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Qual o melhor Lancia Y elefantino 1.2i de 96 ou Citroen Saxo 1.1i de 96

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    Qual o melhor Lancia Y elefantino 1.2i de 96 ou Citroen Saxo 1.1i de 96

    Boas, Sou um novato por esta andanças e gostaria da vossa ajuda, qual o melhor carro e mais económico o Lancia Y elefantino 1.2 ou o Citroen Saxo 1.1 ?

    #2
    secçao errada

    Comentário


      #3
      Mas há dúvidas ?
      Então se pensarmos no motor de um e de outro..

      Comentário


        #4
        Para mim sim

        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
        Mas há dúvidas ?
        Então se pensarmos no motor de um e de outro..
        Para mim a duvidas, porque nao etendo nada disso, e queria saber pois vou comprar um deles e nao sei o melhor.
        Obrigado por tentarem ajudar.

        Comentário


          #5
          Mais económico, em princípio será o Saxo. Quanto ao resto e, atendendo que os carros já não são novos, penso que o melhor critério de escolha seja o estado de conservação em que se encontram.

          Comentário


            #6
            A opção é óbvia em todos os aspectos: Lancia Y na variante Elefantino. Entre os 2, não hesitava em escolher o Y.

            Tanto um como outro não usam materiais de topo nem uma construção com qualidade.

            Opino desta forma porque já andei com os 2.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MachadoVp Ver Post
              Para mim a duvidas, porque nao etendo nada disso, e queria saber pois vou comprar um deles e nao sei o melhor.
              Obrigado por tentarem ajudar.
              Tens razão, se não tivesses dúvidas não vinhas cá perguntar

              O Elefantino Rosso é melhor que o Saxo, o Saxo no que toca ao conjunto não passa de um chasso em segurança(Y idem), contrução, ergonomia, interiores, etc, apesar de ter um chassi fantástico, o motor 1.1 é gastador o oferece pouco no que toca a disponibilidade, para além disso tem um problema muito comum com bombas injectaras de gasolina (3 casos que conheço de perto nos 206 1.1)
              O Elefantino Rosso tinha facilmente o melhor 1.2 atmosférico da sua classe, com 86 cavalos permite-te performances impressionantes para um mero 1.2, para além disso o consumo é cometido face ao á potência que oferece

              O Saxo tinha um excelente motor, mas era o 1.5D, andava pouco e era barulhento, mas fazia consumos impressionantes e a fiabilidade era a prova de bala.
              O 1.6i 16V do Cup também é um excelente motor, mas não é para aqui chamado

              Na minha opinião deves escolher o Y, e vais ficar positivamente surpreendido, principalmente no que toca ao andamento, esteticamente também é soberbo
              Editado pela última vez por RicardoAndre; 23 May 2012, 10:52.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MachadoVp Ver Post
                Boas, Sou um novato por esta andanças e gostaria da vossa ajuda, qual o melhor carro e mais económico o Lancia Y elefantino 1.2 ou o Citroen Saxo 1.1 ?
                o
                Muito Obrigado a todos eu também estava mais inclinado para o Lancia, assim espero ter me decidido e desculpem por o tópico aqui ao que parece nao era nesta secção

                Comentário


                  #9
                  Presumo que 1.2 Elefantino seja o 1.2 60 CV de 6 velocidades? Elefantino Blu?

                  Se for esse faz consumos de 6, com cuidado consegues consumos de 5.5 vá...

                  O Saxo é um motor pouco eficaz, e em esforço os consumos disparam.

                  Comentário


                    #10
                    saxo 1.1 pouco fiável?? Essa é nova,para mim....esse motor, no saxo e no 106 até anda...o 1.0 é que era fraco....

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser fiavel mas sao muito fracos em disponibilidade e potencia , tanto o 1.1 como o 1.5D

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                        saxo 1.1 pouco fiável?? Essa é nova,para mim....esse motor, no saxo e no 106 até anda...o 1.0 é que era fraco....
                        Ninguém tocou na fiabilidade, estou mesmo a falar do andamento abaixo de medíocre.

                        Comentário


                          #13
                          Mais um voto no Y

                          Comentário


                            #14
                            Lancia Y, sem dúvida. Melhor comportamento, motor superior, mais espaço, melhor insonorização, habitáculo mais acolhedor....

