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Qual é o real beneficio em comprar um SUV em detrimento de um Hatch "irmão"?

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    Qual é o real beneficio em comprar um SUV em detrimento de um Hatch "irmão"?

    Primeiro e antes demais peço moderação e respeito na colocação de posts.

    Segundo peço para que levem este tópico a sério, pois já é o 3º ou 4º tópico que se cria dedicado ao tema "SUV" e o tópico acaba por cair no esquecimento sem se chegar a uma conclusão final, ou pelo menos a um consenso geral.

    Depois de no tópico: http://forum.autohoje.com/forum-gera...u-audi-q5.html levantar-se a ideia da criação do tópico, e de muito pensar e reflectir sobre o assunto, chego à conclusão que o melhor é pedir a ajuda dos meus amigos "fóristas".

    Ao longo dos anos, e principalmente na América, deu-se o fenómeno SUV, carros enormes, pesados, bêbados e esta ultima característica gerou muita contestação, e entre os críticos houve uma voz que se fez ouvir bem, aquela que dizia que estes carros bebiam demasiadamente muito para aquilo que andavam e ofereciam.

    E no culminar desta oferta de SUV "rústicos" esteve o Hummer H2, um veiculo vendido mundialmente que oferecia um conforto inigualável e capacidade offroad nunca antes vista mas que... Oferecia um consumo de (sensivelmente) 1L por Quilometro

    Entretanto aparecem os SUV baseados em sedans, em hatch, em Station-wagon, isto para quê? Para redução de peso e automaticamente de preço, pois ao partilhar plataformas, motores, e outros diversos materiais, as marcas estavam não só a baixar muito o preço de produção, como também baixavam significativamente os consumos dos ditos o que deixou ambientalistas satisfeitos.

    SUV em inglês simples significa algo como Veiculo utilitário desportivo ou Veiculo de utilidade desportiva, o que assim só não explica o facto de aplicarem nestes SUVs toda uma configuração de estrada, seja motor, rodas, 4x2, etc...

    Antes da criação deste tópico disseram-me que era pela versatilidade, posição de condução, presença na estrada e subir passeios, sabendo que muito provavelmente esta ultima esta a ser irónico então ficamos com versatilidade (não será igual/melhor numa SW?) posição de condução (não é melhor num MPV?) e presença na estrada parece-me mais um factor psicológico.

    Posto isto tudo, para vocês qual o real benefício de comprar este:



    Em detrimento deste:



    Ou mesmo este:



    Sabendo de antemão que ambos têm o mesmo motor, a mesma tracção e o mesmo andamento ou semelhante.

    Peço mais uma vez POR FAVOR para se respeitarem todos e levarem o tópico minimamente a sério.

    #2
    Opah em relaçao aos suvs apenas vejo uma vantagem : O facto de estarem sentados numa posiçao bem mais alta , dando sensaçao de segurança ( em alguns casos é mesmo por causa das costas e por isso apreciam este tipo de veiculos )

    De resto é meramente "modas"

    Comentário


      #3
      eu olhando para os tres prefiro o suv pq?

      olha-se para ele e parece ser MAIS carro por ser maior. Mais desportivo e DIFERENTE. Apesar de haver cada vez mais suvs.
      Carrinha....boring......carro....boring.... Não vos chateia andar na estrada e ver o mesmo estilo de carro a toda a hora? .
      Depois a mala costuma ser mais versátil por ser mais alta não sei se é o caso do Nissan.

      Comentário


        #4
        Pessoalmente, não vejo utilidade alguma nos SUV's.

        --> Andam pouco, gastam mais.
        --> Não têm capacidades exímias de off-road

        Ora eu prefiro ter um carro que ande muito e gaste muito, um que ande pouco mas gaste pouco ou um equilibrado que ande relativamente pouco e gaste relativamente pouco. Agora um carro que anda menos (devido ao peso ser superior) e gasta bastante (em comparação com o "hatch") acho que simplesmente é uma irracionalidade.

        Se quiser um carro para off-road, compro um Jipe a sério.

