Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o método mais seguro para vender carro entre particulares?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual o método mais seguro para vender carro entre particulares?

    Qual o método mais seguro para vender carro entre particulares? O que costumam fazer? Cheque? Transferência bancária? Irem os 2 ao registo automóvel?

    Pus o meu 120d à venda, dado que os valores de retoma que a BMW me propunha por ele eram qualquer coisa de hilariante. Estou a ver que 33% de quebra nas vendas ainda não chegam para abrir os olhos...

    Não queria ter surpresas desagradáveis ao negociar com desconhecidos...

    #2
    Excelente tópico, estava com a mesma dúvida.

    Isto porque vou vender o carro no fim de semana, devido a impossibilidade de semana, e posso ficar tranquilo com uma declaração compra e venda?

    Retirada da net, basta imprimir? Ou tenho mesmo que ir a uma Loja cidadao ou Registo Civil pedir uma declaração?

    Encontrei esta : http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_...=1217232046.45

    É viavel e legal?

    Comentário


      #3
      Eu estava mais com medo de ser burlado em termos de pagamento, agora andam aí uns esquemas com BI's falsificados, que ficas sem carro e sem dinheiro, quando deres conta...

      PS: a declaração serve essa, quando mudei os carro para nome da empresa foi só preencher a que imprimi da net. Dica: imprime frente e verso, se for em 2 folhas separadas eles não aceitam ;)

      Comentário


        #4
        Como costumo fazer:

        Pagamento
        - Transferência bancária (de preferência no balcão do banco) e ficar com um comprovativo dessa transferência. Melhor (muito) se for no mesmo banco, pois a trasnferência é imediata.
        - Dinheiro a ser depositado na tua conta (balcão do banco mais uma vez), ainda na presença do comprador. Assim fica registado, e evita-se levar com notas falsas.

        Registo
        - Ser feito na hora (com os 2 obviamente).

        Claro que podem existir alguns métodos de proteção intermédia, tais como, colocar o carro numa zona distante no dia do negócio, ou num parque pago... dar apenas a 2ª chave ou folha de IPO já junto do carro, no final dos 2 processos, ir acompanhado, etc, etc...

        Os termos de responsabilidade (com a maior informação possível) podem valer alguma coisa quando devidamente acompanhados da cópia do BI/CC e Carta de condução (elementos essenciais para identificação de condutor no caso de multas, junto da ANSR) mas devem ser SEMPRE evitados. É mudar propriedade na hora, nada mais seguro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
          Eu estava mais com medo de ser burlado em termos de pagamento, agora andam aí uns esquemas com BI's falsificados, que ficas sem carro e sem dinheiro, quando deres conta...

          PS: a declaração serve essa, quando mudei os carro para nome da empresa foi só preencher a que imprimi da net. Dica: imprime frente e verso, se for em 2 folhas separadas eles não aceitam ;)
          O dinheiro não me preocupa porque me vai pagar dinheiro vivo na mão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
            Pus o meu 120d à venda, dado que os valores de retoma que a BMW me propunha por ele eram qualquer coisa de hilariante.
            Podes partilhar esses valores para nós termos uma ideia das políticas de retoma da BMW?

            Comentário


              #7
              Bem, tive sorte, e acabei de o vender a uma pessoa da família que nem sonhava que estava interessada no carro!!! 16000€, e já foi um excelente negócio para quem comprou...

              Os valores? Tiveram a lata de me oferecer 13500€ em vários stands. Ai, e tal, temos de recondicionar o carro e dar-lhe garantia, ao que eu lhes respondi, que sabiam bem como o carro estava que tinha lá sido sempre assistido (ainda por cima...), recondicionar eram 50€ de tinta nos riscos do párachoques e uma polidela, a mão de obra estava paga, e garantia de um ano, arranjo-lhes eu uma por 500€. Depois é colocá-lo à venda por 17500 ou 18000, usado da marca, sempre assistido lá e com livro de revisões.

              Sei que isto está difícil, mas também não exagerem.

              Agora ainda vou ver se compro o 5 cá ou lá fora. Ando com muito pouca vontade de deixar o dinheiro por estas bandas...

              Comentário


                #8
                Aproveito também para tentar esclarecer umas dúvidas minhas sobre a parte burocrática...
                A parte do registo como se processa? Colocando duas situações:
                1- não estamos próximos de uma loja do cidadão, apenas temos documentação pessoal de cada pessoa, uma caneta (, caso seja necessário). Aquela declaração do link em cima aplica-se neste caso? Serve para "sinalizar" a compra/venda do veículo? É necessário outro documento? Onde se pode efectivar a mudança de propriedade nestes casos?

