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Dacia Dokker [F67]/ Dokker Van/ Dokker Stepway (2012/13)

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    Dacia Dokker [F67]/ Dokker Van/ Dokker Stepway (2012/13)

    Foi hoje apresentado publicamente o novo modelo da Dacia, irmanado com um Renault.
    Será vendido em versão de passageiros com 5 lugares e versão comercial com 2 lugares destiando a maior volume de carga.

    Pelas imagens é possível verificar que a porta traseira é deslizante.
    Está prevista a sua apresentação em Paris e comercialização no final de 2012/ início de 2013, sabendo-se que a sua produção será em Marrocos lado a lado com o Lodgy.

    Ainda não chegaram as informações oficiais, mas deverá ter um motor 1.6 MPI, um novo 1.2 TCe de 115cv e o diesel 1.5 dCi de 75, 90 e 110cv.




    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 17 May 2012, 14:53.

    #2
    Então mas... Fora as portas deslizantes (e os 7 lugares), qual é a diferença entre este e o Lodgy?
    E não sei porquê, mas isto parece-me demasiado canibalizador de um Kangoo...

    Comentário


      #3
      É mais compacto que o Lodgy.
      A sua existência está imbuída na própria génese da marca - é um Low Cost.
      Dokker:

      Dokker Van:

      Comentário


        #4
        É simplesmente uma Kangoo low-cost.

        A marca quer entrar no negócio dos comerciais. Área essa que os compradores não olham tanto para a qualidade nos acabamentos como de outro segmento tratasse.

        Comentário


          #5
          A verdadeira 4L do séc. XXI...


          Bem interessante estéticamente, aposto que é super funcional como todos os modelos deste segmento (ainda mais com a porta deslizante...), se estivesse comprador neste segmento seria uma opção...

          Tem uma frente muito melhor resolvida que os restantes elementos da gama Dacia... Parece-me ser o produto mais equilibrado da marca.

          Se obtiver pelo menos 4 estrelas EuroNcap dará um familiar muito interessante para uma jovem família... Isto claro para quem não ligar puto ao preconceito "low-cost".
          Editado pela última vez por MeloAntunes; 17 May 2012, 15:42.

          Comentário


            #6
            Estranhamente acho-a mais bonita que uma Kangoo e mais proporcional que a Lodgy

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
              Dokker:
              Curiosa a solução arranjada para integrar as portas laterais dianteiras (tiradas do Lodgy) num perfil que tem uma forma diferente, recorrendo a uma espécie de contorno em torno do vidro do condutor/passageiro. Até resulta...
              Por outro lado, a solução para o terceiro vidro lateral parece copiada dos trigémeos Nemo/Bipper/Qubo.

              Só que quem fez a arte-final da imagem esqueceu-se de colocar o recorte da porta lateral traseira, do vidro ao tejadilho... Eheheh

              Tal como o Guii, apesar de básica, esta Dokker parece mais bem conseguida que a Kangoo...
              Editado pela última vez por Oktober; 17 May 2012, 15:47.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Guii Ver Post
                Estranhamente acho-a mais bonita que uma Kangoo e mais proporcional que a Lodgy
                Ora nem mais... mais interessante que algumas referências do segmento.

                Proporcional e até elegante, muito clean... A mais equilibrade da gama e que à primeira vista não parece um automóvel importado de um país de leste ou da américa latina... Um look muito europeu.

                Comentário


                  #9
                  tá bem jeitoso... é capaz de vender

                  Comentário


                    #10
                    O objectivo da Renault é que a Dacia acabe a dominar o grupo?

                    O Kangoo não é propriamente um produto premium no seu segmento, para agora levar com concorrência interna lowcost.

                    Não sei onde há espaço para o quase trinómio Dokker-Kangoo-Citan, muito sinceramente...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                      O objectivo da Renault é que a Dacia acabe a dominar o grupo?

                      O Kangoo não é propriamente um produto premium no seu segmento, para agora levar com concorrência interna lowcost.

