Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manchas brancas depois de lavar o carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manchas brancas depois de lavar o carro

    Sempre que lavo o carro nas lavagens com mangueira tipo Elefante Azul acabo com o carro cheio de manchas brancas em tudo o que é sitio, já ando pelos cabelos com isto.
    Segundo li aqui no forum isto é por causa da água que seca e deixa marcas de sabão seco, desde então que passei a passar 2 vezes com água limpa mas mesmo assim não adianta.
    O problema não se mantém na lavagem automática pois as ventoinhas no final da lavagem removem grande parte da água.

    Agora acontece que passei bastante tempo a por cera no carro e não queria ficar com ele todo cagado por causa da lavagem por mangueira, e também não queria ir à automática pois suponho que as escovas removam grande parte da cera.
    Existe algo que possa fazer para obter um carro limpo e sem estragar o trabalho que tive? Lavar à mão é difícil principalmente por falta de tempo e sitio onde o fazer.

    #2
    Manchas brancas nos estofos ainda compreendia, agora no exterior é nova...


    Vai ao Elefante bra... azul, mas nao leves nas lavagens auto, lava com as mangueiras de pressao, ou entao à mao no mesmo local (nem que seja um balde de agua em cima).

    Comentário


      #3
      Provavelmente é calcário. Depois de lavares o carro, tens de secar sempre com um paninho para isso não acontecer.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        Manchas brancas nos estofos ainda compreendia, agora no exterior é nova...


        Vai ao Elefante bra... azul, mas nao leves nas lavagens auto, lava com as mangueiras de pressao, ou entao à mao no mesmo local (nem que seja um balde de agua em cima).
        É igual. É de tirares para fora

        Comentário


          #5
          Eu lavo no elefante azul precisamente porque o carro não fica manchado após secar ao ar.

          Faz a lavagem completa? A lavagem final com água desmineralizada é que evita a formação de manchas de calcário.

          Pode também ser o concessionário estar a poupar nas despesas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
            Provavelmente é calcário. Depois de lavares o carro, tens de secar sempre com um paninho para isso não acontecer.
            Provavelmente será isto.

            Se não secares o carro depois de o lavares é provável que fiquem manchas de calcário que por vezes só saiem ´com polimento

            Comentário


              #7
              Por curiosidade em relação à qualidade da água, em que zona do país moras?

              Comentário


                #8
                Moro em Lisboa, costumo usar a estação de Sacavém para lavar o carro mas já experimentei com outras da zona e fica a mesma bodega.

                Comentário


                  #9
                  Aqui em Cascais, na estação de serviço ao pé do Pai do Vento, também me aconteceu isso. Fiquei com o carro cheio de manchas brancas.

                  A sorte foi descobrir um sitio à entrada da A5 onde te fazem uma lavagem manual do carro por 5 Euros enquanto tu esperas sentadinho numa mesa por baixo de umas palmeiras a saborear o café que eles também te oferecem. :-)

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho ido ao Elefante Azul em Almada, na zona dos stands (ao lado da motas BMW) e tal não me tem acontecido.

                    Comentário


                      #11
                      Experimenta aspirar o carro primeiro, faz a lavagem completa com a água mineralizada e no fim sair com o carro para o secar em andamento.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                        Experimenta aspirar o carro primeiro, faz a lavagem completa com a água mineralizada e no fim sair com o carro para o secar em andamento.
                        desmineralizada?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          desmineralizada?
                          Acho que foi isso que ele quis dizer.

                          Comentário


                            #14
                            Isso são claramente manchas de água. É o que acontece quando as gotas de água secam na pintura. A única maneira de não acontecer é secar o carro correctamente.
                            E já agora, aplicaste cera, mas convém saber que o shampoo que utilizam nas lavagens automáticas vai retirar a protecção colocada. Para isso não acontecer terá de ser utilizado um shampoo de ph neutro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              desmineralizada?
                              mea culpa, nem li o que escrevi. É isso mesmo.

