Anúncio

Collapse
No announcement yet.

caixa de 6 velocidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    caixa de 6 velocidades

    O meu antigo carro tinha apenas 5 mudanças, agora mudei para um de 6 mudanças

    Na AE se engato a 6ª velocidade e se for a menos de 120km/h as rotações descem para as 2000RPM...o que é perigoso porque desgasta muito a embraiagem submetendo-a a grandes esforços

    A 6ª é para andar a mais de 120km/h, ou então para usar em descidas

    em AE para andar a 100km/h tenho que andar em 5ª para se manter acima das 2000RPM

    porque fazem carros com a 6ª velocidade ? qual a utilidade disto afinal ?

    ---
    Astra H , 1.3 CDTI 90CV

    #2
    Qual é o mal de andar às 2000rpm? Por norma, o meu carro até anda sempre abaixo das 2000rpm.

    Porque é que não pode andar abaixo das 2000? Num diesel é perfeitamente normal trocarem-se as mudanças às 2000rpm

    Comentário


      #3
      Sinceramente, nem sei o que te diga...
      Olha, muda de mecânico, se é ele que te anda a dizer que andar às rotações X provoca
      desgaste na embraiagem.

      Comentário


        #4
        E eu que preciso tanto de uma sexta na Focus..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          O meu antigo carro tinha apenas 5 mudanças, agora mudei para um de 6 mudanças

          Na AE se engato a 6ª velocidade e se for a menos de 120km/h as rotações descem para as 2000RPM...o que é perigoso porque desgasta muito a embraiagem submetendo-a a grandes esforços

          A 6ª é para andar a mais de 120km/h, ou então para usar em descidas

          em AE para andar a 100km/h tenho que andar em 5ª para se manter acima das 2000RPM

          porque fazem carros com a 6ª velocidade ? qual a utilidade disto afinal ?

          ---
          Astra H , 1.3 CDTI 90CV

          A 6ª é feita pela Policia para apanhar os incautos, como sabem que as pessoas se preocupam em desgastar a embraiagem a 120 em 6ª, esperam que aceleram até aos 140km/h para poderem meter mais uma mudança e depois pimbas! Radar e estás tramado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
            O meu antigo carro tinha apenas 5 mudanças, agora mudei para um de 6 mudanças

            Na AE se engato a 6ª velocidade e se for a menos de 120km/h as rotações descem para as 2000RPM...o que é perigoso porque desgasta muito a embraiagem submetendo-a a grandes esforços

            A 6ª é para andar a mais de 120km/h, ou então para usar em descidas

            em AE para andar a 100km/h tenho que andar em 5ª para se manter acima das 2000RPM

            porque fazem carros com a 6ª velocidade ? qual a utilidade disto afinal ?

            ---
            Astra H , 1.3 CDTI 90CV
            Engraçado que pensei logo que fosse um 1.3 90cv.

            Mas pensei que ias dizer outra coisa.

            A verdade é que essa 6ª tem pouca força, mas não percebo qual o teu problema... Ainda no domingo fiz uma viagem sempre a 80-100 em 6ª, desde que não apanhe subidas ele faz. Não recupera é rápido, e no Astra ainda deve ser pior.

            Eu acho que não há problema nenhum nisso, ires às 2.000rpm em 6ª, é a rpm em que esse motor tem mais força..

            Comentário


              #7
              Quando fiz a repro ao meu carro lá os engenheiros é que me disseram isso, que o que desgasta mais a embraiagem é puxar pelo carro nas ultimas mudanças desde as baixas

              E este carro abaixo das 2000RPM é fraco

              E depois também há a questão de economizar combustível

              daí a questão

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                A 6ª é feita pela Policia para apanhar os incautos, como sabem que as pessoas se preocupam em desgastar a embraiagem a 120 em 6ª, esperam que aceleram até aos 140km/h para poderem meter mais uma mudança e depois pimbas! Radar e estás tramado!
                Ou então foi feita a pensar nas autobahn para que o 1.3 90cv possa rolar bem, acima dos 200....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  Quando fiz a repro ao meu carro lá os engenheiros é que me disseram isso, que o que desgasta mais a embraiagem é puxar pelo carro nas ultimas mudanças desde as baixas

                  E este carro abaixo das 2000RPM é fraco

                  E depois também há a questão de economizar combustível

                  daí a questão
                  Não sou engº, mas há aí qualquer coisa que não está a bater certo, ainda para mais se tens repro já deveria desenvolver bem.

