Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Ibizia - AVARIA NO MOTOR passado 2 ANOS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Ibizia - AVARIA NO MOTOR passado 2 ANOS

    Comprei um carro Seat Ibiza 1.2 em 2010, o que me foi entregue no início do mês de Janeiro de 2010. A garantia terminou a 07 de Janeiro de 2012.

    Passado 2 anos, o carro estava com aproximadamente 35.000 Kms e não tinha dado mais despesa do que as manutenções inerentes à quilometragem e idade.

    No dia 13/01/12 apareceram 3 luzes amarelas no visor, encostei o carro e mal tive oportunidade, a 16/01/2012 levei o carro à oficina da marca, tendo sido visto por um responsável, que através do computador procurou detectar o motivo das leds acesas. Não detectando o problema, o responsável disseque provavelmente se devia a problemas eléctricos, aconselhando-me a agendar um dia dessa semana para que pudessem tentar descobrir qual o problema. Referiu ainda não existir risco associado à sua normal circulação,

    No dia 18/01/12, o carro parou de vez, tendo sido detetado uma avaria no motor, cuja solução mais rentável seria adquirir um motor novo.

    Tentei entrar em contacto com a Seat, expondo a situação, apelando a uma cortesia na comparticipação das despesas, recusada pela marca, com a justificativa do término da garantia.

    Reforço... o motor do Seat Ibiza 1.2, de 3 portas, de 2010... avariou passado 2 anos, uma semana após o término da garantia, existindo a hipótese de um defeito de fabrico (e nestes casos, segundo ja me informaram, a garantia para defeitos de fabrico extende-se por 10 anos). No entanto, a marca simplesmente se afastou do caso.

    #2
    What else is new? Pode ser que comecem a aprender que a Seat não é tão amiga como muitos fazem querer...
    Com esses gajos só há uma solução, é levares todas as provas/documentos das tuas idas à oficina (presumo que as 2 revisões foram feitas em concessionários oficiais/seat service) e da última intervenção em que um técnico te disse não haver problema e dirigires-te ao centro de arbitragem automóvel para eles apertarem a marca.

    Comentário


      #3
      Uma semana passada da garantia e nem uma ajudinha da marca? Espero que tenhas sorte mesmo, é de lamentar a atitude dos responsáveis da Seat no entanto eles "têm" um pouco de razão já que foi passado a garantia, nem que seja uma semana, má sorte mesmo.
      Espero que a sorte te ajude desta vez e que consigas resolver o problema da melhor maneira possível.

      Comentário


        #4
        Só lhes ficava bem ajudar a pagar a despesa porque não sei como eles justificam que um carro com 35 mil kms e 2 anos já tenha necessidade de outro motor... um motor morrer aos 35 mil kms só pode ser por falha grave, defeito em algum componente chave porque é suposto durarem mais de 250 mil kms e ainda está muito longe.

        Neste caso acho que a garantia ter passado de nada interessa porque é uma falha num órgão essencial que deveria ser duradouro.

        Uma coisa seria ter 2 anos e muito mais do que 100 mil kms...35 mil kms o carro devia estar em plena saúde, isto é a 1ª revisão!
        Editado pela última vez por Cagi; 15 March 2012, 22:58.

        Comentário


          #5
          So nao percebi isto:

          Originalmente Colocado por rosamvr Ver Post
          (e nestes casos, segundo ja me informaram, a garantia para defeitos de fabrico extende-se por 10 anos).

          Como assim extende-se por 10 anos?

          Quanto ao caso, centro de arbitragem para resolveres o problema.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
            Só lhes ficava bem ajudar a pagar a despesa porque não sei como eles justificam que um carro com 35 mil kms e 2 anos já tenha necessidade de outro motor... um motor morrer aos 35 mil kms só pode ser por falha grave porque é suposto durarem mais de 250 mil kms.

            Neste caso acho que a garantia ter passado de nada interessa porque é uma falha num órgão essencial que deveria ser duradouro.

            Uma coisa seria ter 2 anos e muito mais do que 100 mil kms...35 kms o carro devia estar em plena saúde, isto é a 1ª revisão!