        Destes três compraria o Megane (carro ou carrinha, dependendo da utilidade que daria ao carro). Jamais compraria um Qashqai.

        Comentário


          #5
          pesam mais?

          Qashqai 1310kg é mais leve que um astra gtc
          consumo anunciado
          ConsumosUrbano (l/100km)7.5Extra-Urbano (l/100km)5Combinado (l/100km)5.9
          Ninguem compra um suv para offroad.

          Uma questão já alguma vez andaste num suv a sério? tipo bmw x3 ou evoque pode ser que tenhas uma supresa

          Comentário


            #6
            Outra vez? A razao para nao se chegar a uma conclusao esta espelhado no post inicial. Ha preconceitos de alguns users que nao aceitam a existencia de produtos diferentes dos que eles gostam.

            Comentário


              #7
              SUV = Sports Utility Vehicle.

              Sports? Com aquele tamanho e com um centro de gravidade demasiado alto?

              Utility? Capacidades de offroad muito limitada, a unica coisa que aquilo faz bem é subir passeios. Qual é a vantagem de ter uma posição de condução muito elevada?

              Não percebo a lógica de um SUV porque é o tipico caso de "não é carne nem é peixe". Pessoalmente, acho que ficaria muito melhor servido com uma SW do segmento D.

              Apesar de racionalmente não ver nenhuma razão válida para comprar um SUV, respeito a decisão de quem quer comprar ou tem um.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                Outra vez? A razao para nao se chegar a uma conclusao esta espelhado no post inicial. Ha preconceitos de alguns users que nao aceitam a existencia de produtos diferentes dos que eles gostam.
                Penso que não essa a questão. O post inicial questiona a racionalidade de comprar um SUV devido às desvantagens notórias em alguns campos para um hatch. Os consumos por norma mais elevados, pneus mais largos que depois se tornam caros na hora de mudar, consumos prejudicados pelo peso e devido ao maior tamanho dos pneus.
                Até poderemos falar de uma estabilidade inferior a grandes velocidades ou em curvas mais apertadas devido ao centro de gravidade, comparando claro com carros de segmento semelhante. No entanto eu acredito que quem compra estes veículos está ciente de tudo isto e não vê um automóvel como um simples meio de transporte, por tanto opta por um SUV devido ao facto de "dar mais nas vistas", pelo estilo, filosofia de vida ou por até ser mais prático em certas situações que compensam todas as restantes desvantagens.
                Quando alguém compra um roadster também sabe que à partida está a comprar um carro limitado a um tipo de utilização mas factores como o gosto pessoal ou prazer de condução determinam a sua compra. Prazer de condução esse que um hot hatch também poderia proporcionar e no entanto não vejo aqui ninguém colocar esta questão.
                Os construtores têm que se adaptar aos desejos do consumidor criando automóveis distintos, uns que marcam pela personalidade e emotividade, outros pela racionalidade na sua escolha/compra.

                Comentário


                  #9
                  Ri-me @ SUV + desportivo.

                  Comentário


                    #10
                    olhas de cima para baixo para os outros condutores

                    Comentário


                      #11
                      Dessa opções que colocas, o único problema do Qascais em meu entender é o custo dos pneus ser superior ao do Megane.
                      De resto gasta o mesmo e portanto são equivalentes.

                      Costumo andar num X3 e gosto bastante mais do que o S3 normal. Mas isso apenas porque gosto de conduzir em posição mais elevada pois consigo ver melhor a estrada.

                      Tb prefiro um Scenic a um Megane pelo mesmo motivo da altura da posição de condução.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Dessa opções que colocas, o único problema do Qascais em meu entender é o custo dos pneus ser superior ao do Megane.
                        De resto gasta o mesmo e portanto são equivalentes.

                        Costumo andar num X3 e gosto bastante mais do que o S3 normal. Mas isso apenas porque gosto de conduzir em posição mais elevada pois consigo ver melhor a estrada.

                        Tb prefiro um Scenic a um Megane pelo mesmo motivo da altura da posição de condução.
                        Eu também prefiro conduzir numa posição alta.

