Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Truques para abastecer o veículo faz furor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Truques para abastecer o veículo faz furor

    Boa tarde,

    estava a navegar na net e vejo isto:

    "Um post de um engenheiro de segurança que trabalha há 31 anos numa refinaria está a ser uma das sensações no Facebook, sendo um dos post mais partilhados e comentados. Tudo devido ao tema escolhido: truques de poupança na hora do abastecimento de um veículo.

    O post na íntegra:

    «1.º Truque:
    Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
    A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra.
    Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
    O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
    Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.
    Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.
    Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
    Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhã seja exacto.

    2.º Truque:
    Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).
    Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
    Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
    Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.
    Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito.
    Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma -se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro.

    3. º Truque:
    Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.
    O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
    Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

    4.º Truque:
    Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
    Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
    ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
    Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
    Assim sendo você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo»"

    O primeiro truque já conhecia, mas às vezes é impossível abastecer logo de manha, acho que todos vão com o tempo contado para o trabalho, pelo menos durante a semana. Mas e a diferença será assim tanta? Já vi uns senhores a fazer a calibração de uma bomba de gasolina e era a meio da tarde... mas inverno.
    A 2ª e 3ª fazem sentido e vou passar a ter cuidado... mas a 4ª deixou-me preocupado... então posso ficar com o filtro do gasóleo sujo por culpa da gasolineira?

    Alguém sabia disto ou conhece mais algum truque para o deposito render mais? (sem ser deixar o carro parado)

    #2
    O 1º truque também já conhecia.
    Os outros parecem-me ser muito bons.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por edgarmarques Ver Post
      O 1º truque também já conhecia.
      Os outros parecem-me ser muito bons.
      Também achei, da próxima vez que for abastcer, vou tentar experimentar estas regras

      Comentário


        #4
        Mails desses marco-os como spam e vão direitinhos para o lixo.

        Comentário


          #5
          Isto já é antigo... já conhecia.

          Não ligo nenhuma... Tenho mais com que me preocupar na vida... Se vamos ser mesquinhos a este ponto apanhamos um esgotamento... Tenho mais que fazer...

          Prefiro levantar o pé na AE e andar a 120 em vez de 140km/h... poupo muito mais do que com estes "truques"... e de forma descomplicada.

          Portanto, definitivamente isto não é para mim...

          Algumas pessoas que conheço (sobretudo com carros otto...) cumprem esse "truque" de abastecer com temperaturas mais baixas para açambarcar mas uns mL de gasolina...

          Depois praticam um estilo de condução extremamente gastador... Não percebo onde querem chegar com esta política de "poupança".

          Comentário


            #6
            O pateta esqueceu-se de recomendar para sacudir bem as gotinhas no fim.

            Comentário


              #7
              E o grau de poupança com esses cuidados todos é de?

              Comentário


                #8
                O 1º truque conheço e uso à bastante tempo, felizmente posso escolher quando abasteço e a noite é sempre a hora favorita.

                Comentário


                  #9
                  Já conhecia há muito tempo. O primeiro só faço às vezes, pois dá mais jeito abastecer à tarde. O 2º costumo fazer, não aperto a mangueira totalmente ao máximo. O 3º é que não, normalmente atesto e depois uso até perto da reserva.

                  Comentário


                    #10
                    Esses truques são mais conhecidos que a "Fanny"...SPAM!

                    Comentário


                      #11
                      Esqueceste-te de fazer pesquisa.

                      Há vários tópicos sobre esse assunto.

                      Comentário


                        #12
                        O da mangueira não conhecia.
                        É sempre bom aprender mais qualquer coisa.

                        Comentário


                          #13
                          Sacudir a pistola no fim do acto, não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                            Sacudir a pistola no fim do acto, não?

                            Sacudir mais do que 3 vezes... já é "bilhar de bolso"...

                            Comentário


                              #15
                              Já conhecia os truques todos mas, o 3.º é um contrassenso. Porque se andar com o depósito do carro cheio, o carro pesa mais e consequentemente, consome mais. Logo, o que se ganha numa "virtual" poupança perde-se depois a andar com o carro
                              Editado pela última vez por pedro18teixeira; 17 May 2012, 18:33.

                              Comentário


                                #16
                                o unico "truque" que utilizo as vezes, mas tambem é mais por brincadeira quando vou com mais gente, é levantar a mangueira no final, por vezes ainda sai alguma coisa
                                Editado pela última vez por kep; 17 May 2012, 18:40.

