Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A grande BMW.....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A grande BMW.....

    Estive ate hoje a me questionar se deveria colocar isto aqui, uma vez que nao tenho provas reais para o comprovar, mas tive que o fazer na mesma. Apenas digo que o caso que vou citar foi visto/lido num jornal aqui do cantinho ( Le Matin de 25/05/2012 ).
    Ainda andei a procura no site do jornal referencias sobre a noticia mas ou nao aparecia ou entao nao soube procurar em condicoes.

    Chega de blablabla.... O caso é o seguinte :

    Desde de 2003 que a grande BMW tem uma clausula "imposta" nos seus concessionarios espalhados pela Europa, em que é proibida a venda de qualquer veiculo BMW/MINI aos cidadaos Suiços fora do seu Pais de origem.
    Ou seja, um Suiço que tenha possibilidades de comprar um veiculo a pronto e com o dinheiro na mao, nao pode ir comprar um BMW/MINI novo a vizinha Alemanha onde o preço final é 25% mais barato que no seu pais.
    Isto nao sao leis impostas pelos governos dos paises, mas sim pelo proprio grupo BMW.
    Desde 2003 que esta lei existe, mas ate agora nunca tinha sido detectada devido a grande diferenca do Franco Suiço para o Euro. Desde 2010 em que comecou a haver a crise europeia com a forte queda do valor do Euro, essa diferenca deixou de ser tao grande como era na altura, tendo por algumas vezes, o Franco sido mais valorizado que o proprio Euro.

    Em virtude da forte queda do Euro, esta pequena clausula foi activada pela BMW e posta a descoberto por uma entidade na Suiça, desconheco qual a entidade mas penso que devera ser tipo uma autoridade para a concorrencia, que levou o caso aos tribunais federais e o resultado final foi :

    A grande BMW/Mini foi condenada a pagar uma coima de 156 milhoes de Francos.

    Decisao esta que nao foi bem aceite pelo grupo, que de imediato deu entrada de um processo junto dos tribunais federais tambem para que essa coima lhe seja anulada alegando que a Suiça nao faz parte da Uniao Europeia e por ai fora.

    Ate ai tudo bem, a Suiça nao faz parte da Uniao Europeia, mas faz parte da Europa e tem acordos com a Uniao Europeia e a muito pouco tempo foi alvo mais uma vez, dos grandes ( ou nao ) França, Alemanha para que aderisse a Uniao Europeia e ao Euro.

    Agora o que me me deixa indignado, é uma marca tao conceituada mundialmente fazer discriminacao sobre um pais e seus cidadaos e no entanto ter os seus proprios concessionarios no referido pais. Dinheiro nao é igual em todo a parte do mundo???
    Um BMW/MINI comprado na Alemanha e levado para a Suiça em novo deixa de ser BMW?

    Nao percebo...... é por estas e por mais algumas que cada vez mais sou alergico ao famoso "Trio-Germanico"....

    #2
    deleted

    Comentário


      #3
      Raios... se os ciganos se lembram de reclamar cá em Portugal, estamos tramados!

      Comentário


        #4
        ólhá a minha cara de preocupado com essa história...

        Comentário


          #5
          estive a ler na BBC e parece-me uma não notícia.
          acima de tudo a Suíça nunca quis pertencer à UE, isso de pertencer à Europa é "bola" e não quer dizer nada.
          As regras da UE só se aplicam a estados membros, se a BMW não quer vender a Suíços fora da Suíça é com a BMW. O Estado Suíço até devia estar contente assim protege o emprego na Suíça e os impostos ali cobrados

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            estive a ler na BBC e parece-me uma não notícia.
            acima de tudo a Suíça nunca quis pertencer à UE, isso de pertencer à Europa é "bola" e não quer dizer nada.
            As regras da UE só se aplicam a estados membros, se a BMW não quer vender a Suíços fora da Suíça é com a BMW. O Estado Suíço até devia estar contente assim protege o emprego na Suíça e os impostos ali cobrados
            Claro que sim, mas não deverias ser livre de comprar um carro onde bem te apetece?


            Aqui há uns anos houve um caso semelhante, novamente com um vizinho da Alemanha e com fiscalidade hercúlea sobre os automóveis - a Dinamarca.
            Já não me lembro qual era a marca, mas sei que saiu uma bela de uma multa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Claro que sim, mas não deverias ser livre de comprar um carro onde bem te apetece?


