Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de Jimny: diesel ou otto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de Jimny: diesel ou otto?

    Boas, um colega encartado há +- 1 ano pensa em comprar o primeiro carro e está quase certo que quer com prar um jimny. A principal dúvida reside na motorização. ele é fã de diesel, mas está disposto a comprar a gasolina, se o motor o compensar. Gostava de saber se o motor tem força suficiente ou é uma arrastadeira, e como são os consumos.

    Quando aos quilómetros ele ainda não tem a certeza dos que vai fazer, mas terá que fazer pelo menos duas viagens de cerca de 350km por mês (as viagens podem ser feitas em AE ou em nacional). Será que a força a mais do diesel (presumo eu que a tenha) compensa o preço mais elevado? Os otto estão a cerca de 3500€ e os diesel a 8000€. Em estrada o comportamento é assim tão mau, ou é apenas "mauzinho"?

    Como é o nível de conforto (tendo como nível de comparação um opel corsa 1.5TD de 97)? Quero dizer, sei que é desconfortável, só quero perceber o quão desconfortável é. Pelo que ouvi dizer a manutenção é barata e não existem problemas de fiabilidade de maior.
    Os jimny considerados vão desde 2000 até 2006.

    Agradeço desde já as respostas.

    #2
    boas
    ora, eu tenho um jimny 1.5ddis 65cv

    antes de mais convem é saber o tipo de uso que lhe vai dar. se vai para o mato ou nao. como se comporta em estrada sao outros 500.
    se for para fazer monte duro, entao o gasolina. o motor aguenta mais abusos que o diesel. se for so para passeios no mato, ou praia o diesel chega bem. eles sao praticamente iguais no que toca a aptidoes tt, é so porque o gasolina aguenta mais abuso e a embraiagem dura mais.

    se for mato sem ser muito duro, tipo trial e coisas que tal, e andar por cidade e AE, nesse caso o diesel compensa. mas so e apenas pelos consumos. o gasolina anda nos 10/l aos 100 (no mato mais 2 ou 3). no meu a diesel faço 7,2 em AE, ou em cidade com cuidado. se andar em cidade sem preocupaçoes com consumos, ou com algum mato, faz 8.2 ou 8.5 nunca variam muito.

    em termos de performance...o diesel abaixo das 2000rpm é muito morto, e em subidas tem de ser sempre acima disso. o 65cv faz 0/100 em coisa de 18 segundos e tem vmax de 135kmh. apesar da aceleraçao ser vagarosa, em cidade mexe-se bem, mas a partir dos 80kms ja demora um bocadinho. o diesel de 86cv faz menos 2 ou 3 segundos dos zero aos 100 e a vmax é de 145kmh, os consumos sao praticamente os mesmos, mas a utilizaçao é mais agradavel porque o binario maximo e o turbo passam a estar disponiveis as 1750rpm em vez das 2000.
    quanto ao gasolina, os consumos sao substancialmente mais altos, e é mais progressivo na entrega de potencias, e mais suave em cidade, mas tal como o diesel,tambem nao anda nada.

    em termos de conforto a bordo...é bastante pequeno por dentro, e quase sem bagageira. tem muito pouca insonorizaçao, tanto a nivel de motor, como a nivel das cavas das rodas. quando chove ou quando se anda em areia, ouve-se tudo.
    a nivel de suspensao...o carro é muito leve e tem uma suspensao dura..se por um lado se porta bem a absover buracos grande, para coisas pequeninas torna-se muito saltitao. é maior a pancada que se leva numa lomba do que numa cratera daquelas á antiga. no mato,ou em estradas de gravilha, torna-se algo incomodo devido as caracteristicas da suspensao.é muito saltitao, qualquer buraquinho abana o carro todo. a menos que se vá depressa, mas como nao é para estragar...verdade seja dita, com uma pessoa nos bancos de tras, isso acalma muito. a saca de areia na bagageira nao é ma ideia.
    uma das razoes do desconforto da suspensao é o sitio onde fica o condutor e a distancia entre eixos. o facto de ser muito curta faz com que se notem mais os buracos, e o facto do condutor ficar muito proximo do eixo traseiro amplia a sensaçao.