                                Comentário


                                  #17
                                  Cum catano antes de haver internet ja eu recebia mails com essa treta

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                    Isto já é antigo... já conhecia.

                                    Não ligo nenhuma... Tenho mais com que me preocupar na vida... Se vamos ser mesquinhos a este ponto apanhamos um esgotamento... Tenho mais que fazer...

                                    Prefiro levantar o pé na AE e andar a 120 em vez de 140km/h... poupo muito mais do que com estes "truques"... e de forma descomplicada.

                                    Portanto, definitivamente isto não é para mim...

                                    Algumas pessoas que conheço (sobretudo com carros otto...) cumprem esse "truque" de abastecer com temperaturas mais baixas para açambarcar mas uns mL de gasolina...

                                    Depois praticam um estilo de condução extremamente gastador... Não percebo onde querem chegar com esta política de "poupança".
                                    Penso que será mais evidente no GPL que é muito mais sensível à temperatura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                      Cum catano antes de haver internet ja eu recebia mails com essa treta
                                      Chamavam-se cartas.
                                      Lembro-me de falar disso nas aulas de história da antiguidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                        Cum catano antes de haver internet ja eu recebia mails com essa treta
                                        Treta para quem não percebe um mínimo de físico-química...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Treta para quem não percebe um mínimo de físico-química...
                                          vais levantar-te ás 7h para abastecer? Depois disso páras no cafe da esquina, bebes um cafe e voilá lá se vai o que poupaste no abastecimento. Deitar cedo e cedo abastecer dá poupança ao amanhecer

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            Treta para quem não percebe um mínimo de físico-química...
                                            Eu percebo "alguma coisa" de termodinâmica... e quero lá saber destas tretas

                                            Isto tem mais de termodinâmica e mecânica de fluidos do que de química...
                                            Editado pela última vez por MeloAntunes; 17 May 2012, 19:22.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se esta na internet é porque é verdade....


                                              Acredito que esses metodos todos juntos de para poupar 0,10€ por deposito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por efcm Ver Post
                                                Se esta na internet é porque é verdade....


                                                Acredito que esses metodos todos juntos de para poupar 0,10€ por deposito.
                                                vives em que Mundo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                                  vives em que Mundo?
                                                  Vive no mundo do sarcasmo e da ironia!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                    Vive no mundo do sarcasmo e da ironia!
                                                    Boa... não tinha percebido...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenha sido um engenheiro a escrever aquilo ou não, o que é certo é que é verdade pelo que chamar de spam ou outra cosia qualquer parece-me de pouco bom senso.

                                                      Resta a cada um optar ou não por seguir aquelas regras (verdadeiras).
                                                      Eu não sigo até porque aquilo que se perde acaba por ser pouco significativo, no entanto, como falamos de um líquido que está apreço do ouro, quem o faz acabará por ser mais esperto do que os outros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                        Tenha sido um engenheiro a escrever aquilo ou não, o que é certo é que é verdade pelo que chamar de spam ou outra cosia qualquer parece-me de pouco bom senso.

                                                        Resta a cada um optar ou não por seguir aquelas regras (verdadeiras).
                                                        Eu não sigo até porque aquilo que se perde acaba por ser pouco significativo, no entanto, como falamos de um líquido que está apreço do ouro, quem o faz acabará por ser mais esperto do que os outros.
                                                        Há tanto engenheiro neste Mundo que não sabe o que diz... Nunca fiando...

                                                        Mas não duvido, do ponto de vista termodinâmico é verdade... Apenas é uma forma complicada de poupar... poupança insignificante mesmo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não é preferível andar mais devagar? Eu no saxo andava sempre a 110/120 em AE. Normalmente fazia médias de 7,2. Agora passei a adoptar um estilo mais calmo e descontraído, sempre entre os 80/90 e de vez em quando lá vai aos 100. Ando a fazr umas médias de 6 ao final de um depósito com gasolina do Pingo Doce.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Tenha sido um engenheiro a escrever aquilo ou não, o que é certo é que é verdade pelo que chamar de spam ou outra cosia qualquer parece-me de pouco bom senso.

                                                            Resta a cada um optar ou não por seguir aquelas regras (verdadeiras).
                                                            Eu não sigo até porque aquilo que se perde acaba por ser pouco significativo, no entanto, como falamos de um líquido que está apreço do ouro, quem o faz acabará por ser mais esperto do que os outros.
                                                            Ninguém disse que era "treta",mas mais poupas se andares em cima do ar dos teus pneus (por exemplo), do que a praticar aqueles truques de algibeira

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X