Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa automática - Como conduzir correctamente com a mesma

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa automática - Como conduzir correctamente com a mesma

    Boas a todos,
    Há uns tempos que andava para colocar esta questão, pois já me passaram pelas mãos diversos carros de caixa automática mas só hoje me deu para abrir um tópico.
    De todos os que me passaram automáticos, entre eles BMW S1, Mercedes W203, SLK R172 entre outros, o último com que estive foi um VW GOLF DSG.
    Estas caixas ao meter no modo D (Drive), ao levantar o pé do travão começam logo a andar ^(O SLK ao carregar com mais força desligava o motor por causa das poupanças de combustível e o BMW a mesma coisa pois tinha Efficient dynamics ou whatever).
    Hoje com o Golf o meu percurso de condução foi longo e realmente sendo eu amante automóvel e defensor da caixa manual para condução no seu real espirito, afirmo que a automática é de facto bastante mais cómoda ainda para mais esta DSG que em modo sport com o botão de kickdown no final de curso do acelerador faz milagres, assim como o seu modo sequencial que reduz quando quero embora meta alguns entraves. Posto isto, a minha questão é a seguinte:
    Se eu ao parar num semáforo, devo meter a caixa em N ? Ou continuar com a mesma em D? Eu meto-me a pensar "se isto em D anda sem carregar em nada, eu estou aqui no sinal a carregar no travão, o motor deve estar em esforço a querer arrancar e eu a impedir" Está isto certo ou errado ? Eu fico sempre em D, mas confesso que penso se não deverei meter a caixa em N nestas situações;
    Outra situação é quando por exemplo vou a andar em D e do nada me apetece mudar para o modo Sport. Será aconselhável fazer essa passagem assim do nada ? Hoje por exemplo fiz a passagem de D para S na entrada da auto-estrada para pisar na faixa de aceleração e de facto a resposta é outra bem diferente, mas não será isto "prejudicial"?

    A questão de ter o carro ali pronto a arrancar e eu ficar com o pé no travão a impedir sempre me fez confusão à cabeça , aquilo está feito para ser mesmo assim ou convém ficar no N? Na marca ja me disseram que o N é só para usar quando estamos por exemplo à espera de alguém e não queremos desligar o carro ou vamos carregar malas temos de sair do volante e não queremos desligar o carro e etc, mas eu pergunto se será mesmo assim.
    Gostaria de ouvir umas opiniões

    #2
    Bom dia

    Eu tenho duas DSGs em casa. Quando comecei a andar com estas caixas também perguntei no stand sobre a melhor conduta, e a resposta também foi... curtas paragens deixar estar em D e manter o pé no travão, se a paragem for mais demorada, meter em N, até porque se nota que o consumo instantâneo baixa uma decima.

    Eu Geralmente uso a seguinte conduta... Semaforos em que me fica vermelho à frente e vejo que ainda demora, ou paragens mais prolongadas, meto em N. Se vejo que não demora, deixo estar em D.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Em deixo andar sempre em SPORT

      O meu pai também colocava a caixa em N sempre que parava mas nunca percebi se isso era melhor ou pior para a caixa, é certo que uns kms mais tarde a caixa deu problemas (DSG), um sensor qualquer teve que ser trocado, caríssimo como sempre.

      Comentário


        #4
        Numa caixa automática tradicional não existe ligação mecânica entre o motor e a caixa.
        è através de um fluido.

        Comentário


          #5
          Por norma deverá ficar sempre em D.
          Só estará a fazer esforço se acelerares caso contrário é esquecer que lá está.
          Também não se deve colocar em N quando o carro vai a rolar tipo ponto morto.
          Editado pela última vez por TerranoII; 21 March 2012, 10:49.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
            Numa caixa automática tradicional não existe ligação mecânica entre o motor e a caixa.
            è através de um fluido.
            Exactamente, é óleo, por isso não se preocupem que não estão a queimar o "ferodo" da embraiagem.
            O óleo, enquanto estão com o pé no travão, está a circular pelo circuito hidráulico da embraiagem não estragando nada.