                            Comentário


                              #15
                              Sem querer aqui contradizer a maioria, mas a motorização 1124cc. de injecção (mesmo que seja monoponto) debitando 60cv, inserida no pequeno Saxo, não dá qualquer hipótese em dinâmica, ao Lancia Y Elefantino "Blue" de 1108cc. (54cv) (deduzo que o Elefantino "Rosso" é que possuía o 1242cc 16v de 86cv). O Saxo também possui um chassis mais competente (principalmente em piso degradado, onde absorve melhor as suas irregularidades). O motor 1.1i do grupo PSA é bastante fiável. Agora quando foi colocado na carroçaria do Peugeot 206 e Citroen C3 (ainda mais com apertadas normas anti-poluição), tornou-se um pouco "arrastadeira" e os consumos pioraram bastante.

                              Mas o melhor é procurares os 2 modelos que referenciaste (ambos em óptimas condições) e efectua um razoável test-drive e logo verificarás as diferenças e conforme gosto e preferência pessoal, logo tomarás a tua melhor decisão.

                              Boa sorte.

                              Comentário


                                #16
                                O MachadoVp referiu a motorização 1.2, n sei!... E o motor 1.1Fire (1108cc) é um motor de guerra...para além de económico! Ah, e c provas dadas desde o velhinho Fiat Uno!

                                Comentário


                                  #17
                                  O motor "normal" do Elefantino Blu é o 1242 8V de Injecção Monoponto que debitava aproximadamente 60 CV.

                                  O 1.1 de 55 CV equipou pouco tempo o Lancia Y.

                                  O motor 1.1 PSA é muito engraçado, para quem já experimentou sabe disso, no AX! Aquilo dá gosto. Agora em qualquer outro carro que venha a seguir é no máximo competente.

                                  Eu não conheço muito bem o Saxo, já conduzi tanto Saxo como 106, a unica anotação é para a falta de espaço, posição de condução e rigidez dos bancos.

                                  Os Y tem bancos fofinhos, posição de condução média e bom espaço nos lugares da frente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Num carro com + de 10 anos, será sempre o que estiver em melhor estado, principalmente de motor. Agora o motor do Y, é sem duvida mais economico e mais energico que o do saxo 1.1. O saxo tem uma boa mala, o Y tem uma amostra de mala. Depende das tuas prioridades ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      O motor "normal" do Elefantino Blu é o 1242 8V de Injecção Monoponto que debitava aproximadamente 60 CV.

                                      O 1.1 de 55 CV equipou pouco tempo o Lancia Y.

                                      O motor 1.1 PSA é muito engraçado, para quem já experimentou sabe disso, no AX! Aquilo dá gosto. Agora em qualquer outro carro que venha a seguir é no máximo competente.

                                      Eu não conheço muito bem o Saxo, já conduzi tanto Saxo como 106, a unica anotação é para a falta de espaço, posição de condução e rigidez dos bancos.

                                      Os Y tem bancos fofinhos, posição de condução média e bom espaço nos lugares da frente.


                                      Fahrenheit, estive agora mesmo a verificar e tanto existiu o Lancia Elefantino Blu na motorização 1108cc./40kw/54cv, como na motorização 1242cc/44kw/60cv.

                                      Acredita que a motorização 1124cc de 60cv (Grupo PSA) instalado tanto no Peugeot 106, como no Saxo serão mais céleres que o 1108cc de 54cv do Lancia.

                                      No Citroen AX nem podemos falar, pois na época com esse motor era bastante ágil (devido ao seu peso pluma) (mas esse modelo já é muito "arcaico", ainda bem pior que o Saxo).

                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Saxo não passa de uma evolução do chassis do AX... Com a vantagem do AX ser mais neutro que o Saxo ! É... Coisas leves e frágeis é só coisas más...

                                        Uma coisa, o Saxo é mais fiável que o Lancia. Na parte electrica / electrónica por larga maioria. Mecânicamente é quase à prova de bala. Cuidado no entanto com o eixo traseiro, que por sofrer maus tratos pode empenar e com isso causar desalinhamentos e pneus gastos disformemente.

                                        O Saxo oferece a possibilidade de escolher entre 3 ou 5 portas, o que pode ser importante.

