Anúncio

Collapse
No announcement yet.

De quem é a Culpa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    De quem é a Culpa?


    Num caso destes de quem é a culpa?



    É certo que o vermelho tem um sinal de perca de prioridade, mas o azul ao mudar de direcção tb perde essa prioridade!

    É uma situação que me acontece 2 vezes por dia e nunca sei quem é que tem ou não de deixar passar. E em caso de embate não sei quem será considerado o culpado.

    #2
    Eu tb passo por essa situação quase todos os dias e já ouve quem viesse da direita (perde prioridade) e me buzina-se todo lixado, mas enfim..o que é que acontece neste caso quem vem da esquerda e vai entrar tem prioridade já par não falar que não tem visibilidade nenhuma, existem grandes chances de apanhar o tal ponto morto e acontecer o que esta ai representado.

    Eu por norma vindo da esquerda e tendo prioridade tento sempre ver se vem alguem largado e deixo passar, mas também por norma quem vem da direita tb vem de mais devagar.

    Comentário


      #3
      Vermelho.


      O azul ao mudar de faixa perde prioridade a quem transita na faixa, mas o que tem aproximação de estrada com prioridade perde a prioridade a TODOS os que circulam. Sobrepõe-se, porque é uma perda de prioridade maior (se é que se pode classificar assim) que a outra.
      Às vezes não é muito justo por causa de manobras mais agressivas do que muda de faixa, mas é assim.



      Mas a culpa, culpa, é do mordomo. Sempre!

      Comentário


        #4
        Acho que a culpa é do azul, pois o vermelho apesar de ter o sinal de perda de prioridade entrou na via e ultrapassou o sinal antes do azul estar em condições de mudar de faixa.

        O sinal de perda de prioridade tem efeito quando as viaturas estão em igualdade de circunstâncias e aí um tem de ceder a prioridade a outro.

        Para o vermelho ter de ceder a passagem ao azul independentemente da distância a que este se encontra teria de lá estar um sinal de stop.

        No entanto depois de bater é difícil de esclarecer quem estava primeiro, de modo que o melhor é evitar.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por LM



          O sinal de perda de prioridade tem efeito quando as viaturas estão em igualdade de circunstâncias e aí um tem de ceder a prioridade a outro.
          Então quem circula numa AE está em igualdade de circunstâncias a quem vai entrar numa? É porque para entrares numa AE tens um aproximação de estrada com prioridade ;)

          Comentário


            #6
            A culpa é do vermelho! Deduzo que seja uma via onde se pratica velocidades elevadas (AE) ora quem circula nessas vias tem prioridade inclusivé sobre veículos que circulam em missão urgente de socorro. O veículo vermelho deve de ceder passagem a todos os veículos que circulam na via principal.

            Comentário


              #7
              Mas o vermelho não muda de faixa e teoricamente não chega a entrar nas faixas "rápidas" fica-se pela faixa de acesso.

              Comentário


                #8
                Não é bem a mesma coisa o carro vermelho não muda de via, quem muda é o azul e o vermelho para ceder passagem o azul tem de lá estar, não é vir por detrás a uma velocidade superior e meter-se à força à frente do outro.

                Num autoestrada a faixa de entrada não tem prioridade, há a faixa de aceleração e o o carro que entra não tem qualquer prioridade sobre os que estão a circular, mas também não há carros a mudarem para a faixa de aceleração.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                  Mas o vermelho não muda de faixa e teoricamente não chega a entrar nas faixas "rápidas" fica-se pela faixa de acesso.

                  Mas o AECP é para a via em si, não é só para quem entra na outra. É para quem entra na outra e para quem segue em frente. O sinal sobrepõe-se à regra da mudança de faixa, tal como um STOP se sobrepõe à prioridade à direita. Há escalões de prioridades.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                    Mas o vermelho não muda de faixa e teoricamente não chega a entrar nas faixas "rápidas" fica-se pela faixa de acesso.

                    Este forum está demais... agora ha a mania de quem leva uma pancada por trás é que tem culpa... agora querem provar também que o sinal de aproximação de estrada com prioridade nao conta... :D:D:D

                    Comentário


                      #11
                      Penso que o azul é que tem a culpa.
                      O vermelho tem de abrandar para a cedencia de passagem mas não é obrigado a parar e o azul poderá estar no angulo morto do retrovisor.
                      O azul, que, por sua vez apesar de ter prioridade, tambem terá de abrandar para reunir condições na mudança de via, e fazer sinal da sua intenção de mudança de faixa.
                      Isto é a minha opinião.

                      Comentário


                        #12
                        ó silver, tens que deixar passar o gajo do Porsche pá!!!