            O que se altera é, como alguns já disseram, o consumo, pois o motor tem de estar a fazer alguma força para bombear o óleo. Ainda assim o incremento do consumo é despiciendo.

            CumpS

            Comentário


              #7
              são óleo as que são, no caso da DSG até são duas embraiagens

              mas acho que a electronica se assegura que não está constantemente a querer avançar

              nessa situação seguramente as embraiagems estão ambas acionadas, tipo ter o pé da embraiagem no fundo para um caixa manual

              Trek

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                Boas a todos,
                Há uns tempos que andava para colocar esta questão, pois já me passaram pelas mãos diversos carros de caixa automática mas só hoje me deu para abrir um tópico.
                De todos os que me passaram automáticos, entre eles BMW S1, Mercedes W203, SLK R172 entre outros, o último com que estive foi um VW GOLF DSG.
                Estas caixas ao meter no modo D (Drive), ao levantar o pé do travão começam logo a andar ^(O SLK ao carregar com mais força desligava o motor por causa das poupanças de combustível e o BMW a mesma coisa pois tinha Efficient dynamics ou whatever).
                Hoje com o Golf o meu percurso de condução foi longo e realmente sendo eu amante automóvel e defensor da caixa manual para condução no seu real espirito, afirmo que a automática é de facto bastante mais cómoda ainda para mais esta DSG que em modo sport com o botão de kickdown no final de curso do acelerador faz milagres, assim como o seu modo sequencial que reduz quando quero embora meta alguns entraves. Posto isto, a minha questão é a seguinte:
                Se eu ao parar num semáforo, devo meter a caixa em N ? Ou continuar com a mesma em D? Eu meto-me a pensar "se isto em D anda sem carregar em nada, eu estou aqui no sinal a carregar no travão, o motor deve estar em esforço a querer arrancar e eu a impedir" Está isto certo ou errado ? Eu fico sempre em D, mas confesso que penso se não deverei meter a caixa em N nestas situações;
                Outra situação é quando por exemplo vou a andar em D e do nada me apetece mudar para o modo Sport. Será aconselhável fazer essa passagem assim do nada ? Hoje por exemplo fiz a passagem de D para S na entrada da auto-estrada para pisar na faixa de aceleração e de facto a resposta é outra bem diferente, mas não será isto "prejudicial"?

                A questão de ter o carro ali pronto a arrancar e eu ficar com o pé no travão a impedir sempre me fez confusão à cabeça , aquilo está feito para ser mesmo assim ou convém ficar no N? Na marca ja me disseram que o N é só para usar quando estamos por exemplo à espera de alguém e não queremos desligar o carro ou vamos carregar malas temos de sair do volante e não queremos desligar o carro e etc, mas eu pergunto se será mesmo assim.
                Gostaria de ouvir umas opiniões
                Bom tópico. Também andava e pensar abrir um com este assunto, pois sou candidato a um carro com caixa DSG, de preferência a 6, pois parece-me mais duradoura. Para tal tenho que comprar um 2.0 TDI, um tanto ou quanto caro... mas acho que vale a pena um sacrifício.
                Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 21 March 2012, 11:30.

                Comentário


                  #9
                  Sempre em "N".

                  Tudo o que disseste é verdade. É óbvio que estando em "D" estás a forçar a caixa, logo não é aconselhável. É similar a estares num manual e estares a travar e ao mesmo tempo a levantar a embraiagem.

                  Tendo os carros start-stop pode ficar em "D" pois estando o carro desligado não há problema.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                    Exactamente, é óleo, por isso não se preocupem que não estão a queimar o "ferodo" da embraiagem.
                    O óleo, enquanto estão com o pé no travão, está a circular pelo circuito hidráulico da embraiagem não estragando nada.

                    O que se altera é, como alguns já disseram, o consumo, pois o motor tem de estar a fazer alguma força para bombear o óleo. Ainda assim o incremento do consumo é despiciendo.

