Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A crise: impacto nos concessionários de cidades médias/pequenas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A crise: impacto nos concessionários de cidades médias/pequenas

    Tenho reparado que nalgumas cidades médias/pequenas (algumas são capitais de Distrito), tem havido uma verdadeira extinção em massa de concessionários de algumas marcas.

    E as que não fecham, são agregadas em distribuidores de outras marcas, formando concessionários multi-marca, com 3 e 4 marcas diferentes.

    Têm reparado no mesmo?

    #2
    Aqui em S. Miguel tem acontecido. As ultimas marcas a juntarem-se a um distribuidor foram Citroen e Chevrolet, se não estou em erro.

    Neste momento, este distribuidor, já vende BMW, Toyota, Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Citroen e Chevrolet.

    Comentário


      #3
      Em Vila Real a mesma coisa...

      Mercedes-Benz/Smart, Ford, Jaguar/Land Rover, Fiat, Peugeot, Mitsubishi... (e mais alguma que não me estou a lembrar) todas na mão do mesmo grupo e praticamente no mesmo espaço.

      Comentário


        #4
        Em Rio Tinto, no MCoutinho, este distribuidor tem Land Rover, Ford, Mazda e Peugeot
        Na zona industrial do Porto, há um distribuidor com Renault, Lancia, Alfa Romeu, Nissan e Fiat (Fiat não tenho 100% certezas)
        Na Maia também creio que há um com Opel, Chevrolet, Toyota, Lancia, Fiat e Alfa Romeu

        Por um lado é compreensível que as marcas queiram reduzir custos, mas seria talvez mais plausível se estivesse o grupo, por assim dizer reunido, como VW, Seat, Skoda e Audi por exemplo..
        Também noto que estão a crescer os stands multimarcas, penso que em cada esquina há um stand, apesar de terem sofrido um ligeiro decréscimo.. e os "shoppings" de usados, como a Matrizauto: começaram no Porto, e já estão em Braga e Sintra
        Editado pela última vez por diogomsl; 30 May 2012, 16:52.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
          Em Rio Tinto, no MCoutinho, este distribuidor tem Land Rover, Ford e Mazda..
          Na zona industrial do Porto, há um distribuidor com Renault, Lancia, Alfa Romeu, Nissan e Fiat (Fiat não tenho 100% certezas)
          Na Maia também creio que há um com Opel, Chevrolet, Toyota, Lancia, Fiat e Alfa Romeu

          Por um lado é compreensível que as marcas queiram reduzir custos, mas seria talvez mais plausível se estivesse o grupo, por assim dizer reunido, como VW, Seat, Skoda e Audi por exemplo..
          Também noto que estão a crescer os stands multimarcas, penso que em cada esquina há um stand, apesar de terem sofrido um ligeiro decréscimo.. e os "shoppings" de usados, como a Matrizauto: começaram no Porto, e já estão em Braga e Sintra
          Não te esqueças que tem também Peugeot...

          E "shoppings" de usados semi-novos ou carros de serviço têm surgido como cogumelos.

          O mercados de usados está em crescimento face ao decréscimo de vendas de carros novos.

          Comentário


            #6
            Na minha opinião é um fenómeno anterior à crise mas muito potenciado por ela.

            Anterior à crise porque, não tenhamos dúvidas, os concessionários pequenos (mesmo em cidades médias/pequenas) estão condenados à extinção. Não são dos tempos actuais.

            Veja-se aquele concessionário clássico com 4 ou 5 carros em exposição e uma pequena oficina.

            O consumidor procura cada vez mais os locais com mais veículos em exposição, maior possibilidade de test-drive, etc. E as oficinas de marca fazem boa parte do seu negócio no renting e ALD, portanto, precisam de uma capacidade instalada minimamente considerável para ser atractivos e ganhar os "grandes" contratos.

            E as próprias exigências específicas que as marcas impõem no espaço de exposição, também só ajudam a esse movimento de concentração.

            A novidade está mais, porventura, no juntar de diferentes marcas que não têm aparente grande relação entre si, veja-se a oficialização de uma cultura multi-marca que lá fora já existe há muito tempo e que só recentemente chegou cá.
            Editado pela última vez por Andre; 30 May 2012, 16:56.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
              Não te esqueças que tem também Peugeot...

              E "shoppings" de usados semi-novos ou carros de serviço têm surgido como cogumelos.

