Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AC- Coisa estranha - Telenovela continua....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AC- Coisa estranha - Telenovela continua....

    Tenho o AC que não deita frio. Na PUG era compressor novo. Agora fui a um Bosch Car Service, e verificou-se (depois de desmontar a frente) que a ventoinha que refresca o ar do compressor que vai para o habitaculo, não funciona a pedido do AC, sendo ainda mais estranho, pois a ventoinha é a mesma que refresca o motor do carro e neste caso ela está a funcionar.
    A questão é de um "fusivel" que não existe em portugal mas que se está a tentar providenciar entre hoje e amanha, e que custa apenas 30 euros.
    Alguem já soube de um caso destes?

    Agradecia imenso a vossa ajuda, pois não sei o que pensar..apesar de ser mais barato que um compressor como é possivel isto acontecer. Como é que é a ventoinha que arrefece o motor e aí não falha e quando se trata do AC ela não é acionada? Tou feito....[8]

    #2
    citação:Originalmente colocada por pedrom

    Tenho o AC que não deita frio. Na PUG era compressor novo. Agora fui a um Bosch Car Service, e verificou-se (depois de desmontar a frente) que a ventoinha que refresca o ar do compressor que vai para o habitaculo, não funciona a pedido do AC, sendo ainda mais estranho, pois a ventoinha é a mesma que refresca o motor do carro e neste caso ela está a funcionar.
    A questão é de um "fusivel" que não existe em portugal mas que se está a tentar providenciar entre hoje e amanha, e que custa apenas 30 euros.
    Alguem já soube de um caso destes?
    Nunca ouvi falar de tal coisa, mas é possivel que o fusivel não exista cá...

    E 30 #8364;??? upa upa!!

    Só uma critica se me permites, já abriste vários tópicos do mesmo problema, pq não escreves sempre no mesmo? Fica mais prático se escreveres smp no mesmo;)

    Comentário


      #3
      tens razão CR soul, peço desculpa a todos. Mas o desespero por vezes tolda a lucidez. Portanto critica aceite, e deixo agora este tópico na esperança que alguem com experiencia em AC me diga se já ouviu falar nisto?
      Obrigado

      Comentário


        #4
        É perfeitamente possível que isso aconteça embora não se deva tratar de um fusível mas de um comutador (ou switch, em inglês). A ventoínha é comum para os 2 "radiadores" (e até poderá ter duas velocidades de funcionamento, se fôr como o meu) mas é accionada por dois sistemas independentes: o arrefecimento do motor e o arrefecimento do condensador do gás do AC.

        Poderá dar-se o caso de o sistema de arrefecimento do motor não necessitar de ligar a ventoínha mas que esta seja necessária para o funcionamento do condensador (sem ventilação apropriada não há condensação do gás quente a alta pressão, e sem essa condensação não há friozinho), ou vice-versa. Certamente dependerá muito dos carros, mas (pelo menos no meu) nas situações de pára-arranca (mais pára do que arranca) sente-se muito mais a entrada em funcionamento do ventilador se tivermos o AC ligado, isto porque o condensador deixa de ser convenientemente arrefecido pelo ar em movimento (o carro está parado algum tempo).


        Oxalá que seja mesmo apenas o relé ou comutador ou lá isso que seja, sempre é melhor que um compressor novo ou reconstruído. [:0]


        Ontem também fui recarregar o meu. 40 euricos (Norauto). Entrou a fazer 13ºC e saíu com 3ºC. :D

        Até daqui a 2 anos. ;)

        Comentário


          #5
          CL, o meu no mínimo (digital) só dá 14...tás cheio é de sorte.
          Um abraço e obrigado (já agora, aproveito para elogiar a forma transparente como me tem sido tratado o carro, o problema é a avaria estranha, mas no fim é que vou fazer contas)

          Já agora....como é que na PUG me disseram que era um compressor novo? mesmo pondo um novo, acabaria por não ficar a fazer frio se ventoinha não trabalhasse, não era? ai ai que anda aí tanto aldrabão...(eu que até ia à marca pois tinha ideia de apesar de mais caros, tinha mais garantias...agora vejo....lol)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por pedrom

            CL, o meu no mínimo (digital) só dá 14...tás cheio é de sorte.
            Um abraço e obrigado (já agora, aproveito para elogiar a forma transparente como me tem sido tratado o carro, o problema é a avaria estranha, mas no fim é que vou fazer contas)

            Já agora....como é que na PUG me disseram que era um compressor novo? mesmo pondo um novo, acabaria por não ficar a fazer frio se ventoinha não trabalhasse, não era? ai ai que anda aí tanto aldrabão...(eu que até ia à marca pois tinha ideia de apesar de mais caros, tinha mais garantias...agora vejo....lol)
            O que o CL disse é a temperatura á saida da ventilação e não no visor do AC.

