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Compra Renault Laguna I 1.6 16v

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    Compra Renault Laguna I 1.6 16v

    Boas!

    Neste momento, como muitos sabem, tenho um Alfa 146 no qual gastei 4000€ nos últimos 2 anos e 9000Km. Está em muito bom estado, embora tenha um ou outro defeito que não me agrada muito.

    O meu padrinho está neste momento a vender o seu Renault Laguna I 1.6 16v de Julho ou Agosto de 2000 e que comprou novo na altura. Tem neste momento 90000Km. É uma pessoa que estima as suas coisas e já o comprou nos seus "mid-40s", e sempre teve uma condução correcta.

    Estou sinceramente tentado a trocar, embora seja um carro que não me fala ao coração.

    Qual é a vossa opinião em relação a este modelo e motor? É fiável? Quais são os problemas mais típicos?

    Desde já obrigado!

    #2
    Caro Luis,

    Tenho esse modelo, Laguna I (fase II - o de faróis de nevoeiro redondos), com o mesmo motor.
    Se quiser saber a minha experiência com esse carro, veja a página 35 da seguinte thread (no subgrupo BOXES):

    "Renault : Todos os problemas e toda a verdade (22) "

    Deixei lá bastantes detalhes das minhas vivências com o carro, e a minha opinião pessoal.
    Considero ser um carro bom no computo geral, mas alguns acabamentos deixam um pouco a desejar.
    Qualquer coisa disponha.
    Editado pela última vez por BoraLaMarina; 25 March 2012, 16:25.

    Comentário


      #3
      Boas Luis tenho acompanhado o diário de bordo desse carro neste e noutro fórum, compreendo essa indecisão, mas a meu ver o primeiro mal foi ter gasto 4000 eur nesse carro, eu gosto muito de alfas (todos os meus carros de momento são alfas) mas ha limites orçamentais para tudo o laguna vai ser mais carro que o 146 mas vê lá se o Laguna precisa de algo ou se o 146 em breve vai precisar de algo se for este o caso, carros ha ,muitos e diz adeus ao 146 que se está a tornar um chupa dinheiro.

      Comentário


        #4
        Olá novamente colega Luis,

        Pelo que leio por aqui, vejo que tem um Alfa.
        E provavelmente quer ter uma noção de "de onde venho e para onde vou", se decidir adquirir o Laguna I.

        E então é assim:
        - se está muito habituado às emoções e "carisma desportivo", da generalidade dos Alfas, no Laguna pode esquecer;
        - o Laguna é muito bom carro, para aquilo que foi concebido - conforto, estabilidade, segurança, etc, mas é um carro "familiar" (que até se mexe bem) e não uma berlina com "aspirações desportivas"..
        - digo isto pois é dos vários carros que já conduzi, o que menos passa para o condutor a "sensação de velocidade", não confundir com velocidade máxima que efectivamente dá;
        - esta falta de sensação de velocidade, deve-se mais às suspensões e volume do carro do que propriamente aos 110 cv e 1230 kg de peso;
        - se anda depressa? Sim, tem uma boa velocidade de ponta - nos catálogos apresenta 195 km/h reais se não estou em erro;
        - de ponteiro e em recta, passa com facilidade os 200 km/h com gasolina SC 95, com SC 98 passa um pouco dos 210 ou 215 km/h (também não estive para insistir mais).
        - acerca de acelerações, desenrasca-se mas não espere emoções fortes, embora a disponibilidade do motor 1600 cc em baixas até seja boa para o carro em questão.

        Comparativamente ao Alfa Romeo 156 1.6 TS, por exemplo:
        - o Laguna I 1.6 até tem um pouco mais de binário - 151 Nm vs 146 Nm;
        - potência já tem menos - 110 cv vs 120 cv;
        - pelo que falo com colegas meus com Alfas e vejo no forum Alfa, provavelmente, com o Laguna terás menos depesas com manutenções de motor, pois é um dos pontos fortes deste carro e não é temperamental;
        - agora "carácter desportivo", não espere muito, pois é um carro familiar.
        Editado pela última vez por BoraLaMarina; 14 March 2012, 21:43.

