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Automóveis eléctricos oferecerão o mesmo prazer de condução?

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    Automóveis eléctricos oferecerão o mesmo prazer de condução?

    Será que os carros eléctricos darão o mesmo prazer de condução do que os que os de combustão?
    Alguém está relutante em aceitar esta inevitável nova forma de locomoção?

    (desculpem se já existe algum tópico igual)

    #2
    Os poços de petróleo não são eternos e as alternativas cada vez terão de ser maiores, os eléctricos é uma delas.

    Um carro eléctrico, se for como muitos a combustão que se fazem actualmente, é um electrodoméstico.
    Editado pela última vez por Fahrenheit; 05 May 2012, 11:30. Razão: reformulação da ideia

    Comentário


      #3
      Essa do "prazer de condução" parece-me uma ideia um bocado infantil. Um carro não é um brinquedo. É um meio de transporte.

      Ok, claro que toda a gente gosta de um carro rápido e ágil. E eu também gosto. Mas não nos devemos esquecer que isso é secundário face à função fundamental de uma viatura, que é levar as pessoas e mercadorias de um lado para o outro.

      Comentário


        #4
        O que é que define o prazer de condução? É ouvir o barulho de um motor durante todo o trajecto que se faz? Então não sei para que é que os carros trazem auto-rádio de série, a malta quer é ouvir o barulho do motor.

        Comentário


          #5
          Percebi a pergunta, quem gosta de conduzir também gosta de ouvir o barulho de um bom motor...sem dúvida...sentir a potência...sem dúvida...mas para o uso principal, transporte, acho que mesmo esses apaixonados irão.se render às novas tecnologias...

          Comentário


            #6
            num eléctrico também sentirás a potência, só que de uma forma diferente, porque não há picos de binário mas sim binário constante, a potência não tem "acessórios" como um motor a berrar e o típico som de um motor de combustão

            Comentário


              #7
              Nunca oferecerá o mesmo prazer de condução do que um automóvel a combustão. E posso até comparar um eléctrico com um carro relativamente modesto a combustão que em termos absolutos pouco ou nenhum prazer de condução proporcionará, que mesmo assim o eléctrico perde.

              Nos dias que correm, há alguns gestos que se fazem para andar com um carro que já estão tão mecanizados que já nem os notamos nem sentimos qualquer prazer quando os fazemos.

              Contudo, se de hoje para amanhã todos os carros a combustão virassem carros eléctricos iamos sentir muito a falta de algumas coisas tão... banais, como chegar ao carro, colocar a chave na ignição e ouvir o barulho do motor a ligar. Depois, coloca-se o carro em andamento e sente-se a falta do barulho inerente aos motores a combustão, que pode nem sempre ser um ronco poderoso de um V8, mas que pelo menos é um barulho que funciona como marca de "presença" de algo, neste caso o motor. Nos eléctricos, não existe, é como se o carro estivesse a andar através de algo "vazio", não se ouve, não se sente e nem sequer cheira. Mais uma vez, o cheiro de um carro a combustão e não vou entrar aqui outra vez no assunto diesel vs. gasolina, pode não agradar a todos, mas mais uma vez e à semelhança do ruído do motor, funciona como uma marca de presença.

              No fundo, num eléctrico, quando se liga o motor, tudo permanece "apagado" como se o motor não estivesse em funcionamento, não emite som, nem sequer vibra.

              Para mim, muitas das coisas simples e banais relativas aos carros a combustão que temos hoje em dia, iriam/irão ser sacrificadas com o aparecimento dos carros eléctricos.

              À partida, vai deixar de se sentir o carro e passar a utilizá-lo apenas como um meio de transportar, sem algo mais. Só que a partir de um momento em que um carro, seja ele bom ou mau, caro ou barato, se tornar apenas num meio de transporte, para mim deixa de fazer sentido gostar de automóveis. Para isso, anda-se de transportes públicos que são mais baratos e racionais, sem despertar qualquer emoção e para transportar os ocupantes apenas de A para B.

              Para muita gente, os carros podem ser apenas meios de transporte. Para mim e seguramente para mais pessoas daqui, sendo este um Fórum de Automóveis, não o são. São algo mais e não precisa de ser nenhum desportivo para transmitir emoções (e não falo de fazer curvas fechadas a 120km/h nem de andar a 300km/h porque os carros que permitem isso estão disponíveis apenas para uma minoria) que um eléctrico dificilmente transmitirá.