            Essa temperatura que ves no visor do AC é no caso de estar em Automático é a temperatura que queres dentro do carro e não a que sai da ventilação;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por C3_soul

              citação:Originalmente colocada por pedrom

              CL, o meu no mínimo (digital) só dá 14...tás cheio é de sorte.
              Um abraço e obrigado (já agora, aproveito para elogiar a forma transparente como me tem sido tratado o carro, o problema é a avaria estranha, mas no fim é que vou fazer contas)

              Já agora....como é que na PUG me disseram que era um compressor novo? mesmo pondo um novo, acabaria por não ficar a fazer frio se ventoinha não trabalhasse, não era? ai ai que anda aí tanto aldrabão...(eu que até ia à marca pois tinha ideia de apesar de mais caros, tinha mais garantias...agora vejo....lol)
              O que o CL disse é a temperatura á saida da ventilação e não no visor do AC.

              Essa temperatura que ves no visor do AC é no caso de estar em Automático é a temperatura que queres dentro do carro e não a que sai da ventilação;)
              Sempre a aprender;)

              Comentário


                #8
                Uma vez no CC, o tecto deixou de abrir automatico.
                O motor funcionava mas não abria.
                Fui á PUG e disserem que tinha de levar um sistema novo, que era cerca de 800 euros + IVA.
                Não muito convencido e armado em curioso, abri o resguardo da bomba e vi que tinha um recipiente de oleo no topo.
                Pensei "Será que é falta de oleo ou esta desforrado?"

                Inclinei a bomba, carreguei no botão de acionamento do tecto e passado um bocado começou a funcionar. Até hoje.

                Conclusão: Quando não sabem o que é, vai de meter tudo novo.
                Até funcionar outra vez.

                Comentário


                  #9
                  é como digo, estou agradavelmente supreendido com a capacidade técnica do sr da Bosch Car Service onde fui...apesar de tremer só de pensar que o meu carro esta desmontado (só espero que apertem tudo bem..e que as peças que sairam sejam as mesmas a entrarem lol)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Ontem também fui recarregar o meu. 40 euricos (Norauto). Entrou a fazer 13ºC e saíu com 3ºC.

                    Até daqui a 2 anos.
                    andas a carregar o a\c de 2 em 2 anos? se calhar é melhor veres essa fuga, pois o meu vti era de 1992 e ainda tinha o gaz de origem.;)

                    Comentário


                      #11
                      Detectar a fuga custa mais do que os 40€ de 2 em 2 anos... :D

                      E estas fugas normalmente são pelos retentores do veio do compressor, pelo que, mais uma vez, fica mais barato gastar os 40€ de 2 em 2 anos (ou 3 em 3, que seja).

                      Comentário


                        #12
                        mas cl só digo isto pois se estava a precisar de gaz, facilmente enchiam o circuito com ar e procuravam a fuga, se fosse no compressor deixavas estar.

                        Comentário


                          #13
                          A ventoinha só deve entrar em funcionamento quando o compartimento do motor está muito quente (basicamente com o carro parado ou em marcha lenta).
                          Com o carro a velocidades significativas a deslocação natural do ar, não só deve ser suficiente para refrigerar a àgua do motor como o sistema do ar condicionado.
                          Mesmo que nesse carro a referida ventoinha esteja em funcionamento permanente com o AC, o ar nas saídas deveria ser pelo menos mais fresco....

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por pedrom

                            Já agora....como é que na PUG me disseram que era um compressor novo? mesmo pondo um novo, acabaria por não ficar a fazer frio se ventoinha não trabalhasse, não era? ai ai que anda aí tanto aldrabão...(eu que até ia à marca pois tinha ideia de apesar de mais caros, tinha mais garantias...agora vejo....lol)

                            Não te preocupes porque os 900€ davam para pôr a ventoínha a funcionar!

                            Ou então quando lá voltasses novamente: "Ah! Sabe! Afinal não era apenas o compressor avariado! Afinal há aqui mais um dispositivo de controle automático que também está avariado. Certamente queimou-se na sequência da avaria do compressor. São mais 150€, mas não paga a mão-de-obra desta vez. Fica por conta da casa!"


                            :D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Alex

                              Mesmo que nesse carro a referida ventoinha esteja em funcionamento permanente com o AC, o ar nas saídas deveria ser pelo menos mais fresco....
                              O carro, sendo carregado, e ligando-se o AC faz frio...o problema é que o frio vai desaparecendo progressivamente (atenção que não há fugas, e o gas que se introduzio saiu na mesma quantidade). Ou seja, à medida que o carro vai aquecendo, o frio vai desaparecendo. (deram-me as explicações técnicas todas que aqui não consegui reproduzir, apenas digo, que caso isto corra tudo pelo melhor, é uma oficina altamente recomendada. Eu cheguei lá a dizer que era do compressor (tótó), mas o sr. optou for fazer um diagnostico total, acho que foi honesto..assim se mantenha até me entregar o carro lol.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                citação:Ontem também fui recarregar o meu. 40 euricos (Norauto). Entrou a fazer 13ºC e saíu com 3ºC.