                      Não sei onde há espaço para o quase trinómio Dokker-Kangoo-Citan, muito sinceramente...
                      O mais curioso é que o Dokker tem melhor aspeto que o Kangoo!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        O objectivo da Renault é que a Dacia acabe a dominar o grupo?

                        O Kangoo não é propriamente um produto premium no seu segmento, para agora levar com concorrência interna lowcost.

                        Não sei onde há espaço para o quase trinómio Dokker-Kangoo-Citan, muito sinceramente...
                        Não sei qual o mal. A PSA também vende o Berlingo e o Partner.


                        Eu acho que essa conversa da canibalização é um bocado treta. Se repararem todas as marcas que inicialmente optaram por não se canibalizar dentro do mesmo grupo, acabaram por lançar produtos semelhantes. Por exemplo: Peugeot - Citroen, VW- Skoda, Chevrolet-Opel, Hyundai-Kia, etc

                        Comentário


                          #13
                          vai ser engraçado o potencial comprador da kangoo entrar no stand da Renault/Dacia olha para o Dacia e diz: isto tem melhor aspecto e é mais barato que o kangoo...
                          adeus Kangoo, olá Dokker...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LH Ver Post
                            vai ser engraçado o potencial comprador da kangoo entrar no stand da Renault/Dacia olha para o Dacia e diz: isto tem melhor aspecto e é mais barato que o kangoo...
                            adeus Kangoo, olá Dokker...
                            A questão é que muitos vão para o Dokker ao invés de irem para outras marcas. A Renault prefere perder um cliente para a Dacia (que na prática é um Renault) do que para os concorrentes. Não consigo perceber a conversa da canibalização.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                              vai ser engraçado o potencial comprador da kangoo entrar no stand da Renault/Dacia olha para o Dacia e diz: isto tem melhor aspecto e é mais barato que o kangoo...
                              adeus Kangoo, olá Dokker...
                              Só que a Renault irá substituir o Kangoo dentro de 1 a 2 anos, com linhas muito próximas do concept Grendzy apresentado há pouco temo (já existe um tópico dedicado -Renault concept Frendzy e Kangoo 3).

                              O que sucede é que os modelos low-cost da Dacia baseiam-se em modelos que irão ser substituídos em breve pela marca generalista Renault.
                              O mesmo que acontece com outras marcas como a Citroen e a Peugeot noutros mercados.

                              Concept Frendzy que dará origem ao Kangoo 3.



                              Imagem da apresetnação do Dokker:

                              Comentário


                                #16
                                O Kangoo já será substituído daqui a 2 anos? Então e a Mercedes fica com um modelo desactualizado?

                                Diria que o próximo Kangoo chegará lá para 2016. Até porque os modelos comerciais têm uma vida mais longa que os convencionais.
                                Editado pela última vez por Olimpo; 17 May 2012, 20:12.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                  A questão é que muitos vão para o Dokker ao invés de irem para outras marcas. A Renault prefere perder um cliente para a Dacia (que na prática é um Renault) do que para os concorrentes. Não consigo perceber a conversa da canibalização.
                                  A Renault está condenada a perder clientes?

                                  Que faça produtos que o mercado quer, que esse problema deixa de se pôr...

                                  Mas quem anda ocupada com Bebops, Wnds, Lagunas III e o 67º mini-facelift da Espace IV e não tem um SUV barato e atraente, admira-se que as vendas diminuem...

                                  O que tem safado a Renault é mesmo o negócio extra-Europa, porque os últimos anos no velho continente foram desastre atrás de desastre. E nem mesmo os money-makers como o Clio, já dão dinheiro. Uma miséria...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    A Renault está condenada a perder clientes?

                                    Que faça produtos que o mercado quer, que esse problema deixa de se pôr...

                                    Mas quem anda ocupada com Bebops, Wnds, Lagunas III e o 67º mini-facelift da Espace IV e não tem um SUV barato e atraente, admira-se que as vendas diminuem...