        Comentário


          #5
          unico aspecto negativo, as quartelas com o calor deformam junto ao vidro.

          de resto, confortavel, poucos ruidos parasitas e no meu caso (dti) anda bem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SB Ver Post
            unico aspecto negativo, as quartelas com o calor deformam junto ao vidro.

            de resto, confortavel, poucos ruidos parasitas e no meu caso (dti) anda bem
            Confirmadíssimo !

            Vejo que mais alguém compreende que é uma tristeza chegar ao pé do carro e olhar para os forros/quartelas descolados ao pé do vidro.
            Ainda por cima num carro desta gama.
            É por estas que eu digo que alguns acabamentos deixam a desejar.

            Comentário


              #7
              Depois do que investiste no teu Alfa, pelo menos goza-o até não dar mais.

              Assim, sempre rentabilizas o "investimento".

              Comentário


                #8
                Primeiro que tudo quero pedir desculpa pela resposta demorada. O meu horário de trabalho é bastante ingrato e acaba por me deixar muito pouco tempo para fazer outras coisas, como navegar na internet e aparecer no fórum.
                Realmente a troca não faz muito sentido tendo em conta o dinheiro que gastei, mas só a pondero porque se trata de um carro de confiança, do segmento superior e com performance minimamente aceitável. Eu comecei por ter um 155 1.6 TS de 120cv, um carro também do segmento D e ao trocar para os 146 que tive e tenho noto que perdi realmente algum conforto. Os bancos eram maiores e mais confortáveis, a posição de condução melhor e o apoio de braço à frente era um sonho.
                Eu agora faço mais viagens em AE e o 146 não é o ideal para essas lides. Além disso, o meu 146 tem pequenos defeitos/feitio que às vezes me incomodam, como ruídos parasitas a mais, direcção demasiado reactiva, etc e de que o Laguna não padece. Já andei várias vezes naquele carro e é silencioso e confortável, além de bem montado. A descrição do BoraLaMarina vai perfeitamente de acordo à ideia que já tenho do carro e agradeço o feed-back!

                Comentário


                  #9
                  Eu, no teu lugar trocava, ficas a ganhar em todos os aspectos e sendo o carro conhecido melhor ainda.
                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    concordo inteiramente com o 1975, além de que parece-me que és mais condutor de carros confortáveis - não necessariamente grandes - que de máquinas que comem asfalto. também há desportivos confortáveis, mas pelos vistos o laguna assenta-te quase a 100%, embpra perceba que queiras motor também. de qualquer forma com o dinheiro que enterraste (4000€ num 146 dava pra comprares mais 2 desses, embora estourados ou um bem estimado) acho que já devias ter desistido há muito desse carro. só tens um senão, vai ser difícil vendê-lo. se calhar vendias mais depressa um 33. sendo o laguna do teu paeinho eu mudava e arranjava as pequenas coisas que ficam com tempo e dedicação. prepara-te pra receberes ofertas irrisórias pelo 146. uma coisa é o que eles valem, outra é o valor que dão. abraço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      concordo inteiramente com o 1975, além de que parece-me que és mais condutor de carros confortáveis - não necessariamente grandes - que de máquinas que comem asfalto. também há desportivos confortáveis, mas pelos vistos o laguna assenta-te quase a 100%, embpra perceba que queiras motor também. de qualquer forma com o dinheiro que enterraste (4000€ num 146 dava pra comprares mais 2 desses, embora estourados ou um bem estimado) acho que já devias ter desistido há muito desse carro. só tens um senão, vai ser difícil vendê-lo. se calhar vendias mais depressa um 33. sendo o laguna do teu paeinho eu mudava e arranjava as pequenas coisas que ficam com tempo e dedicação. prepara-te pra receberes ofertas irrisórias pelo 146. uma coisa é o que eles valem, outra é o valor que dão. abraço.
                      Eu gosto de carros confortáveis, elegantes e com bom motor. É por isso que o meu carro de sonho é o Maserati Gran Turismo, na versão mais soft. Foi por isso que, com 1300€, o carro que decidi comprar e que mais saudades me deixou, foi o 155.
                      Este 146 pode parecer difícil de vender, mas o facto de ter sido reparado e assistido na Alfa Romeo Motorsport, pelo Rui Palmela, dá-lhe algum valor. Eu lembro-me que há uns meses ainda pus o carro à venda (para arranjar um 155) e pus o carro à venda a mais de 2000€ e passadas menos de 24 horas já tinha quem me ficasse com o carro. Não estou à espera que seja muito difícil vende-lo por um valor razoável neste momento.

