Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Se isto não é violência fiscal, então não sei que nome terá!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Se isto não é violência fiscal, então não sei que nome terá!

    Violencia Fiscal

    No dia de hoje sou um contribuinte muito revoltado

    Já tive outras situações em que me senti um contribuinte revoltado, mas esta bateu-me forte.
    Não sou um cidadão exemplar, mas até que esforço-me por o ser.

    No ano de 2009, paguei o Imposto Unico de Circulação ( IUC ) 4 dias fora do prazo, mas paguei-o.
    Como o estado anda enrascado com guita, até achei legitimo que no final do ano passado, tenha sido um dos felizes contemplados com uma multinha de 15€ (valor em saldo, com desconto ainda melhor que o do pingo doce ou do cartão continente) por não ter pago o imposto de 2009 no limite legalmente estipulado.
    Recordo que isto foi quase 3 anos depois da infração cometida

    Não vou à caixa de correio todos os dias, e nem estava à espera de nenhuma carta importante nessa altura, então não me reparei que a referida multa dos 15€ , a qual pelos vistos tinha 15 dias para ser paga.
    Então paguei-a quase 1 mês depois de ter sido emitida.

    Então não é que entretanto começo a receber cartas com ameças disto e daquilo e que me penhoravam e mais n sei o quê, para pagar 85 euros e tal .
    Paguei os 85€ a pensar que tivesse sido algum ano em que me tivesse esquecido do IUC (que costumam ser 50 e poucos euros), mais os juros / multa.

    Entretanto estive a estudar melhor o assunto, e foi quando me apercebi que afinal os 85€ que tive que pagar , são respeitantes a não ter pago os 15€ dentro dos 15 dias regulamentares!!!!

    Isto é de loucos!!! Se isto não é violência fiscal, então não sei que nome terá!

    Passaram 3 anos desde a infracção cometida, a qual recordo que foi a de ter pago os 50 e tal euros do IUC 2009 4 dias fora do prazo.

    Recordo ainda que passados estes quase 3 anos, paguei 15€ de multa voluntariamente , mas fora do prazo, pelo que me foi instaurado um processo de mais 85€ .

    Contas feitas, os 50 e tal euros do IUC transformaram-se em 150 e tal euros!!!

    Isto é incrivel, tal multiplicação de valores ainda só a tinha visto nas portagens da via livre e da ascendi, em que poucos centimos de portagens transformam.se em muitos euros de comissões e custas e processos e tudo e mais alguma coisa ...


    Tá pago e voltei a limpar o meu nome para com a autoridade tributária.
    Voltei a ser um cidadão exemplar.
    Questiono-me se o mesmo estado e autoridade que me obriga a ser um cidadão exemplar, e que me pune quando não o sou - mesmo quando se tratam de assuntos sobre os quais já passaram muitos anos - que consiga ter o mesmo rigor e capacidade de voltar atrás no tempo em relação a BPN´s, PPP´s, Sucatas, Freeportes e tal e tal e tal


    Tal como eu, imagino que hajam por ai muitos na minha situação, e com historias até piores. Partilhem

    Editado pela última vez por Civismo; 10 May 2012, 13:24.

    #2
    Caraças, estou sem palavras. Que brutalidade. Anda tudo à rasca e paga sempre o mesmo, para não variar.

    Comentário


      #3
      Ora... pagas tudo fora do prazo... e é violência fiscal... tá bem!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
        Violencia Fiscal

        No dia de hoje sou um contribuinte muito revoltado

        Já tive outras situações em que me senti um contribuinte revoltado, mas esta bateu-me forte.
        Não sou um cidadão exemplar, mas até que esforço-me por o ser.

        No ano de 2009, paguei o Imposto Unico de Circulação ( IUC ) 4 dias fora do prazo, mas paguei-o.
        Como o estado anda enrascado com guita, até achei legitimo que no final do ano passado, tenha sido um dos felizes contemplados com uma multinha de 15€ (valor em saldo, com desconto ainda melhor que o do pingo doce ou do cartão continente) por não ter pago o imposto de 2009 no limite legalmente estipulado.
        Recordo que isto foi quase 3 anos depois da infração cometida

        Não vou à caixa de correio todos os dias, e nem estava à espera de nenhuma carta importante nessa altura, então não me reparei que a referida multa dos 15€ , a qual pelos vistos tinha 15 dias para ser paga.
        Então paguei-a quase 1 mês depois de ter sido emitida.

        Então não é que entretanto começo a receber cartas com ameças disto e daquilo e que me penhoravam e mais n sei o quê, para pagar 85 euros e tal .
        Paguei os 85€ a pensar que tivesse sido algum ano em que me tivesse esquecido do IUC (que costumam ser 50 e poucos euros), mais os juros / multa.