                                    O que tem safado a Renault é mesmo o negócio extra-Europa, porque os últimos anos no velho continente foram desastre atrás de desastre. E nem mesmo os money-makers como o Clio, já dão dinheiro. Uma miséria...
                                    É verdade... o único modelo que compraria na Renault seria um Megane III... de resto os outros são mesmo mal "paridos"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      A Renault está condenada a perder clientes?

                                      Que faça produtos que o mercado quer, que esse problema deixa de se pôr...

                                      Mas quem anda ocupada com Bebops, Wnds, Lagunas III e o 67º mini-facelift da Espace IV e não tem um SUV barato e atraente, admira-se que as vendas diminuem...

                                      O que tem safado a Renault é mesmo o negócio extra-Europa, porque os últimos anos no velho continente foram desastre atrás de desastre. E nem mesmo os money-makers como o Clio, já dão dinheiro. Uma miséria...
                                      Mas isso é o problema de todas as marcas generalistas na Europa. Hoje só a VW dá lucro neste mercado, e todas as outras se dependessem apenas do mercado europeu já tinham entrado em falência. A Peugeot tem um SUV e não é isso que lhe dá vendas. Mesmo assim tendo em conta que a Renault é única marca que não lança um modelo novo há quase 4 anos até se anda a aguentar bem.

                                      O maior desastre na actual gama é mesmo o aborto do Laguna, que sempre foi uma das especialidades da marca e onde chegou a ser líder de mercado com o II, olhar para o III e ver aquilo é qualquer coisa
                                      Editado pela última vez por Olimpo; 17 May 2012, 22:55.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A situação da Renault (europeia) é muito pior que a das restantes generalistas. Não é de agora.

                                        A PSA, por exemplo, tem excesso de exposição ao mercado europeu. Mas actualmente a sua quota de mercado não é muito diferente do que tem sido até aqui (a Citroën até aumentou).

                                        A Renault tem vindo a descer constantemente a sua quota na Europa desde há 6-7 anos. Já (muito) antes do cenário que temos agora, com quase todas as generalistas aflitas...

                                        A situação financeira tem estado relativamente equilibrada porque o negócio extra-Europa corre bem. E a Dacia corre muito bem. E os lucros da participação Nissan são, já há muito tempo, o grosso dos lucros da própria Renault.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          A situação da Renault (europeia) é muito pior que a das restantes generalistas. Não é de agora.

                                          A PSA, por exemplo, tem excesso de exposição ao mercado europeu. Mas actualmente a sua quota de mercado não é muito diferente do que tem sido até aqui (a Citroën até aumentou).

                                          A Renault tem vindo a descer constantemente a sua quota na Europa desde há 6-7 anos. Já (muito) antes do cenário que temos agora, com quase todas as generalistas aflitas...

                                          A situação financeira tem estado relativamente equilibrada porque o negócio extra-Europa corre bem. E a Dacia corre muito bem. E os lucros da participação Nissan são, já há muito tempo, o grosso dos lucros da própria Renault.
                                          Não te esqueças de algo muito importante. Esse período coincide precisamente com o surgimento a Dacia. A Dacia na Europa "rouba" muitos clientes à própria Renault. Acaba por não ser um problema porque muitos desses clientes continuam no grupo. Ou seja, a cota de mercado do grupo deverá continuar semelhante àquilo que era há anos. Mas se tens dados concretos, dispõe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esta Dokker à primeira vista resulta até bastante bem, mesmo com o entalhe à volta da porta dianteira, fazendo evocar as adaptações forçadas de caixas de carga a utilitários, como tinhamos nas Express, Fiorinos e outros.
                                            COmparando com a Lodgy, o comprimento inferior da Dokker permite melhores proporções gerais, e perdeu os mega-farolins traseiros. O que é bom.

                                            Visualmente, o convencionalismo da Dokker convence-me mais facilmente que a originalidade forçada da Kangoo. Não sei se será tão competente como esta, mas visualmente dou mais credibilidade à Dokker. Dito isto, não significa que seja um hino ao styling ou design
                                            Em relação às entranhas, sendo a Dokker derivada da Lodgy, que por sua vez recorre à mesma base dos outros Dacia, que por sua vez deriva da plataforma B da Nissan / Renault, onde temos coisas como o Leaf, NV200 ou o Juke, pouco ou nada tem a ver com a Kangoo.

