Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mazda MX-5 mk3 - pózinhos extra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mazda MX-5 mk3 - pózinhos extra

    Bem, já aqui tinha colocado um tópico sobre uma segunda viatura q estou a pensar adquirir.

    Ando muito inclinado para o mx-5 de 3ª geração!

    A minha questão é o 1.8 de 126cv soa-me a pouco e o 2.0 sai fora do orçamento... quais são as hipoteses de tirar mais uns pozinhos extra de sem arriscar na fiabilidade, na complexidade, no consumo, e no basqueiro produzido ?!

    Eu sei q mexer num motor atmosferico nunca vai dar grande coisa ... sem fazer mexidas mais a fundo....

    Qual a vossa opinião ?

    Um filtro lavavel de caixa k&n ou pipercross ?! trocar por um catalisador menos restritivo ?! colectores de escape 4-1 ou 4-2-1 ?!

    Ora comentem lá sff :P !

    #2
    "quais são as hipoteses de tirar mais uns pozinhos extra de sem arriscar na fiabilidade, na complexidade, no consumo, e no basqueiro produzido ?!"

    Impossível de se fazer ou quase impossível...

    Um filtro lavavel de caixa k&n ou pipercross ?! trocar por um catalisador menos restritivo ?! colectores de escape 4-1 ou 4-2-1 ?!

    K&N se não quiseres problemas com as autoridades (Estou a falar do filtro de caixa original)
    A trocares de catalizador, mais vale tirares logo e meteres um tubo (se o carro não tiver duas sondas lambdas), quando for para a inspecção montas o cat.
    4-1 ou 4-2-1 é relativo, o que realmente importa é o desenho do colector, no entanto aconselho 4-2-1.


    Umas coisas que podes fazer é
    Linha de escape de maior diâmetro (com panela no meio e uma panela final silenciosa por causa do barulho)
    Colectores de escape
    Borboleta maior
    Colector admissão trabalhado
    Afinar centralina

    Com isto já ganhas uns "pózinhos", a partir daí é só com aumentos de compressão e arvore de cams mais agressivas o que se torna caro.

    Comentário


      #3
      Não existem pequenenos compressoreszitos softs que seja tipo montar, ligar a correia, montar a ECU afinada e siga mais uns pozitos !

      Nada de mto exagerado, sei lá tipo +25cv .... isto sou eu a sonhar um bocadito alto :p !

      Comentário


        #4
        e porque não importar um lotus do UK ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SB Ver Post
          e porque não importar um lotus do UK ?
          com 15/16k€ ?!

          Comentário


            #6
            procura na net os ganhos de cv's de uma linha de escape a homem, podes depois meter silenciadores, e posterior mexida na ecu

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por iJAF Ver Post
              Não existem pequenenos compressoreszitos softs que seja tipo montar, ligar a correia, montar a ECU afinada e siga mais uns pozitos !

              Nada de mto exagerado, sei lá tipo +25cv .... isto sou eu a sonhar um bocadito alto :p !
              É a única safa. Tudo o resto traz mais consumo do que propriamente andamento.

              As linhas de escape são para encher, não para alargar. Só num carro que esteja a ser restingido pela linha é que ao aumentares a linha vais buscar uns poucos cv's em altas, mas até lá perdes força, daí a linha vir com uma dimensão específica de fábrica.

              Gasta antes dinheiro em amortecedores, sinoblocos, óleo do melhor, etc...

              Comentário


                #8
                Vê aqui...

                Mazda Miata, MX-5, Eunos Roadster - MX5 Parts Spares

                Comentário


                  #9
                  Nunca perccebi porque é que os Mx5 no geral tem um motor com tão pouca potencia...por muito leves que sejam o motor devia ter mais potencia para cilindrada.
                  Mesmo os motores atuais tem muito pouca potencia...

                  Comentário


                    #10
                    Faz mesmo parte do conceito.
                    Baixo peso não necessita de muita cavalagem para se tirar partido do carro. Além do mais, costumam ser motores simples e fiáveis, o que não acarreta grandes custos de manutenção, o que é excelente.
                    O meu problema nem é tanto com a cavalagem modesta em termos absolutos como em termos relativos para a cilindrada.
                    É mesmo com os motores em si, que não costumam ser as coisas mais interessantes de usar. Não cativam, nem pela resposta, nem pela sonoridade. São bastantes banais, sem grande interesse. Mais adequados a um familiar que a um pequeno sports-car.
                    Apesar de no geral, serem coisas bastante fiáveis e duráveis, costumam ser o elo mais fraco em toda a experiência de condução do Mx5.

                    Por exemplo, um Barchetta tem apenas 130cv do seu 1.8, mas o motor cativa muito mais em utilização que qualquer coisa que o Mx5 ofereça.

