Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curvas lentas e curvas rápidas. Quais os carros mais adequados ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curvas lentas e curvas rápidas. Quais os carros mais adequados ?

    Em percursos lentos tipo serra, os carros leves e nervosos normalmente conseguem ser bastante rápidos, já em curvas rápidas, tipo de vias rápidas ou de ENs os carros maiores inspiram mais confiança.

    Quais são os factores que condicionam verdadeiramente a capacidade de curvar de um carro ? a distância entre eixos e a largura das vias ? os pneus ? a geometria das suspensões ? o centro de gravidade ? a distribuição de massas ?

    Onde é que um Serie 1 é melhor que um Serie 7 e o oposto ?

    #2
    A massa (peso) e a sua distribuição é dos factores que mais influência tem neste item em particular...

    Comentário


      #3
      A distribuição do peso, o centro de gravidade, algo que combine bem estes dois factores.

      AWD (Tracção às 4), ou RWD (Tracção atrás, para os aficionados), e um "mid engine"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
        A distribuição do peso, o centro de gravidade, algo que combine bem estes dois factores.

        AWD (Tracção às 4), ou RWD (Tracção atrás, para os aficionados), e um "mid engine"
        Isso são generalidades que todos sabemos, sendo que a tracção nem é das coisas mais determinantes.

        Comentário


          #5
          Acho que a altura ao solo e a distância entre eixos acaba por ser o mais determinante, independentemente do local donde vem a tracção.

          Em curvas mais apertadas, tipo serra, tenho ideia que os RWD são capazes de rabiar mais depressa que os FWD fugir de frente, tendo em conta as mesmas condições. Em curvas rápidas em AE penso que se a altura e largura forem iguais, o comportamento será semelhante.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Em percursos lentos tipo serra, os carros leves e nervosos normalmente conseguem ser bastante rápidos, já em curvas rápidas, tipo de vias rápidas ou de ENs os carros maiores inspiram mais confiança.

            Quais são os factores que condicionam verdadeiramente a capacidade de curvar de um carro ? a distância entre eixos e a largura das vias ? os pneus ? a geometria das suspensões ? o centro de gravidade ? a distribuição de massas ?

            Onde é que um Serie 1 é melhor que um Serie 7 e o oposto ?
            Todos esses factores influenciam a habilidade de um veículo para curvar. Podem ser analisados em conjunto ou em separado. (isto é, podem ter algumas dessas características em comum outras diferentes)

            No exemplo que referiste - S1 Vs S7 - eu destacaria a distância entre eixos. Um carro de menor distância entre eixos tende a ser mais ágil e eficaz em curvas lentas e mudanças de direcção constantes (curva-contracurva) pois mudam de direcção mais facilmente que um carro de distância entre eixos superior que por sua vez será um carro mais estável e mais eficaz em curvas longas e rápidas, principalmente curvas em apoio.

            Nesse exemplo conta também o peso pois presumo que seja substancialmente diferente.
            Editado pela última vez por Bj40; 23 April 2012, 21:49.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              em curvas rápidas, tipo de vias rápidas ou de ENs os carros maiores inspiram mais confiança.
              Inspirar mais confiança (subjectivo) não significa ser mais rápido.

              Comentário


                #8
                Tenho pensado nisto.

                A verdade é que noto uma diferença brutal entre conduzir o meu E82 20d em piso seco ou molhado.
                Se em seco o carro anda sobre carris, em molhado tenho apanhado alguns sustos.
                Provavelmente isto também está relacionado com o alto grau de confiança que tenho no carro (ja vou em 160.000km) que me fazem "arriscar" um pouco mais à chuva.

                Tudo isto para dizer que, para fazer curvas rápidas à chuva, poderá ser preferível um fwd ou awd, leve, com caixa curta e aprox. 200cv num motor pequeno.

                Comentário


                  #9
                  Muito resumidamente:

                  Curvas lentas - carros com melhor tracção e melhor binário.
                  Curvas rápidas - carros com melhor aerodinâmica, melhor distribuição de peso e melhor suspensão.

