Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Green... Mas pouco? [SKODA OCTAVIA 1.6Tdi]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Green... Mas pouco? [SKODA OCTAVIA 1.6Tdi]

    Como alguns saberão desde o inicio do ano há cá por casa um novo elemento, uma skoda octavia greenline, carro de serviço da minha mulher.

    Confesso que olho para ela (carrinha) como um electrodoméstico, não me traz qq apelo emocional, apenas finaceiro já que é um carro a custo zero na compra, utilização e manutenção. Nos dias que correm, é algo de muito simpatico.


    POr ser um carro que não foi escolhido por mim, acho que consigo ser ainda mais racional a analisá-lo, sendo uq inclusive já fiz algumas dissertações sobre o mesmo num topico especifico deste carro que existe já aqui pelo "Geral".

    E uma das considerações que faço, é que os supostos consumos miraculosos que oiço por aqui, para já, teimam em não aparecer...

    Hoje resolvi fazer um teste mais rigoroso e analisei o seguinte no trajecto feito de "algures no concelho de Oeiras" até a "algures no concelho de Alcochete" e respectivo regresso.

    No final da viagem parado na garagem e com o puto a dormir lá atrás, fiquei com os seguintes registos:

    Distância percorrida:



    Uploaded with ImageShack.us

    Velocidade média:



    Uploaded with ImageShack.us


    Consumo médio:



    Uploaded with ImageShack.us

    Tempo de Viagem:



    Uploaded with ImageShack.us


    E o título deste meu tópico justifica-se pelo facto deste percurso ter sido feito sempre em ritmos muito calmos, a velocidade maxima atingida terá sido 135kmh, a temperatura do ar é a ideal (18º), o percurso é praticamente plano, o a/c nunca foi ligado, não houve transito, o carro não esteve ralentim nem à partida nem à chegada, etc... etc...


    PAra mim, 5,7l é bom, desde o Ibiza 1,9Tdi que não andava num carro com consumos tão "amigos", no entanto, pergunto-me onde estão e como serão realmente possíveis os tais consumos a rondar os 4l e ás vezes até abaixo disto...

    A carrinha, efectivamente, ainda não passou sequer dos 4000kms... fica então a incógnita se será após a primeira revisão que este greenline passará a ser "tão Green" como o pintam...

    #2
    " No final da viagem parado na garagem e com o puto a dormir lá atrás, fiquei com os seguintes registos: "

    Tssstsssstsss, tá aqui o problema dos consumos elevados !!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
      " No final da viagem parado na garagem e com o puto a dormir lá atrás, fiquei com os seguintes registos: "

      Tssstsssstsss, tá aqui o problema dos consumos elevados !!!
      O pequenito só pesa 10 kilos... Não sei se será por aí!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        Como alguns saberão desde o inicio do ano há cá por casa um novo elemento, uma skoda octavia greenline, carro de serviço da minha mulher.

        Confesso que olho para ela (carrinha) como um electrodoméstico, não me traz qq apelo emocional, apenas finaceiro já que é um carro a custo zero na compra, utilização e manutenção. Nos dias que correm, é algo de muito simpatico.


        POr ser um carro que não foi escolhido por mim, acho que consigo ser ainda mais racional a analisá-lo, sendo uq inclusive já fiz algumas dissertações sobre o mesmo num topico especifico deste carro que existe já aqui pelo "Geral".

        E uma das considerações que faço, é que os supostos consumos miraculosos que oiço por aqui, para já, teimam em não aparecer...

        Hoje resolvi fazer um teste mais rigoroso e analisei o seguinte no trajecto feito de "algures no concelho de Oeiras" até a "algures no concelho de Alcochete" e respectivo regresso.

        No final da viagem parado na garagem e com o puto a dormir lá atrás, fiquei com os seguintes registos:

        Distância percorrida:



        Uploaded with ImageShack.us

        Velocidade média:



        Uploaded with ImageShack.us


        Consumo médio:



        Uploaded with ImageShack.us

        Tempo de Viagem:



        Uploaded with ImageShack.us


        E o título deste meu tópico justifica-se pelo facto deste percurso ter sido feito sempre em ritmos muito calmos, a velocidade maxima atingida terá sido 135kmh, a temperatura do ar é a ideal (18º), o percurso é praticamente plano, o a/c nunca foi ligado, não houve transito, o carro não esteve ralentim nem à partida nem à chegada, etc... etc...


        PAra mim, 5,7l é bom, desde o Ibiza 1,9Tdi que não andava num carro com consumos tão "amigos", no entanto, pergunto-me onde estão e como serão realmente possíveis os tais consumos a rondar os 4l e ás vezes até abaixo disto...