                      Comentário


                        #12
                        Não conheço o 1.6 nesse carro mas conheço bastante bem o modelo.

                        O Laguna é de facto um muito bom estradista e um carro muito completo e tem uma estabilidade assinalável.

                        Cheguei a ter de fazer uma viagem acima dos 180 sem o carro estar nas melhores condições (direcção bastante desalinhada devido a uma fortíssima pancada na roda) e nem nessas condições comprometeu. Não é um carro que entusiasme e conquiste corações à primeira análise mas se quando é mesmo preciso ele comporta-se à altura acaba por ganhar o nosso respeito e nisto o Laguna é especialista. É um carro que nos puxa por fazer uma condução pacifica se for necessário ser-se mais aguerrido em curva ele não se nega.

                        Esses das últimas series penso que vinham com medidas de pneus mais generosos, possivelmente tinhas uma surpresa a curvar com ele em comparação com o 146.

                        O defeito mais visível já foi apontado mas é algo que no meu caso demorou a aparecer, pelo menos no meu demorou, o carro era de 1994 e só começaram a descolar em 2008 por aí. E mesmo assim não foi problema nenhum, fiz uma visita a um centro de abate e comprei e arranjei logo uma forra em excelente condição. Não sei esse que é pos restyling também tem esse problema.

                        Quanto ao motor 1.6 não posso dizer nada mas se for como os outros, o 1.8 e 2.0 de origem Renault é de guerra.
                        O Laguna I deve ser dos Renault menos problemáticos, o meu que esteve cá por casa tantos anos fora do normal levou uma reparação no motor de arranque e uma bomba de agua do limpa vidros.

                        Faz-lhe um bom test drive e vê se o carro se adapta ao teu estilo de condução.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pela resposta, FernandoAc. Corresponde de facto à ideia que tenho do Laguna. No que toca aos pneus, têm a mesma largura dos do meu 146, ou seja, 195mm. Só que no meu são 195/50R15 e no Laguna são 195/65R15.

                          Comentário


                            #14
                            Vi tantos Laguna pos restyling com jante 16 que pensava ser norma. O meu penso que tinha 15", mas a largura e isso sei de certeza, era 185. Esse pós restyling deve curvar ainda melhor, podendo chegar mesmo a surpreender.

                            Comentário


                              #15
                              Há cerca de 12 anos estive para adquirir um laguna desse modelo, embora fosse 1.8.

                              Sobre o motor pouco sei dizer, mas viajei num como passageiro e pareceu-me bastante confortável, seguro e com bom equipamento.

                              Comentário


                                #16
                                Se o Laguna estiver em muito bom estado... epah, eu ficaria também indeciso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                  Se o Laguna estiver em muito bom estado... epah, eu ficaria também indeciso.
                                  Da última vez que vi e ouvi o carro, há uns 2 meses no máximo, estava basicamente como novo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só por curiosidade, o carro é deste modelo?

                                    http://img801.imageshack.us/img801/2...tlaguna19d.jpg

                                    http://img829.imageshack.us/img829/2...tlaguna19d.jpg

                                    Foi no 1.8 deste modelo que eu andei
                                    Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 19 March 2012, 10:34.

                                    Comentário


                                      #19


                                      Sim, o pré restyling é assim.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estás a cometer um tremendo erro se avançares com essa troca!

                                        No teu Alfa tu já realizaste um longo trabalho, sabes o que ali tens e, apesar do motor não ser brilhante, tens já uma motorização com alguma raça. O Laguna é, a meu ver, um carro sem o mínimo paladar, coisa que no alfa há a sobrar.

                                        Basicamente, estás a trocar um carro com um design interessante e já com algum historial na tua mão por uma canja sem sal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                          Estás a cometer um tremendo erro se avançares com essa troca!

                                          No teu Alfa tu já realizaste um longo trabalho, sabes o que ali tens e, apesar do motor não ser brilhante, tens já uma motorização com alguma raça. O Laguna é, a meu ver, um carro sem o mínimo paladar, coisa que no alfa há a sobrar.