                        Isto genericamente, se for para fazer uma condução em pista é porreiro ir num carro baixinho, mas em 99% da utilização do carro é porreiro ter uma boa visibilidade e não estar demasiado enterrado, ou à altura das rodas dos camiões.

                        Os actuais SUV e MPV têm uma boa altura, a pessoa a entrar e sair não tem que subir nem descer.

                        Um utilizador de automóveis muito racional, que não saia do alcatrão não comprará um SUV em principio. Há de facto mais custos associados para uma berlina/station equivalente.

                        Eu tenho 2 SUVs, tenho SUV há 14 anos e não quero outra coisa.

                        Comentário


                          #13
                          Se todos gostassem do mesmo, o mundo seria mais monótono. Eu gosto de SUVs porque têm uma posição de condução mais alta, logo consigo ver melhor a estrada e porque transmitem uma sensação de segurança maior do que o normal carro. E alguns ainda permitem incursões em estradas de terra batida sem receio de dar cabo das suspensões. Porque é que há gente que prefere MPVs a Breaks, Coupés a Cabrios, SUVs a Hatchs? Porque sim.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post

                            SUV em inglês simples significa algo como Veiculo utilitário desportivo ou Veiculo de utilidade desportiva, o que assim só não explica o facto de aplicarem nestes SUVs toda uma configuração de estrada, seja motor, rodas, 4x2, etc...

                            Antes da criação deste tópico disseram-me que era pela versatilidade, posição de condução, presença na estrada e subir passeios, sabendo que muito provavelmente esta ultima esta a ser irónico então ficamos com versatilidade (não será igual/melhor numa SW?) posição de condução (não é melhor num MPV?) e presença na estrada parece-me mais um factor psicológico.
                            Compreendo que comprem SUVs, eu não gosto nem comprava, mas tenho consciência que eu como muitos que andam por aqui não representam nada bem a maioria dos automobilistas fora do aho. De qualquer forma percebo que comprem Suvs e acho que tu apesar de teres aberto o tópico também compreendes.

                            Mesmo sem te levares a sério respondeste à tua questão só faltou aí o estilo.

                            O que leva muita gente a comprar um Alfa no lugar de um Hyundai?
                            Com os Suvs é a mesma coisa, na escolha de um carro a maioria das pessoas para considerar se é uma opção válida primeiro olha para ele, não interessa se colocarmos uma folha à frente com os dados técnicos se depois não gostarem do que vêm.

                            Além da visibilidade para mim uma vantagem dos suvs sobe passeios poderá estar na maior resistência dos elementos da suspensão que permite uma condução mais descontraída no dia a dia. Por cá a maioria das pessoas não faz o Camel Trophy portanto também não necessita de um Land Rover, mas vai à praia, à terrinha, passa por caminhos em obras e encontra obstáculos por vezes dignos de países do 3º mundo. Não digo que o normal hatchback não pudesse fazer o mesmo, mas se o Suv o faz com maior à vontade, tem um estilo diferente do qual muita gente gosta e não gasta assim tanto nem é tão mais caro porque não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                              ...
                              Antes da criação deste tópico disseram-me que era pela versatilidade, posição de condução, presença na estrada e subir passeios, sabendo que muito provavelmente esta ultima esta a ser irónico então ficamos com versatilidade (não será igual/melhor numa SW?) posição de condução (não é melhor num MPV?) e presença na estrada parece-me mais um factor psicológico.

                              Posto isto tudo, para vocês qual o real benefício de comprar este:
                              ..
                              Em detrimento deste:
                              ..
                              Na minha opinião, começa logo por gosto pessoal por ter algo "diferente" do normal.
                              Se bem que hoje em dia, com a proliferação de SUVinhos e Crossovers nas estradas, o que era diferente da manada, passou a normal...