        A carrinha, efectivamente, ainda não passou sequer dos 4000kms... fica então a incógnita se será após a primeira revisão que este greenline passará a ser "tão Green" como o pintam...
        Pena deixares o FR
        O Octavia é mesmo um electrodoméstico
        Hoje regressei do Algarve com CC a 150km com algumas idas aos 160/170 para uma outra ultrapassagem, mas foi uma viagem bastante calma com as miúdas a dormirem o tempo todo, e ficou no 6,4 com média de 145kmh abasteci ainda na Via do Infante na Galp perto da saída de Boliqueime
        Comparando as diferenças de velocidade, peso e potência diria que a 520d transpira saúde aos quase 85.000km

        Comentário


          #5
          isso dos green, eco e similares é muito bonito, mas no final não deixa de ser um 1500 ou 1600 a puxar cerca de 1500kg e se os motores 1900 ou 2000 não fazem grandes milagres, muito menos esses o farão, a não ser em ritmos calmos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Pena deixares o FR
            Foi-se com 4 anos e 105000kms, zero chatices e, esppantem-se os mais desatentos... zeros ruidos parasitas!

            Estava na sua hora, novos tempos, novas regras.


            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            O Octavia é mesmo um electrodoméstico
            Foi o que referi acima.

            É uma compra super racional. Tem tudo o que uma familia precisa mas não me "toca" minimamente. Ora para quem aprecia automoveis, uma compra deste genero, não faz grande sentido...

            Mas como é grátis, a malta até agradece!



            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Hoje regressei do Algarve com CC a 150km com algumas idas aos 160/170 para uma outra ultrapassagem, mas foi uma viagem bastante calma com as miúdas a dormirem o tempo todo, e ficou no 6,4 com média de 145kmh abasteci ainda na Via do Infante na Galp perto da saída de Boliqueime
            Comparando as diferenças de velocidade, peso e potência diria que a 520d transpira saúde aos quase 85.000km
            Se há coisa que a BMW consegue/iu nos seus motores foi aliar performances a consumos. Para mim, esses numeros não são, de todo, uma surpresa.

            E 85K kms nessa 520d, deviam ser pouco mais que a "puberdade"... Está nova!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              isso dos green, eco e similares é muito bonito, mas no final não deixa de ser um 1500 ou 1600 a puxar cerca de 1500kg e se os motores 1900 ou 2000 não fazem grandes milagres, muito menos esses o farão, a não ser em ritmos calmos.
              Para mim, isto são ritmos calmos...

              Comentário


                #8
                Em resumo, não tens programa para a noite e com este tópico já tens com que te ocupar até te começar a dar sono!

                Comentário


                  #9
                  N considero isso maus consumos tenho esse motor montado no meu polo e ainda ontem vim de Peniche para Lisboa numa condução calma e fiz 4,6l de média

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Em resumo, não tens programa para a noite e com este tópico já tens com que te ocupar até te começar a dar sono!
                    ehehehe

                    Podia ser essa a ideia mas não foi.

                    Comentário


                      #11
                      O consumo deve baixar ligeiramente depois dos 5000km. Não faço ideia como utilizas a caixa, até pode ter sido um percurso calmo mas podes ter utilizado mal a caixa, não sei.

                      Não deves ter puxado pelo motor como é logico mas trocar demasiado cedo também prejudica os consumos.

                      Iam 3 pessoas no carro? Que jante tem a carrinha e que medidas de pneu tem? O peso da carrinha qual é?

                      Sabes que se trata apenas de um motor 1.6 este motor em carros maiores e mais pesados pode deixar de ter consumos green como indicas... Imagino que esta carrinha com este motor em cidade não deva ter consumos de orgulho. Ainda assim gosto bastante do modelo, é digno e é o que é.

                      Comentário


                        #12
                        Pois, foi como disseste. O consumo não deixa de ser bom, mas longe do que anunciam. O facto de o carro ainda ser novo, motor justo e mais atrito, contribui para um consumo maior, que tem clara tendência para diminuir com os anos/Kms. A minha ecoflex 1.7 nesse tipo de utilização e percurso, faz pelo menos menos 0.5L/100Kms, mas já tem quase 180K Kms. Os consumos de 4L/100Kms, já consegui fazê-los (até menos) em nacionais a rolar entre os 80-100 Km/h (em percursos relativamente longos, entenda-se, mas obviamente favoráveis a bons consumos). Acredito que a Octavia faça o mesmo quando estiver mais solta.
                        Curioso falares em GreenLine, é que eu pensava que era por ter pouco equipamento, tipo ser mais poupada na compra. Não calculei que estivesse relacionada com os baixos consumos e emissões de CO2.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                          Para mim, isto são ritmos calmos...
                          Mais calmo será difícil.