                                        O Y oferece sim um grande requinte no interior, tipicamente Italiano com o charme que daí advém.

                                        Em termos de performances e consumos, e tratando-se dos 1.1i e 1.2 de 60 cv, equivalem-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          De que ano e quantos km's têm ambos os carros?
                                          Editado pela última vez por ravager; 24 May 2012, 18:19.

                                          Comentário


                                            #22
                                            São dois motores muito equivalentes, cada um á sua maneira.
                                            O 1.1 do Saxo não desilude e nem faz assim tão maus consumos quanto isso.
                                            O 1.2 do Lancia tem sensivelmente o mesmo andamento. Só se nota aquele nervosismo mais tipico italiano.

                                            Onde existe uma grande disparidade é no carro em si.
                                            O Y é de longe mais interessante como automóvel se o facto de não haver em 5 portas não for um problema.
                                            O interior do Saxo é pobrissimo em desenho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que estamos a comparar coisas de forma errada.

                                              Antes de mais, é preciso saber com certeza qual a versão do 1.2 do Lancia.

                                              Relativizando, conheço muito bem os motores 1.1 do Saxo e 1.1 do Y.

                                              O 1.1 do Saxo (PSA...) é melhor em consumos, fiabilidade, prestações (ambos fracos, obviamente ).

                                              Já em interiores, a conversa é outra.
                                              O Y é claramente melhor, de longe.
                                              Não consigo precisar as diferenças de conforto visto que, o Y com que andei uns meses, tinha os amortecedores completamente estoirados.

                                              Em relação à versão 1.2 do Y, não estou suficientemente preparado para falar mas, uma coisa posso garantir: o motor do Saxo, em bom funcionamento, é muito económico, médias de 6 l sem dificuldade.

                                              Se fosse para mim?
                                              Bem, acho que escolhia o que estivesse melhor no geral (especialmente mecânica) mas tinha preferência pelo Lancia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O 1.1 PSA mais fiável que o motor Fire?!?! Não desfazendo no motor Psa em apreço, por motivos óbvios, não reconheço problemas no motor Fire do tempo do Fiat Uno e que se manteve até 2011 (no Panda, por ex.)!... Não me parece ser menos fiável portanto!...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Primeiro que tudo, tentando descodificar a versão: Lancia Y 1.2 Elefantino de 1996 não me cheira... Ou não é 1.2, ou não é Elefantino, ou não é de 1996.

                                                  1996 até meados de 1997:
                                                  1.2 8 válv 60 cv LE (equip base, quadrante sem conta-rotações)
                                                  1.2 8 válv 60 cv LS (equip intermédio)
                                                  1.4 12 válv 80 cv LX (equip topo)

                                                  Meados de 1997:
                                                  1.2 LE deu lugar ao 1.1 54 cv Elefantino blu (base, decoração mais "jovem", quadrante de fundo branco e sem conta-rotações)
                                                  1.2 60 cv LS manteve-se
                                                  Motor 1.4 80 cv substituído pelo 1.2 16v 86 cv, níveis LS e LX

                                                  Meados de 1998
                                                  só neste ano surgiu a versão Elefantino blu com motor 1.2 60 cv (como o Sandro Trigo referiu, esta versão teve os dois motores)
                                                  e também a versão Elefantino rosso como motor 1.2 86 cv (que em 2000 baixou para 80 cv)

                                                  Se é mesmo de 1996 e tem um elefante azul no pilar da porta, foi lá posto "after market". Para distinguir: se tem conta-rotações, é o LS; se não tem, é o LE.

                                                  Em relação aos motores:
                                                  Não conheço o 1.1 de 54 cv mas acredito que o 1.1 de 60 cv da PSA possa ser ligeiramente mais disponível, apesar dos motores italianos serem tradicionalmente mais nervosos.
                                                  Mas, a confirmar que se trata do 1.2 de 60 cv, tem mais binário que o motor do Saxo.

                                                  O 1.2 de 86 cv é completamente de outro campeonato, para melhor.
                                                  Editado pela última vez por RAD; 25 May 2012, 17:48.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ehovav yunmtd|http://www.daniellegac.fr/doudounemonclerpascherhomme.html

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                                                      #27

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post


                                                        Está ao rubro...

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