                    No entanto, dado a qualidade dos chassis que o Mx5 costuma ter, sem dúvida que poderiam arriscar numa versão mais pujante.
                    Até agora temos visto apenas preparadores a explorar o potencial do carro.
                    Conversões com compressores e turbos permitem dar ao Mx5 a vitamina extra que falta ao carro de produção. A BBR costuma ter uns kits muito interessantes

                    Comentário


                      #11
                      E o custo de todos esse upgrades não justifica a procura de um 2.0 com um preço bem negociado?

                      Comentário


                        #12
                        O civic também era leve e nem por isso deixava de ter um motor 1.6 atmosferico com 160cv, era na mesma fiável e dava um gozo do caraças!

                        Compreendo o conceito mas poderiam ir um pouco mais alem na potencia disponibilizada.

                        O motor atual 1.8cc tem 126cv para 1150kg
                        O motor atual 2.0cc tem 160cv e o carro não é tal leve quanto isso 1165kg.

                        Gozo só mesmo se for tração traseira porque a nível de aceleração reprises deve ser muito fraquinho mas pronto cada marca tem a sua filosofia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                          O civic também era leve e nem por isso deixava de ter um motor 1.6 atmosferico com 160cv, era na mesma fiável e dava um gozo do caraças!

                          Compreendo o conceito mas poderiam ir um pouco mais alem na potencia disponibilizada.

                          O motor atual 1.8cc tem 126cv para 1150kg
                          O motor atual 2.0cc tem 160cv e o carro não é tal leve quanto isso 1165kg.

                          Gozo só mesmo se for tração traseira porque a nível de aceleração reprises deve ser muito fraquinho mas pronto cada marca tem a sua filosofia.
                          O chassis e esquema de suspensão, direcção, tracção e caixa do Civic não estão ao nível do Mazda...! É um daqueles casos em que a máxima de que um carro não é só potência, se aplica perfeitamente...seja como for, mais potência era bem vinda, mas como refere o Crash, acima de tudo um motor com carisma...e neste ponto o Civic estava noutro patamar bem acima.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por iJAF Ver Post
                            Não existem pequenenos compressoreszitos softs que seja tipo montar, ligar a correia, montar a ECU afinada e siga mais uns pozitos !

                            Nada de mto exagerado, sei lá tipo +25cv .... isto sou eu a sonhar um bocadito alto :p !
                            Tens isto. Para o NC parece ainda não haver muitas opções (para o NA e NB sim), mas deve ser só uma questão de tempo.

                            Mas, muito sinceramente, acho que é melhor esperares mais até começarem a aparecer NC 2.0 dentro do teu orçamento.

                            Comentário


                              #15
                              Olha que as diferenças entre o 1,8 e o 2,0 não se resumem ao motor. O 2,0 tem LSD de série e a caixa de 6 velocidades.
                              Pelo que vou vendo, será uma questão de tempo até os 2,0 baixarem para esses valores, ou então esperar por um que seja entregue à retoma por valores dessa ordem. Acho que o Vrumm (?) entregou o NC 2,0 dele por valores dessa ordem.
                              Além do que o que vais gastar para têr ganhos de potência decentes, darão para cobrir a diferença para o 2,0.

                              Pessoalmente, acho que à semelhança do que acontece nos NB, vais-te arrepender de comprar o motor mais "fraco". No caso dos NB's vejo muita gente a arrepender-se de ter comprado um 1,6 em vez do 1,8.

                              Comentário


                                #16
                                Não me lembrava da questão do LSD e da caixa de 6...!!! Venha um 2.0

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                  Olha que as diferenças entre o 1,8 e o 2,0 não se resumem ao motor. O 2,0 tem LSD de série e a caixa de 6 velocidades.
                                  Pelo que vou vendo, será uma questão de tempo até os 2,0 baixarem para esses valores, ou então esperar por um que seja entregue à retoma por valores dessa ordem. Acho que o Vrumm (?) entregou o NC 2,0 dele por valores dessa ordem.
                                  Além do que o que vais gastar para têr ganhos de potência decentes, darão para cobrir a diferença para o 2,0.

                                  Pessoalmente, acho que à semelhança do que acontece nos NB, vais-te arrepender de comprar o motor mais "fraco". No caso dos NB's vejo muita gente a arrepender-se de ter comprado um 1,6 em vez do 1,8.
                                  Aqui também concordo.
                                  Se em ambas as versões, os valores de potência são modestos para as capacidades do chassis, a escolha preferencial recairá sempre no mais potente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    A BBR costuma ter uns kits muito interessantes
                                    também tens estes gajos Litchfield Mazda MX-5 | Car Review | evo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Passo a publicidade, o que acham disto e respectivas implicações ?!