                              Comentário


                                #16

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu depois de lavar num Jet Wash passo sempre um pano microfibras pelo carro. Com o habito nem 5 minutos demora.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nas lavagens à pressão tipo "jet-wash" em elefantes azuis é fazer é passagem final para tirar o sabão com água desminelarizada para evitar as manchas. Não recomendo após lavagens tipo jet-wash ser passado qualquer pano no final, isto porque há sempre areias que não saem com a lavagem e o passar do pano pode acabar por danificar a pintura.

                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mcag Ver Post
                                      Nas lavagens à pressão tipo "jet-wash" em elefantes azuis é fazer é passagem final para tirar o sabão com água desminelarizada para evitar as manchas.
                                      Estas manchas que o Freekill fala não são provocadas pelo sabão, mas pela secagem ao ar das grandes gotas de àgua que ficam na pintura após uma lavagem na JetWash. Foi o que me aconteceu a mim também nesse tal Jet Wash ao pé do Pai do Vento - e eu lavei bem o carro com um jacto de àgua limpa após a aplicação do shampoo. Fiquei foi com enormes gotas de àgua agarradas ao carro... quando secaram deixaram as tais manchas brancas.

                                      Curiosamente, não me lembro de isto acontecer com o meu antigo S40 no Elefante Azul em Alcabideche (que infelizmente já não existe) - não sei se é a minha memória que está em falha, se alguma particularidade na pintura do novo S80 (cera, etc...), ou se a àgua de lavagem final do Elefante Azul tem uma composição que impede a formação das tais manchas brancas (a tal àgua desmineralizada?).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por henriqe Ver Post
                                        Eu depois de lavar num Jet Wash passo sempre um pano microfibras pelo carro. Com o habito nem 5 minutos demora.
                                        Microfibras é suave e muito bom para secar. Também uso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                          Estas manchas que o Freekill fala não são provocadas pelo sabão, mas pela secagem ao ar das grandes gotas de àgua que ficam na pintura após uma lavagem na JetWash. Foi o que me aconteceu a mim também nesse tal Jet Wash ao pé do Pai do Vento - e eu lavei bem o carro com um jacto de àgua limpa após a aplicação do shampoo. Fiquei foi com enormes gotas de àgua agarradas ao carro... quando secaram deixaram as tais manchas brancas.

                                          Curiosamente, não me lembro de isto acontecer com o meu antigo S40 no Elefante Azul em Alcabideche (que infelizmente já não existe) - não sei se é a minha memória que está em falha, se alguma particularidade na pintura do novo S80 (cera, etc...), ou se a àgua de lavagem final do Elefante Azul tem uma composição que impede a formação das tais manchas brancas (a tal àgua desmineralizada?).
                                          Não me fiz entender. Eu só uso 2 das regulações de lavagem do elefante azul, a da água quente com "sabão"/produto e o da água desmineralizada no final para remover o sabão e evitar as manchas (que ficam normalmente quando a passagem final é feita com água "normal" que possui calcário).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mcag Ver Post
                                            Não me fiz entender. Eu só uso 2 das regulações de lavagem do elefante azul, a da água quente com "sabão"/produto e o da água desmineralizada no final para remover o sabão e evitar as manchas (que ficam normalmente quando a passagem final é feita com água "normal" que possui calcário).
                                            Eu também faço isso, primeiro passo com o "sabão", depois com água e depois com o acabamento. Mas mesmo assim fica manchado.