              Aqui há uns anos houve um caso semelhante, novamente com um vizinho da Alemanha e com fiscalidade hercúlea sobre os automóveis - a Dinamarca.
              Já não me lembro qual era a marca, mas sei que saiu uma bela de uma multa...
              isto é espetacular.
              A Dinamarca mete pesadíssimos impostos nos carros, o pobre dinamarquês então vai à Alemanha (mesmo vizinho) comprar a metade do preço, depois acha-se que há concorrência leal… nesse caso dinamarquês mais valia as marcas fecharem e aconselharem os clientes a irem comprar à Alemanha, a Merkel agradecia
              no caso suíço a BMW tenta proteger o negócio suíço.
              entretanto apanhei isto:

              BWM=
              Big
              Money
              Wasters

              LOL

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                isto é espetacular.
                A Dinamarca mete pesadíssimos impostos nos carros, o pobre dinamarquês então vai à Alemanha (mesmo vizinho) comprar a metade do preço, depois acha-se que há concorrência leal… nesse caso dinamarquês mais valia as marcas fecharem e aconselharem os clientes a irem comprar à Alemanha, a Merkel agradecia
                no caso suíço a BMW tenta proteger o negócio suíço.
                Errado.

                A situação era exactamente ao contrário: a marca, para ser minimamente vendável em solo dinamarquês e devido à elevada carga fiscal, tinha que descer o preço base dos veículos. O cidadão alemão preferia ir comprar o carro à Dinamarca e legalizá-lo em solo alemão.

                Comentário


                  #9
                  Pedi recentemente um orçamento a uma empresa para a compra e instalação de equipamentos.

                  A empresa recusou vender-me porque dizia que tinha muitos custos de deslocação. Nem me quis dar preços.

                  Este é um caso real. Deveria fazer queixa em algum lado? Simplesmente estou a pensar comprar na concorrência.

                  O que dizem?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Pedi recentemente um orçamento a uma empresa para a compra e instalação de equipamentos.

                    A empresa recusou vender-me porque dizia que tinha muitos custos de deslocação. Nem me quis dar preços.

                    Este é um caso real. Deveria fazer queixa em algum lado? Simplesmente estou a pensar comprar na concorrência.

                    O que dizem?

                    Essa é uma maneira antipática de dizer "paga-me a deslocação que eu vou aí fazer o orçamento".

                    Comentário


                      #11
                      Grande BMW

                      (sim, a mesma expressão do título, o sentido oposto )

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Essa é uma maneira antipática de dizer "paga-me a deslocação que eu vou aí fazer o orçamento".
                        Nada disso. Para fazer o orçamento nem precisam de sair da secretária.

                        E sempre que precisam de cobrar um orçamento simplesmente o dizem.

                        Eu só quero é reclamar contra quem não quer vender e sacar uns cobres como estão a fazer à bmw. Não sabia que era possível sacar dinheiro com isto.

                        Além disso tenho prova escrita dá recusa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                          Nada disso. Para fazer o orçamento nem precisam de sair da secretária.

                          E sempre que precisam de cobrar um orçamento simplesmente o dizem.

                          Eu só quero é reclamar contra quem não quer vender e sacar uns cobres como estão a fazer à bmw. Não sabia que era possível sacar dinheiro com isto.

                          Além disso tenho prova escrita dá recusa.
                          OK, como eu não tenho conhecimento do que se trata em concreto, custa a perceber um bocado isso.

                          Estás a falar de um serviço através de um representante, ou não há intermediários?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            OK, como eu não tenho conhecimento do que se trata em concreto, custa a perceber um bocado isso.

                            Estás a falar de um serviço através de um representante, ou não há intermediários?
                            Representante. Mas que eu saiba não há zonas exclusivas e se houver mais razão tenho. Vão contra a minha liberdade de comprar onde quero.

                            Seria o mesmo que a bmw de Lisboa se recusasse vender a quem mora no porto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              Representante. Mas que eu saiba não há zonas exclusivas e se houver mais razão tenho. Vão contra a minha liberdade de comprar onde quero.

                              Seria o mesmo que a bmw de Lisboa se recusasse vender a quem mora no porto.
                              Não vais ganhar nada com isso, mas se a marca sabe que o representante anda com pouca vontade de vender é capaz de lhes dar um puxão de orelhas que os fará pensar em não repetir a graça.

                              De resto, compra na concorrência.

                              Comentário


                                #16
                                Quando vi o título do tópico, pensei: "mais um tópico sobre a BMW?..."