                    CumpS
                    Com excepção da DSG7, cujas embraiagens funcionam a seco.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      Por norma deverá ficar sempre em D.
                      Só estará a fazer esforço se acelerares caso contrário é esquecer que lá está.
                      Também não se deve colocar em N quando o carro vai a rolar tipo ponto morto.
                      Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                      Sempre em "N".

                      Tudo o que disseste é verdade. É óbvio que estando em "D" estás a forçar a caixa, logo não é aconselhável. É similar a estares num manual e estares a travar e ao mesmo tempo a levantar a embraiagem.

                      Tendo os carros start-stop pode ficar em "D" pois estando o carro desligado não há problema.
                      Bem, em que é que ficamos?

                      Comentário


                        #12
                        Ficas sempre em D!!

                        Não força caixa nenhuma nem motor.

                        E não há problema em passares do D para o S como o fizeste.

                        Comentário


                          #13
                          E nas tiptronic ? Algum conselho em especial para estas ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                            E nas tiptronic ? Algum conselho em especial para estas ?
                            É igual. Não precisas de te preocupar com nada em especial.

                            Comentário


                              #15
                              Eu falo da experiência do Mercedes do meu pai com caixa de 5 velocidades automática.

                              Aqui realmente não existe ligação fisica entre a caixa e o motor, mas gera-se uma pressão de oleo que obriga a caixa a rodar com o motor.

                              Por isso sempre que paro em fila ou semaforo coloco em N. Isto porque a rotação baixa ligeiramente e o consumo também.

                              Quanto ao desgaste penso que é praticamente nulo a não ser teres a bomba de oleo a gerar pressão constante.

                              Comentário


                                #16
                                Pelo menos num honda civic hybrido que já conduzi várias vezes, parado num semáforo em D o carro desliga (start/stop).

                                Colocando em N, o carro mantem-se a trabalhar.

                                Dai julgar que a atuação será deixar dem D.

                                Comentário


                                  #17
                                  Deixo sempre em N, excepto em paragens breves.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                    Deixo sempre em N, excepto em paragens breves.
                                    O que são paragens breves?

                                    Eu considero parar num semáforo uma paragem breve.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      Pelo menos num honda civic hybrido que já conduzi várias vezes, parado num semáforo em D o carro desliga (start/stop).

                                      Colocando em N, o carro mantem-se a trabalhar.

                                      Dai julgar que a atuação será deixar dem D.
                                      Confirmo, e acrescento que o Civic Hybrid desliga ainda antes de estar parado (uma das vezes desligou com 8 km/h no display). Nota-se bem em manobras em locais com pouco espaço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Artigo sobre a caixa DSG

                                        Caixa DSG (do alemão Direkt-Schalt-Getriebe), é uma caixa de velocidades automática sequencial.
                                        O conceito desta caixa de velocidades deriva directamente do automobilismo. Baseia-se na tecnologia de uma caixa de velocidades manual, fornecendo força e fiabilidade, e é operada por um sistema de gestão electro-hidráulico, que proporciona a suavidade e o conforto de funcionamento de uma caixa de velocidades automática.
                                        Utiliza uma dupla embraiagem multi-disco banhada em óleo lubrificante, dispondo de vários programas de engrenagem automática. Ambas as características mencionadas contribuem para um excelente conforto e suavidade de funcionamento. Permite que o condutor intervenha de forma directa na mudança de velocidades, com uma resposta instantânea e sem que se sinta qualquer transição entre as velocidades engrenadas.
                                        A caixa de velocidades DSG dispõe de um módulo mecatrónico extremamente completo, que controla um circuito hidráulico utilizado para a conexão das seis velocidades, todas elas sincronizadas. A gestão electrónica também conta com um sistema de diagnóstico igualmente completo, aspecto muito importante para o serviço pós-venda, uma vez que simplifica a verificação do sistema. Actualmente os modelos SEAT Altea, Altea XL e o novo Leon oferecem Caixa DSG.

                                        Ver em:

                                        Tudo sobre Automoveis

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                          O que são paragens breves?

