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Auxiliar de direcção

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    Auxiliar de direcção

    Quero deixar aki um pedido de informação sobre um tema, que já pesquisei mt na net, mas ñ encontro resposta.
    Sei que a FIAT e recentemente a CITROEN no C3, utilizam um sistema eléctrico de auxilio à direcção do carro. Este sistema ao contrário da direcção hidraulica, ñ subcarrega o motor com um esforço mais, é totalmente eléctrico axiliando na condução, facilitando a viragem do volante.

    O meu interesse prende-se com a curiosidade de saber como funciona na integra, alguém tem um esquema do sistema, qual o nome dado, prós e contras, onde posso encontrar mais info sobre este tema?

    @braços

    #2
    mas actualmente serão quase todas as direções assim, pois quando viras o volante para um lado és auxiliado por um motor electrico e não por um cilindro hidraulico como era nos sistemas hidraulicos.

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      #3
      Pensei k isso era uma tecnologia mais ou menos recente e que ainda ñ estivesse a ser utilizada por muitas construtoras.

      Comentário


        #4
        sim por norma ouves falar em direção assistida electrica.

        Comentário


          #5
          Mas já procurei na net e ñ encontro nada sobre essa tecnologia. Sabe onde poderei encontrar informação sobre este tipo de direcção assistida?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Afcivic

            mas actualmente serão quase todas as direções assim, pois quando viras o volante para um lado és auxiliado por um motor electrico e não por um cilindro hidraulico como era nos sistemas hidraulicos.
            exacto, nota-se bem, por exemplo no meu laguna de 95 se virares a direcção parado até se nota que o motor baixa a rotação... numa kangoo que aqui a tempos aluguei isso já não acontecia

            Comentário


              #7
              vê aqui pois este parece ser especifico da honda mas dá para ter uma ideia.;)

              http://www.nsxprime.com/FAQ/Technical/eps.htm

              Comentário


                #8
                aqui tens mais.

                http://www.freescale.com/webapp/sps/...02Wcbf07jS1504

                Comentário


                  #9
                  e mais.

                  http://auto.howstuffworks.com/steering2.htm

                  Comentário


                    #10
                    XIII, obrigado [^]. Com esta pagina, já consegui encontrar outras relacionadas e onde tenho esquemas eléctricos de como funciona o sistema[:X]
                    Obrigado ;)

                    Comentário


                      #11
                      Em termos de consumos é melhor eléctrica dado que apesar de "roubar" energia ao alternador a perda é inferior a energia mecanica perdida pela bomba hidraulica da direcção.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                        mas actualmente serão quase todas as direções assim, pois quando viras o volante para um lado és auxiliado por um motor electrico e não por um cilindro hidraulico como era nos sistemas hidraulicos.
                        Felizmente só alguns modelos tem isso...

                        esse sistema é mais uma paneleirice recente para substituir um sistema hidraulico perfeito em alguns casos por um sistema mais barato e electrico...
                        O problema disto é o hidraulico ser muito fiavel e o electrico é uma incognita.[:I]

                        Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.

                        e todos os carros usam o sistema hidraulico menos 2 ou 3 carros pequenos.


                        Esse sistema electrico nao vai trazer nada de bom...excepto o custo de produção.[|)]

                        Comentário


                          #13
                          citação:

                          Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.
                          Não. Se o sistema eléctrico falhar continuas a conduzir como se nada fosse. A direcção fica mais pesada, pois claro, mas só nos obriga a puxar um pouco mais pelo cabedal. Sei disto porque o antigo Punto da companheira uma vez veio da revisão e passado uns quilómetros perdeu a direcção assistida (os mecânicos tinham substituído alguns fusíveis e enganaram-se nas amperagens). Foi só dar meia volta e retornar à oficina. Sem stress.

                          Acredito que o sistema eléctrico seja eventualmente menos durável, mas também me parece que será de mais fácil manutenção/reparação.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Axxantis

                            citação:

                            Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.
                            Não. Se o sistema eléctrico falhar continuas a conduzir como se nada fosse. A direcção fica mais pesada, pois claro, mas só nos obriga a puxar um pouco mais pelo cabedal. Sei disto porque o antigo Punto da companheira uma vez veio da revisão e passado uns quilómetros perdeu a direcção assistida (os mecânicos tinham substituído alguns fusíveis e enganaram-se nas amperagens). Foi só dar meia volta e retornar à oficina. Sem stress.