                                Até daqui a 2 anos.
                                andas a carregar o a\c de 2 em 2 anos? se calhar é melhor veres essa fuga, pois o meu vti era de 1992 e ainda tinha o gaz de origem.;)
                                O meu 306 quando o troquei tinha 6 anos e o A/C ainda arrefecia como novo. Nunca foi carregado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Incrivel é um peça que custa 30€ não existir em Portugal e ter de vir de Espanha..pedida hoje, amanha por volta das 13 está lá na oficina...e esta? Com esta peça vai-se por a ventoinha a funcionar...e espero que assim fique tudo bem e não seja necessário mudar o compressor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    1 a 2 dias úteis é o normal para as peças que existam em stock. Às vezes é que aparecem daqueles pedidos para peças que são precisas uma vez em cada 2 anos e isso pode demorar mais.

                                    Se te lembrares, pergunta lá ao senhor quanto é que ele cobra por carregar o circuito (com o gás normal, R134a). E já agora qual é a oficina (ou, se quiseres, manda por PM que é para não fazer publicidade gratuita)?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                      Uma vez no CC, o tecto deixou de abrir automatico.
                                      O motor funcionava mas não abria.
                                      Fui á PUG e disserem que tinha de levar um sistema novo, que era cerca de 800 euros + IVA.
                                      Não muito convencido e armado em curioso, abri o resguardo da bomba e vi que tinha um recipiente de oleo no topo.
                                      Pensei "Será que é falta de oleo ou esta desforrado?"

                                      Inclinei a bomba, carreguei no botão de acionamento do tecto e passado um bocado começou a funcionar. Até hoje.

                                      Conclusão: Quando não sabem o que é, vai de meter tudo novo.
                                      Até funcionar outra vez.
                                      É para não se chatearem a "partir a cabeça"!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isto parece um filme e eu acho que vou sair de cena....
                                        Então é assim, chegou a peça, e a ventoinha já começou a funcionar. Carregou-se o sistema. (não há fugas)Ligou-se o AC e veio um bom frio, deixo-se ficar ligado.....e o frio foi esvanecendo.....
                                        Então apesar de agora a ventoinha funcionar, o problema mantêm-se...
                                        Eu preciso do carro para Sabado e estou a ver que vou pagar....e não levo nada arranjado.
                                        Disse ao Sr. (uma vez que na PUG disseram que era um AC novo)se não seria do compressor e se não podia experimentar com um....ele disse que não sabe ainda se é do compressor e que experimentar so comprando e poderá não ser....
                                        Alguem aqui com experiencia nesta materia que por favor me ajude (3f, 4f e 5f e ainda nada....)
                                        estou fulo.....

                                        O que fariam? está a chegar 6ª feira....e eu na 2ª tenho que ir para o Algarve...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por pedrom

                                          Isto parece um filme e eu acho que vou sair de cena....
                                          Então é assim, chegou a peça, e a ventoinha já começou a funcionar. Carregou-se o sistema. (não há fugas)Ligou-se o AC e veio um bom frio, deixo-se ficar ligado.....e o frio foi esvanecendo.....
                                          Então apesar de agora a ventoinha funcionar, o problema mantêm-se...
                                          Eu preciso do carro para Sabado e estou a ver que vou pagar....e não levo nada arranjado.
                                          Disse ao Sr. (uma vez que na PUG disseram que era um AC novo)se não seria do compressor e se não podia experimentar com um....ele disse que não sabe ainda se é do compressor e que experimentar so comprando e poderá não ser....
                                          Alguem aqui com experiencia nesta materia que por favor me ajude (3f, 4f e 5f e ainda nada....)
                                          estou fulo.....

                                          O que fariam? está a chegar 6ª feira....e eu na 2ª tenho que ir para o Algarve...
                                          N ha msmo fuga do gas no sistema de a/c ? ... é q se fica frio e dps vai perdendo... n sera a perda do gas? Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Posso mandar assim um bitaque á parva??

                                            Poderá ser do sistema eletrónico que controla o AC não esteja bom e ao principio faça frio mas depois "esquece-se" o fazer...
                                            Ou então ser o sensor da temperatura interior?

                                            Se fosse o compressor, possivelmente o circuito tinha fugas ou estou enganado?

                                            PS: Não leves mt a sério o que eu disse, não percebo piveas de A/C, são apenas coisas para ires pensando para ver se tem alguma razão de ser...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas o carro está lá no homem? Deixa-o trabalhar... tem calma. Há muita coisa que pode estar a acontecer mas só vendo e medindo pressões e temperaturas.

