Boas!
Daqui a não muito tempo deverei precisar de comprar um carro para fazer viagens diárias de cerca de 60 Km (30+30 - ida e volta). Poderei fazê-las pela autoestrada mas, devido às portagens, o mais certo é ir por um trajecto alternativo que tem uma parte urbana e outra de serra.
Tendo isto o meu objectivo é comprar um carro que tenha o consumo de combustivel o mais baixo possivel. Esse é sem dúvida o principal requisito. E quando falo em consumo mais baixo não falo obviamente dos valores mais baixos de l/100 mas sim na totalidade de dinheiro gasto em combustivel.
O carro a comprar deverá ter um preço compativel com um segmento médio-baixo (entre 10.000 € e 20.000€). Marcas e motorizações não são para mim a maior preocupação, até porque para gastar pouco combustivel vou ter de puxar pouco por ele ahah :P
Estive já a ver diversas alternativas. Inicialmente estava mais virado para diesel pois eram os carros com consumo mais baixo. No entanto ouvi dizer que só para quem faz mais de 20.000 Km anuais é que esta opcção começa a valer a pena. Os carros a gasolina são realmente mais baratos e conseguem-se arranjar modelos que até apresentam consumos bastante interessantes. No entanto há uma coisa que me está tendêncialmente a afastar destas duas opcções: os preços absurdos e a escalada descontrolada do custo do litro de gasolina e gasóleo.
Depois pensei também nos hibridos, mas rapidamente percebi que ainda são carros relativamente mais caros e que trazem alguma redução ao nivel dos consumos, mas que ela não será assim tão significativa como pensei. Os carros elétricos estão fora de questão por causa do seu preço exagerado.
Por todas estas razões o GPL tem surgido como uma ideia interessante pelo facto de apresentar um custo ao nivel do combustivel muito mais aliciante. E aqui das duas uma: ou compro um carro usado com GPL instalado ou então compro um carro novo, versão BiFuel, e aqui fico quase que restrito a uma única marca: Chevrolet.
Estive a ver as opcções da Chevrolet. Spark e Aveo são as hipóteses. Os veiculos são semelhantes em termos de preços e caracteristicas: são carros baratos, os consumos de gasolina são interessantes, os consumos de GPL são um pouco mais elevados mas parece-me que continua a compensar pelo preço a menos de metade da gasolina e em termos de motorizações e equipamentos tb me parecem suficientes.
SPARK: 1.0 BiFuel e LS 1.0 BiFuel: 68cv e LT 1.2 BiFuel: 81cv
CONSUMOS:
Consumo Urbano 6,6 l/100km
Consumo Extra-urbano 4,2 l/100km
Consumo Combinado 5,1 l/100km
Consumo Urbano - GPL 8.7 l/100km
Consumo Extra-Urbano - GPL 5.6 l/100km
Consumo Combinado - GPL 6.8 l/100km
AVEO: L 1.2 BiFuel, LS 1.2 BiFuel e LT 1.2 BiFuel: 84cv
CONSUMOS:
Consumo Urbano 7,2 l/100km
Consumo Extra-urbano 4,6 l/100km
Consumo Combinado 5,5 l/100km
Consumo Urbano - GPL 9,4 l/100km
Consumo Extra-Urbano - GPL 5,9 l/100km
Consumo Combinado - GPL7,2 l/100km
Os consumos das duas opcções são bastante semelhantes, ainda mais entre a nova versão do Aveo e o Spark. Na verdade até estava era mais inclinado para a versão GPL do novo Aveo, que é um carro bem mais interessante que o modelo antigo. Li algures que era expectável que o novo Aveo a GPL começasse a ser comercializado no inicio de 2012 mas para já ainda nada. Alguém sabe alguma data mais precisa?
