do segmento abaixo/mesmo segmento. A porta da mala também não se fecha sozinha (puxa-la e larga-la), temos de lhe dar um puxão com força ou empurrá-la com pressão até fechar.
A habitabilidade é porreira, tanto à frente como atrás. Os apoios de cabeça de traseiros têm ali um truque para ficarem direitos mas de um modo geral considerei muito boa, acomodando facilmente 4 passageiros adultos.
No cockpit ajustei as coisas para mim e sinceramente gostei muito da posição de condução. Nem era melhor nem pior que o meu brancolas, era diferente. Encaixava ali bem, não obstante ter o rabo colado ao chão. O apoio de braço (tunel) era bastante confortável (pele) e temos uma visão completa e arejada à volta do carro. Os materiais apesar de serem fofinhos deram-me ideia que mais cedo ou mais tarde vão ficar com um aspecto muito gasto. O acabamento do pilar A também podia ser melhor. Ao tocar na lateral da consola central os plásticos começaram a estalar. Quando poisei o braço na porta o plástico da porta também estalou (tanto à frente como atrás). Os bancos não eram desportivos e portanto faltava-lhes muito apoio lateral. Também não os achei particularmente confortáveis, claramente abaixo do A1. O porta luvas era todo plástico, ao abrir o puxador deu de si com plástico a ranger, o vendedor até ficou parvo com isso a acontecer. Não era grande mas também não era pequeno. Era sim, pior acabado que o meu.
De um modo geral achei o carro com piores materiais interiores que o pequeno A1 e a montagem também não estava ao mesmo nível apesar de ser boa. Também já tinha reparado nisto noutros irmãos mais velhos. Não é por ter um, mas penso a Audi faz melhores interiores que a BMW.
Nota muito positiva para o rádio profissional com GPS e o sistema iDrive. Dá logo outro ambiente a bordo.
Binómio Caixa/Motor
Antes de mais, o 116d chega para todas as encomendas. Anda bem e não embaraça. Era uma meio caminho entra um 1.6TDI e um 1.9TDI, nas versões de 105cv. Ie, era bom a médios regimes mas não tinha as baixas dos 1.9. Também não tem as altas do 1.6. Mas chega perfeitamente para nos por para além de velocidade permitidas por lei. Apesar de gostar da caixa do A1, é firme e precisa, a caixa deste série 1 destaca-se pela positiva. É rija e a manete era boa. Explora bem o motor. Era precisa mas temos de ser vigorosos a engatar mudanças.
O start stop apesar de funcionar correctamente achei que era muito intrusivo ao ligar ao carro, causava muitas vibrações embora acredite que isto seja um easyfix.
Não conduzi para as médias pelo que os 7.3l do computador de bordo não me pareceram exagerados tendo em conta que foi em cidade e a rasgar.
Dinamismo/Conforto
Era mais dinâmico que o A1 e ao mesmo tempo mais confortável. Ou seja, curvava bem (apesar da suspensão confort e jante R16) e absorvia a maior parte das irregularidades com destreza. Achei a direcção pouco comunicativa e leve.
No entanto não se "sentia" tanto a estrada como no meu.
Rotundas com RWD foram um must, apesar de as ajudas electrónicas não deixarem sair da normalidade
Preço
Este carro mereceria a minha atenção se não fosse pela exorbitante price tag.
39.000€ por um carro cujos extras são:
-Estofos parcialmente em pele e sem apoios
-GPS
-Pintura
-Chave inteligente
-Sensores de parque traseiros
-Alarme
-AC Auto
-Jante 16'
é um abuso. Faltavam-lhe coisas praticas como sensores à frente, sensores de luz/chuva, vidros atérmicos, melhores bancos... Nem os faróis de xenon lhe meteram
No outro dia fui prendado a um TD a um BMW 116d do mês passado e resolvi partilhar a minha experiência com vocês. Vou usar como ponto de comparação o meu A1, apesar de serem de segmentos diferentes.
Exterior
Os BMW's nunca me cativaram a nível de aspecto. No entanto sempre gostei do anterior série 1 na versão coupe (com mala saída) em branquinho e com o tecto panorâmico. Gosto do actual série 3 e deste pequeno série 1 ainda não tinha opinião formada. O carro nas fotos e nos anúncios é feio, perdão é FEIO. Pensei cá para mim que seria um retrocesso da coisa mas isso mudou ao chegar perto do carro. Foi uma questão tipo primeiro estranha-se e depois entranha-se. Ficou ali no limbo, numa zona neutra, talvez quando vir um com mais equipamento o ache mais bonito.
