Eu tenho a minha visão muito pessimista sobre as coisas ou então muito errada, 1º comprar um carro USADO tem que se fazer uma manutenção inicial que um carro NOVO não tem, correias se necessário, (óleo, água, filtros para mim obrigatórios), velas e respectivos cabos se necessário, enfim, quem compra usado sabe certamente que há sempre uma ou outra despesa a ter, 2º comparar combustíveis diferentes? 35i é a gasolina, e mesmo a LPG, introduziste o valor da ripada que é a instalação num motor deste género? E 3º, por ultimo mas não menos importante, a manutenção de um Série-7 faz-me mais depressa na marca do que propriamente um Golf para o qual se arranjam peças "ao pontapé".
Eu acho que há uma razão lógica para os Seg. A serem os mais baratos, mais poupados e de maior facilidade de manutenção, e os Seg. F (em comparação) serem bêbados, caros e manutenção cuidada e difícil, a mesma razão pela qual só os muito ricos é que se atrevem a chegar a tal segmento e os que se preocupam em demasia com preços de manutenção e médias de combustível comprarem carros de segmentos mais baixos.
"Cada macaco no seu galho" com se diz.
Repara que o exemplo que dei é um exercício meramente teórico. Os casos reais que conheço e que realmente se aproximam do exemplo que dei são do segmento D/E.
No geral concordo com o que dizes, mas a separação de águas não é assim tão clara nos custos de manutenção entre segmentos. E se eu te disser que uma simples 125cc pode ter custos de manutenção normal (oleos, filtros, calços, etc) 2x superior a um segmento D "premium", acreditas?
Mas passemos novamente ao exemplo que dei e comparemos com um 740d que terá um consumo médio de 10 litros contra 6 de um golf (5€ de diferença aos 100kms). Mesmo tirando 2.000€ para uma grande revisão inicial, sobra a "tal" diferença de 11k, que se traduz em 220.000kms para amortizar.
E este exercício serve para quê? Simplesmente demonstrar que comprar um 740d usado pode ser uma opção tão válida como comprar um golf novo. A principal diferença nesta questão reside na idade = principal factor de valorização de um carro, e questões a isso associadas. Naturalmente a probabilidade de se ter dores de cabeça com o 740d será muito superior, mas os custos não serão assim tão evidentemente superiores e há algo que nunca mudará: o 740d será sempre superior ao golf actual.
Mas é pelas diferentes visões que a economia vai girando. Uns compram golfs novos, outros compras série 7 novos, outros compram série 7 usados e outros compram golfs usados...
É isso, não mexe mais.
Concordo na integra.