[Mercado] VW Passat 1.9TDI 130Cv - Página 3

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Título: VW Passat 1.9TDI 130Cv

  1. #61
    Luzinhas
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    O turbo é um Garrett 1749VB. Tens aí algumas falhas no teu texto apesar de na globalidade concordar com esses cuidados.

    O turbo desde o momento que ligas o carro já fica em funcionamento. Não se deve é puxar pela rotação porque o óleo ainda não oleou bem o turbo (o eixo) daí ser importante não puxar com o motor frio.

    E o turbo não "liga as 1800 rpm", ele está sempre ligado, mas nessa faixa de rotação é quando ele está "cheio", ou seja com carga máxima e onde consegue "puxar" mais ar.
    Eu agora a lêr reparei nesses erros.
    Queria dizer o q estás a dizer. Sei disso Escrevi e fui jantar sem ter tempo de corrigir. O turbo começa logo a funcionar mas nao esta sobe grande pressao basicamente até chegar aos valores em q tem de actuar (cheio)... Tal como indicaste e bem. Foi lapso de escrita . Aliás indiquei q mal se liga o carro ele começa lentamente a rodar. No meu por exemplo (usa mesmo turbo ou similar mas outra marca automovel) o turbo só começa a receber alguma carga qunado engatado. E mesmo assim pouca. Depois às 1800rpm aprox é qunado fica cheio e a valvula abre. Tenho ate os diagramas do meu carro. É um bom turbo pq como pequeno entra em acção mais cedo o q ajuda consumos. Turbos maiores dao maiores coices mas exige mais ar. A nao ser q se altere o mapa de pressao do turbo. ate existem recomendacoes da Garrete para nao se passar certos Pka de pressao pq apesar de nao estragar o desgaste aumenta muito

    Conheço muiuto carro que tem motores depois dos 250000kms sem problemas... Nao precebo essa do tempo de vida util maximo ser 250000kms. Alias se formos a vêr peças automoveis, reconstruiir um bloco ou efectuar algumas substituicoes nao é tao caro assim...
    Ja andei em varios carros depois de 300000kms e eram de um trabalhar extremamente suave.

    Eu acho 30000kms muito tempo para trocas de oleo. Mesmo q o oleo diga isso acho q convem trocar mais regularmente. Nao só pelo oleo como pelos filtros.
    Última edição por Luzinhas : 06-04-12 às 23:25:42


  2. #62
    Luzinhas
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    Citação Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
    Com esses kms está a meio da vida útil. As marcas, na sua maioria, estudam os motores para 250kKm... Tudo o que vier a mais (e no bloco 1.9 da VW isto não é raro) é lucro....
    Acho que percebi. Referes-te a um valor minimo de exigencia a qual se obrigam. basicamente 250000kms sem ter q abrir bloco.

  3. #63
    Piloto de Testes Fadjadjas's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
    Acho que percebi. Referes-te a um valor minimo de exigencia a qual se obrigam. basicamente 250000kms sem ter q abrir bloco.
    Exatamente.

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    No meu tenho VB.
    ´

    Então já não é o de origem

    O VB só equipa o PD150 e PD160

  5. #65
    Banido Maraki's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    ´

    Então já não é o de origem

    O VB só equipa o PD150 e PD160
    Não. O VA ganhou carvão na geometria, quando foi para descarbonizar surgiu a oportunidade do VB quase ela por ela. Mas é quase a mesma coisa do VA, só em altas se nota mais qualquer coisa. Com repros potentes é que se notam mais as diferenças.


  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Não. O VA ganhou carvão na geometria, quando foi para descarbonizar surgiu a oportunidade do VB quase ela por ela. Mas é quase a mesma coisa do VA, só em altas se nota mais qualquer coisa. Com repros potentes é que se notam mais as diferenças.
    Ainda é uma diferença bem notoria de um turbo para o outro, basta ver o tamanho das compressoras !! O VB permite um caudal bem maior que o VA.