                          Será por ainda andar na "rodagem"?

                          Eu sempre pensei que fosse menos.

                          Sentiste motor a menos em alguma situação?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Next Ver Post
                            N considero isso maus consumos tenho esse motor montado no meu polo e ainda ontem vim de Peniche para Lisboa numa condução calma e fiz 4,6l de média
                            Eu também não. Deixo aqui novamente pois pode ter-te escapado:

                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                            PAra mim, 5,7l é bom, desde o Ibiza 1,9Tdi que não andava num carro com consumos tão "amigos", no entanto, pergunto-me onde estão e como serão realmente possíveis os tais consumos a rondar os 4l e ás vezes até abaixo disto...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              O consumo deve baixar ligeiramente depois dos 5000km. Não faço ideia como utilizas a caixa, até pode ter sido um percurso calmo mas podes ter utilizado mal a caixa, não sei.

                              Não deves ter puxado pelo motor como é logico mas trocar demasiado cedo também prejudica os consumos.

                              Iam 3 pessoas no carro? Que jante tem a carrinha e que medidas de pneu tem? O peso da carrinha qual é?

                              Sabes que se trata apenas de um motor 1.6 este motor em carros maiores e mais pesados pode deixar de ter consumos green como indicas... Imagino que esta carrinha com este motor em cidade não deva ter consumos de orgulho. Ainda assim gosto bastante do modelo, é digno e é o que é.
                              Uso a caixa com a normalidade que uma condução e um condutor normal utiliza. Não obstante, esta versao greenline tem um indicador de mudança de cx a sugerir a velociade que deve ir engatada. Respeitei-o o praticamente sempre, a bem da ciência.!

                              Para mim tb é um modelo digno, nunca disse o contrário. A mim é que não me diz nada... Pelos 20 e tal mil que custa, eu preferiria sempre dar o mesmo por outra coisa qq ou, em ultima analise, esses mesmos 20 e tal por algo "semi novo/semi usado".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                Mais calmo será difícil.

                                Será por ainda andar na "rodagem"?

                                Eu sempre pensei que fosse menos.

                                Sentiste motor a menos em alguma situação?
                                Honestamente, nem sequer acho que tenha motor a menos... Não é explosiva mas não é nenhum arrastão.

                                No entanto, ainda nunca andei com ela com 5 ocupantes e/ou carregada à séria.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  ehehehe

                                  Podia ser essa a ideia mas não foi.

                                  Eu sei, mas deixa-os chegar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Eu também não. Deixo aqui novamente pois pode ter-te escapado:



                                    Sim exacto consumos a rondar os 4 e até menos acho mto complicado tb só na nacional e mtos km´s, tb acho que os consumos vão baixar um pouco dpx da rodagem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                      Foi-se com 4 anos e 105000kms, zero chatices e, esppantem-se os mais desatentos... zeros ruidos parasitas!

                                      Estava na sua hora, novos tempos, novas regras.




                                      Foi o que referi acima.

                                      É uma compra super racional. Tem tudo o que uma familia precisa mas não me "toca" minimamente. Ora para quem aprecia automoveis, uma compra deste genero, não faz grande sentido...

                                      Mas como é grátis, a malta até agradece!





                                      Se há coisa que a BMW consegue/iu nos seus motores foi aliar performances a consumos. Para mim, esses numeros não são, de todo, uma surpresa.

                                      E 85K kms nessa 520d, deviam ser pouco mais que a "puberdade"... Está nova!
                                      Está em óptimo estado, os estofos em pele se fossem lavados e tratados ficavam novos, o do condutor está com ar de 80.000km sem tratamento
                                      Esqueci-me de referir que fiz reset ao Cb depois da serra de monchique lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Epa, a única Octavia Greenline Elegance que conheço, tem meses e poucos kms e faz sempre à volta dos 5l (acho que até anda nos 4.6l) e isto com cidade...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Típico Tópico à Vrumm.

                                          Mas como tu próprio já o afirmaste nestas discussões (saudáveis, diga-se!) de consumos, eco-driving, sempre em contexto XC60 "A minha condução não é a melhor para os consumos"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                            Epa, a única Octavia Greenline Elegance que conheço, tem meses e poucos kms e faz sempre à volta dos 5l (acho que até anda nos 4.6l) e isto com cidade...
                                            Em nacional sem trânsito, até os >v8 conseguem ser "eco friendly"!