                  Comentário


                    #10
                    A ideia era reflectirmos sobre isto em conjunto, porque vir para aqui postar como se se soubesse muito ou mais que os outros, acaba por ser absurdo, pelo menos estes posts com trivialidades é isso que me parecem.

                    Comentário


                      #11
                      Turbo24 - 21 de abril > Programas > TVI24
                      A partir dos 1:45...

                      Não sei se será completamente adequado ao tópico mas acho que ajuda a tirar umas ideias..

                      ps: e insistem em chamar M1...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        A ideia era reflectirmos sobre isto em conjunto, porque vir para aqui postar como se se soubesse muito ou mais que os outros, acaba por ser absurdo, pelo menos estes posts com trivialidades é isso que me parecem.
                        Era para falar dos BMW?

                        Comentário


                          #13
                          Penso que (e sinto) um carro com curta distância entre eixos vai ter um propensão para soltar a traseira bem maior que um equivalente e com maior distância entre eixos.
                          Para o bem e para o mal!! Se o soltar de traseira é óptimo para curvas lentas, também pode ser assustador em curvas rápidas.

                          Tenho como termo de comparação 3 carros que conheço bem: BMW 120d com suspensão desportiva; BMW 320Cd com suspensão M e jantes 18" e Mini Cooper S (dos primeiros).

                          As diferenças são notórias!! O grau de confiança transmitida em curvas rápidas diminui com a distância entre eixos O mini chegou a ser assustador!!

                          Comentário


                            #14
                            Há bastante factores a influenciar a capacida de curvar: suspensão, direcção, peso, pneus, centro gravidade etc. + uma multiplicidade de afinações possíveis nestes parametros todos.

                            Ahhh e a famosa electronica. O GT-R é o exemplo perfeito de um carro pesado e com uma altura ao solo bem acima dos concorrentes mas que, fruto de uma electrónica muito apurada nos permite curvar depressa em qualquer lado (serra, pista, auto estrada...) e transmite uma confiança excepcional em condução muito rápida.

                            Last but not least: o factor K.U.

                            Comentário


                              #15
                              Num circuito lisinho acredito que um carro mais curto não perca em nada para o mais "comprido" no que a eficácia diz respeito, mas no mundo real em que até as AE's têm "lombas" e buracos... acho que perde mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Eu, por exemplo, continuaria a preferir um serie 1 para IC's e EN's ao invés de um S7... Isto claro se o objectivo fosse eficiência e eficácia.

                                O excessivo peso do S7 são não se fará sentir de uma forma depreciativa em trajectos e curvas estilo AE...

                                ISto claro, equacionando "motorizações equiparáveis".

                                O peso é uma variável "mortífera" qdo se procura eficiência...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                                  Turbo24 - 21 de abril > Programas > TVI24
                                  A partir dos 1:45...

                                  Não sei se será completamente adequado ao tópico mas acho que ajuda a tirar umas ideias..

                                  ps: e insistem em chamar M1...
                                  Muito interessante.

                                  É curioso como se fartam de por porcarias aqui no fórum e dizer mal e ainda não tinha visto este teste aqui postado, que está francamente bom !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Eu, por exemplo, continuaria a preferir um serie 1 para IC's e EN's ao invés de um S7... Isto claro se o objectivo fosse eficiência e eficácia.

                                    O excessivo peso do S7 são não se fará sentir de uma forma depreciativa em trajectos e curvas estilo AE...

                                    ISto claro, equacionando "motorizações equiparáveis".

                                    O peso é uma variável "mortífera" qdo se procura eficiência...
                                    Tens que ver esse video da TVI24, muito curioso o resultado e as constatações .......

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                      Penso que (e sinto) um carro com curta distância entre eixos vai ter um propensão para soltar a traseira bem maior que um equivalente e com maior distância entre eixos.
                                      Para o bem e para o mal!! Se o soltar de traseira é óptimo para curvas lentas, também pode ser assustador em curvas rápidas.