            É a segunda.
            E é grave pelo ridículo de situação. 35 mil kms? Então mas aquilo foi desenhado para durar 2 anos é isso?

            Comentário


              #7
              Que cena marada, Boa Sorte!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                É a segunda.
                E é grave pelo ridículo de situação. 35 mil kms? Então mas aquilo foi desenhado para durar 2 anos é isso?
                Este faz revisões de 20 em 20? por exemplo há uns que fazem aos 30 em 30 e até de 40 em 40 mil por isso é que disse que 35 mil kms está no inicio do ciclo de vida e que é descabido uma situação destas por isso mesmo e que por ter caido fora da garantia não é motivo para estarem a negligenciar um caso destes.

                Eu não disse que foi desenhado para durar 2 anos, eu disse é que não é a idade que esta em causa mas sim o pouco uso e já o motor nas couves o que pode ser uma indicação de defeito e que a marca terá que assumir, pelo menos seria uma atitude consciente.

                Comentário


                  #9
                  Existe uma avaria no motor com 35000km e o mais rentavel é comprar um motor novo? acho um pouco estranho essa explicação , mas qual é a avaria? O checkup acusou o quê? O melhor mesmo é levar o carro a outra oficina nem que seja multimarca e ouvir uma segunda ou mais opiniões porque pode ser um simples problema electrico com alguma centralina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                    Este faz revisões de 20 em 20? por exemplo há uns que fazem aos 30 em 30 e até de 40 em 40 mil por isso é que disse que 35 mil kms está no inicio do ciclo de vida e que é descabido uma situação destas por isso mesmo e que por ter caido fora da garantia não é motivo para estarem a negligenciar um caso destes.

                    Eu não disse que foi desenhado para durar 2 anos, eu disse é que não é a idade que esta em causa mas sim o pouco uso e já o motor nas couves o que pode ser uma indicação de defeito e que a marca terá que assumir, pelo menos seria uma atitude consciente.
                    Tem revisões de 15k em 15k ou anualmente se o limite não for atingido.
                    Se o carro entretanto "achar" que precisa de uma revisão antes de um dos dois acima ocorrer, ele avisa no CB.
                    No meu entender seja pela idade, seja pelos km's não é motivo para o motor dar o berro. Estes motores 1.2 até são bastante fiáveis, prova disso é que já estão no mercado há mais de 1 década e sem grandes modificações. Logo mais um motivo para a Seat se chegar à frente pois se avariou foi certamente por algum defeito de fabrico ou por algum erro cometido aquando de uma das revisões.
                    Agora se a Seat já respondeu ao user que não vai fazer nada só há 3 soluções:
                    -Ou acarreta com a despesa e faz o que lhe pedem;
                    -Ou leva o caso para a via judicial da qual eu tenho a certeza que irá ganhar se tiver feito tudo como "manda a lei", inclusive direito a uma compensação "for the trouble";
                    -Ou vende o carro avariado e compra outro;
                    Editado pela última vez por TommyPT; 16 March 2012, 01:41.

                    Comentário


                      #11
                      Como já perguntaram por aqui, avariou o quê? Motor novo com 35.000kms?!? como assim?

                      Já agora, qual foi a oficina que fez o diagnostico?

                      Comentário


                        #12
                        Qual é mesmo o problema?

                        Comentário


                          #13
                          lamento a situação, é infeliz.... eles dentro da garantia costumam ser impecáveis.... escreve para a Seat Espanhola

                          Comentário


                            #14
                            Greetings!

                            Escreve uma carta para a sede da marca em Espanha a explicar a falta de respeito que te está a ser feita pela Seat Portuguesa.
                            Informa que já estás a comentar o caso no maior fórum Automobilístico Português com milhares de leitores diários a ver o teu caso.

                            Cumprimentos


                            ps.Qual é mesmo o problema?

                            Comentário


                              #15
                              O motor do teu carro é o 1.2 de 3 cilindros ou o 1.2 tsi?
                              De qualquer forma seria interessante saber o que realmente avariou no motor, pois tal como já disseram ter que trocar tudo num carro tão recente é algo atípico.

                              Comentário


                                #16
                                É de facto de lamentar a situaçao e vou seguir o tópico para saber o seguimento da situação.