                                          Basicamente, estás a trocar um carro com um design interessante e já com algum historial na tua mão por uma canja sem sal.
                                          Por outro lado esta a trocar por um carro bem mais confortavel, maior, com motor mais economico e se tiver em bom estado nao tem de gastar nada com a troca.

                                          O Laguna no geral é um carro melhor que o Alfa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                            Só por curiosidade, o carro é deste modelo?

                                            http://img801.imageshack.us/img801/2...tlaguna19d.jpg

                                            http://img829.imageshack.us/img829/2...tlaguna19d.jpg

                                            Foi no 1.8 deste modelo que eu andei
                                            É esse mesmo. É dos últimos do primeiro modelo. Aliás, quando ele o comprou, acho que já circulavam nas ruas os primeiros Laguna II.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                              Estás a cometer um tremendo erro se avançares com essa troca!

                                              No teu Alfa tu já realizaste um longo trabalho, sabes o que ali tens e, apesar do motor não ser brilhante, tens já uma motorização com alguma raça. O Laguna é, a meu ver, um carro sem o mínimo paladar, coisa que no alfa há a sobrar.

                                              Basicamente, estás a trocar um carro com um design interessante e já com algum historial na tua mão por uma canja sem sal.
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Por outro lado esta a trocar por um carro bem mais confortavel, maior, com motor mais economico e se tiver em bom estado nao tem de gastar nada com a troca.

                                              O Laguna no geral é um carro melhor que o Alfa.
                                              Estão os dois certíssimos. Só que o compromisso que prefiro neste momento, é o de conforto e qualidade de vida a bordo. Claro que, a trocar, irei ter saudades do Alfa todos os dias. Só é pena que o carro do meu padrinho seja um Laguna I 1.6 16v em vez de um 156 1.6 ou 1.8 TS Sport!
                                              Editado pela última vez por LuisMiguelC; 19 March 2012, 22:13.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                                Estás a cometer um tremendo erro se avançares com essa troca!

                                                No teu Alfa tu já realizaste um longo trabalho, sabes o que ali tens e, apesar do motor não ser brilhante, tens já uma motorização com alguma raça. O Laguna é, a meu ver, um carro sem o mínimo paladar, coisa que no alfa há a sobrar.

                                                Basicamente, estás a trocar um carro com um design interessante e já com algum historial na tua mão por uma canja sem sal.
                                                Julgo que também não será tanto assim, não é..

                                                Eu próprio chamei à atenção lá em cima para o facto de o construtor, neste modelo, pretender dar mais primazia ao conforto a bordo e segurança, do que a "aspirações desportivas".
                                                E de facto a sensação de velocidade neste carro é bastante filtrada.

                                                Além dos elementos que já referi noutro post, (carro volumoso, suspensões macias, "apenas" 110 cv, etc) que ajudam a isso, o próprio design do carro visto pelo interior ajuda a "diluir" sensações de velocidade:
                                                - o tablier é relativamente largo;
                                                - o capot é também largo e amplo;
                                                - o capot é completamente liso, sem qualquer tipo de friso ou rebordo que ajude a servir como ponto de referência visual;
                                                - calculo que o motor 1600 cc do Laguna não tenha um ronco tão ruidoso como o do Alfa 146, ou precise sequer de ser puxado a tão altas rotações, logo aqui já atingimos certas velocidades sem grande barulho de motor..

                                                Tudo isto vai influenciar a velocidade percepcionada, é verdade.. agora, daí a dizer que é "um carro sem o mínimo paladar, coisa que no Alfa há a sobrar", parece-me um pouco exagerado, quase como se fosse uma diferença do tipo "da noite para o dia".

                                                Just my 2 cents.

                                                Cumprimentos
                                                Editado pela última vez por BoraLaMarina; 20 March 2012, 10:50.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                  Estão os dois certíssimos. Só que o compromisso que prefiro neste momento, é o de conforto e qualidade de vida a bordo. Claro que, a trocar, irei ter saudades do Alfa todos os dias. Só é pena que o carro do meu padrinho seja um Laguna I 1.6 16v em vez de um 156 1.6 ou 1.8 TS Sport!
                                                  Eu também adoro o 156 TS, além de outro carro que estou a ver, ando a ponderar se avanço para um Alfa 156 ou não.

