Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Tipo - Gasolina (quase 20anos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Tipo - Gasolina (quase 20anos)

    Boa Tarde,

    Tenho a carta há pouco tempo e gostava de saber se um Fiat Tipo (a gasolina) seria um bom carro para ser o meu primeiro. O carro é praticamente oferecido mas todos os outros custos ficam a meu cargo (seguro+manutenção etc). O que acham? Devo aceitar este negócio ou tentar juntar dinheiro para que, em uns meses - nunca menos de 4 ou 5-, possa comprar um carro ai na ordem dos 1200€ (ex. Ford Fiesta, Lancia Y).

    Que acham?

    Cumprimentos,
    Pedro Vieira

    #2
    já dizia a minha avozinha , a cavalo dado não se olha o dente

    Comentário


      #3
      O meu primeiro carro é um Tipo 1.4 de injecção electrónica do ano de 1993. Com quase 19 anos e ainda rola sem problemas de maior.
      São carros de manutenção barata e fácil. Qualquer casa de peças tem material para ele porque compartilha peças com outros modelos do grupo.
      Pela experiência do meu, tem sido um carro extremamente fiável nos 18 anos que está na família. Manutenção prende-se geralmente com o básico, mudança de flúidos e filtros. Já levou uma embraiagem devido a muito uso em cidade. Tem actualmente 105 000 km, o que é pouco, mas nos últimos anos tem estado mais tempo parado do que a andar. A única avaria súbita que teve foi causada por uma bomba de gasolina eléctrica que devido ao desgaste e ao facto do carro andar sempre na reserva, o que estraga e muito a bomba com lixo. Agora encontra-se numa revisão alargada ao sistema de travagem, que está a acusar algum desgaste.
      O exemplar que tens em vista é de que ano? Qual a motorização, 1.1, 1.4 ou 1.7D? Quantos quilómetros qual o estado geral do carro?

      Comentário


        #4
        Não te sei dizer nem o ano nem a motorização. Esta proposta é ainda muito recente e ainda não vi o carro mas penso que seja o 1.1 ou 1.4. Acho que o carro, nos ultimos anos, tem estado muito parado pelo que creio que tenha menos de 150k km e deve estar bom a niveis de interiores.
        Agora, visto que também tens um, deixa-me fazer-te umas perguntinhas. Os interiores são porreiros? E a nível de suspensão? Já tem vidros eletricos?

        Comentário


          #5
          A proteccao em caso de acidente é fraca, quer seja a versão pre ou pos restyling.
          No crash test realizado pela AMS, com a versao pre restyling, ocorreu um incendio, originado por um curto circuito, consequencia da excessiva deformaçao do carro
          O clube automvel ADAC, afirmava na altura do Tipo 1 fase 2, que caso as pessoas quisessem comprar um Tipo, ao menos que comprassem com airbag, visto que a proteccao do Tipo fase 2 sem airbag era insatisfatoria.

          Fiat Tipo Fase 1-1991
          Fiat Tipo AMS Frontal Impact - YouTube

          Fiat Tipo fase 1 teste resistência dos travões



          Crash test ADAC Fiat Tipo Mk1 1990





          Fiat Tipo Fase 2 - 1993
          Fiat Tipo Crash Test - YouTube











          Crash test ADAC 1993




          "As conclusões são que o Tipo reforçado, apesar de ter melhorado consideravelmente, ainda é um carro perigoso e não muito seguro. Eles aconselham urgentemente a comprar com airbag, pois só assim é razoavelmente seguro, como aliás demonstra o teste da ams"

