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Manutenção peugeot 306 2.0 hdi

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    [Antevisão] Manutenção peugeot 306 2.0 hdi

    Boa tarde pessoal!

    Como iniciado neste fórum, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tenho uma 306 hdi e há já algum tempo atrás comecei a ouvir um barulho "esquesito" no motor. na altura nao dei importância e dado que estava muito perto de atingir os 120 mil Kms decidi esperar pela data e aí sim fazia a revisao do carro e aproveitava para que os mecânicos avaliassem a origem do ruído.

    assim fez, desloquei-me á peugueot aqui de braga e prontamente o técnico numa visão meramente avaliativa, indicou-me que o problema vinha da polia da cambota. feito isto, fiz algum trabalho de "investigação" na net e verifiquei que esse problema era já crónico nestes modelos 306.

    assim sendo, e porque a vida não está fácil decidi não levar o carro á marca e optei por levar a um outro mecânico que supostamente me efetuaría a reparação mais em conta. o mesmo me indicou o mesmo problema, sendo que teria então que meter uma polia nova, substituiu-me o tensor/correia do alternador que já estaria gasta.p

    a minha surpresa foi com o orçamento que me apresentou, no total com mão de obra incluída, iva's incluídos 485 euros... perguntei-lhe o porquê de tão elevado valor e disse-me que a polia tinha/convinha ser de origem custando a módica quantia de 245 euros, o tensor 54 euros e a correia 34 euros....

    o que vos pergunto é se acham estes preços razoáveis, ou terei sido mais um lesado..

    atentamente

    #2
    Não parece um valor descabido. O material de origem tem sempre preços mais puxados.

    Comentário


      #3
      Tive exactamente o mesmo problema, troquei a mesma coisa, paguei 250 euros, o material era da concorrencia

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
        Tive exactamente o mesmo problema, troquei a mesma coisa, paguei 250 euros, o material era da concorrencia
        pois a minha dúvida está no preço absurdo da polia da cambota...245 mocas!!! a minha dúvida vem do fato de fazer uma pesquisa na diagonal quanto aos preços das polias e elas custam 70, 100, 120 euros... mas tb nao sao da marca.

        o problema é que onde ela está posicionada não é fácil de ver se é mesmo original da peugeot
        Editado pela última vez por jocabarbosa; 02 April 2012, 23:15.

        Comentário


          #5
          pois, por vezes paga-se e dizem que vai levar material original e acaba por levar é material da concorrência

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LH Ver Post
            pois, por vezes paga-se e dizem que vai levar material original e acaba por levar é material da concorrência
            vou á peugeot checkar se a polia é original e o preço

            Comentário


              #7
              Tive um Focus 2.0 TDCI (mesmo motor) que levou a mesma intervenção ... mas por 1/3 do preço ...

              Material de concorrencia ... mas igual ao de origem claro.


              Posso-te dizer que passado 2 meses o barulho voltou e assim ficou por muitos milhares de km's .

              É tipo um Bzzz metalico certo ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                Tive um Focus 2.0 TDCI (mesmo motor) que levou a mesma intervenção ... mas por 1/3 do preço ...

                Material de concorrencia ... mas igual ao de origem claro.


                Posso-te dizer que passado 2 meses o barulho voltou e assim ficou por muitos milhares de km's .

                É tipo um Bzzz metalico certo ?
                reproduzir por escrito o barulho nao é fácil. como sabes os hdi tem aquele trabalhar mais limpo e comecei a estranhar pois começou aparecer um era tac tac continuo. só o ouvia com o carro no relenti, quando acelerava nao era perceptível

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
                  reproduzir por escrito o barulho nao é fácil. como sabes os hdi tem aquele trabalhar mais limpo e comecei a estranhar pois começou aparecer um era tac tac continuo. só o ouvia com o carro no relenti, quando acelerava nao era perceptível

                  O meu só era audível ao relanti ... mas era do genero de uma corrente de bicicleta mal lubrificada ... um barulho metalico ...