                                            Isso do secar o carro já tinha uma ideia porque quando acabava de lavar costumava passar com o limpa para brisas e essa parte não ficava manchada. Só não tinha a certeza do que usar no resto do carro para secar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não sei se será o calcário da àgua o responsável pelas manchas, custa-me a crer que a àgua tenha assim tanto calcário... É que hoje esteve a chover por estas bandas e quando parou reparei que a àgua da chuva se tinha juntado em *enormes* gotas que ficaram agarradas ao capot em vez de escorrerem normalmente. Aquilo tremelicava mas não saía nem mesmo com a deslocação do ar a 70-90 KM/h, parecia que as gotas estavam agarradas ao carro com cola, lol

                                              Posso estar completamente errado, mas o que me parece estar a acontecer é que alguma da poeira do ar é absorvida pelas gotas de àgua com a deslocação do carro. Quando estas finalmente evaporam, essa poeira fica toda depositada na carroçaria formando as tais manchas brancas.

                                              Se for isso, o problema tem a ver com a formação dessas gotas de àgua 'indestrutiveis' ao vento que ficam agarradas ao carro (em vez de escorrerem normalmente) e não com o tipo de àgua que usas para lavar o carro. Isto terá talvez a ver com algum tipo de cera usada na pintura que faz com que a àgua se comporte daquela maneira (reunir-se em gotas grandes que não escorrem).

                                              Que acham desta teoria? lol

                                              Se calhar a àgua comporta-se assim em todos os carros e eu é que nunca reparei.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                Não sei se será o calcário da àgua o responsável pelas manchas, custa-me a crer que a àgua tenha assim tanto calcário... É que hoje esteve a chover por estas bandas e quando parou reparei que a àgua da chuva se tinha juntado em *enormes* gotas que ficaram agarradas ao capot em vez de escorrerem normalmente. Aquilo tremelicava mas não saía nem mesmo com a deslocação do ar a 70-90 KM/h, parecia que as gotas estavam agarradas ao carro com cola, lol

                                                Posso estar completamente errado, mas o que me parece estar a acontecer é que alguma da poeira do ar é absorvida pelas gotas de àgua com a deslocação do carro. Quando estas finalmente evaporam, essa poeira fica toda depositada na carroçaria formando as tais manchas brancas.

                                                Se for isso, o problema tem a ver com a formação dessas gotas de àgua 'indestrutiveis' ao vento que ficam agarradas ao carro (em vez de escorrerem normalmente) e não com o tipo de àgua que usas para lavar o carro. Isto terá talvez a ver com algum tipo de cera usada na pintura que faz com que a àgua se comporte daquela maneira (reunir-se em gotas grandes que não escorrem).

                                                Que acham desta teoria? lol

                                                Se calhar a àgua comporta-se assim em todos os carros e eu é que nunca reparei.
                                                Se pelo menos selares e ou encerares o teu carro com uma boa cera,manteres uma boa manutenção das duas coisas, as gotas nunca mais e agarram e escorregam nas horas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                  Se pelo menos selares e ou encerares o teu carro com uma boa cera,manteres uma boa manutenção das duas coisas, as gotas nunca mais e agarram e escorregam nas horas.
                                                  Mas olha que estive a ler sobre isto agora e parece que o problema é mesmo a cera:

                                                  8/10/94 - Why does water bead up better on a well waxed car?

                                                  "... When water falls on an unwaxed car, the forces of adhesion are almost as strong as the forces of cohesion, and the water spreads out. ... Because the wax itself is hydrophobic (literally "fears water"), the forces of adhesion are much less than the forces of cohesion. So, water is more likely to stick to itself, and water beads up higher and rounder than on an unwaxed car. "

                                                  Por outras palavras, não tem cera, a àgua escorre, tem cera, a àgua junta-se em gotas e 'agarra'.
                                                  Editado pela última vez por JcRabbit; 06 June 2012, 23:57.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só é problema da cera se a cera ou pseudo-cera, não prestar para nada.

                                                    As chuvas por vezes trazem pós dos desertos. Por isso por vezes quando chove, os carros parece que ficam enlameados.