                2- consegue-se ir a uma loja do cidadão. Todas estas questões relacionadas com a mudança de propriedade são tratadas na hora no balcão dos serviços na loja do cidadão?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                  Aproveito também para tentar esclarecer umas dúvidas minhas sobre a parte burocrática...
                  A parte do registo como se processa? Colocando duas situações:
                  1- não estamos próximos de uma loja do cidadão, apenas temos documentação pessoal de cada pessoa, uma caneta (, caso seja necessário). Aquela declaração do link em cima aplica-se neste caso? Serve para "sinalizar" a compra/venda do veículo? É necessário outro documento? Onde se pode efectivar a mudança de propriedade nestes casos?

                  2- consegue-se ir a uma loja do cidadão. Todas estas questões relacionadas com a mudança de propriedade são tratadas na hora no balcão dos serviços na loja do cidadão?
                  No primeiro caso dá um pouco mais de trabalho para fazer aquilo que se faz logo no segundo. O comprador tem de levar a declaração devidamente preenchida mais fotocópia dos documentos do vendedor.

                  Comentário


                    #10
                    Pois, na primeira situação não sei o que será necessário, daí ser dada preferência ao segundo caso. Neste caso apenas será necessário o DUA, certo.

                    Comentário


                      #11
                      Nesta altura do campeonato?

                      Então... levas o teu carro, os documentos, e uma amiga

                      Comentário


                        #12
                        Já agora aproveito este tópico pois estou aqui com uma dúvida.
                        Na minha última compra, fomos ao banco. Uma sucursal do meu banco, sendo que o banco era diferente do banco do vendedor.

                        Lá se fez a transferência bancária, e a sra. do banco só deu uma cópia da transferência, um papel químico que eu tinha preenchido com os valores etc.
                        Mas nisto o vendedor, começa a fazer um banzé para aquilo ser posto na conta dele imediatamente, apesar de ser noutro banco.
                        Teve que se chamar o gerente desse banco. Então depois disso, o gerente pediu para aguardar. Esperámos meia hora, enquanto o gerente da sucursal do meu banco, ligava para o meu banco para o gerente. Então lá houve uma ordem qualquer e o dinheiro foi logo descontado na minha conta, caso contrário demorava uns dias.

                        Na outra vez vendi um carro a um rapaz e esse rapaz era do mesmo banco que eu. Aí a transferência foi logo imediata.

                        Alguém me pode ajudar sobre o que se passou no primeiro caso. E se eu vender um carro a alguém que seja de outro banco? É preciso armar banzé? Como é que se faz? Bem sei que há o perigo daquilo dar erro ou qualquer coisa e uma pessoa fica sem o carro e sem o dinheiro...

                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Em transferências bancárias entre bancos diferentes, o dinheiro demora sempre um bocado a cair... Tipo um ou dois dias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                            Em transferências bancárias entre bancos diferentes, o dinheiro demora sempre um bocado a cair... Tipo um ou dois dias.
                            Dependendo do período do dia a que é feita a TEI pode levar 1 ou 2 dias.

                            Penso que as TEI's são irrevogáveis, e caso o emissor queira cancelar a TEI terá que ter a aprovação do destinatário.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguelm97 Ver Post
                              Dependendo do período do dia a que é feita a TEI pode levar 1 ou 2 dias.

                              Penso que as TEI's são irrevogáveis, e caso o emissor queira cancelar a TEI terá que ter a aprovação do destinatário.
                              Algum bancário que confirme isto.

                              Eu já ouvi dizer que se for logo cancelar dá para cancelar.

                              Comentário


                                #16
                                Alguém arranja aí uma minuta de um contrato de compra e venda de carro entre particulares?


                                Obrigado.
                                Editado pela última vez por Avant; 05 June 2012, 10:22.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Bruno D já disse tudo.
                                  Tudo cara a cara sem esperar para ver.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa tarde,

                                    Já agora aproveito este tópico pois estou aqui com uma dúvida na venda do meu carro.

                                    Recentemente coloquei o meu carro a venda e finalmente apareceu alguem interessado nele. O problema é que ainda tenho que liquidar algum valor à credibom (financiadora) para levantar a reserva de propriedade. O que acontece é que a financiadora só envia a declaração de extinção de reserva por daqui a 30 dias... Existe alguma forma de vender o carro antes destes 30 dias? É que liguei para a conservatoria e lá disseram-me que não... Só depois de ter a declaração de extinção da reserva é que o posso vender.