                  Mas espera... Tão andar em 6ª a 2.000 desgasta e depois fazes uma repro...... huum...Deixa lá isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                    E eu que preciso tanto de uma sexta na Focus..
                    Por acaso, a caixa até é bem escalonada, mas não era mal pensado.

                    Comentário


                      #11
                      Tendo em conta que se trata do infame 1.3 de 90cv, acredito que o queiras manter acima das 2000, pois abaixo, não tens mesmo nada. Claro que essa história de desgaste da embraiagem é uma treta.
                      No GPunto que houve lá casa com esse motor e caixa de 6, era também necessário mantê-lo pelo menos nas 2000 para ter alguma resposta do motor.
                      Apesar disso, em AE, recorrendo à 6ª para manter velocidade era algo perfeitamente possivel, apesar da resposta letárgica do motor.

                      O problema não está no facto da caixa ser de 6, mas sim de uma má combinação entre as características do motor e as relações de caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                        Por acaso, a caixa até é bem escalonada, mas não era mal pensado.
                        A Focus é a TDDI, a 120KM/h vou às 2500rpm, não gosto

                        Comentário


                          #13
                          O mito diz-me para meter 6ª aos 60 e poucos km/h... e se/quando o faço, não vai em esforço nenhum, mas acredito que noutros casos faça diferença

                          Comentário


                            #14
                            Conforme já referido, não terás problemas em circular em 6ª e às 2000 rpm.

                            Agora o que te provacará mais desgaste, é se quiseres de facto aumentar de velocidade e em vez de reduzires, para a 5ª, para teres o motor com um regime mais adequado e sem esforçares tanto embraiagem.

                            É que se rolares a baixas rotações (independentemente da mudança engrenada) e calcares acelerador com mais convicção, aí sim, estás a exigir mais da embraiagem por "entrar" o binário à "força" e estar ali a desenvolver com mais esforço, do que se estivesse com a mudança adequada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                              Tendo em conta que se trata do infame 1.3 de 90cv, acredito que o queiras manter acima das 2000, pois abaixo, não tens mesmo nada. Claro que essa história de desgaste da embraiagem é uma treta.
                              No GPunto que houve lá casa com esse motor e caixa de 6, era também necessário mantê-lo pelo menos nas 2000 para ter alguma resposta do motor.
                              Apesar disso, em AE, recorrendo à 6ª para manter velocidade era algo perfeitamente possivel, apesar da resposta letárgica do motor.

                              O problema não está no facto da caixa ser de 6, mas sim de uma má combinação entre as características do motor e as relações de caixa.
                              É possivel ir em 6ª entre as 1.500 e as 2.000rpm, desde que não se queira uma resposta rápida.

                              O GP faz cerca de 21segundos 80-120, o Corsa faz 24 o Astra deve fazer mais ainda..(segundo o km77 e numeros arredondados)

                              De resto é aquilo que disseste.
                              Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                              A Focus é a TDDI, a 120KM/h vou às 2500rpm, não gosto
                              Ah pois, então estamos a falar de focus diferentes.

                              Comentário


                                #16
                                Motores 1.3 com caixa de seis velocidades?
                                É só isso e a oferta de jantes gigantes.

                                Continua OPEL que vais no bom caminho

                                Comentário


                                  #17
                                  A 6a velocidade tem a vantagem de baixar a rotação em velocidades de cruzeiro e consequentemente os consumos.