                              Ainda assim, o meu ponto de vista é o seguinte:
                              1 - prefiro um carro prático, funcional e versátil. Por exemplo, foi a razão de ter comprado um C4 Coupé ao invés de um Astra GTC (pois não correspondia aos meus parâmetros de funcionalidade e versatilidade, algo que, surpreendentemente, o C4 consegue). Os crossovers têm mais preocupações familiares que diversos hatchs... e são mais versáteis, basta ver que um QQ+2 pode levar 7 pessoas, e custa o mesmo que algumas carrinhas do seg. C;
                              2 - Olhando para o estado actual das estradas, e tendo em conta a funçaõ de "escape" do alcatrão que os SUV devem proporcionar, eu prefiro os pneus com perfil alto dos SUV, que possam suportar melhor as pancadas em buracos, lombas, pedras, etc... não percebo como metem os QQ com roda 18" para depois quererem ir fazer uns estradões... do mesmo modo, por exemplo, não entendo como metem as SEAT Freetrack com rodas 225/45R17, ou seja, perfil de desportivo para andar fora de estrada (supostamente)?!? A mim não me cabe na cabeça... E para mim, um SUV/crossover só faz sentido com jante pequena e pneu alto. E a minha carteira agradece...
                              3 - Concordo com este ponto, que também considero muito importante: "Os actuais SUV e MPV têm uma boa altura, a pessoa a entrar e sair não tem que subir nem descer.". Não penso só em mim, penso nas restantes pessoas que costumam andar nos carros comigo, e neste particular, o meu sogro que tem um BMW, é visível o esforço dele(s) para entrar e sair do carro, com os bancos baixinhos...
                              4 - para quem tem bébés, o facto dos bancos estarem em posição mais elevada, é bom, permite tirar/por bébés nas cadeiras com menor esforço nas costas... algo que é mais complicado nos hatchs normais.
                              5 - a possibilidade de "ir mais além" que um carro normal, devido à maior altura ao solo. Já sei... vêm já dizer que um qualquer carro 4x2 vai ao mesmo sítio onde vai um QQ... Na minha opinião, até pode ir, mas com muito mais custo, e possíveis mazelas!! Eu gosto de viajar por Portugal, e andar em serras e caminhos de cabras, e já por várias vezes tive de virar para trás porque o trilho que seguia, com o meu normal carro 4x2, não era aconselhável seguir caminho, porque já ia a roçar com tudo no chão... e aqui reforço o ponto nº2.


                              No fundo, defendo que há carros para todos os fins, resta ao utilizador saber qual a finalidade que pretende que o seu carro tenha...

                              Quanto à tua pergunta: "então ficamos com versatilidade (não será igual/melhor numa SW?)", posso-te responder da seguinte forma:
                              o meu irmão tem uma Audi A4 Avant de 2003 (SW), e o meu sogro uma BMW 320d Touring, de 2004 (SW), e nem uma nem outra é funcional enquanto familiar, no meu ponto de vista! Bancos muito baixos, espaço no banco de trás limitado, não existem locais de arrumação para pequenos objectos... é muito giro quando eu ando nesses carros e pergunto sempre "Ei, onde posso pôr o telemóvel, ou a carteira? Atiro para o chão?" Se assim é com um telefone, imagina andar com as coisas das crianças, tudo à solta...

                              EDIT: eu não tenho nenhum SUV/Crossover... mas pondero adquirir um futuramente. É a nova moda: ponderar!
                              Editado pela última vez por gemini; 23 May 2012, 11:35.

                              Comentário


                                #16
                                Também não sou adepto dos SUVs mas não me importo de os ver nas estradas.
                                Uma das vantagens é a condução, as nossas estradas são do pior e numa altura em que estradas minimamente decentes são pagas, todas as outras são autênticos caminhos de cabras e são muitas, aí o SUV leva vantagem pela altura ao solo, pela suspensão e conforto.
                                Mas e desvantagens? Não será bem mais caro manter um SUV que um hatch?

                                Comentário


                                  #17
                                  Cada vez mais acho que o principal factor de venda de um carro, para além da marca, é a estéctica.

                                  E a verdade é que normalmante os SUV, seja pelas dimensões, pelos resguardos, etc, são mto apelativos à vista.

