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[motores/técnica] Ideia possivel/ parva do dia...

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    [motores/técnica] Ideia possivel/ parva do dia...

    Li que o bloco do motor 2.2 D-Cat deriva (ou é identico) de um bloco já existente a gasolina.

    É muita parvoice minha ou seria, e teoricamente falando, possivel fundir dois blocos, um a diesel e outro a gasolina, partilhando a mesma cambota? No fundo, seria totalmente descabido um V(4+4)hibrido?

    O primeiro contra imediato que vejo seriam as vibrações mas o bloco D-Cat vem com uma relação de compressão muito baixa para diesel com o objectivo de as reduzir, por exemplo.

    Gostava de uma opinião séria dos prós e contras de um hipotético motor deste genero, com ideias sobre, por exemplo e se considerarem possivel, qual o tipo de sobrealimentação (apenas um dos blocos sobrealimentado, ambos os blocos; um turbo para ambos, turbos independentes; se mais que um melhor em serie ou em paralelo)

    #2
    Antes de discutir essa ponto, vamos ver:

    - O investimento necessario para fazer uma coisas dessas seria descabido. Visto que nem um combustivel, nem o outro são o futuro.

    - Mesmo neste momento, nessa caso não existiria razão valida, porque os consumos não são assim tão diferentes, nem o preço do combustivel.

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      #3
      È uma ideia engraçada...
      Assim á primeira vista uma limitação seria as RPMs, no diesel a coisa acaba ás 4000 quando no otto é aí que a coisa começa a aquecer.

      Para alem de as taxas de compresão serem bastante diferentes...

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        #4
        o investimento em R&D pode nem sempre vir a ser rentável mas por outro lado, visto ambos os blocos já existirem, seria consideravelmente barato de inicio.

        quanto à validade, foge um bocadinho ao "desafio" pq não é a lógica que impera nesta questão mas sim uma questão Técnica. Imaginação, pessoal!!

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          #5
          Terias de ter 2 gestões electronicas, alem de muitos componentes comuns não serem compativeis.
          Alem disso tinhas tambem de ter 2 depositos.
          Para não falar nos enormes custos de manutenção.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por poxexo

            o investimento em R&D pode nem sempre vir a ser rentável mas por outro lado, visto ambos os blocos já existirem, seria consideravelmente barato de inicio.

            quanto à validade, foge um bocadinho ao "desafio" pq não é a lógica que impera nesta questão mas sim uma questão Técnica. Imaginação, pessoal!!
            Prefiro o "velho esquema" de ter um motor grandinho que depois de embalado se possa desligar metade dos cilindros...se juntar-mos a isto a actual técnologia hibrida deve conseguir-se mto bons consumos e performances.

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              #7
              as rpm's só seriam problema apartir das 5200 que é o limite actual desse motor. Outro problema seria a partilha da cambota pq os pistons teriam diferentes massas (geradores de importantes vibrações) e o atrito apartir do momento em que o motor diesel "esgotasse" seria de facto um impecilho para o trabalho do gasolina. Mas tb se poderia limitar o regime do gasolina mas isso é demasiado fácil e pretendia alguma "engenharia" dos membros do forum.

              Dado relevante: alguma forma de saber a diferença das massas dos pistons gasolina e gasóleo? Diminuindo a taxa de compressão pode-se diminuir a robustez dos diesel e tb gera menos calor e menos necessidade de superficia para dissipação do calor...

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                #8
                rui estou contigo, a ideia do shutdown de um bloco agrada-me mas faria sentido, neste caso, a baixas rpm's Diesel e em altas Otto. Na transição está o ganho LOL

                alpi, as duas gestões electrónicas é, qto a mim uma falsa questão pq todos os motores hibridos têm um sistema de gestão com vários componentes... dois depósitos significa o quê? um de 70 litros dividido ao meio?(simplificação excessiva, eu sei ;) ) Pouca autonomia? Imaginemos uma fração da cilindrada, então.

                Outro possivel contra: peso... mas um V8 tb não costumam ser muito leves :P

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                  #9
                  Os dois blocos num automovel seriam muito caros, pesados, arrastavam muito peso morto (1 motor a trabalhar e outro parado).
                  Pra isso mais valia ter um bloco com rc variavel (aquele sistema da saab, salvoerro) ou um motor multi-fuel. Mas isso seria muito caro de desenvolver...(existem camiões do exército que consomem diversos tipos de combustível mas são motores com consumos, emissões e custos que impossíveis para os motores do dia a dia).

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                    #10
                    cuica... puseste muitos possiveis entraves... e que tal possiveis soluções? defeitos é sempre o mais fácil. Ponham-se no papel de advogados do Diabo, à frente de um grupo de investigadores cujo "patrão" vos dá o problema e vos pede a solução ;)

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                      #11
                      Ó pá, falei naquilo q é mais viavel: rc variavel ou multifuel.
                      Se estivesse numa reuniao e me pedissem a opiniao era isso q dizia.
                      O que disseste nao é impossivel mas é altamente improvável!
                      Se já o Prius que tem dois motores em série é complicado...
                      Acarreta custos elevados e baixa eficiencia!
                      (só a primeira frase toca logo os sininhos aos ouvidos dos gestores ;) )

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                        #12
                        só o desafio técnico que teria de se desenvolver para isso... quer dizer, de um lado há 4 cilindros a gasolina 2.0cc e do outro 4 a gasóleo tb 2.0cc? e turbos? só há para o gasóleo? e a transmissão? e as relações de caixa? bielas e pistões? e válvulas? bem... há tantas váriáveis a considerar... não me parece sequer viável...

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                          #13
                          A mercedes já pensou nisso.

                          Comentário


                            #14
                            ya a mercedes estava a desenvolver um bloco tal como imaginas-te :D lol

                            Comentário


                              #15
                              seria mais simples e barato montar dois motores, um a diesel e outro a gasolina, tipo como um compressor e um turbo. um para as baixas rpm e outro para as altas rpm. :D

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                                #16
                                se vais por 2 motores diferentes na mesma cambota, nao podes estar a espera que dure mais que uns segundos:D

                                a mercedes e mais uma ou duas estão a estudar motores que funcionam com diesel e gasolina.

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                                  #17
                                  bem, ao menos a ideia não é inviável e independentemente dos custos, alguem já o está a estudar, seja em moldes fôr. Serve de resposta aos mais tacanhos...

                                  Eliselotus, explica porquê, please.

                                  Comentário

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