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Opinião: Diesel ou Gasolina....

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    Opinião: Diesel ou Gasolina....

    Boa Noite,

    No seguimento de um outro tópico e por sugestão de um user do fórum achei por bem iniciar este tópico.

    Será que compensa comprar um diesel usado de 5 lugares, com7 ou 8 anos e 140000Km, para quem faz apenas 17000Km/ano????????????

    Deixa a tua opinião e respetiva justificação……….

    #2
    apenas 17000kms? já são alguns..
    Tudo depende do orçamento de cada um

    Comentário


      #3
      17 mil km ano em combustível representa:

      Para um segmento C a gasolina (7,5 l/100) 170 euros por mês (+- 2000 ano ), e para gasóleo (5,5 l/100) 110 euros por mês (+- 1300 euros ano)

      Para um segmento B a gasolina ( 6,5 l/100) 147 euros por mês (+- 1775 ano ), e para gasóleo (4,5 l/100) 90 euros por mês (+- 1075 euros ano)


      Eu diria que com o teu orçamento 6500 euros o ideal é pensares no segmento B... e nos B consegues carros diesel mais recentes e com menos km

      Fiat Grande Punto 1.3 M-Jet Free (5p), € 7.750, Vila Do Conde - Standvirtual

      algo deste genero 3 anos 70 mil mil km acho que procuraria algo deste genero tendo em conta o orçamento.

      edit: os consumos foram uma aproximação muito por alto, talvez no segmento C a gasolina devesse ter colocado mais um pouco..
      Editado pela última vez por ferrer; 24 May 2012, 22:38.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bent0 Ver Post
        Boa Noite,

        No seguimento de um outro tópico e por sugestão de um user do fórum achei por bem iniciar este tópico.

        Será que compensa comprar um diesel usado de 5 lugares, com7 ou 8 anos e 140000Km, para quem faz apenas 17000Km/ano????????????

        Deixa a tua opinião e respetiva justificação……….
        Boa, Bent0, diz-nos se queres um carro utilitário masi pequeno, ou um familar do segmento acima. E qual a idade, sensivelmente, que não querias ver ultrapassada. Acredita que pode fazer diferença na escolha do carro pela diferença de preço e de consumo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bent0 Ver Post
          Boa Noite,

          No seguimento de um outro tópico e por sugestão de um user do fórum achei por bem iniciar este tópico.

          Será que compensa comprar um diesel usado de 5 lugares, com7 ou 8 anos e 140000Km, para quem faz apenas 17000Km/ano????????????

          Deixa a tua opinião e respetiva justificação……….
          Não existe uma resposta de sim ou não. Tão simples como isso.

          Se a pessoa comprar o carro a um excelente preço, estiver em muito bom estado, apesar da quilometragem, não for um motor "problemático" e gostar de conduzir a baixas rpm (eu por exemplo, em 90% do tempo não vou além das 2.500 rpm) pode ser uma excelente compra.

          Em oposição, pelo preço que dá pelo diesel pode comprar um gasosa (ou mesmo gpl) mais recente, com menos km's e a diferença no preço ainda dar para algum combustível...

          Conclusão: há muitos dados na equação para além de apenas a quilometragem média anual. Eu torço um bocado nariz a comprar para mim carros com mais de 100.000 km, mas é apenas por forma de pensar. Prefiro carros de segmentos mais baixos, mas novos ou quase...

          Escolhas que vão bater no ceguinho diesel ou gasolina!

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            #6
            Originalmente Colocado por Bent0 Ver Post
            Será que compensa comprar um diesel usado de 5 lugares, com7 ou 8 anos e 140000Km, para quem faz apenas 17000Km/ano????????????

            Deixa a tua opinião e respetiva justificação……….
            Não há nenhuma resposta certa para isso.

            O que há é uma calculadora e um pedaço de papel, ou melhor ainda, uma folha de Excel e fazeres as contas.

            As contas têm de incluir os consumos de cada veículo que estejas a ponderar adquirir (não vás para valores mínimos de consumos para fazer contas), o preço do combustível que cada um utiliza, o preço de cada um dos carros, etc.

            Até podemos adicionar a essa pergunta o "motor a gasolina a funcionar a GPL", onde objectivamente tens (de longe) o combustível mais barato por litro.

            Mas ainda assim é sempre necessário fazer contas, pois é resta saber quanto combustível é que cada carro vai gastar a esse preço, quanto custa a transformação, qual o valor final do carro, etc.

            Não te esqueças que os custos de um carro não se limitam a combustível (e muito menos em usados), e tens de ter em conta valores anuais de IUC (o antigo selo), valores médios de manutenção programada, pneus (há medidas caras apenas pela raridade), a noção aproximada do que é mais vulgar falhar em cada modelo (um diesel onde o turbo costume ser problemático pode significar um risco elevadíssimo de despesas grandes), etc.

            Quem te responder que "para X km compensa o A ou o B" só diz uma coisa: "que não sabe nada do que está a dizer".