          http://forum.autohoje.com/forum-gera...-61-print.html
          Editado pela última vez por GTTDI; 26 March 2012, 20:07.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pvieira91 Ver Post
            Não te sei dizer nem o ano nem a motorização. Esta proposta é ainda muito recente e ainda não vi o carro mas penso que seja o 1.1 ou 1.4. Acho que o carro, nos ultimos anos, tem estado muito parado pelo que creio que tenha menos de 150k km e deve estar bom a niveis de interiores.
            Agora, visto que também tens um, deixa-me fazer-te umas perguntinhas. Os interiores são porreiros? E a nível de suspensão? Já tem vidros eletricos?
            O meu é um versão S, das mais básicas. Como era um final de série (de Maio de 93, sendo substituído pelo 2º série no mês seguinte), até trouxe uns extras engraçados. Vidros eléctricos á frente, faróis de nevoeiro dianteiros, pintura metalizada, para-choques á cor da carroçaria, painel de instrumentos AGT (com conta-rotações e económetro) e jantes especiais.
            Os interiores são de boa qualidade tendo em conta a época do carro, plásticos um pouco duros mas resistentes, o que costuma acusar mais o desgaste são os plásticos do tablier, que queimam do sol e começam a perder o brilho. O espaço é o maior trunfo deste modelo, já que nenhum da concorrência chegava aos níveis deste. Acomoda confortavelmente 3 adultos no banco traseiro e tem muito bom espaço para as pernas.
            A suspensão é um misto entre conforto e segurança, em cidade e estradas esburacadas, aguenta-se bem sem causar desconforto, e em situações que precisas de mais estabilidade, não adorna em demasia.
            No que toca á mecânica, o motor 1.1 é o mais económico, mas na minha opinião, demasiado fraco para o carro. O 1.4 é o mais equilibrado, embora em cidade seja um pouco bebedolas. Mexe-se bem principalmente em estrada e consegue ser relativamente económico quando se quer. Os de injecção são mais económicos que os carburados, mas há relatos de serem mais problemáticos a nível electrónico. O meu é um i.e. e nunca tive qualquer problema a este nível.
            Sinceramente, nota-se que é um carro ultrapassado para os dias de hoje, mas no tempo dele era uma proposta bastante inovadora a nível tecnológico, assim como foi o Stilo há uns anitos atrás. Há algo em que alguns carros modernos ainda não o venceram, o espaço interior para as suas dimensões relativamente compactas.
            Por mim, se estivesse razoável, ficava com ele, ainda é um carro que vai servindo para aquilo a que foi criado (os consumos é que estragam um pouco, mas é culpa do preço do combustível ), e para primeiro carro não há melhor.

            Comentário


              #7
              Sempre gostei dos modelos de 3 portas principalmente a versão 16v, mas cá quase não existem.

              Comentário


                #8
                a maior parte dos fiat dos anos 90 sao boas escolhas para primeiro carro, se a unica preocupaçao for andar.
                a manutençao é barata, nao costumam dar chatisse a nao ser na parte electrica (vidros, alarmes, fechos centralizados), e os consumos nao sao pessimos.
                no entanto, sao latas. maquinas de guerra é certo, mas nao sao ideais para ter um acidente lol.
                uma coisa positiva é que podem sem comprados com menos dinheiro de reserva para reparaçoes. 500€ nesses carros da para muita coisa.
                se o podes comprar baratinho e se estiver em boas condiçoes, acho que é uma boa aposta, quanto aos kms, nesses carros nao querem dizer nada, regra geral, por serem carros de gama baixa, eram comprados por quem dava valor ao dinheiro, e como tal nao levavam muito mau trato. agora, se ja passou por outros donos no entretanto, ja pensava duas vezes, como sao bons primeiros carros,levam muita escafia na mao de recem encartados.
                se ele estiver bonzinho ainda te aguenta uns valentes anos sem dar grandes problemas de mecanica enquanto poupas para outro. se nao, começa a poupar para uma coisa um bocadinho mais recente.
                se insistes mesmo em comprar agora uma lata velha e poupar para outra coisa mais tarde, da uma vista de olhos pelos unos e pelos corsa a ou b, tambem se arranjam por muito pouco e tambem sao muito baratos de manter

                Comentário


                  #9
                  Não te esuqeças que em termos de sgurança passiva quando o Tipo foi lançado era dos melhores do segmento se não até mesmo o melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dwight12 Ver Post
                    já dizia a minha avozinha , a cavalo dado não se olha o dente
                    li o tópico todo, mas esta frase ficou-me na retina. há umas semanas recebi um zx 1.4i de 92 e apesar de já ter gasto cerca de 100€ com ele, foi dado, só tendo que pagar o registo, nada mais. até seguro fizeram um por 3 meses. tem defeitos? sim, uns quantos, mas anda, serve pra carregar coisas e pra fazer 10kms por dia quando anda. a última vez que circulei com ele foi no sábado, vai andar amanhã mais um pouco pra "esticar as pernas". não é preciso muito mais, desde que eles andem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      li o tópico todo, mas esta frase ficou-me na retina. há umas semanas recebi um zx 1.4i de 92 e apesar de já ter gasto cerca de 100€ com ele, foi dado, só tendo que pagar o registo, nada mais. até seguro fizeram um por 3 meses. tem defeitos? sim, uns quantos, mas anda, serve pra carregar coisas e pra fazer 10kms por dia quando anda. a última vez que circulei com ele foi no sábado, vai andar amanhã mais um pouco pra "esticar as pernas". não é preciso muito mais, desde que eles andem.

                      Dá imenso prazer agarrar em carros "velhos" e restaurá-los até ficarem originais.
                      Não importa o modelo. É sempre um sentimento fantástico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                        Dá imenso prazer agarrar em carros "velhos" e restaurá-los até ficarem originais.
                        Não importa o modelo. É sempre um sentimento fantástico.
                        Desde que sejas mecânico,ou tenhas uma carteira bem recheada.