                                  Disseste que a questão dos passeios seria irónica, mas pelo menos na minha opinião é sem duvida um factor a ponderar ao que acresce que por causa do tipo de pneus que a maior parte leva, é mais dificl riscar as jantes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Outro tópico de ódio ao SUV.... Havia aqui um moderador há uns anos atrás que se ca tivesse metia já aqui este boneco e um cadeado no tópico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      não sei onde visto ódio, até estou admirado pela positiva porque estou a ver diversas opiniões e sem discussão à mistura

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cybman Ver Post
                                        não sei onde visto ódio, até estou admirado pela positiva porque estou a ver diversas opiniões e sem discussão à mistura
                                        É dar tempo....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                          Quanto à tua pergunta: "então ficamos com versatilidade (não será igual/melhor numa SW?)", posso-te responder da seguinte forma:
                                          o meu irmão tem uma Audi A4 Avant de 2003 (SW), e o meu sogro uma BMW 320d Touring, de 2004 (SW), e nem uma nem outra é funcional enquanto familiar, no meu ponto de vista! Bancos muito baixos, espaço no banco de trás limitado, não existem locais de arrumação para pequenos objectos... é muito giro quando eu ando nesses carros e pergunto sempre "Ei, onde posso pôr o telemóvel, ou a carteira? Atiro para o chão?" Se assim é com um telefone, imagina andar com as coisas das crianças, tudo à solta...
                                          Esses dois antes de serem SW são carros do segmento executivo, pensados para levar 4 pessoas e pouca carga.
                                          O facto de ser ou não station apenas interfere na capacidade da mala. Modelos dos mesmo segmento como Vectra, Laguna e afins são os familiares por excelência mais práticos e focados para a família. Não que um A4 não faça o mesmo serviço mas este género de carro sacrifica mais o espaço e a praticabilidade que os restantes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pessoalmente gosto de conduzir num andar ligeiramente superior ao normal, tem-se um campo de visão melhor, transmite uma maior sensação de segurança (embora na realidade não seja mais seguro), mais versátil...., bem me lembro na década de 90 da moda dos jipes, toda a gente tinha um!Depois o nosso querido governo resolveu aumentar brutalmente o IA s/ jipes e lá se foi a moda. No caso dos SUV, tenho sempre a ideia de que têm um desgaste superior (devido ao peso e altura), que consomem mais e que possibilitam umas saídas de estrada mas extremamente limitadas. Eu não comprava um, para mim, ou jipe, ou carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A razão real de eu diria 90% das pessoas que compram SUV é única e exclusivamente uma, gosto pessoal!

                                              Motivos racionais para o qual um SUV ser melhor opção que uma carrinha para essas pessoas devem ser inexistentes. Mas a pergunta que eu mais gostaria de fazer é a seguinte: Porque é que tanta gente se incomoda com o carro que o "vizinho" compra? Melhor ou pior trata-se obviamente de uma moda como qualquer outra no mercado de consumo, não compreendo e nunca compreenderei os ataques continuos e repetidos ao dono dos SUV porque são "carros estúpidos, sem sentido e toda a gente que compra um deveria ser proibida de conduzir!!!" (nem tentem dizer que isto não acontece, basta ter olhos na cara).

                                              Em resumo as vantagens reais deste tipo de carro para a grande maioria das pessoas é 0! O que eu não compreendo é o porquê da azia que esta escolha provoca em tanta gente..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Porque é gránde!

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                                                  #25
                                                  Nunca tive um SUV, mas pondero comprar um. Não optarei por um generalista (Qashqai e similares), mas sim por algo tipo Evoque.

                                                  Este carro, por exemplo, penso que tem inúmeras vantagens reais:

                                                  - Capacidade real de incursões fora da estrada

                                                  - Posição de condução elevada, sem comprometer o comportamento dinâmico do carro

                                                  - Maio conforto de utilização em condições adversas (maior visibilidade, impacto às irregularidades do pavimento, utilização de mala e interiores)

                                                  - Não posso esconder igualmente que trata-se de um ícone de estilo e tal como nos telemóveis e até no vestuário, tudo o que nos apele trás um valor acrescentado à nossa vida.