              Isto para dizer que os eléctricos, a meu ver serão a transformação do que há de emocional num carro, para um objecto apenas racional como aí disseram, comparando-se a um electrodoméstico. Vão ser, com certeza, algo vazio e sem qualquer presença.

              Um carro a gasóleo barulhento que hoje possa soar como um tractor, daqui a uns anos se calhar vamos sentir saudades do seu barulho, quando já todos os carros forem "mudos". A parte racional vai ser sobreposta ao resto e muitos dos amantes de automóveis certamente vão perder algum do sentimento que nutrem por este meio de transporte.

              E nem tudo tem de ser apenas racional

              Comentário


                #8
                Certamente algumas mentes elucidadas à dois séculos atrás também teriam esta discussão, os benefícios de ter um motor a combustão em detrimento de uma carroça puxada a cavalos, os cavalos andavam mais, davam provavelmente menos despesas, e havia maior versatilidade em usar os cavalos, pois se houvesse algum problema montava-se um dos cavalos e seguia-se viagem portanto a evolução tem destas coisas, e o ser humano normalmente tem sempre medo do que vêm a seguir.

                Mas continuo com a minha afirmação que foi a primeira resposta, se for um carro como muitos dos que se fazem hoje, os eléctricos não passaram de electrodomésticos, pois uma pessoa dá-lhe o devido uso mas não passa disso, um bocado como quando se tira a carta e se compra um carro básico e logo de seguida vamos fazer monte e drift

                Eu cá vou dar o beneficio da duvida!

                Só não vejo é os carros voadores que os desenhos animados me prometeram quando era bem mais novo

                Comentário


                  #9
                  Eu já nem falo no binário ser constante.. Pergunto-me apenas quanto durará uma bateria numa condução desportiva...

                  Comentário


                    #10
                    Também vão haver eléctricos desportivos que acredito que irão proporcionar um prazer de condução espectacular. Não se ouve o som característico de um motor CI mas o zumbido de um eléctrico também pode marcar a sua presença.

                    Comentário


                      #11

                      Comentário


                        #12
                        De certa forma concordo com todas as respostas até agora. Eu penso que o automóvel eléctrico ainda tem muito para evoluir mas não será na minha opinião uma opção efectiva em alternativa ao "petróleo", pois se todos os automóveis do mundo fossem eléctricos não haveria produção de energia eléctrica para alimentar todos, mesmo com biliões de investimento na produção da mesma.
                        Na minha opinião a alternativa passará por bio-combustiveis tal como o derivado de um tipo de algas ou mesmo o hidrogénio que ainda precisa de ser mais desenvolvido.

                        Mas em relação ao eléctricos se tiver mesmo que ser... terei mesmo que adquirir um, mas terei sempre um da "velha guarda" na garagem, pois duvido que por mais potente que seja o eléctrico nunca proporcionará o que proporcionam os de combustão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                          Também vão haver eléctricos desportivos que acredito que irão proporcionar um prazer de condução espectacular. Não se ouve o som característico de um motor CI mas o zumbido de um eléctrico também pode marcar a sua presença.
                          a lotus podia lançar uma versao eléctrica do novo exige, o peso das baterias levaria a que nao tivesses interior mas nada a que os cliente da lotus nao estivessem habituados

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                            a lotus podia lançar uma versao eléctrica do novo exige, o peso das baterias levaria a que nao tivesses interior mas nada a que os cliente da lotus nao estivessem habituados
                            Por enquanto considero que os carros eléctricos são assim a modos que uma curiosidade mas passarão a alternativa viável quando a tecnologia de armazenamento de electricidade deixar de ser tão "atrasada". Neste momento ainda é um enorme "handicap".
                            Pode ser que com o envolvimento no desporto motorizado as coisas avancem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              Essa do "prazer de condução" parece-me uma ideia um bocado infantil. Um carro não é um brinquedo. É um meio de transporte.

                              Ok, claro que toda a gente gosta de um carro rápido e ágil. E eu também gosto. Mas não nos devemos esquecer que isso é secundário face à função fundamental de uma viatura, que é levar as pessoas e mercadorias de um lado para o outro.
                              permita-me discordar na quase totalidade deste post.