              O mercados de usados está em crescimento face ao decréscimo de vendas de carros novos.
              Exacto, já não me lembrava, mais uma..
              Isto tudo é o efeito da crise.. e penso que também diminuíram ao espaço do stand.. a Baviera na circunvalação e a própria CAM, que têm um espaço digno de stand, agora as concessionárias transformam-se no mínimo possível, onde nem sequer constam todos os modelos da marca

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dmsl
                como a Matrizauto: começaram em Braga , e já estão no Porto e Sintra
                there I fixed it

                Trek

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                  Exacto, já não me lembrava, mais uma..
                  Isto tudo é o efeito da crise.. e penso que também diminuíram ao espaço do stand.. a Baviera na circunvalação e a própria CAM, que têm um espaço digno de stand, agora as concessionárias transformam-se no mínimo possível, onde nem sequer constam todos os modelos da marca
                  Isso não é de agora.

                  Comentário


                    #10
                    Já alguém pensou que em muitos casos, os concessionários são diferentes (empresas diferentes) mas quem as detém são as mesmas pessoas, e que agora com a crise, tem mais lógica que nunca aproveitar as sinergias?

                    Claro, que este factor não explica 100% dessas "fusões", mas deve explicar uma boa percentagem...

                    Pergunto isto, pq há inúmeros casos em que isso acontece/aconteceu...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      Isso não é de agora.
                      Na minha opinião agora vê-se imenso.. deve estar a virar moda Por exemplo, na minha zona, concessionário "dos grandes" da Renault é o da Boavista..
                      E qualquer "pé de chinela", agora no quintal abre um stand com três ou quatro carros..

                      Comentário


                        #12
                        A Volvo em Famalicão já não existe.
                        Foi-se com a CRISE.

                        Comentário


                          #13
                          Já que falaram na MCoutinho, eis as marcas que ela representa:





                          in: Veículos Novos

                          Comentário


                            #14
                            19 marcas, tal como a Caetano Retail...


                            EDIT: 24 marcas em Espanha, 4 em África

                            Comentário


                              #15
                              Em Aveiro foi-se o stand que tinha a Hyundai e os Subaru e Nissan. A Land Rover também bazou de cá. E há dias para cá o Stand MotorInc que vende motos Suzuki, Kawasaki, Sym entre outras coisas, está totalmente vazio(os 2 andares, ao lado do Dom Rogério, na estrada quem vai para S.Bernardo (perto da MCoutinho).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                Em Aveiro foi-se o stand que tinha a Hyundai e os Subaru e Nissan. A Land Rover também bazou de cá. E há dias para cá o Stand MotorInc que vende motos Suzuki, Kawasaki, Sym entre outras coisas, está totalmente vazio(os 2 andares, ao lado do Dom Rogério, na estrada quem vai para S.Bernardo (perto da MCoutinho).
                                Agora a Hyundai está na Corvauto.

                                Esse das motos é que não fazia ideia...

                                Comentário


                                  #17
                                  Já não é um fenómeno novo. Recordo-me que até ao final da década de 90 havia stands de praticamente todas as marcas em todo o lado. Depois ou devido à importação, ou devido ao grande investimento em grandes áreas comerciais e oficinais a par de formação profissional qualificada, pode ter levado a racionalizar os investimentos em função dos objectivos dos representantes nacionais.

                                  De certa forma acredito que o impacto não tenha sido menos significativo nos grandes centros, porque proporcionalmente compram-se muito menos carros de ano para ano em todo o lado. Secalhar no stand X vendem-se 10 e é considerado relativamente bom, mas "ontem" vendiam-se 50.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Agora a Hyundai está na Corvauto.

                                    Esse das motos é que não fazia ideia...
                                    Passei por aquela "ponte" antes do glicineas, e de manha estavam ainda os placares, agora parecia que até os simbolos da marcas se tinham ido.

                                    Mas também aquilo era quase tudo motos de grande cilindrada (250cc pra cima), e o que vende hoje são as 125cc, essas é que mantém o negocio vivo. Já nos carros, já ouvi falar foi que andava muito mau pros lados da Riauto, actual vendedor de Suzuki.
                                    Editado pela última vez por krendam; 30 May 2012, 22:00.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                      Em Aveiro foi-se o stand que tinha a Hyundai e os Subaru e Nissan. A Land Rover também bazou de cá. E há dias para cá o Stand MotorInc que vende motos Suzuki, Kawasaki, Sym entre outras coisas, está totalmente vazio(os 2 andares, ao lado do Dom Rogério, na estrada quem vai para S.Bernardo (perto da MCoutinho).
                                      A AutoGeiza já não vendia Nissan. A Nissan já se tinha passado há algum tempo para junto da Renault, no A. Fontes/Entreposto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No Porto já se verifica o fecho de stands "unimarca" há uns anos, ou a sua absorção por grupos maiores. Que me lembre foram-se a Garagem Batalha, da Fiat, o Palácio Ford, o Porto Nascente (Peugeot)... O Stand Clemente (Renault) está reduzido a um stand, tendo sido absorvido pelo grupo Caetano Formula. O stand da Renault que havia nos Aliados está reduzido a um showroom manhoso de semi-novos onde ninguém entra.