                                                    A agua da torneira e sobretudo em zonas do país onde esta é mais calcaria, é terrível para a pintura. O calcário incrusta-se na pintura, e depois só limpando e polindo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                      Só é problema da cera se a cera ou pseudo-cera, não prestar para nada.
                                                      Bem, mas pelo que eu tenho estado a ler toda a cera tem esta propriedade de repelir a àgua. Sendo assim, o que é uma 'boa cera' que não faz isso?

                                                      http://science.howstuffworks.com/env...ysics/h2o7.htm

                                                      "One example of this is the way that water beads up on waxy surfaces, such as leaves or waxed cars. Surface tension makes these water drops round so they cover the smallest possible surface area."

                                                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                      As chuvas por vezes trazem pós dos desertos. Por isso por vezes quando chove, os carros parece que ficam enlameados.

                                                      A agua da torneira e sobretudo em zonas do país onde esta é mais calcaria, é terrível para a pintura. O calcário incrusta-se na pintura, e depois só limpando e polindo.
                                                      Certissimo, 100% de acordo, mas aqui não é uma questão da poeira dissolvida na chuva, já que as manchas aparecem após uma lavagem num Jet Wash. E quanto ao calcário, sem dúvida que isso acontece também, mas parece-me que é preciso uma looooonga exposição à agua para formar depósitos de calcário.
                                                      Editado pela última vez por JcRabbit; 07 June 2012, 00:11.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                        Mas olha que estive a ler sobre isto agora e parece que o problema é mesmo a cera:

                                                        8/10/94 - Why does water bead up better on a well waxed car?

                                                        "... When water falls on an unwaxed car, the forces of adhesion are almost as strong as the forces of cohesion, and the water spreads out. ... Because the wax itself is hydrophobic (literally "fears water"), the forces of adhesion are much less than the forces of cohesion. So, water is more likely to stick to itself, and water beads up higher and rounder than on an unwaxed car. "

                                                        Por outras palavras, não tem cera, a àgua escorre, tem cera, a àgua junta-se em gotas e 'agarra'.
                                                        Isso com o carro parado e se a superfície onde cai a água for minimamente plana. Mesmo assim, à medida que se vão acumulando, muitas acabam por escorrer.

                                                        Agora em andamento e com a deslocação de ar, as gotas "desandam", não ficam a "fazer sala". O que descreves pode corresponder a uma má aplicação da cera ou então pode ser da qualidade da própria cera.

                                                        Relativamente às dúvidas do autor do tópico, ainda há por aí, parece-me, muita falta de informação. Se o carro agora está encerado, a tendência para formar gotas que deixam as tais marcas de calcário vai ser menor. Mesmo que estas apareçam, são de muito fácil resolução: paninho humedecido em água e devem sair com facilidade (graças à ajuda da cera).

                                                        O que há efectivamente a temer, seja nas lavagens manuais em locais como o elefante, seja nas máquinas, são os shampoos, que têm solventes (para a acção desengordurante) que destroem tudo o que apanham à frente, cera incluída...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas nao limpam a agua depois da lavagem? Depois fica com manchas, podera...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                                            Agora em andamento e com a deslocação de ar, as gotas "desandam", não ficam a "fazer sala". O que descreves pode corresponder a uma má aplicação da cera ou então pode ser da qualidade da própria cera.
                                                            Eheh. Pois, é isso que me faz confusão, o senso comum também me diz que a deslocação de ar deveria ser suficiente para fazer com que as gotas escorressem por cima da cera. O facto de isto não acontecer pode, de facto, ter a ver com a qualidade da mesma.

                                                            Mas, então, há alguém aqui que possa adiantar a marca de uma boa cera onde isto não aconteça?

                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Mas nao limpam a agua depois da lavagem? Depois fica com manchas, podera...
                                                            A deslocação de ar ao andares com o carro logo a seguir à lavagem deveria secar rápidamente o mesmo, tornando o limpar com um pano desnecessário. Para os 'preguiçosos' como eu, é este o raciocinio.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X