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                                                    #26
                                                    Compreendo o apelo, entendo a "moda", mas para mim, se não tiver tracção ás 4 rodas,acho um SUV basicamente "pointless".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No caso concreto que puseste, é mesmo pelo raio do Nissan conseguir ser o mais bonito.

                                                      O Megane de 5 portas é feio que doí, e a versão carrinha é muito pai de familia com 2 cadeirinhas lá atrás mais malas térmicas e fraldas na mala.

                                                      Mesmo na maior parte dos casos, presumo que seja mesmo por gostarem mais do carro. Que para muita gente ainda é o que conta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu compreendo a necessidade de procura por um carro que proporcione segurança a quem o conduz, numa altura em que a vida das pessoas faz-se a "1000 à hora" e que há uma necessidade de chegar de ponto X a ponto Y rapidamente, mesmo que por muitas vezes as pessoas utilizem os piores meios (carros) para chegarem ao destino, o que gera muita insegurança por parte das "outras" pessoas ao volante, e neste capitulo ter-se 60/70 ou mais anos já com dificuldades de percepção e reacção lenta conseguirem aventurar-se por certas estradas é um verdadeiro desafio, e aí entram a segurança de veículos como SUV e MPV, mas não só, também aquelas pessoas que têm tempos de reacções rápidos também jogam pelo seguro e conduzem SUV's, pois conseguem captar mais informação sobre a estrada onde estão a circular.

                                                        Outra questão muito pertinente é o facto das pessoas comprarem SUV's simplesmente porque o Vizinho/Amigo/Colega/Conhecido comprou um, e aí entra a velha história das modas, assim como foi a moda do Diesel... A moda das SW... A moda dos carros ultra-equipados e todas aquelas modas que nós portugueses somos exímios em criar, só penso é que nós, mais do que qualquer outra cultura efectuamos o "Boom" mais rapidamente, enquanto que nos outros países os velhos padrões permanecem e as transcrições têm tendência a demorar mais tempo, isto é simplesmente uma opinião.

                                                        As capacidades Off-road e pneus de perfil alto são algo que EU enquanto comprador de um SUV não dispensava, pois seria a forma de melhor aproveitar as potencialidades de um SUV, fossem elas a carroçaria em bloco único, ou a altura do solo ou a melhor preparação dos interiores para este tipo de cursos.

                                                        A beleza de um SUV está nos olhos de quem a vê, se por um lado é subjectivo que um Qashqai é mais bonito que um Megane, mas o facto é que mesmo nestes moldes em hatch temos soluções do género Crossover, sejam elas Peugeot RXH, Audi Allroad ou simplesmente um CrossPolo, CrossGolf ou Panda 4x4, portanto aí a diferença entre estética hatch e estética "crossover" dilui-se.

                                                        A capacidade para subir passeios é um bocado cómica para mim, se por um lado é algo que não pesa em ninguém na altura da compra de um carro também qualquer hatch minimamente motorizado, com uma distancia do solo "normal" e com bons pneus consegue perfeitamente essa proeza, eu acho que neste ponto é melhor frisar as capacidades de um SUV de ultrapassar as irregularidades da estrada, depressões ou lombas, mau piso ou andar em terra batida...

                                                        Ao fim e ao cabo um SUV acaba por ter a sua utilidade, mas neste momento estaremos a assistir a uma necessidade ou a um seguir de modas?

                                                        Obrigado a todos por manterem a seriedade do tópico.

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                                                          #29
                                                          Para mim a palavra moda está associada a um período temporal curto, do género um ano.

                                                          Chamaria moda a um fenómeno destes, se fosse coisa para durar pouco tempo, mas parece-me que há uma tendencia crescente de compra de veículos um pouco menos convencionais há mais de uma década.

                                                          Talvez se possa dizer que a cor branco nos automóveis é uma moda recente, mas o diesel ? o equipamento ? os SUVs ? parecem-me mais tendencias do mercado ou evolução do mercado do que moda

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                                                            #30
                                                            ..........................
                                                            Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:40.

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