                                Novamente, deverás expor o teu caso à Seat, reforçar a ideia que irás recorrer às vias judiciais e que, face à situação, provavelmente irás ganhar.
                                É de referir, como já foi dito, que irás expor o caso à Seat Espanha e que estás também a expor o caso neste fórum.

                                Boa sorte!

                                Comentário


                                  #17
                                  Material bom....

                                  ...TVI com isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Motor deu o berro porque?????

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                      Existe uma avaria no motor com 35000km e o mais rentavel é comprar um motor novo? acho um pouco estranho essa explicação , mas qual é a avaria? O checkup acusou o quê? O melhor mesmo é levar o carro a outra oficina nem que seja multimarca e ouvir uma segunda ou mais opiniões porque pode ser um simples problema electrico com alguma centralina.
                                      Claro que é mais rentável.

                                      Para a Seat.


                                      Já agora, qual é o problema mesmo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Normalmente é mais barato comprar um motor usado.

                                        Mesmo com ajudas das marcas, fica sempre mais caro a reparação, qto mais 1 motor novo.

                                        A não ser que paguem tudo, como deviam!

                                        Por isso, e em carros que são objectos caríssimos o melhor é fazer sempre extensões de garantia, até ao máximo existente.
                                        Além do normal seguro contra todos os riscos!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O carro nunca precisou da garantia antes? Se sim, o prazo que esteve parado na Seat é adicionado ao período de 2 anos de garantia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Lamento o que aconteceu com este Ibiza.

                                            Não sei o que se está a passar neste caso, teria de saber a "história toda" para me pronunciar.

                                            Neste mesmo forum têm surgido vários casos de problemas de desgaste anormal ou avarias fora do periodo de garantia em que a marca tem assumido a reparação ou comparticipado a mesma. Acho muito estranho que neste caso pura e simplesmente virem costas ao cliente. Não sei se o carro fez sempre a manutenção a tempo e horas, se sofreu algum acidente ou foi mal reparado, se foram usadas peças estranhas à marca... enfim podem-se ter passado "n" situações.

                                            Para o carro precisar de um motor novo é porque teve um problema mecânico grave tipo, perda de oleo ou de líquido de refrigeração tendo gripado, falha da bomba de oleo, problema com a correia de distribuição ou algo no genero destruindo internamente o motor. Se de facto não houve acidente que motivasse esta avaria, se não houve intervenção de entidades estranhas, se o carro fez a manutenção adequada numa oficina da marca ou de acordo com as normas do fabricante então recomendo uma exposição à propria Seat reclamando uma ajuda para uma avaria motivada por defeito de fabrico.

                                            Desejo boa sorte.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Realmente, a Seat, no que se refere a garantias, é do pior que há por aí...

                                              Outro ---> http://forum.autohoje.com/forum-gera...de-2-anos.html
                                              ____________

                                              Em 2001, o Ibiza da minha mulher também deu o berro. Isto aconteceu 1 ano e 2 meses depois da sua compra. Na altura, a garantia por lei era de somente 1 ano.
                                              O Ibiza tinha 14k km.

                                              As queixas foram para a Ramalda (concessão que vendeu o carro), Seat Portugal, Seat Espanhola e no fim DECO. Inicialmente assumiam 15% da despesa, depois passou a 50% e finalmente assumiram o total da despesa da avaria do motor.
                                              O carro foi trocado no mês seguinte por um Focus...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                Lamento o que aconteceu com este Ibiza.

                                                Não sei o que se está a passar neste caso, teria de saber a "história toda" para me pronunciar.

                                                Neste mesmo forum têm surgido vários casos de problemas de desgaste anormal ou avarias fora do periodo de garantia em que a marca tem assumido a reparação ou comparticipado a mesma. Acho muito estranho que neste caso pura e simplesmente virem costas ao cliente. Não sei se o carro fez sempre a manutenção a tempo e horas, se sofreu algum acidente ou foi mal reparado, se foram usadas peças estranhas à marca... enfim podem-se ter passado "n" situações.