                                        Nota-se também o fecho de stands de cidade (todos os que mencionei eram na baixa) ou a sua mudança para as zonas industriais, o que se percebe visto o espaço no centro das cidades ser muito reduzido. Resiste o Filinto Mota, da Citroën, e um Lounge Fiat 500, ambos nos Aliados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esse fenómeno de ter várias marcas sob o mesmo tecto advém de mudanças legislativas a nivel europeu, ocorridas à anos, pré-crise, que permitiram a um distribuidor não estar preso a contratos de exclusividade a determinada marca.

                                          Como disseram, a crise apenas acelarou o processo de extinção/solidificação de representantes/distribuidores.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ontem a concessionária da Citroen cá de Pombal fechou de vez.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aqui em Gaia a Caetano representa as marcas todas, menos a Ford julgo eu.
                                              Tem sido assim nos últimos anos.

                                              Em Torres Vedras a Concessão da Mazda também fechou á poucos meses.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito a propósito disto :

                                                Sector automóvel perdeu mais de cinco mil empregos até Abril


                                                Estão em risco 2.500 empresas e 21 mil postos de trabalho.

                                                Só nos primeiros quatro meses do ano, já foram despedidos mais de 5.200 trabalhadores ligados ao sector automóvel. Os dados são Instituto do Emprego e Formação Profissional e foram apresentados, esta semana, num encontro nacional realizado pela Comissão de Trabalhadores (CT) da Volkswagen (VW) Autoeuropa para debater a actual crise do sector automóvel.

                                                As cinco fábricas de automóveis presentes em Portugal - VW Autoeuropa, Peugeot Citroën, Mitsubishi Fuso Truck Europe, Toyota Caetano e VN Automóveis - empregam directamente mais de seis mil trabalhadores. Na indústria de componentes para automóveis, o número sobe para 30 mil colaboradores, enquanto a rede de concessionários no País emprega cerca de 100 mil pessoas em mais de 30 mil empresas.

                                                As empresas ligadas ao comércio automóvel são, para já, as mais afectadas pela conjuntura recessiva do País. Entre Janeiro e Abril deste ano, foram vendidos 37.788 carros novos no mercado português, o que representa uma quebra de 48,2% face a igual período do ano passado. De acordo com um estudo efectuado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), divulgado em Fevereiro do passado, a actual crise deverá levar ao encerramento de mais de 2.500 empresas e colocar 21 mil postos de trabalho em risco.
                                                Sector automóvel perdeu mais de cinco mil empregos até Abril | Económico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TMoura Ver Post
                                                  Aqui em Gaia a Caetano representa as marcas todas, menos a Ford julgo eu.
                                                  Tem sido assim nos últimos anos.

                                                  Em Torres Vedras a Concessão da Mazda também fechou á poucos meses.
                                                  Falando em Gaia, nos últimos 6 meses, fecharam os dois stands da Av. da República, Peugeot e Seat.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Concessão da Fiat AlfaRomeu e Lancia em Portalegre e Elvas faliu. Em Évora o concessionário Maxicar fechou portas passando a BMW para a Acail.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É o que eu digo: extinção em massa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                        Concessão da Fiat AlfaRomeu e Lancia em Portalegre e Elvas faliu. Em Évora o concessionário Maxicar fechou portas passando a BMW para a Acail.
                                                        Romeo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Penso que isto nao se reflecte apenas nas pequenas/medias cidades. Isto é um reflexo da crise a nivel mundial onde vence o maior.
                                                          Aqui no burgo existe um concessionario apenas e so com 19 marcas, mas dando assistencia a 20.

                                                          Alfa Romeo, BMW, Daihatsu, Fiat, Fisker, Ford, Jaguar, Jeep, Kia, Lancia, Land-Rover, Lexus, Mini, Mitsubishi, Piaggio, Subaru, Suzuki, Toyota e Volvo

                                                          Dao assistencia ainda a Rover/MG

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            E infelizmente não vai ficar por aqui...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X