                                  Mas acredito que haja alguns submotorizados no mercado que numa ligeira subida a 120 km/h ou menos até, precisem muito da 5a velocidade.

                                  Tenho um C 270cdi cá em casa e faço tudo por tudo para andar em 6a... Estou com um consumo de 6.0L precisamente por isso mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                    A 6a velocidade tem a vantagem de baixar a rotação em velocidades de cruzeiro e consequentemente os consumos.
                                    É exactamente para isso que serve uma sexta, finalmente alguém com um post educativo neste tópico.

                                    Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                    Mas acredito que haja alguns submotorizados no mercado que numa ligeira subida a 120 km/h ou menos até, precisem muito da 5a velocidade.
                                    Se neste motor for em 5ªvamos indo, porque o mais provável numa "subida mais a subir" é precisar de uma 4ª.
                                    Editado pela última vez por THESEXPISTOL; 10 April 2012, 12:59.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                      A 6a velocidade tem a vantagem de baixar a rotação em velocidades de cruzeiro e consequentemente os consumos.

                                      Mas acredito que haja alguns submotorizados no mercado que numa ligeira subida a 120 km/h ou menos até, precisem muito da 5a velocidade.

                                      Tenho um C 270cdi cá em casa e faço tudo por tudo para andar em 6a... Estou com um consumo de 6.0L precisamente por isso mesmo.
                                      Sempre pensei que este motor só tinha havido com caixa auto de 5v.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda gostava que me explicassem o que tem a embraiagem a ver com ir as 2000rpm em sexta. A embraiagem só serve para arrancar e trocar de velocidade. Em andamento não há desgaste. Quer dizer, há aqueles que deixam o pé no pedal.....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                          Motores 1.3 com caixa de seis velocidades?
                                          É só isso e a oferta de jantes gigantes.

                                          Continua OPEL que vais no bom caminho
                                          Tão mas já faz algum tempo que isso é assim. Desde 2005 ou 2006 pelo menos. Os gp's sport têm jante 17. Bem como Astras e corsas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Concordo que num motor com "pouca força" como esse não faça muito sentido a 6ª, ou melhor ela até faria sentido se isso encurtasse todas as relações da caixa e consequentemente a tornasse mais curta, permitindo uma resposta mais rápida. Infelizmente não é isso que acontece com essa caixa, é um pouco mal escalonada e o motor não é grande espingarda.

                                            Mas para consumos é sempre melhor ter uma 6ª, permite baixar a rotação e o ruído. Quanto ao desgaste da embraiagem, desgaste se fores aí a 60-70km/h em 6ª e carregares no acelerador a fundo para o carro recuperar assim. Isso desgasta. Agora circular em 6ª a 100 km/h não faz mal nenhum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Ainda gostava que me explicassem o que tem a embraiagem a ver com ir as 2000rpm em sexta. A embraiagem só serve para arrancar e trocar de velocidade. Em andamento não há desgaste. Quer dizer, há aqueles que deixam o pé no pedal.....
                                              Olha que há. Quem anda em competições sabe isso melhor que ninguém. Pega num carro alterado (com turbo) aí com 300cv e puxa uma mudança (ex: uma 4ª) a fundo a partir de muito baixa rotação, isso manda logo a embraiagem à vida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                                É exactamente para isso que serve uma sexta, finalmente alguém com um post educativo neste tópico.



                                                Se neste motor for em 5ªvamos indo, porque o mais provável numa "subida mais a subir" é precisar de uma 4ª.
                                                Que exagero.. Só se formos a baixas é que o motor sofre e vai perdendo realmente velocidade. Há subidas fortes que faço em 6ª. Claro que tenho de começar a subida a mais de 2000rpm.

                                                Se ele perder rotações e só pusermos a 5ª às 1.100rpm, a 5ª vai ficar abaixo das 2.000rpm e terá dificuldades.