                  Comentário


                    #10
                    Caro colega de forum lamento informar que foste roubado.

                    Tenho um 306Xs Hdi comercial que comprei novo no ano 2000 e vai neste momento com 200 mil kms na minha mão.
                    Para alem dos problemas recorrentes com as bombas de gasolio no dia 6 de Out de 2011 a minha Polie da Cambota foi ao ar e estou neste momento olhar para a factura e paguei apenas e só 166.05€ preço final com Iva e mão de obra incluida.

                    Sou de Lisboa e aos interessados posso dizer o nome da oficina, pois não sei se o posso fazer aqui ou se vai contra as regras.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nelson_oli Ver Post
                      Caro colega de forum lamento informar que foste roubado.

                      Tenho um 306Xs Hdi comercial que comprei novo no ano 2000 e vai neste momento com 200 mil kms na minha mão.
                      Para alem dos problemas recorrentes com as bombas de gasolio no dia 6 de Out de 2011 a minha Polie da Cambota foi ao ar e estou neste momento olhar para a factura e paguei apenas e só 166.05€ preço final com Iva e mão de obra incluida.

                      Sou de Lisboa e aos interessados posso dizer o nome da oficina, pois não sei se o posso fazer aqui ou se vai contra as regras.
                      Mas o teu carro nao tem o mesmo motor que o dele certo ? os preços variam ...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nelson_oli Ver Post
                        Caro colega de forum lamento informar que foste roubado.

                        Tenho um 306Xs Hdi comercial que comprei novo no ano 2000 e vai neste momento com 200 mil kms na minha mão.
                        Para alem dos problemas recorrentes com as bombas de gasolio no dia 6 de Out de 2011 a minha Polie da Cambota foi ao ar e estou neste momento olhar para a factura e paguei apenas e só 166.05€ preço final com Iva e mão de obra incluida.

                        Sou de Lisboa e aos interessados posso dizer o nome da oficina, pois não sei se o posso fazer aqui ou se vai contra as regras.
                        bem pensei que essa da bomba do gasóleo me tinha acontecido só a mim, mas pelos vistos não. a minha é de novembro de 99.

                        não percebi é se esse valor se refere a uma polia original, porque se estivermos a falar de material de concorrencia é óbvio que consegues mais barato

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          Tive um Focus 2.0 TDCI (mesmo motor) que levou a mesma intervenção ... mas por 1/3 do preço ...

                          Material de concorrencia ... mas igual ao de origem claro.


                          Posso-te dizer que passado 2 meses o barulho voltou e assim ficou por muitos milhares de km's .

                          É tipo um Bzzz metalico certo ?

                          A base do motor será a mesma, mas o teu motor não será igual.

                          O 2.0 HDI usado no 306, tinha 90cv e é de 8 válvulas.
                          Editado pela última vez por nto; 03 April 2012, 18:11.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            A base do motor será a mesma, mas o teu motor não será igual.

                            O 2.0 HDI usado no 306, tinha 90cv e é de 8 válvulas.

                            Tens razão ... eu pensei que se falava do 307 HDI 2.0

                            Esse é que tem o mesmo motor do Focus ... Ou seja 2.0 de 136cv

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Tens razão ... eu pensei que se falava do 307 HDI 2.0

                              Esse é que tem o mesmo motor do Focus ... Ou seja 2.0 de 136cv
                              Sim, aí os motores já serão iguais.

                              Pode é existir diferenças a nível de periféricos e de gestão de motor.

                              Comentário


                                #16
                                Aproveitando o título do tópico...

                                Alguém sabe quando é que se deve mudar a correia de distribuição?
                                (306 2.0 HDI)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                  Aproveitando o título do tópico...