Era preto e por isso disfarçava algumas linhas do carro.
As jantes opcionais de 16 polegadas com perfil 55 também eram bonitas.
Interior
A coisa começou mal quando andei a ver o acesso ao carro. Como ao contrário de outras os bancos estão colados ao chão, não é difícil dar uma cornada na parte superior do chassi a entrar ou a sair. Nas portas de trás o problema é outro, a intrusão da curva da cava faz com que demos uma "ancada" ao entrar lá para dentro. Gostei do som das portas da frente ao fechar mas das portas de trás era muito plástico. Também não gostei do puxador da porta traseira, estava muito "para a frente" o que ao fechar por dentro provoca ali uma sensação estranha. Votação negativa para a mala que apesar de ser porreira a nível de tamanho não conta com dois pisos como quase todos os carros do segmento abaixo/mesmo segmento. A porta da mala também não se fecha sozinha (puxa-la e larga-la), temos de lhe dar um puxão com força ou empurrá-la com pressão até fechar.
A habitabilidade é porreira, tanto à frente como atrás. Os apoios de cabeça de traseiros têm ali um truque para ficarem direitos mas de um modo geral considerei muito boa, acomodando facilmente 4 passageiros adultos.
No cockpit ajustei as coisas para mim e sinceramente gostei muito da posição de condução. Nem era melhor nem pior que o meu brancolas, era diferente. Encaixava ali bem, não obstante ter o rabo colado ao chão. O apoio de braço (tunel) era bastante confortável (pele) e temos uma visão completa e arejada à volta do carro. Os materiais apesar de serem fofinhos deram-me ideia que mais cedo ou mais tarde vão ficar com um aspecto muito gasto. O acabamento do pilar A também podia ser melhor. Ao tocar na lateral da consola central os plásticos começaram a estalar. Quando poisei o braço na porta o plástico da porta também estalou (tanto à frente como atrás). Os bancos não eram desportivos e portanto faltava-lhes muito apoio lateral. Também não os achei particularmente confortáveis, claramente abaixo do A1. O porta luvas era todo plástico, ao abrir o puxador deu de si com plástico a ranger, o vendedor até ficou parvo com isso a acontecer. Não era grande mas também não era pequeno. Era sim, pior acabado que o meu.
De um modo geral achei o carro com piores materiais interiores que o pequeno A1 e a montagem também não estava ao mesmo nível apesar de ser boa. Também já tinha reparado nisto noutros irmãos mais velhos. Não é por ter um, mas penso a Audi faz melhores interiores que a BMW.
Nota muito positiva para o rádio profissional com GPS e o sistema iDrive. Dá logo outro ambiente a bordo.
Binómio Caixa/Motor
Antes de mais, o 116d chega para todas as encomendas. Anda bem e não embaraça. Era uma meio caminho entra um 1.6TDI e um 1.9TDI, nas versões de 105cv. Ie, era bom a médios regimes mas não tinha as baixas dos 1.9. Também não tem as altas do 1.6. Mas chega perfeitamente para nos por para além de velocidade permitidas por lei. Apesar de gostar da caixa do A1, é firme e precisa, a caixa deste série 1 destaca-se pela positiva. É rija e a manete era boa. Explora bem o motor. Era precisa mas temos de ser vigorosos a engatar mudanças.
O start stop apesar de funcionar correctamente achei que era muito intrusivo ao ligar ao carro, causava muitas vibrações embora acredite que isto seja um easyfix.
Não conduzi para as médias pelo que os 7.3l do computador de bordo não me pareceram exagerados tendo em conta que foi em cidade e a rasgar.
Dinamismo/Conforto
Era mais dinâmico que o A1 e ao mesmo tempo mais confortável. Ou seja, curvava bem (apesar da suspensão confort e jante R16) e absorvia a maior parte das irregularidades com destreza. Achei a direcção pouco comunicativa e leve.
No entanto não se "sentia" tanto a estrada como no meu.
Rotundas com RWD foram um must, apesar de as ajudas electrónicas não deixarem sair da normalidade
Preço
Este carro mereceria a minha atenção se não fosse pela exorbitante price tag.
39.000€ por um carro cujos extras são:
-Estofos parcialmente em pele e sem apoios
-GPS
-Pintura
-Chave inteligente
-Sensores de parque traseiros
-Alarme
-AC Auto
-Jante 16'
é um abuso. Faltavam-lhe coisas praticas como sensores à frente, sensores de luz/chuva, vidros atérmicos, melhores bancos... Nem os faróis de xenon lhe meteram
Comentário