                                      Tenho como termo de comparação 3 carros que conheço bem: BMW 120d com suspensão desportiva; BMW 320Cd com suspensão M e jantes 18" e Mini Cooper S (dos primeiros).

                                      As diferenças são notórias!! O grau de confiança transmitida em curvas rápidas diminui com a distância entre eixos O mini chegou a ser assustador!!
                                      É precisamente essa a ideia que tenho

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por After Ver Post
                                        Era para falar dos BMW?
                                        A ideia basicamente é aprendermos, partilharmos e reflectirmos.

                                        Como referi no post inicial eu sei que há uma multiplicidade de factores e á cada um e a interacção dos vários que vai condicionar o resultado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Muito interessante.

                                          É curioso como se fartam de por porcarias aqui no fórum e dizer mal e ainda não tinha visto este teste aqui postado, que está francamente bom !

                                          o teste saiu hoje de manha

                                          tem calma

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Tens que ver esse video da TVI24, muito curioso o resultado e as constatações .......
                                            Não estou a conseguir ver... "server not found".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                              Penso que (e sinto) um carro com curta distância entre eixos vai ter um propensão para soltar a traseira bem maior que um equivalente e com maior distância entre eixos.
                                              Para o bem e para o mal!! Se o soltar de traseira é óptimo para curvas lentas, também pode ser assustador em curvas rápidas.

                                              Tenho como termo de comparação 3 carros que conheço bem: BMW 120d com suspensão desportiva; BMW 320Cd com suspensão M e jantes 18" e Mini Cooper S (dos primeiros).

                                              As diferenças são notórias!! O grau de confiança transmitida em curvas rápidas diminui com a distância entre eixos O mini chegou a ser assustador!!
                                              Lá está, velocidades altissimas, acredito nisso... Se com o mini é assustador, com o meu mx-5, vir na A8 sempre acima dos 200kmh/240kmh... isso sim, é da deixar "selo na calcinha"!

                                              Agora nas nossas Ic's,EN's... Não acho que um S7 consiga ser mais eficiente que um serie 1...

                                              E em trajecto "tortuosos" então, ainda mais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                                                Turbo24 - 21 de abril > Programas > TVI24
                                                A partir dos 1:45...

                                                Não sei se será completamente adequado ao tópico mas acho que ajuda a tirar umas ideias..

                                                ps: e insistem em chamar M1...
                                                Não está mau o teste...

                                                O resultado surpreendeu!! Teoricamente o M3 seria o compromisso ideal...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Curvas rápidas o downforce penso que é uma mais valia. Nos ralis cada vez mais os carros tem a wheelbase mais curta, penso que tem uma vantagem melhor nos diversos tipos de curvas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Lá está, velocidades altissimas, acredito nisso... Se com o mini é assustador, com o meu mx-5, vir na A8 sempre acima dos 200kmh/240kmh... isso sim, é da deixar "selo na calcinha"!

                                                    Agora nas nossas Ic's,EN's... Não acho que um S7 consiga ser mais eficiente que um serie 1...

                                                    E em trajecto "tortuosos" então, ainda mais.
                                                    Exacto. Um série 7 seria o extremo oposto, mas um carro muito curto torna-se demasiado "perigoso" em certas estradas.. se é que me entendes..
                                                    O cooper S também tem ESP e dos maiores cagaços da minha vida foi no eixo N/S a passar por cima de sete rios em direcção à ponte.
                                                    Ia bem lançado (160/170) e deu uma cuzada que pensei que já era. O que vale é que nestes carros ele tão depressa "vai" como "volta"... é preciso é calma e mãozinhas (aka Sorte)


                                                    EDIT: uns dias depois espetei-o contra um muro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto menor o raio de curvatura pior efeito terá o peso na eficácia.

                                                      Está relacionado com a força peso, quanto mais apertada for a curva e quanto mais rápido se for, mais ângulo atinge a força em relação ao eixo vertical e para este calculo conta a componentes horizontal da força que aumenta bastante quanto maior o peso e mais a inclinação tiver. A componente vertical é anulada pela normal, a reação com o chão se não afundava.

