Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autonomia de 0 kms & Reserva.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autonomia de 0 kms & Reserva.

    Boas pessoal.

    Abro aqui este tópico para discutir alguns pontos relacionados com a reserva de combustível e autonomia.

    Dou o exemplo do meu carro:
    Entra na reserva com o CB a ditar 50kms de Autonomia (outras vezes 60kms), mas depois de entrar na reserva o CB fica um bocado parvo, passo a explicar: Se acender em andamento na estrada, até pode acender aos 60kms e ir até aos 70 ou 80 kms de autonomia. Mas depois supondo que faço uma ultrapassagem em 4ª, a autonomia desce logo para os 40kms.

    Isto ainda fica mais acentuado quando ando em cidade, supondo que acende aos 40kms de autonomia, se andar calmo vai oscilando entre os 20 e os 40kms, mas se puxar uma 2ª ou outra mudança, desce logo para 10kms. Ah e estou a falar de poucos kms na reserva, geralmente menos de 20kms, pois não gosto de andar na reserva.
    Já me aconteceu o cumulo de ir atrasado para o trabalho e acender-me a reserva a 15 kms do trabalho, a autonomia à chegada ao trabalho era de 0kms

    Resumindo, não consigo confiar na minha reserva nem na minha autonomia, tanto que nunca fiz mais de 20 kms com a reserva acesa, vou logo meter gasóleo!

    Se por um lado acho que é demasiado pessimista, por outro como o depósito leva apenas 45L, tenho receio de ficar apeado.

    E vocês, quantos kms já fizeram com a luzinha mágica acesa, ou melhor, com o CB a acusar pouca ou nenhuma autonomia?


    #2
    A luz da reserva é uma coisa e o indicador de autonomia é outra. Só estão relacionados em certa parte.

    A primeira fica acesa quando o depósito entra naquilo a que chamamos reserva, precisamente. Ou seja, quando tens apenas x litros de combustível no depósito, ele avisa-te. A luz acende sempre na mesma altura, sendo que a variação é muito pequena, mas pode existir, principalmente quando o carro está inclinado.

    A autonomia é apenas um cálculo que o computador de bordo, baseado no consumo momentâneo e no combustível que está no depósito. Quando pisas a fundo, o consumo do carro aumenta. Logo, o computador diz-te que, se mantiveres essa condução, aqueles x litros darão para menos km. Se andares calmo, x litros darão para percorreres mais km.

    Comentário


      #3
      Normalíssimo...

      Quando acende a luz, tens "x" litros de combustível no depósito. O CB dá-te autonomia em função da média de consumo que vais a fazer, obviamente. Se vais tranquilo a rolar em estrada a gastar 5L aos 100, o CB dá-te a autonomia se te mantiveres nesse ritmo até acabar o combustível..
      Se te pões a puxar 2ª e 3ª, com consumos instantâneos de 15 ou 16L (?) aos 100, é lógico que a autonomia vais descer muito, pois o carro faz a conta como se tu fosses manter esse consumo.

      Comentário


        #4
        É simples. Se sabes que leva 45L, quando acender a luz da reserva atestas e ficas a saber a quantos litros correspondem a reserva (penso que nunca serão os mesmos, mas dá para ter uma ideia). Depois é ver quantos km dá em função do consumo.

        Aliás a explicação deve vir daqui. Se puxas mais ele indica menos autonomia porque assumirá que será esse o andamento/consumo constante até ficar vazio. Digo eu...

        Comentário


          #5
          O maximo que fiz foi 22km para lá do 0 no CB.

          Comentário


            #6
            Lembro me de ver um episodio do Top Gear em que eles partem de Basileia ate blackpool, no CB dos carros quase a chegar dizia Autonomia 0km, e eles ainda fizeram uns bons km... isso do CB é apenas para ter uma noção nada mais na minha opinião... quando acender a reserva é abastecer.

            Comentário


              #7
              No meu caso se estiver apertado tenho que ver quantos km o carro tem quando a autonomia anda ai pelos 60km, 70km, somo os 60, 70 á quilometragem do carro e é essa quilometragem que tento não passar, claro que no fim já o CB me está a chamar nomes mas nunca fiquei sem gasolina.

              Isto porque o ritmo a que a autonomia cai no fim é exagerado (penso que para proteção do condutor).

              Comentário


                #8
                É como já disseram acima. A reserva acende quando chega a um determinado limite. penso que regra geral acende quando restam mais ou menos 5 lts de combustível no depósito (no manual do teu carro deve indicar). A autonomia é calculada com base no consumo efectuado nos últimos km de condução.
                Se reparares melhor, não é só quando entras na reserva que a autonomia diminui bastante com umas aceleradelas, e ainda digo mais. quando tiveres o depósito cheio, tenta fazer uma condução calma e ver a autonomia, e depois puxa um bocado pelo carro e vê quanto esse mesma autonomia diminui (certamente algumas centenas de km).