                                          Eu considero parar num semáforo uma paragem breve.
                                          menos de 15/20 segundos

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu mercedes então deve ter vindo de outra galáxia,porque quando estou parado em D as rotacões do motor são menores,o que tem lógica porque está a ser travado pelo sistema hidráulico,logo menos consumo.
                                            Quando passo para N o motor gira livremente e com mais rotação,e mais consumo.Mas ainda ninguém disse porque é nunca passam a caixa para P quando estão parados algum tempo.Será embirração?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                              O meu mercedes então deve ter vindo de outra galáxia,porque quando estou parado em D as rotacões do motor são menores,o que tem lógica porque está a ser travado pelo sistema hidráulico,logo menos consumo.
                                              Quando passo para N o motor gira livremente e com mais rotação,e mais consumo.Mas ainda ninguém disse porque é nunca passam a caixa para P quando estão parados algum tempo.Será embirração?
                                              O P = Park = Estacionar = usar quando se estaciona...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                O P = Park = Estacionar = usar quando se estaciona...
                                                temos aí filas de trãnsito em que estamos mais em modo de PARK do que outra coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu quando estou parado um pouco mais de tempo, passo para P e não sou o único, pelo menos a ver as luzes de marcha atrás que vejo a acender nos carros à minha frente.

                                                  Mas tudo tem a ver com as condições de trânsito. Se estou 2horas a fazer 20km, aquilo está mais em P do que outra coisa. Se o trânsito anda devagar, mas vai andando, então é D. Nos casos intermédios, é N.

                                                  Sobre o elemento de ligação motor/caixa, nas caixas DSG a seco, já tenho magicado como será, mas não chego a conclusão nenhuma, a não ser que é o sistema tradicional de embraiagem e que aquilo anda a comer um pouco de embraiagem.. Depois é com as caixas de variação contínua.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se quisermos passar para o N quando haja paragens e sempre que quisermos, penso que não terá qualquer consequência para a caixa. Penso que se possa passar directamente sem carregar no botão da manete.

                                                    Estando travado e em D (ou S) é o mesmo que esteja também em ponto morto. Quando se levanta um pouco o pé do pedal do travão, então fica engatado e pronto a iniciar a marcha. Penso que seja assim.

                                                    A posição P será para ser usada quando estacionamos num terreno de forte declive.
                                                    Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 21 March 2012, 14:20.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom tópico!

                                                      Eu pela "lógica da batata" quando ando no A4 do meu pai com Multitronic quando paro mais de 15/20 seg coloco em N. Na minha lógica é o mesmo que estar parado num semáforo num carro manual com uma mudança engrenada e com o pé na embraiagem....

                                                      Mas posso estar redondamente enganado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                        Bom tópico!

                                                        Eu pela "lógica da batata" quando ando no A4 do meu pai com Multitronic quando paro mais de 15/20 seg coloco em N. Na minha lógica é o mesmo que estar parado num semáforo num carro manual com uma mudança engrenada e com o pé na embraiagem....

                                                        Mas posso estar redondamente enganado.
                                                        Isso é quando se pára em D. Equivalente (quase) a ter o carro engatado com o pé no pedal da embraiagem e o outro no travão.

                                                        Em N é o ponto morto típico das caixas manuais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já li o manual algum tempo, mas fiquei com ideia que:

                                                          O P é para usar sempre que o carro estiver estacionado (até pode ser numa fila de trânsito ou no 3º Domingo de cada mês à frente de uma bomba Galp) e pode ser usado sem travão de mão se o carro estiver numa superfície plana.
                                                          De D para N e vice-versa não é preciso carregar no botão. A D engrena se estiver parado e com o pé no travão ou o carro a andar a mais de 5Km/h.

                                                          Como disse prefiro deixar em N quando paro nos semáforos por causa do consumo e porque parece-me contraditório estar a travar e o motor/caixa a forçar o andamento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                                            Isso é quando se pára em D. Equivalente (quase) a ter o carro engatado com o pé no pedal da embraiagem e o outro no travão.

                                                            Em N é o ponto morto típico das caixas manuais.
                                                            Sim acho que não me expliquei bem. O que queria dizer é quando estou parado em D, com o pé no travão, é o mesmo que estar parado com um manual e a primeira engatada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X