                        Comentário


                          #13
                          Atenção a uma coisa: o que muda de faixa, tem de se certificar que a manobra que vai efectuar é segura de realizar. Isto é semelhante ao caso da batidela por trás, em que o outro não pode/deve reduzir a velocidade subitamente.
                          Mas, e este é o mas que conta nas decisões, a maior responsabilidade é do que não deixa a distância de segurança no outro caso, tal como neste a maior responsabilidade é de quem tem o sinal de perda de prioridade.

                          Comentário


                            #14
                            A culpa é do vermelho! O sinal sobrepõem-se à regra geral.;)

                            Artigo 7.º
                            Hierarquia entre prescrições


                            1– As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.

                            2– A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:


                            1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;

                            2.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;

                            3.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;

                            4.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.

                            3– As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.

                            Comentário


                              #15
                              Passo por uma igualzinha todos os dias tb.... da via norte para a VCI.... o azul tem prioridade ;)

                              Comentário


                                #16
                                É certo que o sinal de perda de prioridade se sobrepõe à perda por mudança de faixa, mas neste caso em particular, quando o vermelho entra na zona onde não tem prioridade o azul ainda não está em condições de mudar de faixa. O azul consegue recuperar o espaço pois deve estar a circular a uma velocidade maior.

                                Um exemplo de situações semelhantee e com a agravante que a faixa é muito curta é a saída para Frielas na A8 e para a Ramada no IC22.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mesmo que o vermelho não mude de faixa continua a ser responsavel pelo sinistro devido à imposição imposta pelo sinal de cedência de passagem!

                                  O meu maior acidente foi num Citroën AX que me emprestaram e um veículo saíndo de uma estrada com STOP cortou-me a passagem e eu não tendo possibilidade de evitar o choque bati na lateral traseira (porta e roda de trás direita). Naturalmente eu não me dei como culpado porque circulava na via com prioridade e o outro condutor também se achou no direito de não se dar como responsável porque afirmava que eu tinha batido na traseira e que ele já se encontrava na faixa de rodagem.

                                  Conclusão, mesmo que eu literalmente lhe tivesse dado uma "traseirada" o condutor que saiu da estrada com sinal de STOP continuava a ser responsavel pelo acidente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O vermelho tem o sinal que lhe indica precisamente perda de prioridade.

                                    Aliás o sinal - presumo eu - deve ter sido lá colocado para permitir que os outros veiculos - azul - realizem a manobra descrita.


                                    No entanto não sei se o caso fosse com seguradoras se eles não iriam refugiar-se nesse de que " um tem sinal mas o outro tambem perde a prioridade " para alegar uns 50%/50% de culpas.


                                    Eu se fosse o azul entraria sempre com muita cautela apesar do sinal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu estou em crer que dificilmente o que tem o sinal de cedencia de passagem, não tenha alguma responsabilidade, agora tudo depende de alguns factores, como distancia percorrida, pois se o azul for bater 100m à frente não me parece que o vermelho ainda tenha que ceder passagem...

                                      Agora em principio o vermelho será responsavel. (a mim acontece quando saio de pina manique, para aquela ligação ao norte sul, nesse caso sou o azul e garanto-te que não entro sem saber que tenho espaço...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Torres

                                        Vermelho.


                                        O azul ao mudar de faixa perde prioridade a quem transita na faixa, mas o que tem aproximação de estrada com prioridade perde a prioridade a TODOS os que circulam. Sobrepõe-se, porque é uma perda de prioridade maior (se é que se pode classificar assim) que a outra.
                                        Às vezes não é muito justo por causa de manobras mais agressivas do que muda de faixa, mas é assim.



                                        Mas a culpa, culpa, é do mordomo. Sempre!
                                        Ok.. Tirando a parte do mordomo , é mesmo isso. Eu passo por uma situação igual muitas vezes e é sempre assim que funciona.

                                        Comentário


                                          #21
                                          a questão que está a ser colocada é muito comum em lisboa.

                                          exemplos: saida da 2ª circular para a Av. Lusiada;
                                          saida da 2ª circular para o eixo norte-sul (nos dois sentidos);
                                          saida da via rápida da costa para a ponte;
                                          saida do IC19 (pina manique) para a Radial de Benfica.

                                          e devem existir muitas mais.

                                          a culpa??? falta de bom senso por parte dos intervenientes.


                                          citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

                                          ó silver, tens que deixar passar o gajo do Porsche pá!!!
                                          :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por panpipe

                                            a questão que está a ser colocada é muito comum em lisboa.