            Comentário


              #7
              Ninguém fez uma pergunta muito importante...

              Quantos anos pretendes manter esse automóvel ?

              Se a resposta for inferior a 5, o diesel compensa em praticamente qualquer cenário de kilometragem anual.

              Comentário


                #8
                Para quem mora junto da fronteira, sem dúvida que a melhor opção é a gasolina (como é o meu caso), de preferência com turbo, para ter o mesmo "punch" que um a gasóleo. O problema é que a maior parte da população resolveu ir morar para longe das nossas fronteiras!!!

                Comentário


                  #9
                  A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                    A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                    Podes desenvolver?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                      A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                      Isso é tão relativo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                        A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                        A fazer 100km por mês fica mais barato? quero ver essas contas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                          A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                          O comparativo da Auto hoje prova bem o contrário, o TDCI custa 7000€, primeiro que compense esses quilómetros..

                          Comentário


                            #14
                            Pois eu ando numa dúvida parecida, estando a ponderar trocar de carro para o ano que vem.
                            Como este já faz 14 anos, o próximo quero ver se dura pelo menos o mesmo. Faço cerca de 10000km/ano, sendo que são 80% em cidade ou trajectos curtos.
                            Gasolina ou diesel ???
                            Diesel já li por aqui que este tipo de utilização não será grande escolha por causa do FAP.
                            Gasolina, ando a ver motores 1.2 tsi será que são fiáveis e duradouros?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por grabulho Ver Post
                              Pois eu ando numa dúvida parecida, estando a ponderar trocar de carro para o ano que vem.
                              Como este já faz 14 anos, o próximo quero ver se dura pelo menos o mesmo. Faço cerca de 10000km/ano, sendo que são 80% em cidade ou trajectos curtos.
                              Gasolina ou diesel ???
                              Diesel já li por aqui que este tipo de utilização não será grande escolha por causa do FAP.
                              Gasolina, ando a ver motores 1.2 tsi será que são fiáveis e duradouros?
                              Semi-novos a gasolina até 10.000 km's encontras bons negocios..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por grabulho Ver Post
                                Pois eu ando numa dúvida parecida, estando a ponderar trocar de carro para o ano que vem.
                                Como este já faz 14 anos, o próximo quero ver se dura pelo menos o mesmo. Faço cerca de 10000km/ano, sendo que são 80% em cidade ou trajectos curtos.
                                Gasolina ou diesel ???
                                Diesel já li por aqui que este tipo de utilização não será grande escolha por causa do FAP.
                                Gasolina, ando a ver motores 1.2 tsi será que são fiáveis e duradouros?
                                Para essa situação escolhe um carro a gasolina atmosférico. Não são só as FAP que dão problemas com os trajetos curtos e que não permitem o aquecimento do carro. Os turbos também dão problemas.

                                Para cidade e nessas condições há o Suzuki swift, honda Jazz ou o Toyota Yaris.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois... mas quero um carro mais espaçoso, que permita fazer uma viagem ou outra de vez em quando.
                                  Tenho um land rover discovery se trocar por um desses modelos, acho que vou sofrer de claustrofobia lol
                                  Também já ouvi falar que há modelos diesel que dá para retirar o FAP sem problemas, mas tal como disse é para trocar para o ano, por isso tenho de pesquisar bem e ver qual a solução que melhor se adequa às minhas necessidades e carteira.
                                  Não me interessam motores potentes pois eu não passo dos limites legais, dou mais importância à qualidade e bom ambiente a bordo da viatura.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por grabulho Ver Post
                                    Pois... mas quero um carro mais espaçoso, que permita fazer uma viagem ou outra de vez em quando.
                                    Tenho um land rover discovery se trocar por um desses modelos, acho que vou sofrer de claustrofobia lol
                                    Também já ouvi falar que há modelos diesel que dá para retirar o FAP sem problemas, mas tal como disse é para trocar para o ano, por isso tenho de pesquisar bem e ver qual a solução que melhor se adequa às minhas necessidades e carteira.
                                    Não me interessam motores potentes pois eu não passo dos limites legais, dou mais importância à qualidade e bom ambiente a bordo da viatura.
                                    Honda Civic 1.4 por 20.000€

                                    Espaço e qualidade. Motor q.b.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      Honda Civic 1.4 por 20.000€

                                      Espaço e qualidade. Motor q.b.
                                      Também pensei nesse. E acho que até vem bem equipado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já aqui se disse tudo e muito bem na larga maioria. É necessário uma ponderação de todos os factores e não esquecer que a pergunta do tópico é USADO e não novo.
                                        Já pedi ao autor para definir qual o segmento que pretende, e depois os carros que mais gosta e vamos seguindo por aí para ver se o conseguimos orientar.

