Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Outra duvida.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Outra duvida.

    Pessoal tenho outra duvida.
    Normalmente costumo trocar mudança ás 2000 rotações ou 3000 no máximo.
    Voçes costumam levar as rotações até ao máximo?
    Isso reduz a vida util o motor não é?
    Sempre ouvi falar , Gasoleos troca-se entre as 1500 e as 2500 rpm e os gasolinas 2000 e 3000. estarei enganado?
    Qual a forma mais poupada ? usar as mudanças superiores se o carro aguentar?

    #2
    rotacoes ao maximo=consumo combustivel ao maximo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
      rotacoes ao maximo=consumo combustivel ao maximo
      Então ando a ser poupado. Obrigado pelo esclarecimento

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
        Pessoal tenho outra duvida.
        Normalmente costumo trocar mudança ás 2000 rotações ou 3000 no máximo.
        Voçes costumam levar as rotações até ao máximo?
        Isso reduz a vida util o motor não é?
        Sempre ouvi falar , Gasoleos troca-se entre as 1500 e as 2500 rpm e os gasolinas 2000 e 3000. estarei enganado?
        Qual a forma mais poupada ? usar as mudanças superiores se o carro aguentar?
        Sim!

        Comentário


          #5
          Trocar entre as 2000 e 3000 num carro a gasolina é pouco. Não convém puxar pelas "baixas" do motor. Se puxares mais por isso de vez em quando também não é significativo em termos de longevidade do motor. Até faz bem para limpar e eliminar teias de aranha

          Comentário


            #6
            No meu otto costumo trocar entre as 3k e as 4k em condução normal e entre as 4k e as 5k em modo despachado.

            Trocar acima das 5k é mesmo só em modo sport ou de ultrapassagem ou necessidade (se necessário passo as 8k).

            Num diesel, apesar de ter um, nem sei quando mudo.

            Penso que o ideal será passar de modo a que a mudança seguinte caia na rpm de maior binário, o que depende de motor para motor...
            Editado pela última vez por Obtuso; 08 May 2012, 16:26.

            Comentário


              #7
              A rotação ideal para a passagem de mudança varia também consoante a inclinação da estrada. Numa subida por exemplo convém puxar mais um bocadinho.
              Enumero aqui também algumas dias que pratico e que se revelam úteis quer para a longevidade do motor, quer para a redução dos consumos.

              - Acelerar com suavidade.

              - Rever a pressão dos pneus de 2 em 2 meses (ou 3).

              - Em viagem circular com distância de segurança em relação ao carro da frente. Uma distância que evite que vás sempre a travar.

              - Revisões a tempo e horas.

              - Evitar andar com tralhas pesadas na mala.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                A rotação ideal para a passagem de mudança varia também consoante a inclinação da estrada. Numa subida por exemplo convém puxar mais um bocadinho.
                Enumero aqui também algumas dias que pratico e que se revelam úteis quer para a longevidade do motor, quer para a redução dos consumos.

                - Acelerar com suavidade.

                - Rever a pressão dos pneus de 2 em 2 meses (ou 3).

                - Em viagem circular com distância de segurança em relação ao carro da frente. Uma distância que evite que vás sempre a travar.

                - Revisões a tempo e horas.

                - Evitar andar com tralhas pesadas na mala.
                Por acaso a pressao deve de ser revista todos os meses

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                  Por acaso a pressao deve de ser revista todos os meses
                  Correto, mas tendo em conta que muita gente nunca vê a pressão dos pneus 2 meses já suficiente.

                  Comentário


                    #10
                    Se for no Civic só consigo trocar entre as 2500 e as 3000 RPM, no Lancia se o motor já tiver quente consigo trocar 500 RPM abaixo disso, até mais, se for a subir é mais tarde, se for em plano é +/- nas rotações indicadas, a descer é menos rotações.

                    Se for no Clio dCi do meu irmão (a gasóleo), basta passar pouco as 1800 RPM um pouco que está pronto a mudar.

                    Isto tudo sem esforçar nada, em acelerações lentas.
                    Editado pela última vez por Fahrenheit; 08 May 2012, 18:52.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                      Correto, mas tendo em conta que muita gente nunca vê a pressão dos pneus 2 meses já suficiente.
                      Ya, depois de meter azoto, foi isso que aconteceu!

                      Comentário


                        #12
                        Acham que trocar entre as 2000 e 3000 é pouco?
                        Quando estou ás 3000 rotações, nem se sinto bem comigo próprio, penso sempre que o carro está a sofrer

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                          Acham que trocar entre as 2000 e 3000 é pouco?
                          Quando estou ás 3000 rotações, nem se sinto bem comigo próprio, penso sempre que o carro está a sofrer
                          Mais depressa sofre às 1200 do que às 3000. Em condução normal, num carro a gasolina, entre as 2500 e as 3000/3250 parece-me bem

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                            Mais depressa sofre às 1200 do que às 3000. Em condução normal, num carro a gasolina, entre as 2500 e as 3000/3250 parece-me bem
                            Todos os dias aprendemos algo.
                            Obrigado pelo esclarecimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                              Todos os dias aprendemos algo.
                              Obrigado pelo esclarecimento.
                              Ora essa. Já agora, que carro é?

