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    zagolina 95 ou 98

    boas entao é assim.. recentemente adquiri um vw scirocco 2.0 TSI semi novo.
    e o mecanico da vw disse me k deveria meter gasolina 98 pk embora o carro estivesse preparado para a 95 como diz no manual a gasolina no nosso pais tem baixa qualidade e a 95 nao tem realmente 95 octanas...

    deverei seguir o seu conselho ou meter 95 como manda o manual?

    #2
    temos aqui sapateiro

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DonPedroni Ver Post
      boas entao é assim.. recentemente adquiri um vw scirocco 2.0 TSI semi novo.
      e o mecanico da vw disse me k deveria meter gasolina 98 pk embora o carro estivesse preparado para a 95 como diz no manual a gasolina no nosso pais tem baixa qualidade e a 95 nao tem realmente 95 octanas...

      deverei seguir o seu conselho ou meter 95 como manda o manual?
      2 coisas:

      1- Seguir o manual

      2- Arranjar um mecânico digno desse nome

      Comentário


        #4
        Nos estados unidos a gasolina mais comum até é de 91 octanas e a maioria dos carros lá estão preparados para trabalhar com ela.

        Comentário


          #5
          Atenção que na América usam o AKI e na Europa o RON, o que para 91 AKI vai dar mais ou menos as 95 RON

          Comentário


            #6
            Acho que o mecânico achou que tinhas uma carteira muito bem recheada para usares SC98 ao invés de SC95.
            Se o carro "come" bem SC95, bota SC95.

            Comentário


              #7
              Ele leva 95 na boa mas para tirares rendimento desse motor é 98 sem dúvida...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                Ele leva 95 na boa mas para tirares rendimento desse motor é 98 sem dúvida...
                Isso baseado em...

                Comentário


                  #9
                  O teu mecânico é que tem baixa qualidade.

                  Comentário


                    #10
                    Mete antes zágóleo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Isso baseado em...
                      Em experiência com um Passat 1.8T e 2.0T do A3 por exemplo.
                      Motores grandes beneficiam sempre mais de mais octanas.
                      Até há determinados carros (que se vendem lá fora) que só atingem a potência para a qual foram especificados se levarem gasolina num número elevado de octanas (à cabeça vem-me as 100 octanas salvo erro, que não são comercializadas cá).


                      A explicação técnica alguém há-de vir aqui acrescentar que a minha área não é química.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                        Nos estados unidos a gasolina mais comum até é de 91 octanas e a maioria dos carros lá estão preparados para trabalhar com ela.
                        Falso, é equivalente. Os sistemas usados é que são diferentes.

                        Comentário


                          #13
                          Octanas desaparecidas? Essa é nova.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                            Octanas desaparecidas? Essa é nova.
                            nao entendes nada, elas fugiram com a crise

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                              Em experiência com um Passat 1.8T e 2.0T do A3 por exemplo.
                              Motores grandes beneficiam sempre mais de mais octanas.
                              Até há determinados carros (que se vendem lá fora) que só atingem a potência para a qual foram especificados se levarem gasolina num número elevado de octanas (à cabeça vem-me as 100 octanas salvo erro, que não são comercializadas cá).
                              É que o tema já foi discutido à exaustão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                Em experiência com um Passat 1.8T e 2.0T do A3 por exemplo.
                                Motores grandes beneficiam sempre mais de mais octanas.
                                Até há determinados carros (que se vendem lá fora) que só atingem a potência para a qual foram especificados se levarem gasolina num número elevado de octanas (à cabeça vem-me as 100 octanas salvo erro, que não são comercializadas cá).


                                A explicação técnica alguém há-de vir aqui acrescentar que a minha área não é química.
                                de explicações técnicas eu tb não tenho conhecimento para opinar, mas isso, acredito, é léria.

                                Se um mapa é feito para funcionar a 95 octanas, o rendimento com gasolina a 98 octanas é igual, só não o seria, caso o mapa ECU fosse feito para trabalhar e portanto rentabilizar as 98 octanas.

                                exemplo, de carros bastante alterados com mapas de VP116 octanas (AKI) e também com mapas de 93 octanas (AKI), se lhes colocares VP116 e estiveres no mapa de 93 octanas, a performance é igual à de usares "simples" 93oct...o mapa de injecção, pressão de turbo e mt outros parâmetros, estão "registados" no mapa ECU de 93 e portanto assim ele funcionará independente da gasolina ser de 93 ou VP116.

                                Opiniões mais científicas seriam óptimas, para se aprender sempre mais um pouco.
                                Editado pela última vez por DiogoPinto; 14 March 2012, 02:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  O gajo da vw tem acções da galp.
                                  nem que o manual diga limonada...segue o manual.