    O VA para fazer 170cv vai com stage corda ao pescoço, o VB para a mesma potencia vai de "cruise control".

  7. #67
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    Citação Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
    Aproveito para avisar o dono do carro que
    Os cuidados para nao danificar o turbo e aumentar tempo de vida sao :
    1: Bom oleo (fundamental) e trocas nos tempos certos
    2: bom filtro oleo (um bom filtro tem uma valvula que prende algum oleo e ao arrancar algum oleo parte daquele ponto)
    Certo!

    Citação Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
    3: Depois de grandes percursos a puxar deicar o carro a trabalhar alguns minutos (variacoes bruscas temperatura danificam o turbo)
    Não concordo que seja a melhor opção. Depois de puxar mais "a sério" pelo carro, considero fazer muito mais sentido fazer os últimos km antes de parar em ritmos calmos, trazendo assim efectivamente o motor (no seu global) para temperaturas mais serenas.
    Deixar o motor parado ao ralenti depois de se ter puxado pode inclusivamente aumentar as temperaturas no período seguinte, e basta ver que na ponte 25 de Abril (por exemplo) é comum ver-se carros avariados já na zona das portagens.
    A explicação é exactamente o acréscimo de temperatura pelo carro estar parado, que nesses casos não consegue ser vencido devido a uma falha do sistema de refrigeração - mas cujo aumento de temperatura acontece devido a deixar de existir a refrigeração 'forçada' pelo movimento numa altura em que todos os componentes estão bem quentes.


    Citação Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
    4 : Apos ligar o carro, o turbo começa a rodar lentamente. Alguns basta dar corrente. Digo lentamente mesmo.
    Qunado começa a chegar às 18000rpm (depende do carro) é q entra o turbo. Em muitos carros (nao sei se este) apenas qunado engatado é q entra o turbo.
    Por isso a frio evitar puxar pelo carro e deixar sempre alguns tempo passar ate começar a ter lubrificacao (sao decimas de segundo mas convem o turbo ir aquecendo por ele).
    Já foi explicado o lapso do turbo só 'ligar' quando engatado, pelo que só acrescentaria que a maioria das pessoas mistura o conceito de rotação do motor com pressão de turbo, sendo coisas distintas.
    Um motor pode ir às 2.000 rpm a fazer muito mais pressão (e trabalho) para o turbo do que às 4.000 rpm, dependendo sim da carga de acelerador que se está a dar.

    A forma mais segura passa por conduzir como se estivesse um ovo debaixo do pedal do acelerador, do que tentar estar abaixo de determinadas rpm - já que isso pode ser o objectivo errado.

    Citação Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
    A questao é para evitar folgas q se cria rapidamente com variacoes de temperatura brucas. E o turbo esta desenvolvido para trabalhar a quente (dilatado).
    Todo o motor é feito para trabalhar a quente, e mesmo um atmosférico acaba por se ressentir (com o tempo) se for puxado frequentemente a frio.
    O turbo será uma peça adicional para se ter em atenção, mas este princípio deve ser aplicado a todos os motores diesel ou otto, tenham 3 turbos ou nenhum, tendo 8 cilindros ou 1.

    Citação Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
    Outra coisa importante é o filtro de ar. Se filtro de ar muito sujo vais criar forças angulares em relacao ao eixo da turbina o que vai provocar um desgaste acelarado dele... Vai começar a "empenar" o eixo. E o turbo vai estar a ser mal tratado MESMO. Pq se criam vacuos devido ao filtro de ar nao permitir passagens de ar.

    Conheço malta q por usar correctamente o carro e com bons oleos (outras marcas mas é geral ate pq creio que seja Garrett tambem), ja desmontou o turbo apos 350000kms e as folgas eram basicamente 0 e estava todo limpo...

    qual o turbo do VW 130cv ? É o Garrete 17 ?
    Queres explicar melhor esta parte?