                        Comentário


                          #13
                          Se for um DGT vais gostar...

                          Comentário


                            #14
                            é mau que nos últimos anos tenha estado parado, vais ter de lhe fazer uma revisão à maneira

                            Comentário


                              #15
                              Boa tarde Pedro Vieira,
                              sou o homem dos Fiat Tipo :D
                              Actualmente tenho três - um 1.1 Smart (para andar na cidade), um 1.4 Solaris (à venda) e um 2.0 16v (SEDICIVALVOLE) - um dos poucos existentes no país.
                              Se precisares de alguma coisa vê o website que criei e que já conhecido além fronteiras - FIAT TIPO PORTUGAL
                              Este website precisa de alguma dedicação e actualização pois tenho muito mais informação para partilhar, mas o tempo é curto...
                              O FIAT Tipo foi Carro do Ano em 1989, por isso é um bom carro. Há que cuidar bem dele, pois só assim é que eles duram (só uso óleo recomendado Selénia nos motores)
                              Qualquer coisa podes me contactar por email.
                              Cumprimentos
                              Pedro Filipe

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                Desde que sejas mecânico,ou tenhas uma carteira bem recheada.
                                Se tiveres paixão e vontade de aprender e sujar as mãos também chegas lá.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas Pessoal,

                                  Já cá está. O carro só tem 109k KM e está em muito bom estado, sobretudo os interiores. Esta semana ficou pela oficina para fazer uma revisãozita e tratarem da vistoria (tinha de ir até dia 21 deste mês).
                                  É 1.1 e não tem vidros eléctricos, fecho central e direcção assistida. Esta ultima é que é problemática. É preciso fazer cá uma força para as manobras :P
                                  Editado pela última vez por pvieira91; 16 May 2012, 23:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fizeste bem em ficar com a máquina, assim sempre poupas uns cobres.

                                    Boa sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pvieira91 Ver Post
                                      Boas Pessoal,

                                      Já cá está. O carro só tem 109k KM e está em muito bom estado, sobretudo os interiores. Esta semana ficou pela oficina para fazer uma revisãozita e tratarem da vistoria (tinha de ir até dia 21 deste mês).
                                      É 1.1 e não tem vidros eléctricos, fecho central e direcção assistida. Esta ultima é que é problemática. É preciso fazer cá uma força para as manobras :P
                                      Tambem tenho um fiat mas é o uno de 89 5 portas, não há carros melhores para primeiro carro , desde que andem
                                      E a manutenção é barata, e como tem poucos quilometros, não deve ser muito problematico
                                      Bons quilometros

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parabéns pelo Tipo É sempre bom ver FIAT's a rolarem e a terem utilidade

                                        Comentário


                                          #21
                                          Principalmente com essa idade

                                          Comentário


                                            #22
                                            O fiat tipo na versao 3 portas o 2.0 ie sempre achei muito engraçada e muitissimo rara , alias veem se com muito mais facilidade unos que fiat tipo !

                                            Sempre tive curioso , nao havia o tipo com o quadrante todo digital ??


                                            abcs

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                              Dá imenso prazer agarrar em carros "velhos" e restaurá-los até ficarem originais.
                                              Não importa o modelo. É sempre um sentimento fantástico.
                                              Sei bem o que quer dizer. Ainda não terminei o meu restauro, mas um dia chego lá

                                              Comentário


                                                #24
                                                O espaço interior dessa viatura é algo de surreal para o segmento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vejo com mais frêquençia um fiat uno que um fiat tipo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    hoje vi um fiat tipo branco à venda. visão rara. vou ver se lhe tiro uma foto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tipo são raros por aí? Aqui se vê aos montes...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        são carros que saíram em 88 e foram até 95, logo são carros com os tais 20 anos. dessa altura ainda se vêem é muitos unos e golfs. raro mesmo é ver um fiat ritmo. devem ter apodrecido quase todos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          são carros que saíram em 88 e foram até 95, logo são carros com os tais 20 anos. dessa altura ainda se vêem é muitos unos e golfs. raro mesmo é ver um fiat ritmo. devem ter apodrecido quase todos.
                                                          andava um fiat tipo branco de 3 portas, comercial pelos anos 2000/2003 em Seia que entretanto (pela matrícula e também por ter um autoculante azul rasgado no vidro) devia ser o mesmo que via por volta de 2004/2005 em Coimbra. o user rafasantos deve saber de qual falo.
                                                          sempre gostei do carro por ser exactamente igual ao de 5p, excepto ter 3p.
                                                          ritmo anda cá na terra um "importado" em 2001

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tchi, nostalgia.

                                                            Foi o meu primeiro carro, 1.4 digital, com tecto de abrir e fecho centralizado de 89, maquinão.
                                                            Foi num desses que, digamos aprendi a conduzir.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X