                                            Será esse o caso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Típico Tópico à Vrumm.
                                              Nem sabia que isso exista... Podes explicar um pouco melhor o conceito?



                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Mas como tu próprio já o afirmaste nestas discussões (saudáveis, diga-se!) de consumos, eco-driving, sempre em contexto XC60 "A minha condução não é a melhor para os consumos"

                                              Mas o XC é meu, pago o que gasto e não tenho um "gps big brother" instalado como, p.e., "tenho" na Skoda. NA Skoda não posso passar dos 140kmh ou há registo "disciplinar". Malditas multinacionais e as suas normas "eco friendly"!!!


                                              A minha condução com esta Skoda é a antítese do que é a minha condução normal. Aliás, em viagens grandes vou começar a passar para o lugar do morto... Não tenho paxôrra.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O 1.6TDI só é poupado se o souberes explorar.
                                                Se dizes que o máximo que foste foi até aos 140km/h isso não entra no plano de poupança do pequeno 1.6.
                                                Na carrinha não acredito muito em consumos muito perto dos 4 litros, já que isso é o que eu faço no A1 e com muita calma. Mas daquilo que testo com a Golf (com jante 17' e sem o ecoraioqueaparta) é que é relativamente fácil fazer consumos à volta dos 5.4l/5.5l com 2 ou 3 pessoas lá dentro.
                                                Diria que essa skoda se bem conduzida (só dar cheirinhos no acelerador, aproveitar descidas, perder velocidade nas subidas, largar a embraiagem ao invés de um ponto de embraiagem, não passar dos 2k rpm etc) e sem passar dos 100km/h é capaz de fazer uns saudáveis 4.9/5l aos 100.
                                                Os meus pequenos se forem conduzidos neste regime andam a "vapores", agora se me meter a esticar mudanças e a manter velocidades em torno dos 130km/h também chego ao destino com consumos perto dos 6. Os motores que suportavam andamentos a 150km/h de CC e chegavam ao fim da viagem com 6 ou 6.2l aos 100 já lá vão, os famosos PD105 (que me deixa imensas saudades), PD115 e PD130 (este último nem tanto). E isto já foi admitido pela própria SIVA, a velocidades elevadas, não há melhor que o motor PD.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                  Em nacional sem trânsito, até os >v8 conseguem ser "eco friendly"!

                                                  Será esse o caso?
                                                  Não

                                                  Praticamente andar pelo Porto e com alguma VCI à mistura, além de umas viagens com AE

                                                  Acho que já chegamos a falar sobre isso, mas deve ter custado passar dum PD170 sem qualquer limite de velocidade subententido, para um 1.6 TDI com tantas restrições ainda por cima.

                                                  Não é que me queixasse ter um carro a custo zero, mas nesses moldes, para alguém como nós, a convivência tornar-se-ia bastante complicada

                                                  É verdade, o que pode acontecer se passarem os 140km/h na Octavia?

                                                  PS: A média está afinal nos 5.7l geral nos moldes que indiquei acima, 4.6l são em viagens longas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Honestamente, nem sequer acho que tenha motor a menos... Não é explosiva mas não é nenhum arrastão.

                                                    No entanto, ainda nunca andei com ela com 5 ocupantes e/ou carregada à séria.
                                                    Era de valor experimentares e testares o motor com 5 pessoas, e mala ocupada.

                                                    Mas pelo que dizes deve ser um motor "competente", nada de extra-ordinário.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      limitada a 140?

                                                      dasse...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        Pena deixares o FR
                                                        O Octavia é mesmo um electrodoméstico
                                                        Hoje regressei do Algarve com CC a 150km com algumas idas aos 160/170 para uma outra ultrapassagem, mas foi uma viagem bastante calma com as miúdas a dormirem o tempo todo, e ficou no 6,4 com média de 145kmh abasteci ainda na Via do Infante na Galp perto da saída de Boliqueime
                                                        Comparando as diferenças de velocidade, peso e potência diria que a 520d transpira saúde aos quase 85.000km
                                                        Grande consumo mas é.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                          Para mim, isto são ritmos calmos...
                                                          Acho isso muito alto para uma suposta versão green e coisa e tal. No daqui realmente depois da 1ª revisão os consumos desceram mais um pouco, mas foram sempre bastante agradáveis até aí.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Curioso que nessas condições e com esse motor/conjunto eu imaginava consumos à volta de 1L abaixo do que mencionas...

                                                            A não ser que se deva à reduzida kilometragem, não me parece nada de extraordinário.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X