    O filtro de ar ser mantido em boas condições parece-me claro ser benéfico para todo o motor, mas essa parte em particular está mais elaborada...

  8. #68
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    Por Defeito

    Quanto à questão principal do tópico, esses km são amendoins para qualquer motor hoje em dia.

    Apesar de ser sempre possível que algum imprevisto cause um dano dispendioso (isso até chega a acontecer em carros novos), os 130.000km por si só não são nada de especial.
    Como foi dito (e bem), vieram motores desses às 'carradas' da Alemanha que sofreram um gigantesco arredondamento (para baixo) de km e continuam aí a rolar (e muitos em excelente estado).

    É evidente que um carro de cidade sofre mais em diversos aspectos, e basta pensar que todo o pára-arranca vai criando stress adicional em componentes como transmissões, apoios de motor, embraiagem - isto enquanto os pisos em pior estado vão maltratando mais alguns componentes de suspensão e direcção.

    Neste caso, a bi-massa ter problemas poderá ser disto, ou de algum esforço a que seja sujeito com frequência (já vi embraiagens e volantes de motor convencionais a sofrerem imenso a sair de determinadas garagens - especialmente quando isto acontece logo a frio).

    Seja como for, qualquer diesel da última década (e falando por baixo) terá o mesmo problema se for submetido ao mesmo tipo de esforço, já que não é conhecido nenhum problema crónico especial nas embraiagens e volantes de motor destes carros.

    Resumindo, mal será se esse carro não estiver a menos de meio da sua vida útil!

  9. #69
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Neste caso, a bi-massa ter problemas poderá ser disto, ou de algum esforço a que seja sujeito com frequência (já vi embraiagens e volantes de motor convencionais a sofrerem imenso a sair de determinadas garagens - especialmente quando isto acontece logo a frio).
    Efectivamente, é o que se passa no meu caso, a saída da garagem é em curva e com uma subida relativamente acentuada.

    Também já tive de mudar 2 ou 3 "ponteiras" da transmissão pelo facto do fole romper. Erradamente comprava o fole da concorrência e algum tempo depois este rompia novamente, decidi comprar de origem e já não tenho esse problema há alguns anos.

    Outra questão que queria colocar, prendesse com o facto de eu sair de casa todos os dias pelas 6:30 da manhã, o que acontece é que vou sempre a "rasgar" para o trabalho, no entanto ligo o carro, e este está sensivelmente 5 a 10 minutos a trabalhar, enquanto espero que a senhora minha esposa saia de casa(trabalhamos na mesma empresa).
    Esta situação poderá vir a causar danos no motor, e noutros componentes?

    Obrigado!

  10. #70
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    Citação Originalmente Colocado por Vasco72 Ver Post
    Efectivamente, é o que se passa no meu caso, a saída da garagem é em curva e com uma subida relativamente acentuada.

    Também já tive de mudar 2 ou 3 "ponteiras" da transmissão pelo facto do fole romper. Erradamente comprava o fole da concorrência e algum tempo depois este rompia novamente, decidi comprar de origem e já não tenho esse problema há alguns anos.

    Outra questão que queria colocar, prendesse com o facto de eu sair de casa todos os dias pelas 6:30 da manhã, o que acontece é que vou sempre a "rasgar" para o trabalho, no entanto ligo o carro, e este está sensivelmente 5 a 10 minutos a trabalhar, enquanto espero que a senhora minha esposa saia de casa(trabalhamos na mesma empresa).
    Esta situação poderá vir a causar danos no motor, e noutros componentes?

    Obrigado!
    Não sei onde li uma vez que os TDI só aquecem em andamento. E de facto é verdade. Por exemplo no Passat posso ligar, deixar 5 min a trabalhar que o ponteira da temperatura não mexe, noutros carros já aquecem parados ao relanti.

    Danos danos não causa, o único "perigo" é tu pensares que o motor já está pronto para andares a "rasgar" e de facto não está. Tem mais moderação nos primeiros km, a longo prazo o motor vai agradecer.