                                                Para o carro precisar de um motor novo é porque teve um problema mecânico grave tipo, perda de oleo ou de líquido de refrigeração tendo gripado, falha da bomba de oleo, problema com a correia de distribuição ou algo no genero destruindo internamente o motor. Se de facto não houve acidente que motivasse esta avaria, se não houve intervenção de entidades estranhas, se o carro fez a manutenção adequada numa oficina da marca ou de acordo com as normas do fabricante então recomendo uma exposição à propria Seat reclamando uma ajuda para uma avaria motivada por defeito de fabrico.

                                                Desejo boa sorte.
                                                Não me parece que a troca do forro dos bancos seja motivo para generalizares que eles arranjam coisas fora período de garantia. E estamos a falar de um problema que é sobejamente conhecido como defeito de fabrico e que até devia ter substituição vitalícia pois o tecido que eles colocam lá para substituir é a mesma coisa. I've had my share of fair trades with them...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É por essas e por outras que nunca mais compro carros novos... e depois não percebem porque é que as pessoas cada vez menos o fazem (independentemente das condições do mercado)...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    São todas iguais...Seat, Toyota, Renault...etc...o mal é o azar bater-nos á porta...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Carros com bancos tipo baquet desportivos com o apoio lateral muito saliente e duro estão naturalmente mais sujeitos a desgaste. Não é caso unico dos Seat. Lembro-me de ver um Volvo S60 com 4 ou 5 anos com bancos deste tipo forados a pele em que o do condutor já estava com pessimo aspecto tanto no assento como no encosto. A cor clara também não ajudava... no resto o interior até tinha bom aspecto.

                                                      Eu tenho um Ibiza destes versão sport e o banco do condutor não estará novo mas não apresenta desgaste assinalável. Claro que eu tenho cuidado ao entrar e sair, evito grandes rossadelas no bordo do banco justamente porque já vi muitos bancos deste tipo com o tecido rossado e alguns até rasgado. Isto nao invalida que concorde que o tecido podia ter melhor qualidade como de resto outras coisas no Ibiza. A parte de baixo do tablier e os plasticos em geral, o forro da mala principalmente o de baixo e a chapeleira que tb é bastante fraca. O assento dos bancos de tras também é muito fraquinho.

                                                      Relativamente ao problema deste ibiza, do pouco que se sabe eu apostaria numa falha da bomba de oleo. Provávelmente a luz da pressão foi uma das que acendeu mas pensaram numa falha electrica do sensor e desvalorizaram o que foi um erro grave. Falta de oleo custa-me a crer, a vareta do oleo é uma coisa simples e básica de se ver. Estes carros não têm termometro do motor o que é uma falha de conceção. Se fosse falha no sistema de refrigeração poderia ser detetado o aumento da temperatura nem que fosse uma tendencia.

                                                      Por fim dizer que se o carro foi à oficina com a luz do oleo acesa e disseram que podia andar meesmo assim, eles deveriam reparar o carro por duas razoes:

                                                      Porque tiveram responsabilidade nas consequencias da avaria
                                                      Porque o carro acabou de sair da garantia
                                                      Editado pela última vez por JCF; 17 March 2012, 11:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esse assunto em questao é muito grave visto sabermos que as marcas em vez de facilitar a vida aos clientes por vezes prejudicam a soluçao deste caso passa por tres passos e fica resolvido

                                                        1º Seat Portugal
                                                        2º Seat Espanhola (fabrica)
                                                        3º Deco,Asae, e Provedor do Consumidor


                                                        Assim caro amigo nao aceite 50% ou 70% de ajuda só os 100% e eles pagam entretanto anexe viagens de taxi ,metro, autocarro ou aluguer de carro sem condutor , no final pagam tudo e nao bufam, ja este infelizmente nao é caso isolado nem da Seat nem doutras marcas, e nao se esqueça que a ultima revisao tem garantia tambem

                                                        Um abraço e fico a espera de noticias suas e do desenrolar do assunto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se foste à oficina por causa das luzes de aviso acesas e eles te disseram para andar normalmente com o carro, e por causa disso o motor pifou, então a culpa é deles, esteja ou não em garantia. Tu fizeste o que era recomendado, eles é que foram negligentes.

                                                          Acho que tens que te agarrar a isto para conseguir que eles assumam a reparação.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X