                                              Pode haver sujidade dentro do sistema e estar a obstruir o circuito e fazer congelar o acumulador/secador ou até a válvula de expansão, pode haver ar ou água no sistema (visível no visor de vidro, se o tiver), poderá estar a necessitar de um novo secador (e nova recarga de gás/óleo). Se havia água no sistema poderá haver corrosão nas tubagens, detritos a entupir a válvula de expansão, etc. [8)]

                                              E ainda sobra a hipótese do compressor... [8)]



                                              Tem calma, pode ser que até amanhã ele dê volta ao assunto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ou pode ser só mesmo o fusivel ja vi coisas muito estranhas com fusiveis a minha irmã tem um rover 25 bem no coments...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas alguem já ouviu algo semelhante?.....
                                                  Na PUG era o compressor...aqui ainda não está retirada esta hipotese, mas para lá chegar tem de excluir todas as outras...se tivesse um compressor experimentava logo não era? mas como so comprando....
                                                  é que tempo tb é €€€ no final. (será que na PUG substituiram o compressor para ver se fica tudo bom e viram que sim e portanto era do compressor, ou não se dão ao trabalho de substituir a peça supostamente avariada por outra para ver se o problema vem dali?)

                                                  [8][8][8][8] foi só para acalmar....se amanha não tiver carro, pago pela "tentativa" de reparação? e lá vou eu com os bolsos mais aliviados e vidros abertos (q até vós digo, sempre andei assim portanto olha...não vou a sevilha). (o que me irrita é a complicação da avaria, o técnico acredito que seja competente, é pena no entanto não poder montar um compressor para ver se assim resolvia o problema (apesar de o compressor "parecer" estar bom). Assim tem de ir por exclusão de partes....mas o que restará mais para excluir?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A telenovela continua....agora a maquina já detectou uma fuga....
                                                    Pergunto, mas isto não é a 1ª coisa a ser feita? aliás, foi o que aconteceu, fez o teste e disse que não existia fuga....agora já há....
                                                    Desde 3ªfeira, hoje é 6ª e quase de certeza (apesar de estar a tentar debelar o problema) parece que não vou ter carro reparado...mas por certo vou ter de pagar....).
                                                    Mas como é que 1º (3ªfeiria)me diz que não existe fuga e agora já é detectada, mas ainda não se sabe de onde vem e que vai tentar descobrir)não deveria ter sido logo detectada no 1º dia? (eu acredito que para o sr que está a reparar o carro isto seja estranho, logo para mim mt mais estranho é...)

                                                    Provavelmente seria mais barato e menos complicado instalar um AC novo......[8)]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Normalmente para detectar uma fuga e utilizado um liquido verde, e depois com o uso é que se procura por onde sai o líquido...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                        Normalmente para detectar uma fuga e utilizado um liquido verde, e depois com o uso é que se procura por onde sai o líquido...

                                                        correcto, mas na 3ªfeira quando lá coloquei o carro, foi-me dito que não existia nenhuma fuga...e agora é que há? Será que a PUG tem razão quando diz que era do compressor? valerá a pena dizer ao Sr. compre o compressor (apesar de ele dizer que é um risco pois pode não ser)....Afinal, de incio o carro faz frio...mas depois vai perdendo (a ventoinha funciona)...
                                                        Quanto tempo demora a detectar uma fuga?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por pedrom

                                                          Quanto tempo demora a detectar uma fuga?

                                                          Tás fdd... pode demorar 5 segundos ou 5 horas. Depende da sua localização, dimensão e da sensibilidade do equipamento disponível para a localizar.

                                                          E se ela se verificar no evaporador é a tal parte chata porque não existe bom acesso (fica atrás/por baixo do tablier).

                                                          Verdade seja dita, exceptuando os 2 pontos de enchimento/recarga, não há bom acesso a quase nada no sistema de AC de um automóvel! [:0]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por CL

                                                            citação:Originalmente colocada por pedrom

                                                            Quanto tempo demora a detectar uma fuga?

                                                            Tás fdd... pode demorar 5 segundos ou 5 horas. Depende da sua localização, dimensão e da sensibilidade do equipamento disponível para a localizar.

                                                            E se ela se verificar no evaporador é a tal parte chata porque não existe bom acesso (fica atrás/por baixo do tablier).

                                                            Verdade seja dita, exceptuando os 2 pontos de enchimento/recarga, não há bom acesso a quase nada no sistema de AC de um automóvel! [:0]
                                                            Pois, mas na 3ª feira devia ter reparado logo que existia uma fuga...aliás...disse-me que fez o teste e que não existia fuga...e agora é que há???? (de 3ª para 6ª foram 3 dias perdidos....)

                                                            Já agora, quanto fica um compressor na sucata? SANDEN 7V16?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X