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Como se sabe se a embraigem patina?

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    Como se sabe se a embraigem patina?

    A pergunta é mesmo essa. Por vezes quando acelero em 1ª ou 2ª tenho a sensação de ver as rotações a subir e o velocimetro a manter-se.

    É possivel o disco da embraigem patinar depois de a mudança estar engrenada e com isso nao transmitir potencia as rodas?

    Desculpem a ignorancia[8)]

    #2
    puxas o travão de mão e largas a embraigem, se o carro não for abaixo está a patinar. (com ele engatado claro)

    Comentário


      #3
      É absolutamente possível, aliás é o sinal de que a embraiagem precisa de ser mudada.

      Um teste simples que pode fazer é o seguinte:

      Com o carro travado com o travão de mão engate a 1ª. e comece a levantar lentamente a embraiagem, o carro tem de dar um esticão e ir abaixo. Se não o fizer ou permitir que levante bastante a embraiagem é sinal que está a patinar.

      Convém substituir o mais depressa possível pois é muito desagradável ficar sem embraiagem numa subida.

      Ao mudar a embraiagem mude tudo, disco, prato e rolamento, pois fica com tudo novo pela mesma mão de obra. Existem kits completos de marcas independentes que são mais baratos que as de origem e muitas vezes até são melhores.

      Comentário


        #4
        Para se ver se patina é numa subida fazer-se o ponto de enbraigem e depois largar a embraiagem a ver se ele agarra e sobre ou se o motor acelera e não anda(se acontecer nao andar tá a patinar)

        mudar a embraigem é retirar a caixa... o mudar o conjunto vem em kit... e mtas vezes o volante do motor tem que ser rectificado.

        è trabalho para uns 300euros minimo se o mecanico for nosso amigo...
        foi o que a minha mae pagou a um mecanico vizinho para mudar o disco do opel corsa dela.

        Comentário


          #5
          puxa travão de mao e simula arranques, para a frente a para traz, se chiar ta a patinar, se chegar a um ponto que o motor ja n aguenta eta para ir abaixo tá boa.

          Comentário


            #6
            Mas isso significará que em caso extremo poderei estar a acelarar numa subida e carro nao sair do mesmo lugar?

            As mudanças nao deviam de arranhar a entrar, antes desses sintomas? É que nao arranharam nem nunca saltaram.

            Vou ja experimentar essa do travão de mao!

            Comentário


              #7

              tá dito...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por p_patrocinio

                Mas isso significará que em caso extremo poderei estar a acelarar numa subida e carro nao sair do mesmo lugar?

                As mudanças nao deviam de arranhar a entrar, antes desses sintomas? É que nao arranharam nem nunca saltaram.

                Vou ja experimentar essa do travão de mao!
                A embraigem patinar não tem que as mudanças saltarem...sao coisas distintas.

                usa o travao de mao ou o carro numa subida.

                Comentário


                  #9
                  Bem, o teste do travão de mao nao me convenceu.

                  Meti a 1ª e puxei o travao de mao ao maximo. Larguei lentamente a embriagem sem acelarar e o resultado foi que o motor foi a baixo a meio do pedal, depois de ter arrastado uns centimetros as rodas traseiras[xx(]

                  Nao sei se isso é normal num motor de 170 cv.

                  Amanha faço o teste da subida.

                  Comentário


                    #10
                    Um outro teste será engrenar uma mudança alta como a 4ª e ligar o motor de arranque. O carro deve mover-se. Senão fizer a embraiagem pode estar gasta.

                    Esta pergunta tem muita razão de ser. É frequente nas oficinas os técnicos recomendarem a mudança da embraiagem por precaução embora o cliente não se tenha queixado. O cliente vai atrás do feeling do mecânico e lá desembolsa no mínimo 300 EUR.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por delarocha

                      Um outro teste será engrenar uma mudança alta como a 4ª e ligar o motor de arranque. O carro deve mover-se. Senão fizer a embraiagem pode estar gasta.