                                  Alguém sabe quando é que se deve mudar a correia de distribuição?
                                  (306 2.0 HDI)
                                  mudei a minha aos 100 mil, mas já ouvi falar em 120 mil

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
                                    mudei a minha aos 100 mil, mas já ouvi falar em 120 mil
                                    Obrigado.

                                    Ao que parece, é por volta dos 150k km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      afinal de contas não fui burlado...

                                      passei na PEUGEOT PEÇAS e a polia sempre custa os tais 245 euros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
                                        afinal de contas não fui burlado...

                                        passei na PEUGEOT PEÇAS e a polia sempre custa os tais 245 euros.
                                        Nao te esqueças de uma coisa ... qualquer mecânico de esquina tem à cabeça 25/30 % desconto nas peças ... algumas vezes bastante mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                          Nao te esqueças de uma coisa ... qualquer mecânico de esquina tem à cabeça 25/30 % desconto nas peças ... algumas vezes bastante mais.
                                          sim mas quanto a isso nao há nada a fazer...

                                          a minha dúvida estava no preço exorbitante da peça

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            Nao te esqueças de uma coisa ... qualquer mecânico de esquina tem à cabeça 25/30 % desconto nas peças ... algumas vezes bastante mais.
                                            Até tu podes ter "acesso" a esse desconto, basta dizeres que a peça é para revenda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
                                              Boa tarde pessoal!

                                              Como iniciado neste fórum, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tenho uma 306 hdi e há já algum tempo atrás comecei a ouvir um barulho "esquesito" no motor. na altura nao dei importância e dado que estava muito perto de atingir os 120 mil Kms decidi esperar pela data e aí sim fazia a revisao do carro e aproveitava para que os mecânicos avaliassem a origem do ruído.

                                              assim fez, desloquei-me á peugueot aqui de braga e prontamente o técnico numa visão meramente avaliativa, indicou-me que o problema vinha da polia da cambota. feito isto, fiz algum trabalho de "investigação" na net e verifiquei que esse problema era já crónico nestes modelos 306.

                                              assim sendo, e porque a vida não está fácil decidi não levar o carro á marca e optei por levar a um outro mecânico que supostamente me efetuaría a reparação mais em conta. o mesmo me indicou o mesmo problema, sendo que teria então que meter uma polia nova, substituiu-me o tensor/correia do alternador que já estaria gasta.p

                                              a minha surpresa foi com o orçamento que me apresentou, no total com mão de obra incluída, iva's incluídos 485 euros... perguntei-lhe o porquê de tão elevado valor e disse-me que a polia tinha/convinha ser de origem custando a módica quantia de 245 euros, o tensor 54 euros e a correia 34 euros....

                                              o que vos pergunto é se acham estes preços razoáveis, ou terei sido mais um lesado..

                                              atentamente



                                              bem, 4 anos apos ter publicado a avaria citada, eis que a dita polia acaba de entregar a alma ao criador. devo ter feito uns 15-20 mil kms com ela.
                                              ate que ponto isto e "normal"?


                                              estamos a falar de um carro com 135 mil kms.
                                              Editado pela última vez por jocabarbosa; 29 April 2016, 16:18.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Será por não ter sido feito na marca? Material de menor qualidade e pessoa não especializada a fazer a intervenção? Por vezes o mais barato pode mesmo sair mais caro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Será por não ter sido feito na marca? Material de menor qualidade e pessoa não especializada a fazer a intervenção? Por vezes o mais barato pode mesmo sair mais caro.

                                                  o material supostamente era original da marca. a minha duvida prende-se com o tempo de "vida" deste tipo de peça.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso que deveria durar bem mais. Tenho um 2.2 HDi em casa, está com 180.000 km, mas ainda só o tenho há 1 ano e pouco. Até agora parece estar tudo bem, que continue assim, até porque o anterior dono, que o teve uns 2 anos, também não precisou de fazer nada a esse nível! Antes não sei se fez ou não.

                                                    Comentário

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