        Entretanto estive a estudar melhor o assunto, e foi quando me apercebi que afinal os 85€ que tive que pagar , são respeitantes a não ter pago os 15€ dentro dos 15 dias regulamentares!!!!

        Isto é de loucos!!! Se isto não é violência fiscal, então não sei que nome terá!

        Passaram 3 anos desde a infracção cometida, a qual recordo que foi a de ter pago os 50 e tal euros do IUC 2009 4 dias fora do prazo.

        Recordo ainda que passados estes quase 3 anos, paguei 15€ de multa voluntariamente , mas fora do prazo, pelo que me foi instaurado um processo de mais 85€ .

        Contas feitas, os 50 e tal euros do IUC transformaram-se em 150 e tal euros!!!

        Isto é incrivel, tal multiplicação de valores ainda só a tinha visto nas portagens da via livre e da ascendi, em que poucos centimos de portagens transformam.se em muitos euros de comissões e custas e processos e tudo e mais alguma coisa ...


        Tá pago e voltei a limpar o meu nome para com a autoridade tributária.
        Voltei a ser um cidadão exemplar.
        Questiono-me se o mesmo estado e autoridade que me obriga a ser um cidadão exemplar, e que me pune quando não o sou - mesmo quando se tratam de assuntos sobre os quais já passaram muitos anos - que consiga ter o mesmo rigor e capacidade de voltar atrás no tempo em relação a BPN´s, PPP´s, Sucatas, Freeportes e tal e tal e tal


        Tal como eu, imagino que hajam por ai muitos na minha situação, e com historias até piores. Partilhem

        Por muito que te custe ler isto, e sem maldade nenhuma tenho-te a dizer que as regras são para todos...

        Tinhas uma multa pata pagar, que não paste dentro do prazo, depois pagaste coima de atraso de pagamento de multa. É assim para todos.
        Podes ir consultar a LGT e o CPT e verás que o que se passou ctg foi apenas a aplicação da lei.
        Se custa? Custa, mas o meu comentário não tem isso em conta.

        Atenção, repito que não tou a atacar, ou a atirar à cara que é bem feito. Espero que isso fique bem claro.

        Comentário


          #5
          Eu tb paguei multas do IUC e não bufei.

          A culpa foi minha, não paguei dentro praz legalmente previsto.

          A partir daí, tenho de me aguentar à bomboca.

          Se gostei de pagar as multinhas? Óbvio que não...

          Mas este ano já não me vou esquecer...

          Comentário


            #6
            Tinhas a multa na caixa do correio já há um mês? E as contas da luz, da água e do gás, também? Devem andar sempre a cortar-te os serviços, se deixas passar mais de um mês até te lembrares de ir à caixa do correio ver se tens facturas para pagar.

            Comentário


              #7
              É uma brutalidade...

              ...ainda por cima por causa de um imposto ridículo que só traz chatices.

              Em vez do IUC, não era mais simples aumentar o ISP um cêntimo e acabar de vez com este ridículo imposto?

              Comentário


                #8
                Eu também paguei uma multa dessas por pagar fora do prazo

                Eles andam a vasculhar tudo ao pormenor para verem onde ir buscar mais uns milhões, mesmo tudo

                Por acaso vocês já repararam que agora a polícia não perdoa uma nas multas de trânsito/estacionamento...etc ?

                é tudo, tudo serve para arrecadar mais uns milhões

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  Eu também paguei uma multa dessas por pagar fora do prazo

                  Eles andam a vasculhar tudo ao pormenor para verem onde ir buscar mais uns milhões, mesmo tudo

                  Por acaso vocês já repararam que agora a polícia não perdoa uma nas multas de trânsito/estacionamento...etc ?

                  é tudo, tudo serve para arrecadar mais uns milhões
                  Verdade, caraças!! Já não se pode fazer uma infracçãozita que, bolas, vêm logo chatear por estarmos a infringir a lei! São mesmo picuinhas!

                  Comentário


                    #10
                    Epa, isto está a ficar impossível, parece a Suíça ou um qualquer país Nórdico!
                    Mas tenho de concordar que o valor da multa é muito acima do razoável (lá está, é para a malta não voltar a esquecer-se!).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      Verdade, caraças!! Já não se pode fazer uma infracçãozita que, bolas, vêm logo chatear por estarmos a infringir a lei! São mesmo picuinhas!



                      Estivemos muitos anos mal habituados à passividade da função pública, aos atrasos, às prescrições, aos perdões...

                      Agora que as coisas lá vão acertando o passo, para o bem e para o mal, temos que aceitar.