                                                      O que o peso normalmente dá é mais inercia e maior facilidade em manter o carro tranquilo. Obviamente que no caso da estabilidade do habitáculo contam mais coisas mas o peso ajuda.

                                                      O peso torna-se limitador dos limites absolutos, numa pista é fácil chegar lá e apurar diferenças já na rua nem sempre há tomates para o fazer porque os carros cada vez são mais rápidos a passar em curva e o medo e limites dos condutores chega antes dos limites e que haja desempate pela componente técnica do carro.

                                                      Carros mais curtos e leves são mais nervosos e menos fáceis de conduzir a alta velocidade, diria que temos de começar a pilotar a partir de certas velocidades em curvas rápidas porque a noção de instabilidade sobe bastante mais rapido que em carros maiores e mais pesados.
                                                      Mas isto não significa que atinjam os seus limites mais cedo, por experiência tendem a varrer mais cedo os mais pesados mesmo que tudo se passe de forma mais fácil para o condutor e tranquilo em termos de ambiente a bordo.

                                                      Depois o nível de agilidade do chassis ajuda em curvas lentas e prejudica em AE e isto não tem grande coisa haver com o peso.
                                                      Editado pela última vez por Cagi; 24 April 2012, 00:24.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                                        Exacto. Um série 7 seria o extremo oposto, mas um carro muito curto torna-se demasiado "perigoso" em certas estradas.. se é que me entendes..
                                                        O cooper S também tem ESP e dos maiores cagaços da minha vida foi no eixo N/S a passar por cima de sete rios em direcção à ponte.
                                                        Ia bem lançado (160/170) e deu uma cuzada que pensei que já era. O que vale é que nestes carros ele tão depressa "vai" como "volta"... é preciso é calma e mãozinhas (aka Sorte)


                                                        EDIT: uns dias depois espetei-o contra um muro
                                                        Nesses carros com bastante agilidade no eixo traseiro tens de ir atento ao eixo traseiro desde o momento em que começas a virar o volante, em curvas muito rápidas em apoio um Mini deve ser estilo 206, começam a rodar sobre o seu próprio eixo o que tem implicações na geometria que o carro toma e na necessidade de desfazer ângulo de viragem porque o carro aponta sozinho a frente.
                                                        Nestas situações desacelerar é a pior coisa, ou quando se faz convém anular mais ângulo.
                                                        Quando se entra assim quase nos limites e as velocidades são para cima de 100 e muitos, convém manter a consistência na tração e alerta máxima no volante para fazer correções.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                                          Num circuito lisinho acredito que um carro mais curto não perca em nada para o mais "comprido" no que a eficácia diz respeito, mas no mundo real em que até as AE's têm "lombas" e buracos... acho que perde mesmo.
                                                          Eu continuo a achar que um carro com maior distância entre eixos se irá comportar melhor em curvas muitos rápidas e longas (em apoio forte) do que um carro de base mais curta. Isto tendo em conta que as outras características são parecidas. Pelo menos mais estável e dócil deverá ser.


                                                          Porque já se sabe que o peso e centro gravidade quanto mais baixos melhor, seja em que carro for, seja em que piso ou tipo e estrada for.

                                                          Por exemplo, nos Ralis ainda este ano no Rally Monte-Carlo se falava que o Mini WRC teria alguma vantagem em curvas em apoio em relação ao DS3/Fiesta. E estamos a falar de uma diferença de 10cm mais ou menos, apenas.

                                                          Quanto ao teste que postaram.. Não acho justo. O M5 tem mais quantos cavalos que o S1M? 200cv? Só naquela recta enorme do AIA ganha logo um "calendário" ao 1M.

                                                          Gostava que tivessem detalhado mais a rapidez em curva porque não percebi em que condições o M5 é mais rápido.... Ou melhor, não percebi se o 1M e o M3 conseguem chegar à mesma velocidade que o M5 a essa curva (porque é uma pequena recta e a subir).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quadro de resultados.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X