                                                  E tal como estou actualmente comprador de outra marca, também contactei alguns vendedores de Alfa 156 no SV.
                                                  (E tenho reparado que, os que aparentam estar "decentes" e com preços razoáveis têm sido despachados em pouco tempo).

                                                  No entanto convém realçar que o Alfa 156 (gasolina) é um carro que carece de uma manutenção exigente e "minuciosa":
                                                  (Provavelmente já sabes isto.)
                                                  - componentes como capas das bielas, são altamente sensíveis ao tipo; marca e prazo de mudança do óleo;
                                                  - velas não convém mesmo NADA ser umas quaisquer;
                                                  - correia de distribuição tem prazos de mudança um pouco mais frequentes que outras marcas, (sob pena do motor ir para o galheiro);

                                                  (Atenção que, a questão da fragilidade das capas das bielas, é inclusive reconhecida pelos membros do fórum AR Team.)
                                                  Do Laguna I a gasolina, desconheço chatices com estes tópicos.

                                                  Agora Luis, se ainda procuras muito da adrenalina e carácter desportivo de um carro (e isso parece-me que ainda te corre nas veias)... claro que aí, um Alfa 156 certinho tem mesmo mais a dizer!
                                                  Até a mim ele apela!

                                                  Depois diz de tua justiça. Cumprimentos.
                                                  Editado pela última vez por BoraLaMarina; 20 March 2012, 10:46.

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                                                    #26
                                                    BoraLaMarina, estou a par da questão das capas de bielas, tanto que o motor do meu 146 também foi afectado por essa situação (devido, mais provavelmente, a algum facilitismo do dono anterior no que toca ao prazo de muda do óleo) e foi todo reconstruído lá em Palmela.

                                                    Neste momento a troca pelo Laguna foi posta de parte e vou continuar com o meu 146 até poder comprar um GTV, por exemplo. Muito obrigado a todos pela ajuda!

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                                                      #27
                                                      Não podia deixar de responder aqui já que desde o dia 4 deste mês sou um feliz possuidor de um 1.8RT de 1996.
                                                      Contras: as forras das portas descoladas também... De momento mais nada tenho a acrescentar.

                                                      De resto é o que já foi dito aqui. Estável, curva bem, anda bem pelo menos para mim que vim de um Clio mkI 1.2 também de 1996.
                                                      E é verdade quando dizem que não se nota a velocidade. Podes ir a 200 medidos em GPS e não tens essa sensação.
                                                      Quando dizem que o carro não tem o minimo paladar eu tenho de discordar. Na AE não precisava de reduzir para 4ª se quisesse andar bem. Em quinta passou um carro por mim e sem reduzir calquei o acelerador e foi ver o menino dos 120 para os 180 relativamente rápido para o peso/cavalagem que tem, passei pelo outro parecia que ele é que ia parado!
                                                      Não é o supra sumo dos sprint's ou velocidade de ponta mas consegue-se um bom andamento, mala super grande pois foi por isso que o comprei devido a ter sido pai á coisa de 3 ou 4 meses.
                                                      Acho que ficas bem servido no geral e falo sem conhecer o Alfa mas eu apostava no Laguna.
                                                      E mais, tenho 27 anos e quando estou parado nos semáforos quantas pessoas não olham do tipo: aquilo é carro de cota!!!
                                                      Eu adoro o meu Laguna!!

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                                                        #28
                                                        Meu tio teve um Laguna I 1.8 de 1998 há uns anos. Acredito ser o mesmo carro vendido aí, pois era feito na França. Ficou pouco com ele, pois apesar de gostar, teve muitos problemas na parte eletrônica e desistiu de arrumar.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                                          Contras: as forras das portas descoladas também... De momento mais nada tenho a acrescentar.


                                                          E é verdade quando dizem que não se nota a velocidade. Podes ir a 200 medidos em GPS e não tens essa sensação.
                                                          Afinal tens 2 defeitos... Esse ponteiro está a vergar demais.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                                            Meu tio teve um Laguna I 1.8 de 1998 há uns anos. Acredito ser o mesmo carro vendido aí, pois era feito na França. Ficou pouco com ele, pois apesar de gostar, teve muitos problemas na parte eletrônica e desistiu de arrumar.

                                                            foi azar, são carros bastante fiáveis

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