                      Se calhar ali ao colega de Fórum "Altar", não lhe sabe bem meter o IRS em Abril e o mais tardar em Maio ter o reembolso, preferia que fosse como antigamente, entregava em Abril e recebia em Agosto/Setembro.

                      Comentário


                        #12
                        Engraçado é quando essa carta chega a casa já fora do prazo dos 15 dias

                        Comentário


                          #13
                          Dura lex, sed lex!!
                          Quando infrigimos a lei, temos que estar preparados para as consequências do seu não cumprimento.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Engraçado é quando essa carta chega a casa já fora do prazo dos 15 dias
                            Salvo erro a carta é registada (registo simples) logo o prazo conta a partir da data de entrega registada nos CTT.

                            Comentário


                              #15
                              O meu pai também fora de prazo e recebeu a carta com a multa para pagar. Estava chateado mas resignado porque efectivamente tinha pago fora do prazo também (creio que só 2 dias).

                              Tenho é ideia que a multa veio com aviso de recepção...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Salvo erro a carta é registada (registo simples) logo o prazo conta a partir da data de entrega registada nos CTT.
                                Penso que os 15 dias se referem à data de emissão da carta, pelo menos foi o que interpretei do texto que lá vinha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Engraçado é quando essa carta chega a casa já fora do prazo dos 15 dias
                                  Só se o carteiro andou a passear 15 dias com ela já com o carimbo de distribuição...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alfanino Ver Post
                                    Dura lex, sed lex!!
                                    Quando infrigimos a lei, temos que estar preparados para as consequências do seu não cumprimento.
                                    Isso é tudo muito bonito, mas a lei não é igual para todos. Devia ser, mas não é.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem agora fiquei assustado, o ano passado recebi 5 multas dessas por atraso (tenho 2 carros) e não sabia que tinha prazo e sinceramente não sei se as paguei a tempo ou não, espero que sim..
                                      Se não, também estou desempregado não vou pagar 85€ por cada uma delas lol..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                        Epa, isto está a ficar impossível, parece a Suíça ou um qualquer país Nórdico!
                                        Mas tenho de concordar que o valor da multa é muito acima do razoável (lá está, é para a malta não voltar a esquecer-se!).
                                        A multa é mais do que razoável. 15€ acho um valor bem bom, quase nem paga o trabalho burocrático que dá para enviar as multas.

                                        Ele pagou mais 85€ porque nem a multa foi capaz de pagar no prazo estipulado...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Penso que os 15 dias se referem à data de emissão da carta, pelo menos foi o que interpretei do texto que lá vinha.
                                          Tenho uma multinha dessas lá em casa. Tenho que cuscar mas estou com a ideia de ser registo simples.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                            Bem agora fiquei assustado, o ano passado recebi 5 multas dessas por atraso (tenho 2 carros) e não sabia que tinha prazo e sinceramente não sei se as paguei a tempo ou não, espero que sim..
                                            Se não, também estou desempregado não vou pagar 85€ por cada uma delas lol..
                                            Não tem mal... eles penhoram os carros. Se estás desempregado é uma forma de incentivo à poupança de combustível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E eu que pago 128€ de IUC sem multas.... isso sim é violento

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                Tenho uma multinha dessas lá em casa. Tenho que cuscar mas estou com a ideia de ser registo simples.
                                                Então cusca lá e depois comunica...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Tenho uma multinha dessas lá em casa. Tenho que cuscar mas estou com a ideia de ser registo simples.
                                                  Eu nem sei o que é isso . Tudo pago a tempo e horas .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Então cusca lá e depois comunica...
                                                    Tá bem.

                                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                    Eu nem sei o que é isso . Tudo pago a tempo e horas .
                                                    Mal seria se tu cometesses uma infracção!

                                                    Infelizmente soube por distracção. Era do carro que foi comprado apenas para pista e então acabou por ser pago com atraso. Mas a culpa foi minha, não me posso queixar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                      E eu que pago 128€ de IUC sem multas.... isso sim é violento
                                                      Eu pago 210€

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Eu pago 210€
                                                        Hoje de manhã tinha aqui um de 400 e tal!

                                                        Eu "só" pago 134€.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A situação em si não tem piada quando nos toca a nós, mas a distração - dupla - foi exclusivamente tua. Eu também recebi a multa de 15€ referente a um atraso de um 1 ou 2 dias (já não me recordo), paciência, paguei e calei.

                                                          Penso que com este "abre olhos" devias, passar a fazer o seguinte:

                                                          1 - Abrir a caixa de correio diariamente.
                                                          2 - Pagar o IUC (se calhar até devia ser alinhado a outras dívidas, não sei se é o caso) dentro da data limite.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Eu pago 210€
                                                            E somos cumpridores..

                                                            Bons tempos em que pagava 20€ pelo meu antigo tanque de guerra

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X