                                            exemplos: saida da 2ª circular para a Av. Lusiada;
                                            saida da 2ª circular para o eixo norte-sul (nos dois sentidos);
                                            saida da via rápida da costa para a ponte;
                                            saida do IC19 (pina manique) para a Radial de Benfica.

                                            Esqueceste-te de quem sai da 2a circular para a rotunda do aeroporto, vindo no sentido norte-sul. Aí raros são os que têm a destreza mental de perceber que NÃO têm prioridade, mesmo que sigam sempre a direito, sem mudar de faixa. [8)]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vermelho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Azul tem prioridade, mas não deixa de ser verdade que é o azul que provoca o acidente.
                                                O vermelho tem que dar prioridade, se quiser entrar na via rápida ou se tiver alguem a sair da via rápida e a entrar na faixa em que circula o vermelho.
                                                estando já o vermelho em andamento e com a posição de circulação garantida, cabe ao azul verificar se pode ou nao efectuar a manobra com segurança. tendo um carro ao lado, ou trava para se colocar atrás ou consegue acelerar para se colocar à frente, não pode é entrar em cima do outro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ora aí está uma opinião semelhante à minha.

                                                  Inclusive na figura apresentada o azul está atrás do vermelho.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se não estou em erro, o nosso CE só fala em prioridade em caso especificos, sinalização (stop. cedencia de passagem, rotundas) e nos casos de cruzamentos e entroncamentos.

                                                    Numa mudança de fila não há prioridade, o que existe é o dever do condutor que vai fazer a mudança, de tomar as devidas precauções para o fazer em segurança e por isso, quando bate tem em principio responsabilidade, ou mais, do que aquele que já circulava naquela via.
                                                    Qalquer manobra que não seja andar em frente, tem que ser efectuada com essas precauções - artº 35 e seguinte do CE. Mas não há prioridade...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o vermelho fôr esperto, diz que antes de avançar observou todas as regras e que o fez com cautela. E terá de indicar que pretendia avançar em frente e não entrar na outra faixa e de que quando o fazia foi abalrroado pelo Azul.

                                                      Aliás, pela imagem o azul é que vai de encontro ao vermelho...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                                                        Num caso destes de quem é a culpa?

                                                        Um colega meu do emprego sofreu de uma situação precisamente igual a essa. Neste caso ele ia no carro vermelho. Toda a gente aqui no escritorio dava uma opinião diferente de quem seria a culpa, até chegar o veredicto passado uns largos meses: as seguradoras entraram em acordo e ficou 50%/50% [xx(]

                                                        Ridiculo não? [8)]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Valium

                                                          Eu estou em crer que dificilmente o que tem o sinal de cedencia de passagem, não tenha alguma responsabilidade, agora tudo depende de alguns factores, como distancia percorrida, pois se o azul for bater 100m à frente não me parece que o vermelho ainda tenha que ceder passagem...

                                                          Agora em principio o vermelho será responsavel. (a mim acontece quando saio de pina manique, para aquela ligação ao norte sul, nesse caso sou o azul e garanto-te que não entro sem saber que tenho espaço...)
                                                          O problema disto tudo é de quem projecta a estrada... continuam a praticar os mesmos erros nas suas construções umas atrás das outras. Não faz sentido nenhum juntar uma pista de aceleração com uma de desceleração. E mais uma vez nesta miséria de país não podemos pedir responsabilidades ao Estado!

                                                          Quem circula na via onde se pratica velocidades elevadas só reduz a velocidade dos 100/120 km/h para os 40/60 km/h depois de fazer a mudança de direcção.

                                                          Naturalmente que está a entrar terá que acelerar para atingir uma velocidade relativamente alta para entrar na via com o mínimo de condições de segurança.

                                                          O vermelho à partida será responsável pelo acidente. Relembro que o sinal de cedência de passagem "obriga" quando necessário parar!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Grappler

                                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                                                            Num caso destes de quem é a culpa?

                                                            Um colega meu do emprego sofreu de uma situação precisamente igual a essa. Neste caso ele ia no carro vermelho. Toda a gente aqui no escritorio dava uma opinião diferente de quem seria a culpa, até chegar o veredicto passado uns largos meses: as seguradoras entraram em acordo e ficou 50%/50% [xx(]

                                                            Ridiculo não? [8)]

                                                            Não foi nada que eu não pensasse !!!
                                                            citação:
                                                            No entanto não sei se o caso fosse com seguradoras se eles não iriam refugiar-se nesse de que " um tem sinal mas o outro tambem perde a prioridade " para alegar uns 50%/50% de culpas.

                                                            Realmemte é triste. [8]

                                                            Já começo a topar as máfias seguradoras...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X