                                É que na verdade, sou-te sincero, já mete nojo. A BMW sempre foi a minha marca de eleição, mas confesso que desde há uns anos para cá ando meio desiludido com o seu "endeusamento". E não é só aqui, é em todo o mundo! Cada vez mais se confirma a sensação de "Deus no Céu, BMW na Terra". Eles agradecem, cobram-se cada vez mais caro ao mesmo tempo que cortam na qualidade. Mas enfim, adiante, continuo a desejar ter um só que deixei de ter pressa. Isto foi só um pequeno desabafo.

                                Reconheço, no entanto, que há que criticar quando é de criticar. Aqui não é bem o caso. Esse tipo de "jogada" já não é novidade. Há uns anos foi a VW a levar uma castanhada valente, mas com uma grande diferença: a infracção era cometida dentro da própria UE.

                                Mais do que a "postura" da marca em si, acho que o que deveria ser realmente discutido é a livre circulação de bens e mercadorias na Europa (atenção, não confundir com UE). A Suiça não é nenhuma "coitadinha": eles têm acordos de cooperação com a UE, sim, mas só para o que lhes interessa. Se assim não fosse, não vislumbro outro motivo para que ainda não sejam membros de pleno direito dessa mesma UE.

                                Existe um Espaço Económico Europeu (EEE), nascido de um acordo entre os países da UE e da EFTA (associação da qual a Suiça faz parte) e não quiseram fazer parte dele! Como a adesão foi referendada e o "não" ganhou, só têm que queixar-se de si próprios. Espero que "a grande BMW" ganhe o recurso, farto de chico-espertos (para mais falamos de um País que dá cobertura às fortunas de grandes criminosos, muito maiores do que a BMW alguma vez será) estou eu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Coitadinhos dos suíços...

                                  Eu nem gosto muito da BMW como marca, mas acho que ainda gosto menos dos suíços. Esta coisa de serem "Europeus" só para o que lhes interessa aborrece-me.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                    Coitadinhos dos suíços...

                                    Eu nem gosto muito da BMW como marca, mas acho que ainda gosto menos dos suíços. Esta coisa de serem "Europeus" só para o que lhes interessa aborrece-me.
                                    Acho que ninguém quer saber disso (ou seja da tua opinião chauvisnista em relação aos suiços).

                                    A verdade é que os paises têm diferentes fiscalidades e que os fabricantes de automóveis se adaptam a essa fiscalidade com mais ou menos jogo de cintura.

                                    Normalmente não deveria ser vantajoso para um cidadão de um país qualquer ir comprar carro a outro país, sob pena, como alguém disse de se acabar a representação das marcas nalguns países.

                                    Normalmente são as próprias barreiras fiscais à entrada que resolvem isto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom, li os varios comentarios aqui postos a noticia, a maioria deles baseados em a "coitadinha da bm" e os r@nhosos dos suicos" e cada vez mais acho que a populacao mundial, europeia, como queiram chamar esta decadente, podre e tudo o mais.
                                      Veem isto como se uma brincadeira se tratasse e que a populacao do pais X fosse um alvo a abater....
                                      Aos meus olhos, vejo isto como uma questao de injustica. Injustica para com a carteira de cada um. Injustiça para com a liberdade de compra e muitas mais coisas.

                                      Se tenho dinheiro para comprar um bem, e que no pais vizinho, é muito mais barato, mesmo depois de pagar as taxas impostas pelo meu pais, onde é que eu iria comprar esse bem? Acho que aqui so um asno vai dizer: compro no meu pais porque estou a ajudar a economia. Tou a enterrar a minha carteira e o dinheiro que tou a pagar a mais mete me muito comer em casa, mas que se lixe, tou a ajudar a economia do meu pais........

                                      Penso que sera mais neste prisma que a "coitadinha da bm" ta a levar com a multa que esta a levar.
                                      E muito sinceramente, do meu ponto de vista nao é por ser com a BMW, mesmo que fosse com uma outra marca qualquer eu iria dizer sempre o seguinte : Bem feito, deviam era levar com uma coima 3 vezes superiores para abrirem a pestana.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Acho que ninguém quer saber disso (ou seja da tua opinião chauvisnista em relação aos suiços).

                                        A verdade é que os paises têm diferentes fiscalidades e que os fabricantes de automóveis se adaptam a essa fiscalidade com mais ou menos jogo de cintura.