                                    Alguem pode ajudar? Como posso proceder?

                                    Obrigado
                                    ccpinto

                                    Comentário


                                      #19
                                      E em relação ao testes.

                                      Deve-se deixar o eventual interessado conduzir, ou conduz só o dono ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                        E em relação ao testes.

                                        Deve-se deixar o eventual interessado conduzir, ou conduz só o dono ?
                                        Claro, ou tu compravas um carro sem experimentar?

                                        Curiosamente o que tenho agora até comprei, mas não tinha motor

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há outro método que aqui ainda não se falou que eu usei na compra do meu panda. negociamos tudo por mail e telefone, eu era de bragança, o vendedor de Lisboa. Pedi na caixa, onde tinha o dinheiro um cheque visado no valor negociado e foi só levar, logo à ordem da proprietária do veiculo. O dinheiro neste caso sai logo da nossa conta a ordem, e é o banco que emite o cheque.
                                          Meti-me num autocarro para Lisboa em dia combinado, levei uns familiares,que moram lá para ter boleia, e fui ter a casa dos vendedores. Fomos ver a viatura ao vivo, confirmou-se tudo que ele tinha falado antes, passou-me as chaves para a mão para ir dar uma volta, fiz questão que o dono também viesse, apesar de deixar um casal com uma criança lá, não me parecia bem ir sozinho com o carro! Pareceu-me tudo bem, e foi preencher a declaração acima, assinar, levar copia do BI da proprietária, deixar o cheque da caixa com eles, e tudo 5 estrelas e regressar de panda 2 dias depois que se aproveitou para passar o fim de semana pela capital. O casal que vendeu foi super-simpático,,toda a papelada foi preenchida na casa deles.

                                          Quando a deixar conduzir a viatura, acho que em caso de real interesse e for mesmo para conclusão de negocio, deve-se conduzir sempre, pois é a única forma de saber se tudo esta a funcionar, e percebendo minimamente de carros, sempre da para perceber se tudo está minimamente normal.
                                          Quando sou eu a vender também só gosto de deixar conduzir nestas condições! Quando quis vender o meu ibiza Fr aparecia muita gente numa de fazer test drive, que se via logo que não iam ficar com o carro, assim nada feito, o carro estava impecável, quem quisesse mesmo, podia verificar e levar, caso contrario não ia fazer dele um carro de testes!

                                          Pessoalmente, acho uma excelente forma de se negociar carros. Com as margens dos stands dá para ganhar o vendedor e o comprador. E os stands têm quanto a mim a desvantagem de serem mestres a ocultar problemas, coisa que um particular não tem. Com o panda com 3 anos não fui surpreendido com nada, no dia vi todos os riscos e sabia o que levava... Comprei também um EOS, com pouco mais de 10kkm e menos de um ano num stand, na altura irrepreensível, mas conforme o ia lavando, iam aparecendo riscos e a tinta no inferior dos pará-choques a estalar, entre outras coisas que tive que reparar para o carro ficar como parecia!

                                          Abraço
                                          Editado pela última vez por pato; 11 June 2012, 17:16.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Qual destes o 1º passo, pagamento ou registo?
                                            E se o comprador foje depois de fazer pagamento? hehe

                                            Acho que uma boa solução seria, como já referiram aqui, pedir o cheque com o valor combinado já passado à ordem do comprador, e entrega-lo no acto do registo.


                                            Tenho uma pequena questão, o carro que quero vender está no nome do meu pai, e trabalho durante o dia.
                                            Levo já uma declaração de compra e venda prenchida pelo meu pai? Onde posso sacar esse formulário?

                                            Obgd


                                            ps: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...=1216986303.52

                                            Creio ser esse documento acima. Posso levá-lo já preenchido e assinado pelo meu pai, e depois deixo na loja do cidadão recebendo o cheque/dinheiro em troca?

                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Como costumo fazer:

                                            Pagamento
                                            - Transferência bancária (de preferência no balcão do banco) e ficar com um comprovativo dessa transferência. Melhor (muito) se for no mesmo banco, pois a trasnferência é imediata.
                                            - Dinheiro a ser depositado na tua conta (balcão do banco mais uma vez), ainda na presença do comprador. Assim fica registado, e evita-se levar com notas falsas.