                                            A Kangoo recorre à plataforma C, ou seja, dos Meganes e Qashqais.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                              Esta Dokker à primeira vista resulta até bastante bem, mesmo com o entalhe à volta da porta dianteira, fazendo evocar as adaptações forçadas de caixas de carga a utilitários, como tinhamos nas Express, Fiorinos e outros. ~

                                              Em relação às entranhas, sendo a Dokker derivada da Lodgy, que por sua vez recorre à mesma base dos outros Dacia, que por sua vez deriva da plataforma B da Nissan / Renault, onde temos coisas como o Leaf, NV200 ou o Juke, pouco ou nada tem a ver com a Kangoo.
                                              Bingo. Foi a primeira coisa que me ocorreu. A integração da porta dianteira remete logo para os comerciais dos anos 80 e 90 que eram utilitários até ao pilar B e caixas quadradas do pilar B para trás. Só que aqui a coisa está 30 mil vezes mais bem resolvida e harmoniosa.

                                              O Leaf deriva da mesma plataforma do Juke/NV200/Logan/Sandero/Duster/Clio/Modus/anterior Micra? Não fazia ideia. Sempre pensei que fosse algo desenhado de uma folha em branco...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                (...) Acaba por não ser um problema porque muitos desses clientes continuam no grupo. (...)
                                                O problema é que o retorno bruto por unidade é reduzido a um mínimo, a fidelização a acontecer é na marca Dacia e não no logo Renault (associado a um produto idêntico mas bastante mais dispendioso na aquisição e manutenção, mas em contrapartida os custos de produção são assegurados pela própria Renault, visto que dispõe de toda a pirâmide logística quer seja de peças excedentárias de outros modelos em fim de ciclo ou se trate de uma subprodução industrial de um modelo em particular e o próprio conhecimento técnico ou tal coisa já é acessível a nível interno à marca de origem romena, )

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                  O problema é que o retorno bruto por unidade é reduzido a um mínimo, a fidelização a acontecer é na marca Dacia e não no logo Renault (associado a um produto idêntico mas bastante mais dispendioso na aquisição e manutenção, mas em contrapartida os custos de produção são assegurados pela própria Renault, visto que dispõe de toda a pirâmide logística quer seja de peças excedentárias de outros modelos em fim de ciclo ou se trate de uma subprodução industrial de um modelo em particular e o próprio conhecimento técnico ou já é a marca de origem romena que dispõe de tal coisa, )
                                                  Para compensar isso, são esses mesmos modelos que ganham quota de mercado nos mercados emergentes. A Renault ganha muito mais quota por esse Mundo fora do aquilo que perde na Europa, devido aos Dacia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bingo. Foi a primeira coisa que me ocorreu. A integração da porta dianteira remete logo para os comerciais dos anos 80 e 90 que eram utilitários até ao pilar B e caixas quadradas do pilar B para trás. Só que aqui a coisa está 30 mil vezes mais bem resolvida e harmoniosa.

                                                    O Leaf deriva da mesma plataforma do Juke/NV200/Logan/Sandero/Duster/Clio/Modus/anterior Micra? Não fazia ideia. Sempre pensei que fosse algo desenhado de uma folha em branco...
                                                    Yep, o Leaf é uma adaptação.
                                                    Também ao inicio falava-se em base própria, mas não passou muito tempo até se saber o que estava lá por baixo.
                                                    Excluindo o quadriciclo Twizi, de momento, acho que não existe nada 100% eléctrico no mercado criado de raiz para tal.

                                                    Caberá à BMW para o ano ter algo 100% eléctrico, criado do zero, com a chegada do i3.
                                                    E do outro lado do Atlântico, o Tesla Model S.