                                        Normalmente não deveria ser vantajoso para um cidadão de um país qualquer ir comprar carro a outro país, sob pena, como alguém disse de se acabar a representação das marcas nalguns países.

                                        Normalmente são as próprias barreiras fiscais à entrada que resolvem isto.
                                        Acredito que não.

                                        E eu também não quero saber de muitas coisas que por aqui vejo, e no entanto tenho de lidar com isso.

                                        C'est la vie

                                        Sobre o tópico, a livre circulação de pessoas, bens (e serviços), e capitais rege-se apenas à UE. Se os suíços preferem manter-se fora da mesma, é para o bem e para o mal. Não é serem proteccionistas quando lhes faz jeito, e pretenderem fronteiras abertas à circulação de bens quando lhes convém.

                                        Neste caso, a BMW até lhes está a fazer um favor ao obrigar que os seus produtos sejam vendidos através do mercado interno suíço. Desta forma, incentiva o crescimento económico do mesmo, combate o desemprego, e há menos saída de capital do país. É só vantagens.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O título do tópico é assim um bocadinho "atiçado" para a noticia em questão... Até parece que descobriram que a BMW tinha campos de concentração para fabrico de peças ou assim.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isto não é novo

                                            Já aconteceu na UE, nomeadamente entre a Alemanha e a Itália, dando origem a multas às marcas e à famosa lei Block Exemption Regulation (EU) - Wikipedia, the free encyclopedia

                                            Comentário


                                              #23
                                              A situação que se vive em Portugal é mais escandalosa e ninguém estrabucha...
                                              Somos UE, Zona Euro, abolimos fronteiras, temos livre circulação de bens e serviços, porém estamos inibidos pela nossa própria lei (ou devo chamar-lhe "anti diretiva comunitária) de comprar um carro em Espanha e de o conduzir em Portugal... Assim pagamos um ISV absurdo, uma taxa de 23% de IVA sobre o valor do veiculo mais o valor do ISV e ainda largamos umas centenas em imposto anual e ninguém diz nada...
                                              Sejamos sinceros, a BMW so quer que os suiços comprem carros na suiça, por mim tudo bem, estão no seu direito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                                A situação que se vive em Portugal é mais escandalosa e ninguém estrabucha...
                                                Somos UE, Zona Euro, abolimos fronteiras, temos livre circulação de bens e serviços, porém estamos inibidos pela nossa própria lei (ou devo chamar-lhe "anti diretiva comunitária) de comprar um carro em Espanha e de o conduzir em Portugal... Assim pagamos um ISV absurdo, uma taxa de 23% de IVA sobre o valor do veiculo mais o valor do ISV e ainda largamos umas centenas em imposto anual e ninguém diz nada...
                                                Sejamos sinceros, a BMW so quer que os suiços comprem carros na suiça, por mim tudo bem, estão no seu direito.
                                                Mas é mesmo sobre essas "leis" que isto se retrata... Esta mal feito, seja por parte de uma marca ou parte de um (des)governo qualquer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                  Bom, li os varios comentarios aqui postos a noticia, a maioria deles baseados em a "coitadinha da bm" e os r@nhosos dos suicos" e cada vez mais acho que a populacao mundial, europeia, como queiram chamar esta decadente, podre e tudo o mais.
                                                  Veem isto como se uma brincadeira se tratasse e que a populacao do pais X fosse um alvo a abater....
                                                  Aos meus olhos, vejo isto como uma questao de injustica. Injustica para com a carteira de cada um. Injustiça para com a liberdade de compra e muitas mais coisas.

                                                  Se tenho dinheiro para comprar um bem, e que no pais vizinho, é muito mais barato, mesmo depois de pagar as taxas impostas pelo meu pais, onde é que eu iria comprar esse bem? Acho que aqui so um asno vai dizer: compro no meu pais porque estou a ajudar a economia. Tou a enterrar a minha carteira e o dinheiro que tou a pagar a mais mete me muito comer em casa, mas que se lixe, tou a ajudar a economia do meu pais........

                                                  Penso que sera mais neste prisma que a "coitadinha da bm" ta a levar com a multa que esta a levar.
                                                  E muito sinceramente, do meu ponto de vista nao é por ser com a BMW, mesmo que fosse com uma outra marca qualquer eu iria dizer sempre o seguinte : Bem feito, deviam era levar com uma coima 3 vezes superiores para abrirem a pestana.
                                                  Realmente, há pessoas só vêem para aquilo que lhes interessa.