                                            Registo
                                            - Ser feito na hora (com os 2 obviamente).

                                            Claro que podem existir alguns métodos de proteção intermédia, tais como, colocar o carro numa zona distante no dia do negócio, ou num parque pago... dar apenas a 2ª chave ou folha de IPO já junto do carro, no final dos 2 processos, ir acompanhado, etc, etc...

                                            Os termos de responsabilidade (com a maior informação possível) podem valer alguma coisa quando devidamente acompanhados da cópia do BI/CC e Carta de condução (elementos essenciais para identificação de condutor no caso de multas, junto da ANSR) mas devem ser SEMPRE evitados. É mudar propriedade na hora, nada mais seguro.
                                            Editado pela última vez por brunomcf; 22 September 2012, 16:04.

                                            Comentário


                                              #23
                                              já assisti a vendas e o primeiro passo foi registar o carro e depois pagar. mas concordo que deva ser o contrário. se vais pagar, a seguir vais querer o registo. claro que se pagares e fores a uma loja do cidadão mudar o registo não corres riscos. agora como ato de boa fé, que já quase não existe, supostamente verifica-se tudo no carro, dá-se 1 volta nele e depois regista-se e paga-se, de preferência logo ao lado numa sucursal bancária.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas.desculpem alevantar o pó.Ao topico.

                                                Eu tenho um carro a venda,tenho comprador(supostamente)interessado em ver.O que pretendo saber,é algum sitio para mostrar o carro,de modo a evitar ser "roubado ou agredido" e depois nem dinheiro nem carro.

                                                A papelada já sei o que é,o meu problema é mesmo o de cima

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                  Boas.desculpem alevantar o pó.Ao topico.

                                                  Eu tenho um carro a venda,tenho comprador(supostamente)interessado em ver.O que pretendo saber,é algum sitio para mostrar o carro,de modo a evitar ser "roubado ou agredido" e depois nem dinheiro nem carro.

                                                  A papelada já sei o que é,o meu problema é mesmo o de cima
                                                  Num sítio movimentado e de preferência com sistema de vídeo vigilância (em caso de roubo/agressão a polícia pode sempre solicitar o acesso às gravações), como p. ex. bombas de gasolina, alguns parques de supermercados, centros comerciais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Leva um amigo, de preferência com outro carro...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      Num sítio movimentado e de preferência com sistema de vídeo vigilância (em caso de roubo/agressão a polícia pode sempre solicitar o acesso às gravações), como p. ex. bombas de gasolina, alguns parques de supermercados, centros comerciais.
                                                      Eu combinei num parque estacionamento daqui de perto.Tambem alguma coisa.tenho lá pessoas com carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Leva um amigo, de preferência com outro carro...
                                                        Isso é que é problema.Os 2 moços com quem me dou,bem um foi uns meses ao brasil,e outro ao luxemburgo.posso sempre levar a minha mae(mas não tem carro)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora conto como comprei o meu ultimo carro.
                                                          Já o tinha ido ver/testar e passado 3/4 dias (ainda fui ver outros) telefonei à pessoa e disse-lhe que ficava com o carro.

                                                          No dia em que fui buscar o carro levei um pc com acesso à net (3G) e fiz a transferencia na hora à frente dele em que o mesmo confirmou os dados todos, de seguida, ele passou-me tudo referente ao carro para a mão (papel DUA, chaves, docs...).

                                                          Cool hã?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                                                            Já agora conto como comprei o meu ultimo carro.
                                                            Já o tinha ido ver/testar e passado 3/4 dias (ainda fui ver outros) telefonei à pessoa e disse-lhe que ficava com o carro.

                                                            No dia em que fui buscar o carro levei um pc com acesso à net (3G) e fiz a transferencia na hora à frente dele em que o mesmo confirmou os dados todos, de seguida, ele passou-me tudo referente ao carro para a mão (papel DUA, chaves, docs...).

                                                            Cool hã?
                                                            Também já fiz isso, incluindo fazer o seguro na hora, mas tendo em conta que as transferências interbancárias são passíveis de ser canceladas... eu, como vendedora, não o aceitaria.

                                                            Há poucas semanas vendi o meu carro e depois de passar o carro para nome do comprador fomos ao balcão do meu banco onde o dinheiro foi depositado.

                                                            Há uma semana comprei o meu e depois de colocar o carro em meu nome entreguei-lhe um envelope com o dinheiro. Só não fomos depositar na hora porque ele não quis.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X