                            Acredito que o sistema eléctrico seja eventualmente menos durável, mas também me parece que será de mais fácil manutenção/reparação.
                            eu acho que a direcção n fica normal.. pelo menos nos sistemas hidrualicos eu n consigo virra o volante do meu laguna sem o motor a trabalhar, tens q comer um bife para lhe dares uma volta...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Axxantis

                              citação:

                              Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.
                              Não. Se o sistema eléctrico falhar continuas a conduzir como se nada fosse. A direcção fica mais pesada, pois claro, mas só nos obriga a puxar um pouco mais pelo cabedal. Sei disto porque o antigo Punto da companheira uma vez veio da revisão e passado uns quilómetros perdeu a direcção assistida (os mecânicos tinham substituído alguns fusíveis e enganaram-se nas amperagens). Foi só dar meia volta e retornar à oficina. Sem stress.

                              Acredito que o sistema eléctrico seja eventualmente menos durável, mas também me parece que será de mais fácil manutenção/reparação.
                              Não...se calhar não ou até talvez sim...

                              imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura[:I][:I] se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...[xx(]

                              Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                citação:Originalmente colocada por Axxantis

                                citação:

                                Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.
                                Não. Se o sistema eléctrico falhar continuas a conduzir como se nada fosse. A direcção fica mais pesada, pois claro, mas só nos obriga a puxar um pouco mais pelo cabedal. Sei disto porque o antigo Punto da companheira uma vez veio da revisão e passado uns quilómetros perdeu a direcção assistida (os mecânicos tinham substituído alguns fusíveis e enganaram-se nas amperagens). Foi só dar meia volta e retornar à oficina. Sem stress.

                                Acredito que o sistema eléctrico seja eventualmente menos durável, mas também me parece que será de mais fácil manutenção/reparação.
                                Não...se calhar não ou até talvez sim...

                                imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura[:I][:I] se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...[xx(]

                                Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito;)
                                Também lembras-te de cada exemplo... já agora a maior parte dos aceleradores hoje em dia já são electrónicos... imagina que estás a fazer uma ultrapassagem e eles falham quando vem um camião tir de frente [8]

                                Uma direcção sem assistência não é assim tão pesada em movimento... e quanto mais rápido se vai, mais leve fica.

                                E ao contrário do que dizes, não são 2 ou 3 carros pequenos que vêm com isso... são muitos carros mesmo, pequenos e grandes, e cada vez mais.

                                Pessoalmente também gosto mais das hidraulicas Mas por uma questão de feeling [8D]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Martins79

                                  Em termos de consumos é melhor eléctrica dado que apesar de "roubar" energia ao alternador a perda é inferior a energia mecanica perdida pela bomba hidraulica da direcção.
                                  [^]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Não...se calhar não ou até talvez sim...

                                    imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...

                                    Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito
                                    isso tanto te pode acontecer com a hidraulica como a electrica, mas te garanto que se ficares sem a assistência da direção fica mais pesada a hidraulica do que a electrica, e isso é facil de comprovar basta rodares o volante com o carro desligado de um e de outro.
                                    o sistema electrico é melhor pois é menos complexo, mais leve e não tira tanto do motor como o hidraulico, acho que o maior defeito é que filtra muito a direção.;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                      citação:Não...se calhar não ou até talvez sim...

                                      imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...

                                      Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito
                                      isso tanto te pode acontecer com a hidraulica como a electrica, mas te garanto que se ficares sem a assistência da direção fica mais pesada a hidraulica do que a electrica, e isso é facil de comprovar basta rodares o volante com o carro desligado de um e de outro.
                                      o sistema electrico é melhor pois é menos complexo, mais leve e não tira tanto do motor como o hidraulico, acho que o maior defeito é que filtra muito a direção.;)
                                      Qdo o sistema for testado e usado com exito em camiões estou convencido;)

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