                                  Comentário


                                    #18
                                    fiz a mesma pergunta a uma amiga minha que é engenheira mecânica.

                                    'vais andar em competição com o teu carro?'
                                    'não.'
                                    'então mete 95.'.

                                    e eu meto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas já foi de assunto descutido aqui no forum o caso de a gasolina 95 octanas na realidade de muitas bombas nao possuem as tais 95 octanas certas , mas sim menos .

                                      E quanto ao facto da 98 octanas , eu no meu fiesta senti beneficios , seja fazer mais kms , seja a sentir com mais alma . Andei 2 meses a fazer a experiencia no mesmo posto de abastecimento , circuito casa-trabalho-casa , e tudo registado a nivel de kms diarios . E realmente a 98 octanas fazia me diferença .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
                                        de explicações técnicas eu tb não tenho conhecimento para opinar, mas isso, acredito, é léria.

                                        Se um mapa é feito para funcionar a 95 octanas, o rendimento com gasolina a 98 octanas é igual, só não o seria, caso o mapa ECU fosse feito para trabalhar e portanto rentabilizar as 98 octanas.

                                        exemplo, de carros bastante alterados com mapas de VP116 octanas (AKI) e também com mapas de 93 octanas (AKI), se lhes colocares VP116 e estiveres no mapa de 93 octanas, a performance é igual à de usares "simples" 93oct...o mapa de injecção, pressão de turbo e mt outros parâmetros, estão "registados" no mapa ECU de 93 e portanto assim ele funcionará independente da gasolina ser de 93 ou VP116.

                                        Opiniões mais científicas seriam óptimas, para se aprender sempre mais um pouco.
                                        Quando experimentares, opina.
                                        Nestes motores em particular nota-se mais rendimento. Respiram melhor em altas e a autonomia melhora significativamente.
                                        Se a diferença compensa? Depende de caso para caso e de bolso para bolso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O manual só fala em 95? Ou diz que pode levar 95 mas a máxima performance só se atinge com 98?

                                          Se só disser 95, meter 98 é pointless.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o manuel diz no minimo 95 octanas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
                                              de explicações técnicas eu tb não tenho conhecimento para opinar, mas isso, acredito, é léria.

                                              Se um mapa é feito para funcionar a 95 octanas, o rendimento com gasolina a 98 octanas é igual, só não o seria, caso o mapa ECU fosse feito para trabalhar e portanto rentabilizar as 98 octanas.

                                              exemplo, de carros bastante alterados com mapas de VP116 octanas (AKI) e também com mapas de 93 octanas (AKI), se lhes colocares VP116 e estiveres no mapa de 93 octanas, a performance é igual à de usares "simples" 93oct...o mapa de injecção, pressão de turbo e mt outros parâmetros, estão "registados" no mapa ECU de 93 e portanto assim ele funcionará independente da gasolina ser de 93 ou VP116.

                                              Opiniões mais científicas seriam óptimas, para se aprender sempre mais um pouco.
                                              A ECU tem correcções efectuadas pelas informações que os sensores lhe fornecem, não é fixa.

                                              Com isto, a ECU vai aumentar o avanço de ignição apanhando o melhor rendimento sem knock.

                                              O mesmo acontece ao contrário quando um motor está preparado para por exemplo 98RON e lhe metes 95RON, se ele detectar a presença de knocks ele vai atrasar a ignição

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tambem tenho um 2.0 TSI (stock) e a unica diferença que sinto entre 95 e 98 é no peso da carteira...

                                                As vezes, quando la ando com mais alguns tostes no bolso, ponho 3 ou 4 depositos de 98 e nao sinto nada que valha o diferença de preço.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                                  A ECU tem correcções efectuadas pelas informações que os sensores lhe fornecem, não é fixa.

                                                  Com isto, a ECU vai aumentar o avanço de ignição apanhando o melhor rendimento sem knock.

                                                  O mesmo acontece ao contrário quando um motor está preparado para por exemplo 98RON e lhe metes 95RON, se ele detectar a presença de knocks ele vai atrasar a ignição
                                                  A questão é que não é liquido que isso aconteça em todos os motores. A razão apresentada então é de bradar aos céus!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    A questão é que não é liquido que isso aconteça em todos os motores. A razão apresentada então é de bradar aos céus!
                                                    Todos os motores com knock sensor fazem o que eu disse. O que actualmente são quase todos (A partir de 96/97 talvez já vinham com isso)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não tens um carro de corrida, por isso pode levar 95 sem problema

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mete 98 octanas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                                                          Mete 98 octanas.
                                                          Se é por isso, vai GPL, que tem um I.O. superior e é mais barato!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            O gajo da vw tem acções da galp.
                                                            nem que o manual diga limonada...segue o manual.
                                                            Esse aconselhou 98 não aconselhou da Galp.

                                                            Comentário

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