                              De facto os carros têm como primeira função o transporte de pessoas e mercadorias mas para algumas dessas pessoas os carros representam mais, colocam um sorriso no rosto, as vezes não precisa de ser um carro rápido ou ágil. Meter as mudanças na altura certa, sentir o comportamento do carro quando puxamos por ele, dominar-mos aquela "fera" dá muito prazer, esta sensação já existe no ser humano à milhares de anos, a sensação de dominar algo que nos pode matar , eu gosto dessa sensação, faz-me sentir bem. Claro que estas coisas não são para fazer na estrada pondo em risco outras pessoas, por isso é que há sítios próprios para tal.

                              As corridas nasceram porque existiam pessoas que "sentiam" os carros de outra maneira, não os viam como objetos, viam-os como algo "vivo", com alma.

                              O propósito deste fórum deixaria de existir se todos nós visse-mos os carros como um simples utensílio, não há fóruns (pessoalmente não conheço) de maquinas de lavar ou de fogões e eu considero estes utensílios bem importantes na minha vida.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                                permita-me discordar na quase totalidade deste post.

                                De facto os carros têm como primeira função o transporte de pessoas e mercadorias mas para algumas dessas pessoas os carros representam mais, colocam um sorriso no rosto, as vezes não precisa de ser um carro rápido ou ágil. Meter as mudanças na altura certa, sentir o comportamento do carro quando puxamos por ele, dominar-mos aquela "fera" dá muito prazer, esta sensação já existe no ser humano à milhares de anos, a sensação de dominar algo que nos pode matar , eu gosto dessa sensação, faz-me sentir bem. Claro que estas coisas não são para fazer na estrada pondo em risco outras pessoas, por isso é que há sítios próprios para tal.

                                As corridas nasceram porque existiam pessoas que "sentiam" os carros de outra maneira, não os viam como objetos, viam-os como algo "vivo", com alma.

                                O propósito deste fórum deixaria de existir se todos nós visse-mos os carros como um simples utensílio, não há fóruns (pessoalmente não conheço) de maquinas de lavar ou de fogões e eu considero estes utensílios bem importantes na minha vida.

                                Muito bom...Estou plenamente de acordo

                                Comentário


                                  #17


                                  para quem queria som..
                                  eu não me importo nada que passem para cá este, desde que venha com uns 500km de autonomia!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rcrd Ver Post


                                    para quem queria som..
                                    eu não me importo nada que passem para cá este, desde que venha com uns 500km de autonomia!
                                    Isso é quase a mesma coisa que andar com um Prius e meter um cd no leitor com som de Ferrari, Lambo, whatever...
                                    Embora neste caso se sinta a potência, nunca será a mesma coisa.
                                    Se seguir o raciocínio de Fahrenheit numa resposta anterior, seria a mesma coisa que quando chegaram os automóveis para substituir os cavalos lhe metessem o som de um cavalo a galopar e o carro a andar aos saltinhos..lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu ate penso que os eléctricos poderão oferecer mais prazer de condução, mas não actualmente. É certo e sabido que os motores de combustão têm uma eficiência muito baixa, com muitas perdas de energia. Penso que os motores eléctricos terão ao nível de eficiência um melhor futuro, assim que quebrarem a questão da autonomia. Para já, os custos de produção dos acumuladores de energia é pornográfico, pelo que ainda é um nicho de mercado em fase de exploração. Com o avançar da tecnologia e assim que todas as marcas se debrucem nos eléctricos ou em outro tipo de energia alternativa, acredito que vamos ter motores mais eficazes, logo conseguir retirar um prazer de condução maior.

                                      e sim tirem o "bzzzzzzzz" de vez dos eléctricos e metam um Bang & Olufsen a bombar no escape o som de um 458 para completar o ramalhete.... tenho no meu trabalho alguns Smarts eléctricos e o som daquilo é simplesmente irritante...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sem conduzir um eléctrico é difícil de dizer e fazer comparações, claro que um eléctrico nunca vai fazer o barulho de um motor de combustão/compressão mas não esquecer que o enorme binário do motor eléctrico associado à caixa contínua não são de todo maus atributos a nível de condução.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Num futuro desportivo eléctrico vai-se reflectir num super-kick das costas no banco que até vemos estrelas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por After Ver Post


                                            Comentário


                                              #23
                                              A meu ver o próprio conceito de prazer de condução é subjectivo. Cada um tem a sua maneira de retirar prazer de condução da viatura que possui (ou desejará ter). Para uns pode ser atingir 300 km/h, ou sentir o "grip" nas curvas, ou praticar drift, ou sentir o poder da aceleração, assim como pode, para outros, o prazer retirado através no conforto em viagem, ter uma caixa automática, ou até pelo som do carro, quer do escape, quer do sistema audio.