                      Esta pergunta tem muita razão de ser. É frequente nas oficinas os técnicos recomendarem a mudança da embraiagem por precaução embora o cliente não se tenha queixado. O cliente vai atrás do feeling do mecânico e lá desembolsa no mínimo 300 EUR.
                      Desculpem enganei-me. Se não se mover com o motor de arranque então a embraiagem pode não estar boa.

                      Comentário


                        #12
                        Delarocha, nao sei se é como dizes. Mas as tuas ultimas mensagens dizem o mesmo, ou seja nao ha engano.

                        Comentário


                          #13
                          boas dicas, por acaso desconhecia essas tecnicas e tb não sabia disso do patinar!!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por p_patrocinio

                            Bem, o teste do travão de mao nao me convenceu.

                            Meti a 1ª e puxei o travao de mao ao maximo. Larguei lentamente a embriagem sem acelarar e o resultado foi que o motor foi a baixo a meio do pedal, depois de ter arrastado uns centimetros as rodas traseiras
                            [xx(]

                            Nao sei se isso é normal num motor de 170 cv.

                            Amanha faço o teste da subida.
                            perante este cenário a embraiagem parece estar boa...[^]

                            Comentário


                              #15
                              VAi na volta o sistema de tracção esta a funcionar mal(ou bem) e as rodas patinam e nem sinto.

                              Comentário


                                #16

                                Normalmente costuma-se fazer o teste em 2ª e acelerando um pouco.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por p_patrocinio

                                  VAi na volta o sistema de tracção esta a funcionar mal(ou bem) e as rodas patinam e nem sinto.
                                  pode as rodas patinarem e pensares que é a embraigem...

                                  a embraigem se for bem usada dura uma vida mais 6 meses...
                                  Um familiar tem um 106 de origem comprou novo tem 250mil klm e a embraigem está como nova e é a original.

                                  No entanto conheço quem tenha seat ibiza ou o INCA e ao fim de 60mil deu o berro mudaram e ao fim de 40mil voltou a dar o berro....isto pk tem partes electricas etc...[)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por p_patrocinio

                                    Mas isso significará que em caso extremo poderei estar a acelarar numa subida e carro nao sair do mesmo lugar?

                                    As mudanças nao deviam de arranhar a entrar, antes desses sintomas? É que nao arranharam nem nunca saltaram.

                                    Vou ja experimentar essa do travão de mao!
                                    quandojá patina costuma fazer um barulho tipo pneus a panitarem no asfalto mas mais baixo. a minha express antes de levar uma embraiagem fazia isso... metia-se duas ou 3 caixas la traz, viea-se a rasca pa andar, além da chiadeira, nas rotundas até parecia que eram os pneus a chiar:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por p_patrocinio

                                      Bem, o teste do travão de mao nao me convenceu.

                                      Meti a 1ª e puxei o travao de mao ao maximo. Larguei lentamente a embriagem sem acelarar e o resultado foi que o motor foi a baixo a meio do pedal, depois de ter arrastado uns centimetros as rodas traseiras[xx(]

                                      Nao sei se isso é normal num motor de 170 cv.

                                      Amanha faço o teste da subida.
                                      tens que acelarar ate ele se agachar atraz... insistindo n t rales se parecer k tas a fazer outras coisas dentro do carro:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse teste em 1.ª e tal não serve para nada, só um discos completamente gasto vai acusar desgaste.
                                        O ideal é ir a circular em 3.ª ou 4.ª acelerando e dar um toque no pedal da embraiagem.
                                        Caso o motor leve mais de 1 segundo (exemplo) a voltar à rotação que trazia e não der um "coice" indicando que o disco voltou a "agarrar" firmemente no volante do motor, então está gasta.
                                        Pode aguentar mais uns tempos mas tudo depende do estado do disco, kms que se fizerem e do uso que se der. Um ponto de embraiagem mais prolongado pode por o disco nas "lonas".

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