                              Comentário


                                #16
                                lol no civic só a partir das 4500 é que o motor acorda um bocadinho. Em cidade troco as 2500, ando sempre nas calmas.

                                Já agora, em plano, andar a 1600rpm em 5ª (50/55 km/h) com o acelarador mt leve para manter a velocidade é a maneira mais eficiente de andar? Ou devo optar por 60/65 km/h a 2000rpm? (qualquer uma das duas é aborrecida, mas tem de ser... sempre dá para ir com as janelas abertas a ouvir uma boa música)

                                Comentário


                                  #17
                                  a gasóleo troco entre as 2000 e 2500, mas quando o motor esta mais quente puxo ate perto das 4000 rpm para desenferrujar :P
                                  normalmente não sou eu que ando com ele, e quem anda fa-lo não puxa por ele.

                                  a gasolina, é entre as 3000 e 4000, mas quando quente puxo ate próximo das 6000 (perto do red line) também para limpar teias de aranha

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Ora essa. Já agora, que carro é?
                                    Fiat Uno 1.1 60 sx.

                                    Comentário


                                      #19
                                      No meu só troco de mudanças acima das 6000 rotações.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só ando ás 4000 rpm quando vou a 120/130/140 em auto estrada
                                        Tirando isso...

                                        Comentário


                                          #21
                                          sempre ouvi dizer que a maneira de poupar mais em combustivel e andar a 80kmh na ultima mudanca do carro... agora se e verdade ou nao ja nao sei, mas eu faco-o e estou feliz com o consumo. penso que andar em quinta a 55km/h gastas mais do que andar a 80...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Epa não me digas uma coisa dessas! Ando eu à meses a demorar quase o dobro do tempo a pensar que estou a poupar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              como te disse nao tenho 100 por cento de certeza quem me disse foi o meu pai que teve a vida toda ligado aos carros... eu concordo com ele penso que andar em5 a 55km/h estas a consumir mais combustivel porque imagina numa pequena inclinacao ou carregas um pouco mais no pedal ou reduzes para 4 nas 2 vais consumir mais do que se mantivesses uma velocidade constante de 80, mesmo que o carro morrese para os 75km/h nao presisavas de reduzeir nem carregar mais no acelarador, nao sei se me vou fazer entender mas e a melhor forma que o consigo explicar, quanto a mudanca de marcga tbm acho k a mais economica e entre as 2500 e as 3500rotacoes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                olha fiz uma pesquisa rapida no google parece que isto so se aplica a carros antigos penso que com mais de 10anos... mas o meu carro e de 2005 e eu aplico esta regra acredita que poupo... e tbm chego um pouco mais rapido como referiste lool

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mrx8power Ver Post
                                                  olha fiz uma pesquisa rapida no google parece que isto so se aplica a carros antigos penso que com mais de 10anos... mas o meu carro e de 2005 e eu aplico esta regra acredita que poupo... e tbm chego um pouco mais rapido como referiste lool
                                                  O meu carro é de 89.
                                                  Eu a partir dos 70 é que já posso meter a 5º , mas se for em plano ou descida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mrx8power Ver Post
                                                    sempre ouvi dizer que a maneira de poupar mais em combustivel e andar a 80kmh na ultima mudanca do carro... agora se e verdade ou nao ja nao sei, mas eu faco-o e estou feliz com o consumo. penso que andar em quinta a 55km/h gastas mais do que andar a 80...
                                                    Será verdade se a 55Km/h estiver em esforço, se não for o caso até estás a conduzir bem para consumos (que é o pretendido segundo o que dizes).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Será verdade se a 55Km/h estiver em esforço, se não for o caso até estás a conduzir bem para consumos (que é o pretendido segundo o que dizes).
                                                      eu depois tambem referi isso
                                                      acho que cada um tem a sua formula lol eu gosto da minha porque nao aguentaria andar a 55km/h em quinta, inda porcima vivo em zona montanhosa o que seria impossivel, perfiro uma velocidade constante do que andar sempre a reduzir ou a ter de por o pe a fundo, mas tenho sempre esta frase em mente (mesmo sendo completamente despropositada ao meu texto loooo) a red line a day keep the carbon way

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Claro. Esta situação aplica-se numa recta de 7km que eu faço varias vezes. Em terrenos mais inclinados é obvio que uso mais velocidade e rotações.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu mudo consoante ele pede/queixa.
                                                          É tudo uma questão de sensibilidade, como dizem as mulheres.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v16 Ver Post
                                                            Claro. Esta situação aplica-se numa recta de 7km que eu faço varias vezes. Em terrenos mais inclinados é obvio que uso mais velocidade e rotações.
                                                            mas mesmo sendo em recta, o meu gosto pessoal e ir um pouco mais rapid,o tbm gosto de poupar mas ir a 55 ou 60km/h parece-me um pouco exagerado... mas e so a minha opineao lol
                                                            concordo em pleno com o comentario do TommyPT

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X