  11. #71
    Luzinhas
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    Eu conheço ambas as opinioes . Ou seja

    - Deixar o carro a trabalhar alguns minutos antes de andar com ele

    - Deixar aquecer em andamento.

    Creio q certos factores variem de carro para carro. Uma delas creio q seja o facto de ser gasolina ou gasoleo. Um carro a gasoleo sofre mais creio eu devido a ser um motor que nao é de explosao e por isso convem estar bem quente antes de se puxar por ele. O que fazes (puxar logo de manha) faz mal ao carro... Sem aquecer isso é 100% um facto. Especialmente em carros a gasoleo no bloco e no turbo seja em q carro fôr.

    O meu carro é a gasolina e nao é VW. Usa mesmo turbo. Eu prefiro deixar trabalhar parado alguns minutos (poucos) e depois iniciar a marcha lentamente. Nunca puxar. Ate a temperatura ser a ideal.

    No meu carro (e creio q em 99% dos carros) o ponteiro só começa a subir apos alguma temperatura. Eu no meu carro consigo ler todos os valores praticamente de todos os sensores. Qunado se liga o carro a temperatura do bloco esta directamente relacionaco com ultimo uso (recente ou nao) e a temperatua exterior. Normalmente ligeiramente acima pq consegue manter alguma temperatua. Mas ja tive ignicoes a 6ºC o q é muito baixo. No meu o ponteiro apenas começa a subir qunado o sensor já verifica 60ºC. Ou seja o cu nao tem haver com as calças. Mal começa a trabalhar o carro começa a aquecer. Mas apenas a certa temperatura é q o ponteiro indica. Ate pq para um caro 60ºC é frio. O meu carro tenta manter (ja falei noutro topico) a temperatura entre os 85 e 98ºC. A partir de 99 é q liga a ventuinha e consegue uma queda a pique de uns 5 a 8ºC em apenas segundos ficando de novo assim à temperatura ideal...

    Temperatura ideal = " baixos consumos " nos carros a gasolina de grandes blocos. O meu a frio é bêbado e a quente bebe pouco
    Última edição por Luzinhas : 07-04-12 às 18:48:58

  12. #72
    Luzinhas
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    continuando tenho um primo meu com uma A6 de 2.5TDI "creio q em V" e ele é da opiniao no carro dele de aquecer em andamento. No entanto sem puxar. Diz q prefere aquecimento com motor engatado. Ele tambem tem sempre o cuidado de sempre q faz viagens em q carro puxe deixar varios minutos para ajudar turbo a arrefecer lentamente antes de desligar. Eu ate acho q abusa nisso pq ja vi mesmo muito tempo o q achei desnecessario.

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Não sei onde li uma vez que os TDI só aquecem em andamento. E de facto é verdade. Por exemplo no Passat posso ligar, deixar 5 min a trabalhar que o ponteira da temperatura não mexe, noutros carros já aquecem parados ao relanti.

    Danos danos não causa, o único "perigo" é tu pensares que o motor já está pronto para andares a "rasgar" e de facto não está. Tem mais moderação nos primeiros km, a longo prazo o motor vai agradecer.

    Aquecer aquece sempre. Os TDI têm é um sistema de refrigeração muito eficaz. Já tive motores AWX a trabalhar durante mais de hora e meia depois de trocar a distribuição e nem a ventoinha dispara....
    Maraki gosta disto.

  14. #74
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    Dado os problemas que estão a surgir com o polo 9N cá de casa, motor 1.2 a gasolina de 2002, estamos seriamente ponderar trocar por uma passat de 2005.

    A carrinha é o modelo 130 cv highline e tem:

    Xenon;
    Tecto de abrir;
    Couro com alcantra;
    Rádio com CD;
    AC Auto;
    Sensores de parquemaneto.