                Eu nunca fiquei a pé por falta de combustível, mas já estive quase, precisamente neste verão onde depois de uma incursão numa serra onde deixei alguns litros de combustível, continuei viagem na esperança de encontrar um posto de combustível em caminho, e estava difícil... tive que fazer muito eco driving e andar a empatar transito. Uma suposta autonomia de 30km deve ter feito perto de 70km, e quando cheguei à bomba ainda podia seguir mais 10.

                Comentário


                  #9
                  Na minha Doblo depois de acender a luz amarela consigo fazer mais 100 km.
                  Que no CB desde que acende a luz variam entre os 50 e os 40km.

                  Comentário


                    #10
                    Num Ibiza SDI , depois de acender a reserva, fiz 192Km até ficar sem gasóleo.

                    Comentário


                      #11
                      Já fiz 60km com a reserva ligada, parei em casa.

                      Peguei no carro e fiz mais 10km para o abastecer.

                      Sim, andei devagarinho.

                      Dás demasiada importância a certos pormenores na condução pah.

                      Basta teres noção do que meteste (litros) e do que andaste.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                        Num Ibiza SDI , depois de acender a reserva, fiz 192Km até ficar sem gasóleo.
                        Só?

                        Mais um esforçozinho e tinhas atingido os 200 Km.

                        Comentário


                          #13
                          A autonomia é uma das formas que eu uso para controlar o pé.
                          Depois há sempre outra tecnica que é deixar o carro em sitios a subir, quando chegamos ao carro o ponteiro fica mais em cima do que o deixamos

                          Comentário


                            #14
                            No meu Civic a GPL a autonomia já está a 0km à uns bons 200km.

                            Comentário


                              #15
                              o meu entra na reserva aos 90kms de autonomia, uns kms depois o valor desaparece.
                              ficam apenas uns traços. Deve ser para não estarmos à espera de fazer grandes viagens. Seja como for não gosto de deixar o carro chegar à reserva, e quando chega vai logo à bomba

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                                Num Ibiza SDI , depois de acender a reserva, fiz 192Km até ficar sem gasóleo.
                                Ah caraças!

                                Na minha já fiz 135km, para mais do que isso já não tenho coragem

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                  Ah caraças!

                                  Na minha já fiz 135km, para mais do que isso já não tenho coragem
                                  Deve ser um stress do caraças.

                                  Cá em casa a política é assim: Depósito SEMPRE cheio. Quando levo o carro emprestado, tenho de ir a bomba meter o que gastei.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v16 Ver Post
                                    Deve ser um stress do caraças.

                                    Cá em casa a política é assim: Depósito SEMPRE cheio. Quando levo o carro emprestado, tenho de ir a bomba meter o que gastei.
                                    O meu stress não é nenhum, sei que a carrinha me gasta à volta 5l/100, e que a reserva são 7lts, por isso sei até onde posso ir. Mas 192km já é esticar muito a corda

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                      Só?

                                      Mais um esforçozinho e tinhas atingido os 200 Km.

                                      Foi por pouco!


                                      Na realidade foi mesmo por distracção, costumava meter o conta Km parcial a 0 quando a luz da reserva acendia para controlar, mas acabei por me esquecer.

                                      Até porque abastecia em casa, por sorte o gasóleo acabou a 500m de casa e como era a descer consegui chegar a casa! Não repeti a façanha!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Duplicado
                                        Editado pela última vez por bartotaveira; 09 April 2012, 22:14. Razão: duplicado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Normalmente quando a luz da reserva acende ainda faz mais 100km, mas claro depende dos ritmos a que se vai.

                                          Uma vez entrei na Audi A4 de um amigo, a autonomia a marcar 0km e ainda fez cerca de 25 km depois disso, e a acelerar bem. Estava a ver quando o motor parava.

                                          Mas mais importante que a autonomia é onde se situa o ponteiro indicador do combustível, olho muito mais para esse do que para o CB.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A minha reserva são 7L, o carro consome, regra geral, 5L/100km, teoricamente a minha reserva daria para mais de 100kms.

                                            A questão é que o ponteiro não é muito preciso, a reserva acende com o ponteiro pouco abaixo do 1/4 de depósito e depois anda ali a oscilar entre o 1/4 e o 0, sendo que nunca se aproximou do 0.