                                                Apesar de não gostar deste motor e nem da caixa, não vale a pena exagerar..
                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Ainda gostava que me explicassem o que tem a embraiagem a ver com ir as 2000rpm em sexta. A embraiagem só serve para arrancar e trocar de velocidade. Em andamento não há desgaste. Quer dizer, há aqueles que deixam o pé no pedal.....
                                                Também há desgaste em andamento se não estou em erro. Mas não será assim tanto, pelo menos às 2.000rpm..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                  Concordo que num motor com "pouca força" como esse não faça muito sentido a 6ª, ou melhor ela até faria sentido se isso encurtasse todas as relações da caixa e consequentemente a tornasse mais curta, permitindo uma resposta mais rápida. Infelizmente não é isso que acontece com essa caixa, é um pouco mal escalonada e o motor não é grande espingarda.

                                                  Mas para consumos é sempre melhor ter uma 6ª, permite baixar a rotação e o ruído. Quanto ao desgaste da embraiagem, desgaste se fores aí a 60-70km/h em 6ª e carregares no acelerador a fundo para o carro recuperar assim. Isso desgasta. Agora circular em 6ª a 100 km/h não faz mal nenhum.
                                                  Exacto. A caixa é longa em todas as relações, e o motor a baixas é fraco o que não ajuda.
                                                  Mas acima das 2.000rpm não tem problema algum em nenhuma mudança. Acima das 3.500rpm em 6ª fecha a loja..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Desgaste? pouco ou nenhum! O que esforça, é o Turbo e "motor" em si, por se dar uma sapatada a fundo para se puxar pelo carro!

                                                    O Turbo é que sofre algum esforço por ter de dar os "Bar" todos que pode para empurrar ar para a mistura

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                      Quando fiz a repro ao meu carro lá os engenheiros é que me disseram isso, que o que desgasta mais a embraiagem é puxar pelo carro nas ultimas mudanças desde as baixas

                                                      E este carro abaixo das 2000RPM é fraco

                                                      E depois também há a questão de economizar combustível

                                                      daí a questão
                                                      Ah! Está explicado!
                                                      Então tens de mudar de "engenheiros" que fazem "repro"...
                                                      Portanto, pagaste dinheiro a um grupo de curiosos que te fizeram pensar que eram
                                                      engenheiros, e tu não reparaste que eles não sabiam da poda quando te disseram
                                                      semelhante bacorada...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Depois de praticamente só te terem dado lixo nas respostas (ridículo..), posso tentar dar um contributo válido:

                                                        -Podes (e deves) usar a 6ª em Autoestrada a velocidades constantes desde que não vás a forçar o motor. Podes verificar se vais a forçar o motor olhando para o consumo instantâneo do carro, que se for algo tipo 9 ou 10l quer dizer que já vai em esforço (isto a 120km/h).

                                                        Ou seja, abaixo das, diria, 2500rpm tratar sempre o acelerador com suavidade em mudanças altas. Quando apanhares subidas ou queiras ultrapassar, reduzes sempre para não forçar. Se pretendes manter velocidade em autoestrada usar 6ª sempre excepto em subidas.

                                                        Já agora aproveito para perguntar se estás satisfeito com a repro a nível global e se vale a pena nesse motor. Combate os pontos fracos do mesmo?

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Engraçado, que a minha Vectra 1.9 vai a 2000 rpm a 120 km/h em 6.ª Acho estranho uma Astra 1.3 apresentar os mesmos valores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Engraçado, que a minha Vectra 1.9 vai a 2000 rpm a 120 km/h em 6.ª Acho estranho uma Astra 1.3 apresentar os mesmos valores.
                                                            Não é nada estranho... então não leste que o user fez uma "repro"?

                                                            Ou seja, mudaram na programação da centralina o rácio entre as RPM
                                                            e a velocidade. Assim, a vítima... perdão, o user... pensa que o carro
                                                            está a dar mais velocidade que a que realmente está a dar. Na realidade,
                                                            às 2000 RPM vai a 100Km/h, mas alteraram para parecer que vai a
                                                            120Km/h.



                                                            Enfim... "engenheiros"...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X