                                                  As tuas noções de economia são demasiado básicas para te andares aqui a sentir injustiçado. E dizer que a população europeia é decadente e podre só demonstra ignorância.

                                                  Injustiça?! Injustiça é tu gerires uma empresa em Portugal em que pagas ordenados dignos aos teus trabalhadores, não os fazes trabalhar 16 horas por dia, não contratas criancinhas e ainda descontas para a segurança social por eles, e depois tens de concorrer com empresas produtoras asiáticas e/ou africanas em que nem os direitos humanos cumprem.

                                                  Porquê que isto acontece? Porque não há suficiente regulação dos estados, neste caso da Europa. A UE deveria ser ainda mais proteccionista neste aspecto, ou seja, procurar garantir justiça social/fiscal não só nos países membros, mas também, só aceitar que entre no nosso mercado o que cumpre com determinadas regras mínimas. O problema é que nos sabe demasiado bem ter smart phones e ipads baratos, que quando nos fartamos dos mesmos, joga-se fora e compra-se outro.

                                                  Para esta situação da BMW em concreto, nós só temos um mercado único porque existe harmonização fiscal entre os vários países membros da UE, de modo a garantir haja justiça em termos de concorrência. Sem isto não há mercado único, foi por essa mesma razão que Portugal teve de implementar o IVA no seu sistema fiscal.

                                                  Se a suíça não faz parte da UE, e não joga com as mesmas regras que os países membros, também não pode estar à espera que o mercado único esteja lá para quando lhe apetecer. Isso sim, não é justo.

                                                  Esta coisa de querer comprar de olhos fechados a quem vende mais barato não é bom para ninguém. É preciso ver o filme todo, não só o final.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post

                                                    Injustiça?! Injustiça é tu gerires uma empresa em Portugal em que pagas ordenados dignos aos teus trabalhadores, não os fazes trabalhar 16 horas por dia, não contratas criancinhas e ainda descontas para a segurança social por eles, e depois tens de concorrer com empresas produtoras asiáticas e/ou africanas em que nem os direitos humanos cumprem.

                                                    Concordo em absoluto. Aliás, tenho denunciado neste fórum esta e outras facetas muito negativas do modelo atual de globalização.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A Suiça não é exemplo para ninguém... Não contribui para a redistribuição de riqueza a nível mundial e ainda por cima tem nos cofres dos seus bancos muitos dólares manchados de sangue...

                                                      Portanto ética não é com esses senhores...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pelo titulo parece mais azia que outra coisa

                                                        supostamente na suiça com a união europeia não ha livre circulação de bens, por isso nem vejo onde esta o mal

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aqui neste fórum, parece-me que ao mencionar uma marca, é como mencionar um clube de futebol: exaltam-se logo os sentimentos. Parece-me que alguns dos nossos intervenientes ficaram logo irritados só pelo título do tópico. Aliás, as primeiras respostas foram simplesmente lamentáveis. Não sei se será só para somar mais uma resposta às muitas milhares que já têm.
                                                          Estou completamente de acordo com o Ribeiros. Se uma loja/estabelecimento está aberta, não podem existir exclusões por nacionalidade, raça, etnia ou seja o que for. Se eu, português, for à Alemanha comprar um BMW decerto eles vendem-mo. E se for lá um Angolano ou um Japonês, também. Por isso os suiços também têm esse direito. No caso da Suiça (estado) é que pode impor legislação que regule a entrada desses carros.
                                                          A BMW foi multada e muito bem. Não é por acaso que é a marca mais rentável do mundo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                                            A situação que se vive em Portugal é mais escandalosa e ninguém estrabucha...
                                                            Somos UE, Zona Euro, abolimos fronteiras, temos livre circulação de bens e serviços, porém estamos inibidos pela nossa própria lei (ou devo chamar-lhe "anti diretiva comunitária) de comprar um carro em Espanha e de o conduzir em Portugal... Assim pagamos um ISV absurdo, uma taxa de 23% de IVA sobre o valor do veiculo mais o valor do ISV e ainda largamos umas centenas em imposto anual e ninguém diz nada...
                                                            Sejamos sinceros, a BMW so quer que os suiços comprem carros na suiça, por mim tudo bem, estão no seu direito.
                                                            Se comprares um carro em Espanha e lhe puseres uma matricula Portuguesa podes conduzi-lo na boa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X