                                            Apenas coloco esta questão pois uma vez, estava a 70kms do meu destino e a circular em estrada, com uma média de cerca de 4.5L/100km, e o CB a dar autonomia para 80kms, e para ajudar já era bem tarde e bombas abertas em estradas nacionais e povoações Alentejanas = 0. Resumindo, tive de entrar na AE para apanhar uma Área de Serviço com gasóleo... E depois meti-me a pensar se teria valido a pena ter entrado na AE e, por consequente, ter metido gasóleo a preço de ouro.
                                            No fim, meti pouquíssimo gasóleo e acabei por fazer o resto da viagem praticamente a fundo. Cheguei novamente na reserva ao destino.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Conforme referido, a luz de reserva acende tendo em conta o ritmo que se tem tido.

                                              Claro que se em vez de circular tranquilamente, passar a acelarar a fundo as mudanças, a média prevista com o combustível ainda no depósito, diminui e muito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aconteceu-me uma vez no A1 ficar com o "Autonomia 0 km's" e o ponteiro colado abaixo do vermelho, já fora da "escala".
                                                Borrei-me todo porque estava num sitio que não conhecia e a bomba mais proxima estava fechada. Ainda fiz uns 3 km's só a fuminhos e cheio de medo de ficar pelo caminho.
                                                Foi a primeira vez que tal me sucedeu, deixar um carro bater tão baixo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Este tópico fez-me lembrar quando tinha o Alfa 147 1.6TS e mesmo a chegar a casa dava-me 50km de autonomia, ora, andei 2km e apareceu autonomia 0km. Em cerca de 400m fiquei apeado, foi só o perder o balanço de saída de AE. Curioso era que quando acelerava o carro parecia que cortava, perguntei ao gajo do reboque se seria gasolina visto que estava uma bomba a cerca de 1km ele teimou que não. Foi para oficina e umas horas depois descobri que era mesmo falta de gasosa, hehe.

                                                  Nunca mais confiei nessas "gerigonças".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A autonomia na Astra é muito certa. Terá uma variação de menos de 5km. Já o 307 a autonomia é muito falaciosa e não se pode confiar, visto que já ficou sem gasosa ainda com 29km de autonomia.
                                                    Na Astra quando faltam 70km para acabar a gasolina a luz da reserva acende. Quando passa para 50km a luz coemça a piscar. Já li que os Opel mais actuais bloqueiam algumas funções no CB para forçar a pessoa a meter o mais rápido possível combústivel.
                                                    Já andei num 330d que indicava na autonomia 0km e ainda andou uns 10km antes de abastecer.

                                                    Quando se está na reserva, cuidado com estacionamentos em locais muito inclinados...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                      A autonomia na Astra é muito certa. Terá uma variação de menos de 5km. Já o 307 a autonomia é muito falaciosa e não se pode confiar, visto que já ficou sem gasosa ainda com 29km de autonomia.
                                                      Na Astra quando faltam 70km para acabar a gasolina a luz da reserva acende. Quando passa para 50km a luz coemça a piscar. Já li que os Opel mais actuais bloqueiam algumas funções no CB para forçar a pessoa a meter o mais rápido possível combústivel.
                                                      Já andei num 330d que indicava na autonomia 0km e ainda andou uns 10km antes de abastecer.

                                                      Quando se está na reserva, cuidado com estacionamentos em locais muito inclinados...
                                                      Diria antes cuidado com a velocidade nas curvas, não vá acontecer o carro ir abaixo mais à frente...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nos carros anteriores que possí os Alfas faziam cerca de 100km com luz acesa, até parar mesmo, aconteceu uma vez.
                                                        Neste o punto deve dar para 50, ou pouco mais, depende.

                                                        Isso do cb variar, tem a ver com o combustivel andar a mexer no deposito, como está mais vazio, a boia ou o sensor sente mais essa variação do movimento do combustivel, logo fazendo os valores tambem oscilar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                                          Diria antes cuidado com a velocidade nas curvas, não vá acontecer o carro ir abaixo mais à frente...
                                                          Já me aconteceu isso xD

                                                          Quando tinha o pug 306 o ponteiro não era muito preciso e nem sempre acendia a luz da reserva, ora foi numa dessas vezes em que entrou na reserva e não acendeu a luz, eu nunca mais me lembrei de abastecer, já andava à quase 3 semanas, todos os dias com o carro, até que certo dia estaciono numa subida e quando vou a pegar no carro não pegava , lá tive de em ponto morto fazer inversão de marcha com ajuda de umas pessoas e a descer lá pegou... depois disso fiz outra vez inversão de marcha e subi cerca de 7km até ao posto mais próximo e lá abasteci

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já andei cerca de 40 kms no Golf com autonomia a zero e luz da reserva acesa faz tempo.
                                                            Ainda ontem o depósito levou 58 litros certinhos ...
                                                            Vai daquilo que se conhece do carro também.
                                                            Mas nesses caso o melhor é quando acende a reserva e vês a autonomia colocas o odometro a zeros e sabes que podes fazer x kms na boa e deixas de ligar ao CB.
                                                            Depois vais controlando.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X