Pronto até agora estas foram as minhas conclusões mas não sei se estou a pensar da melhor forma lol. Por isso quem quiser ajudar e tiver outras sugestões é favor opinar que eu agradeço ahah :D
Muito Obrigado
Cumprimentos
Daqui a não muito tempo deverei precisar de comprar um carro para fazer viagens diárias de cerca de 60 Km (30+30 - ida e volta). Poderei fazê-las pela autoestrada mas, devido às portagens, o mais certo é ir por um trajecto alternativo que tem uma parte urbana e outra de serra.
Tendo isto o meu objectivo é comprar um carro que tenha o consumo de combustivel o mais baixo possivel. Esse é sem dúvida o principal requisito. E quando falo em consumo mais baixo não falo obviamente dos valores mais baixos de l/100 mas sim na totalidade de dinheiro gasto em combustivel.
O carro a comprar deverá ter um preço compativel com um segmento médio-baixo (entre 10.000 € e 20.000€). Marcas e motorizações não são para mim a maior preocupação, até porque para gastar pouco combustivel vou ter de puxar pouco por ele ahah :P
Estive já a ver diversas alternativas. Inicialmente estava mais virado para diesel pois eram os carros com consumo mais baixo. No entanto ouvi dizer que só para quem faz mais de 20.000 Km anuais é que esta opcção começa a valer a pena. Os carros a gasolina são realmente mais baratos e conseguem-se arranjar modelos que até apresentam consumos bastante interessantes. No entanto há uma coisa que me está tendêncialmente a afastar destas duas opcções: os preços absurdos e a escalada descontrolada do custo do litro de gasolina e gasóleo.
Depois pensei também nos hibridos, mas rapidamente percebi que ainda são carros relativamente mais caros e que trazem alguma redução ao nivel dos consumos, mas que ela não será assim tão significativa como pensei. Os carros elétricos estão fora de questão por causa do seu preço exagerado.
Por todas estas razões o GPL tem surgido como uma ideia interessante pelo facto de apresentar um custo ao nivel do combustivel muito mais aliciante. E aqui das duas uma: ou compro um carro usado com GPL instalado ou então compro um carro novo, versão BiFuel, e aqui fico quase que restrito a uma única marca: Chevrolet.
Estive a ver as opcções da Chevrolet. Spark e Aveo são as hipóteses. Os veiculos são semelhantes em termos de preços e caracteristicas: são carros baratos, os consumos de gasolina são interessantes, os consumos de GPL são um pouco mais elevados mas parece-me que continua a compensar pelo preço a menos de metade da gasolina e em termos de motorizações e equipamentos tb me parecem suficientes.
SPARK: 1.0 BiFuel e LS 1.0 BiFuel: 68cv e LT 1.2 BiFuel: 81cv
CONSUMOS:
Consumo Urbano 6,6 l/100km
Consumo Extra-urbano 4,2 l/100km
Consumo Combinado 5,1 l/100km
Consumo Urbano - GPL 8.7 l/100km
Consumo Extra-Urbano - GPL 5.6 l/100km
Consumo Combinado - GPL 6.8 l/100km
AVEO: L 1.2 BiFuel, LS 1.2 BiFuel e LT 1.2 BiFuel: 84cv
CONSUMOS:
Consumo Urbano 7,2 l/100km
Consumo Extra-urbano 4,6 l/100km
Consumo Combinado 5,5 l/100km
Consumo Urbano - GPL 9,4 l/100km
Consumo Extra-Urbano - GPL 5,9 l/100km
Consumo Combinado - GPL7,2 l/100km
Os consumos das duas opcções são bastante semelhantes, ainda mais entre a nova versão do Aveo e o Spark. Na verdade até estava era mais inclinado para a versão GPL do novo Aveo, que é um carro bem mais interessante que o modelo antigo. Li algures que era expectável que o novo Aveo a GPL começasse a ser comercializado no inicio de 2012 mas para já ainda nada. Alguém sabe alguma data mais precisa?
Pronto até agora estas foram as minhas conclusões mas não sei se estou a pensar da melhor forma lol. Por isso quem quiser ajudar e tiver outras sugestões é favor opinar que eu agradeço ahah :D
Muito Obrigado
Cumprimentos
Comentário