                                              Certamente que o propósito dos carros eletricos é 99% racional, mas penso que terão os seus fâns, pessoas que prazer de condução é o silencio que proporcionam, ou o binário constante, etc. Por isso mesmo se diz: "Há gostos para tudo".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu já conduzi um Smart nas versões eléctrica e gasolina e, muito sinceramente, gostei mais da versão eléctrica!
                                                O prazer de condução, para mim, não passa por muita aceleração e prestações de cortar o fôlego mas pelas estradas sinuosas. Já tive mais prazer num 1.2 de 60cv a subir de Manteigas para a Torre do que num TDI na auto-estrada...sendo que o motor é parte importante, não é certamente o todo.

                                                Por outro lado, como disseram acima, um veículo é um meio de transporte e nos dias de hoje importa e muito olhar para a carteira e acima de tudo para o ambiente, deixando de lado o status. Por isso acredito que o mercado automóvel vai ser muito diferente num futuro relativamente próximo, com veículos citadinos bem mais leves, pequenos e limpos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para quem não tem prazer de condução, ou pensa que prazer de condução é subjectivo, convido-os a conduzir um carrinho azul como o do video do MadDragon, ou em alternativa ir com a malta conduzir uns Karts agora no verão. 10€ dá para 15 minutos aqui por perto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                    Para quem não tem prazer de condução, ou pensa que prazer de condução é subjectivo, convido-os a conduzir um carrinho azul como o do video do MadDragon, ou em alternativa ir com a malta conduzir uns Karts agora no verão. 10€ dá para 15 minutos aqui por perto
                                                    Por acaso já conduzi um carro eletrico no estoril e já tive um Kart 125cc com caixa de 6v e mesmo assim continuo a achar o conceito de prazer de condução subjectivo. Para mim prazer de condução é o poder se aceleração, sentir a traseira a "fujir", o ruído do motor, ter uma boa caixa de vel manual,entre outros aspetos, mas para outros (o meu pai por exemplo) sei perfeitamente que prazer de condução é fazer uma viajem silênciosa com o máximo de conforto. Ou seja acho que cada um "goza" o carro á sua maneira.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tendo em conta que estamos num forum automóvel, pessoalmente parto do principio que por aqui passam mais "petroheads" do que "donas de casa".

                                                      Como tal o prazer de condução será, por principio, algo que faça vibrar todas as moléculas de qualquer aficionado por motores.
                                                      Handling, beleza e potência são ingredientes que transmitem adrenalina, mas um dos principais factores é o som.

                                                      Ausência de som num automóvel é quanto a mim negar praticamente tudo o que um petrolhead procura.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Hoje estava na garagem a ouvir o ruído do motor do carro e apesar de ser um diesel, vou ter saudades de motores deste tipo. Mas pronto as coisas devem evoluir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Prazer de condução será pisar no acelerador e sentir tanto as rotações como o barulho acústico do motor a subir, puxar X mudança e sentir a força do motor, outros aspectos como handling, direcção comunicativa e travões inpec para quando são chamados a intervir.

                                                          Como disse o MadDragon estamos num Fórum Automóvel, parte-se do principio que a grande parte são entusiastas e aficionados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                            Prazer de condução será pisar no acelerador e sentir tanto as rotações como o barulho acústico do motor a subir, puxar X mudança e sentir a força do motor, outros aspectos como handling, direcção comunicativa e travões inpec para quando são chamados a intervir.

                                                            Como disse o MadDragon estamos num Fórum Automóvel, parte-se do principio que a grande parte são entusiastas e aficionados.
                                                            Sim, se partirmos deste principio então os carros eletricos não tem nada para oferecer. Eu partilho a mesma tua forma de retirar prazer de condução num carro, por isso vou comprar o 325i

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