    em estrada dá trabalho conduzir,especialmente em AE,ou acima dos 90kmh. nota-se muito o vento, os veios deixados pelos camioes no piso afectam a direcçao , e o facto de ser composto por 2 chassis (mais ou menos,um para a suspensao e um para a carroçeria,suspenso em molas) fazem com que se tenha de estar sempre atento á direcçao que leva. as molas....para quem apenas conduziu carros normais como foi o meu caso...a primeira sensaçao é que existe uma camada de gelatina entre o volante e as rodas. quando ha um solavanco o carro muda de posiçao na estrada como todos, mas depois a carroceria continua a mexer durante instantes devido a estar em molas, voltando a alterar a posiçao do carro na estrada. é preciso um bocadinho de habituaçao. mas isto nota-se muito mais em AE, em cidade é praticamente a mesma coisa que um carro normal, tirando os cuidados com velocidades nas curvas.
    outra coisa é cuidado com os pneus que escolhem. eu tenho uns insaturbo dakar, e se no mato é fixe, em cidade basta chover um bocadinho e o piso nao ser perfeito para me por em apuros. para teres uma ideia, a 30/40kmh, se nao tiver cuidado com as deslocaçoes de massa nas rotundas,ele foge. se apanhar calcetado molhado e tiver de travar, é bom que esteja á espera ou que tenha espaço. uma vez no bairro alto em calcetado molhado tive de travar de repente porque alguem saltou para a passadeira 40 metros á minha frente e o gajo foi a deslizar até ficar a menos de 2 metros da pessoa. se apanhar carris de electrico molhados entao é como estar em gelo. mas depende muito dos pneus.

    concluindo e resumindo...nao sei se recomendava a um recem encartado, nao é a coisa mais facil de conduzir, nem a mais segura,nem a mais economica nem a mais confortavel nem a mais despachada. é uma escolha do coraçao e nao da cabeça.
    se for para ir para o mato a serio, gasolina,sem duvida. se for para fazer estrada e os consumos sao uma preocupaçao, vai para o diesel (se a diferença de preço fizer sentido). se por outro lado a diferença de preço nao parecer compensar, o gasolina em cidade é a mesma coisa,so mudam os consumos.
    entre o diesel 65cv e 86cv, o de 86 é mais confortavel de usar, mas custa perto de 10000 contra os 7500 do 65cv. o de 86cv tem um parachoques diferente, vem mais abaixo, prejudicando um bocadinho o angulo de entrada. alem disso,nesses parachoques os farois de nevoeiro fica o mais abaixo possivel, é muito sujeito a partir-se.

    so nao recomendo a versao canvas nem hardtop, por causa dos barulhos parasitas e durabilidade, mas se for para ficar durante pouco tempo, o hard top nao é ma escolha

    Comentário


      #3
      se quizeres dar uma vista de olhos pelos interiores tenho ai umas fotos no diario de bordo (a precisar de actualizaçao que comprei umas cenitas)
      http://forum.autohoje.com/diario-de-...y-1-5ddis.html

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jorgeshark Ver Post
        Os otto estão a cerca de 3500€ e os diesel a 8000€
        Otto sem sombra de dúvidas.

        GPL em cima se for para andar muito (ainda assim fica muito mais barato que o Diesel).

        Comentário


          #5
          sim, gpl nao é nada ma ideia, mas nesse caso, é melhor ser um jimny dos primeiros, o de 80cv, que creio ter sido descontinuado em 2000 ou 2001. da-se melhor com gpl do que o outro.
          unico senao é que ficas sem mala, que ja de si por ser pequena nao permite um deposito mt grande.
          mas sim, gasolina e gpl é a escolha mais economica. e nao é dificil encontrar um jimny a gota de 98 a 2001 com poucos kms. os dois contras disso é que 1- os gasolina teem mais probabilidades de estarem mal tratados pois sao preferidos para ir para o mato e 2- os desses anos teem o interior foleiro, que so foi substituido em 2005

          Comentário


            #6
            Eu tenho um colega que tem um Jimny 1.5 Diesel e aquilo é a maior arrastadeira possível... é certo que é um carro engraçado mas tem uma valor de mercado bem elevado.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X