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                                          #21
                                          A gasolina há um que comprava agora; o Focus ecoBoost 1.0cc e 125 cv, muito fixe, bastante rápido e consumos baixos, se a Ford junta-se a este motor um eléctrico teria-mos um híbrido muito interessante, experimenta o Focus e depois diz algo. :D
                                          ecoboostHome
                                          Editado pela última vez por maven; 25 May 2012, 16:14.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por grabulho Ver Post
                                            Pois eu ando numa dúvida parecida, estando a ponderar trocar de carro para o ano que vem.
                                            Como este já faz 14 anos, o próximo quero ver se dura pelo menos o mesmo. Faço cerca de 10000km/ano, sendo que são 80% em cidade ou trajectos curtos.
                                            Gasolina ou diesel ???
                                            Diesel já li por aqui que este tipo de utilização não será grande escolha por causa do FAP.
                                            Gasolina, ando a ver motores 1.2 tsi será que são fiáveis e duradouros?
                                            Eu não olhava para trás, escolhia a gasolina e atmosférico como já te disseram. E retirar o FAP pode não ser muito simples (normalmente é até muito complicado) e é dispendioso. Nem sei se terás problemas na inspecção (penso que não), mas para mim que sou conservador, isso já é "inventar". O civic que te aconselharam é muito bom e tens boas opções. Se não te importares com o modelo anterior, na Matrizauto até tinham a um preço espectacular, e novos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Eu não olhava para trás, escolhia a gasolina e atmosférico como já te disseram. E retirar o FAP pode não ser muito simples (normalmente é até muito complicado) e é dispendioso. Nem sei se terás problemas na inspecção (penso que não), mas para mim que sou conservador, isso já é "inventar". O civic que te aconselharam é muito bom e tens boas opções. Se não te importares com o modelo anterior, na Matrizauto até tinham a um preço espectacular, e novos.
                                              Sem a FAP na insp. vai acusar mais particulas diesel não sei se não há problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sou muito conheçedor de automoveis, mas a minha opinião é esta.
                                                Se queres um carro para fazer muitos quilometros tipo 16 mil por ano, compensa gásoleo.
                                                Se fazes tipo 10 mil por ano ou 12 mil, gasolina.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
                                                  A fazer 100km por mês fica mais barato? quero ver essas contas
                                                  100 km mês?? Não seria melhor comprar uma bicicleta??

                                                  Eu sempre tive carros a gasolina... depois rendi-me aos diesel... por vários motivos: manutenção, fiabilidade, combustível + barato… neste momento tenho um saxo 1.5d que me custou 2000 euros. Em quase 20 anos de carta, e já muitos carros me passaram pela mãos, este é brutal. Muito fiável, manutenção muito barata, bebe muito pouco…

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Já aqui se disse tudo e muito bem na larga maioria. É necessário uma ponderação de todos os factores e não esquecer que a pergunta do tópico é USADO e não novo.
                                                    Já pedi ao autor para definir qual o segmento que pretende, e depois os carros que mais gosta e vamos seguindo por aí para ver se o conseguimos orientar.
                                                    Tens razão Ecoflex, esqueci-me de referir que a questão está direcionada principalmente para carros do segmento C.
                                                    Já agora, desculpem a minha ignorância, mas um diesel pode dar problemas pelo facto de só fazer trajetos pequenos? Os 17000Km/ano referem-se a deslocações diárias em trajetos curtos….

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                      A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                                                      olha, que não sei, se fosse há 15 anos traz sim, compensava , no entanto a diferença de valores de combustivel /gasoleo/gasolina é de sensivelmente 0.20 centimos, o litro , no entanto por exemplo se comparamos um toyota yaris a gasoleo custa mais uns 30% que o mesmo carro a gasolina, os consumos são sensivelmente iguais para ambos carros, para recuperar aqueles 30% , com 0.20 centimos, o litro , ainda tem que fazer muuuuuitos kms.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                        A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                                                        A pensar assim muitos portugueses enterram dinheiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                          A meu ver, vale sempre a pena um carro a diesel. Pouco ou muitos km, ficaram sempre mais baratos
                                                          Eu até estranhava se num tópico destes não houvesse uma resposta destas.

                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          A pensar assim muitos portugueses enterram dinheiro.
                                                          Nem mais. No outro dia tive com um diesel nas mãos com 5 anos e meio e... 30 e tal mil km! Deve cá valer tanto a pena...
                                                          Editado pela última vez por aalves; 26 May 2012, 09:55.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por aalves Ver Post
                                                            Nem mais. No outro dia tive com um diesel nas mãos com 5 anos e meio e... 30 e tal mil km! Deve cá valer tanto a pena...
                                                            Até pode ter valido a pena. Eu vejo pelo meu Focus, que é um 1.6 HDI 90cv. O motor equivalente naquela altura era o 1.4i de 80cv. Piores prestações, consumos pouco coincidentes com o andamento do carro e duvido que a agradabilidade de condução fosse superior. A diferença de preço era de uns 3000€. Ao fim desses 30 mil Km o carro a gasolina gastou mais uns 1300€ de combustível que o diesel.

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