    A carrinha tem 158mil reais, com livros de revisões. Conheço a pessoa em questão. O preço está apontado para os 11.500 €. Que acham desta compra e do valor em si?

    Já agora, tendo em conta que será uma retoma, fiquei de dar o valor que achei justo para o meu polo. O Polo precisa de uma bomba de ABS e um catalizador. Qual é o valor que consideram justo?

  15. #75
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    O polo, se estiver em excelente estado interior e exterior e tiver uma kilometragem ate 70mil e for de 2003 para a frente valerá no maximo 4k euros. Um catalisador reconstruído + MO rondará os 700e. O abs n faço ideia. O passat penso que tem um preço "normal". Se estiver em excelente estado não és enganado.

  16. #76
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    Conduzi hoje o passat e pareceu-me estar irrepreensível. Os km´s são verdadeiros.

    Quanto ao polo, falaram-me em 2000 € "retoma", o que me parece pouco.

  17. #77
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    De 2005?
    Pensava já não haver esse motor em 2005.
    O preço está mais ou menos, pois já tem bastantes KM.
    Se tiver garantia parece-me bem.
    Última edição por felyzardo : 23-08-12 às 21:51:22

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
    De 2005?
    Pensava já não haver esse motor em 2005.
    Aquele motor esteve sempre presente até ao fim da carreira daquela geração do Passat, ou seja, até 2005. Nesse mesma geração ainda chegou a existir o 2.0TDI de 140cv mas venderam-se muito poucos.

    Edit: 136cv em vez dos 140
    Última edição por MGomes : 23-08-12 às 22:22:07

  19. #79
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    O valor não se pode dizer que seja bom, no entanto, se tens confiança no anterior dono e estado do carro, defendo que às vezes vale a pena pagar um pouco mais por essa segurança.

    Digo que não é bom, não é pelos valores do Stand Virtual (onde certamente há modelos iguais mais antigos, menos equipados e mais caros), aliás, recomendo-te que antes de fechar negócio, vejas com o teu mediador em quanto a seguradora avalia o carro com a apólice de roubo.

    Em relação ao Polo, se dizeres qual a motorização, nível equipamento e kms, é difícil ajudar...

    felyzardo, 2005 foi o ano em que o 3BG foi substituído pelo 3C. Houve ainda, mesmo no final de vida, uma versão com o 2.0 TDI 136cv montado no 3BG.

    EDIT:
    MGomes, o 2.0TDI no 3BG teve 136cv e foi também montado na Touran

  20. #80
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    Hummm.. boa boa aprendi hoje mais algo eheh.
    Obrigado

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
    EDIT:
    MGomes, o 2.0TDI no 3BG teve 136cv e foi também montado na Touran
    Correctíssimo. Estava-me a escapar esse pormenor.

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
    O valor não se pode dizer que seja bom, no entanto, se tens confiança no anterior dono e estado do carro, defendo que às vezes vale a pena pagar um pouco mais por essa segurança.

    Digo que não é bom, não é pelos valores do Stand Virtual (onde certamente há modelos iguais mais antigos, menos equipados e mais caros), aliás, recomendo-te que antes de fechar negócio, vejas com o teu mediador em quanto a seguradora avalia o carro com a apólice de roubo.

    Em relação ao Polo, se dizeres qual a motorização, nível equipamento e kms, é difícil ajudar...

    felyzardo, 2005 foi o ano em que o 3BG foi substituído pelo 3C. Houve ainda, mesmo no final de vida, uma versão com o 2.0 TDI 136cv montado no 3BG.

    EDIT:
    MGomes, o 2.0TDI no 3BG teve 136cv e foi também montado na Touran
    O Polo é a versão 1.2, confortline e actualmente conta com 80.000 klm´s.

  23. #83
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    Estivemos a ponderar e o Polo ainda vai ficar por mais uns tempos. Não se justifica para já, fazer a troca. De qualquer forma, agradeço a vossa ajuda.

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