                                      Almeida e Lamas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por iJAF Ver Post
                                        Passo a publicidade, o que acham disto e respectivas implicações ?!

                                        Almeida e Lamas

                                        Isso deve ter sido feito num NA 1800, é o único que vinha com 130CV's de fábrica. Além do que não me espantava nada que um carro com boa manutenção e bem "puxado", ganhasse 10 CV's ao fim duns milhares de kms.
                                        Mantenho a minha opinião, vi muita gente arrependida de comprar NB/NB 2,5 1600, nunca vi ninguém com um 1800 dizer que devia ter comprado o 1600. As versões "base" (NA de 90 CV's, NB/NB 2,5 1600 e NC 1800) são porreiras para passear... só para passear. Para gozar realmente um MX5 nada como as versões mais potentes . E pelo que vou lendo, nem o argumento do menor consumo funciona, pois acabam por gastar practicamente o mesmo.
                                        Além do que nos NC 2000, muitos têem o kit de rebaixamento Eibach que faz milagres pelo comportamento; os 1800 estarão quase todos standard.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Apesar de não ter sido o propósito inicial deste tópico, para quem procura um Mx5 com "pózinhos extra" talvez ache esta notícia interessante.
                                          Será apresentado no salão de Leipzig.

                                          Pre-Salón de Leipzig: Mazda MX-5 Yusho, con compresor de serie


                                          El próximo Salón del Automóvil de Leipzig será el escenario elegido por la filial alemana de Mazda para presentar en sociedad el nuevo MX-5 Yusho, una edición limitada a sólo 100 unidades que se quedarán en ese país.

                                          Entre lo más destacable de esta serie especial es la incorporación de la sobrealimentación al conocido motor de dos litros. Originalmente con 160 CV, el nuevo integrante desarrolla nada menos que 241 CV, consiguiendo un nivel de prestaciones muy superior al mismo tiempo que un funcionamiento más agradable gracias a la mayor cifra de par (274 Nm). Otra diferencia en relación al original está en la transmisión, ahora con unos desarrollos más cortos.

                                          El resto de variaciones en esta serie afectan a las suspensiones, con amortiguadores Blistein y muelles Eibach de serie, además de estabilizadoras más gruesas. El equipamiento incluye entre otras cosas las llantas de aleación de 17 pulgadas, tapizado específico, climatizador automático, suspensión rebajada, paquete eléctrico, equipo de audio integrado, etc.

                                          De momento desconocemos el precio recomendado de este roadster capaz de alcanzar los 240 km/h.
                                          in es.autoblog



                                          Infelizmente limitado a 100 unidadezinhas e apenas na Alemanha. Porquêêêê?


                                          Esperemos que não seja só pujança extra. O chassis pelo menos tem algo com que se entreter...

                                          Comentário


                                            #22
                                            muito nice para importar mais tarde da alemanha

                                            mas os ingleses tb têm muita sorte porque existem resmas de versões especiais para eles.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cybman Ver Post
                                              muito nice para importar mais tarde da alemanha

                                              mas os ingleses tb têm muita sorte porque existem resmas de versões especiais para eles.
                                              Os ingleses não fazem importação não oficial das versões JDM? Tinha noção que era isso e não versões produzidas especialmente para o mercado do UK.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O problema é que maior parte das séries especiais focam-se apenas em "decoração". Umas cores exclusivas ou jantes, revestimentos para o interior, entre outros mimos. Ou seja, interesse praticamente zero quando oque gostaria era de extrair mais da mecânica/chassis.
                                                Estas variantes vitaminadas/optimizadas são raras e como vemos bastante limitadas, e acabam por ser as mais interessantes. Apenas 100 unidades é muito pouco, para um carro que deve ficar transfigurado, ao colocar mais 80cv e uns 80Nm ao nosso dispôr. Não estou a ver isto a ficar facilmente acessivel no mercado de usados e por preços convidativos como os outros Mx5.

                                                Já se viu por muitos concepts, por parte da Mazda e não só, que existe interesse por "verdadeiras" séries especiais. Pacotes completos que afectam mecânica, chassis, peso.
                                                Mas até agora, zero.
                                                Sabe-se que o Mx5 alimenta um grande mercado aftermarket, mas seria interessante haver oficialmente, uma outra versão mais picante / pura e sem estar tão limitada no acesso à mesma, como acontece com este Yusho e aconteceu no passado, também com algumas variantes sobrealimentadas e até um verdadeiro Mx5 coupé que apareceu no Japão.

                                                Nem que fosse para ajudar a acabar com as piadinhas de que o Miata é carro de menina Temperar com testosterona seria algo que cairia bem

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X