                                                    Estamos na fase do apalpar terreno.
                                                    Criar uma plataforma do zero, a pensar apenas em propulsão eléctrica dificilmente tornar-se-ia rentável, dado os números potenciais de vendas. É mais barato adaptar, o que leva a inadequações do packaging.
                                                    O potencial da propulsão eléctrica no que toca a packaging é bastante superior a ter de desenhar um carro à volta de um motor de combustão interna.

                                                    Daí o valorizar das soluções inovadoras por parte da BMW a um nivel estrutural e material, e com o Model S, podemos ver como o aproveitamento de espaço parece ser bastante superior a qualquer sedan de dimensões equivalentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                      Para compensar isso, são esses mesmos modelos que ganham quota de mercado nos mercados emergentes.(...)
                                                      A Dacia é líder de mercado em diversos mercados automóveis do Norte de África, o potencial comercial existe mas não é comparável a uma RPC, Rússia, África do Sul, Índia, ou mesmo os ditos mercados tradicionais europeus.

                                                      A Dacia é um logo que provoca forte mossa comercial à marca Renault nos segmentos automóveis onde está presente,

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                        A Dacia é líder de mercado em diversos mercados automóveis do Norte de África, o potencial comercial existe mas não é comparável a uma RPC, Rússia, África do Sul, Índia, ou mesmo os ditos mercados tradicionais europeus.

                                                        A Dacia é um logo que provoca forte mossa comercial à marca Renault nos segmentos automóveis onde está presente,
                                                        Olha que estás enganado. A gama Dacia permitiu à Renault conseguir ganhar imensa quota de mercado nos últimos anos em vários mercados emergentes.

                                                        Na Rússia é a 2ª marca mais vendida, no Brasil está no Top 5, no resto da América do Sul também vende bastante bem. No Irão também vende muito.

                                                        Em relação à China, eles só começaram a fabricar por lá há poucos meses. Na India tiveram uma joint venture com a Mahindra, mas agora o Logan é vendido sob a marca indiana. O Logan é um modelo vendido sob várias marcas em todo o Mundo. A estratégia Dacia, como o Andre disse, está a ser bastante bem sucedida.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                          Só que a Renault irá substituir o Kangoo dentro de 1 a 2 anos, (...)
                                                          Um espaço de tempo, para este modelo fazer furor comercial no segmento dos pequenos furgões , em que o que realmente interessa aqui neste tipo de automóvel é o espaço útil de transporte de mercadorias, uma motorização económica e fiável a nível do gasóleo, ou GPL em outros mercados europeus, uma assistência aceitável, um preço de aquisição reduzido, e pouco mais.

                                                          O Dacia Duster, é um exemplo claro disto que acima escrevi, noutra perspectiva e exigência.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                            Yep, o Leaf é uma adaptação.
                                                            Também ao inicio falava-se em base própria, mas não passou muito tempo até se saber o que estava lá por baixo.
                                                            Excluindo o quadriciclo Twizi, de momento, acho que não existe nada 100% eléctrico no mercado criado de raiz para tal.

                                                            Caberá à BMW para o ano ter algo 100% eléctrico, criado do zero, com a chegada do i3.
                                                            E do outro lado do Atlântico, o Tesla Model S.

                                                            Estamos na fase do apalpar terreno.
                                                            Criar uma plataforma do zero, a pensar apenas em propulsão eléctrica dificilmente tornar-se-ia rentável, dado os números potenciais de vendas. É mais barato adaptar, o que leva a inadequações do packaging.
                                                            O potencial da propulsão eléctrica no que toca a packaging é bastante superior a ter de desenhar um carro à volta de um motor de combustão interna.

                                                            Daí o valorizar das soluções inovadoras por parte da BMW a um nivel estrutural e material, e com o Model S, podemos ver como o aproveitamento de espaço parece ser bastante superior a qualquer sedan de dimensões equivalentes.
                                                            Ah, então é isso. Foi "noticiado" que a base seria 100% nova, mas entretanto, uma vasculhadela às entranhas deslindou que não era 100%.
                                                            Anyway, a coisa e todo o packaging parece estar infinitamente mais bem resolvido que, por exemplo, o Fluence ZE.

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