Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro gasolina - a velha questão...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro gasolina - a velha questão...

    Boas,

    Já devem ter passado uma boa dose de tópicos com esta pergunta pelo Geral, mas agora tenho eu uma situação que me obriga a vir perguntar de novo.

    Visto que tenho um meio de transporte alternativo e consegui reduzir bastante os kms que normalmente fazia por mês com o meu carro, estou a ponderar um carro a gasolina.

    Os kms anuais serão a rondar os 20-25kk sendo que o carro irá fazer uns 10-13kk kms.

    Vale a pena? Só tive um carro a gasolina desde que tive carta, foi o primeiro carro e só o tive 2 anos, um Clio 1.2 16v, já nem me recordo que consumos fazia.

    O que posso esperar por exemplo de um motor 1.4 ou 1.6 a rondar os 100 cv's ?

    Peço desculpa se as perguntas parecerem muito "parvas" mas estou um pouco a leste dos motores a gasolina.

    Abraços

    #2
    Então vá eu faço a pergunta seguinte que é da praxe.

    Então e meter isso a gpl?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
      Então vá eu faço a pergunta seguinte que é da praxe.

      Então e meter isso a gpl?
      E eu faço a outra logo imediatamenente a seguir.......
      Queres um premium ou um dos outros meios de transporte pertencentes as outras marcas "assucatadas"?

      Comentário


        #4
        Eu a pensar que tinha feito uma pergunta simples e só recebo como respostas perguntas "difíceis"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
          Eu a pensar que tinha feito uma pergunta simples e só recebo como respostas perguntas "difíceis"
          Eu fiz a pergunta na brincadeira, mas não só.

          Fez um ano em Abril que comprei carro a diesel... Ok, num ano e dois meses já fiz 24k km, mas já pensei muitas vezes que com um a gasolina convertido em gpl, já tinha amortizado o investimento e poupado uns trocos. Possivelmente também já tinha "poupado" a garantia...

          Mas já pensei nisso muitas vezes.

          Comentário


            #6
            Pois.... Desculpa o gozo, nao foi por mal. Mas tive que mandar a piadola.

            Do meu ponto de vista, que nao é muito, e com toda a certeza que ja aparece ai alguem a dizer o contrario, se vais apenas fazer 10 a 13 mil kms anuais nao se justifica um diesel...
            Mas.......... ja vai aparecer ai alguem para me contradizer......

            Entretanto um motor com 100 Cvs...... ja nao sendo um motor muito "preguicoso" tambem nao sera dos mais despachados. Depende apenas do teu estilo de conducao e se gostas de entrar em corridas ou seguir na tua sem pressas e tranquilo da vida....

            Comentário


              #7
              Depende do peso do carro.

              Se for um segmento B por exemplo, 100 cvs já tornam o carro bastante despachado.

              Um 1.4/1.6 atmosférico terá sempre uma potencia mais linear e progressiva do que um turbo diesel da mesma cavalagem.

              Tudo depende de onde o motor estiver montado.

              Comentário


                #8
                Já devias saber que não faz sentido escolher um carro só pelo combustível.

                Logo dependerá muito também do valor de compra.

                Mas genericamente gasolina+gpl batem qualquer equivalente diesel.

                Comentário


                  #9
                  Não se trata de escolher pelo combustível

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                    Depende do peso do carro.

                    Se for um segmento B por exemplo, 100 cvs já tornam o carro bastante despachado.

                    Um 1.4/1.6 atmosférico terá sempre uma potencia mais linear e progressiva do que um turbo diesel da mesma cavalagem.

                    Tudo depende de onde o motor estiver montado.
                    Exactamente.

                    E depois voltamos a questao do costume. Compra se um carro diesel, gasta pouco, o combustivel e mais barato e paga se mais pelo carro quando se vai comprar.

                    Compra se um carro a gasolina, come um pouco mais, o combustivel é mais caro, mas compra se "mais" carro pelo mesmo valor.
                    Quando digo "mais" refiro me apenas a menos KM e menos idade. Logo ai, para mim sera sempre uma vantagem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                      Não se trata de escolher pelo combustível
                      Só temos o combustível e kms como premissas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                        Depende do peso do carro.

                        Se for um segmento B por exemplo, 100 cvs já tornam o carro bastante despachado.

                        Um 1.4/1.6 atmosférico terá sempre uma potencia mais linear e progressiva do que um turbo diesel da mesma cavalagem.

                        Tudo depende de onde o motor estiver montado.
                        Acreditas mesmo nisso que estás a dizer? é que eu tenho os 2 exemplos em casa e não é nada disso que passa....

                        Comentário


                          #13
                          Eu comprei um 1400 turbinado de 140 cavalos, ando sem preocupações e com 4300km (comprei no fim de Dezembro passado) tem um média real de 7.4L/100. A minha estimativa de quando o comprei foi para um máximo de 15.000km anuais.
                          Voltaria a fazer a mesma escolhe se fosse comprar amanhã.
                          Editado pela última vez por fcorreia; 04 June 2012, 22:23.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                            Exactamente.

                            E depois voltamos a questao do costume. Compra se um carro diesel, gasta pouco, o combustivel e mais barato e paga se mais pelo carro quando se vai comprar.

                            Compra se um carro a gasolina, come um pouco mais, o combustivel é mais caro, mas compra se "mais" carro pelo mesmo valor.
                            Quando digo "mais" refiro me apenas a menos KM e menos idade. Logo ai, para mim sera sempre uma vantagem.
                            E com o "mesmo" carro a gasolina sendo mais barato que o "mesmo" a gasóleo, com a poupança de dinheiro entre os 2 ao optar por um a gasolina, ainda instalava GPL que hoje em dia não à diferenças em relação a gasolina. Já para não falar no barulhinho de um carro a gasolina

                            Acabava por ficar ao mesmo preço e atestava o deposito com menos de metade do €€.
                            Editado pela última vez por FabioAbreu; 04 June 2012, 22:23.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Acreditas mesmo nisso que estás a dizer? é que eu tenho os 2 exemplos em casa e não é nada disso que passa....
                              Acredito.

                              Que parte é que está errada?

                              100cv num Clio por exemplo, já o tornam ágil que chegue, na minha opinião.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Acreditas mesmo nisso que estás a dizer? é que eu tenho os 2 exemplos em casa e não é nada disso que passa....
                                Qual Otto 1.4/1.6 é mais linear que um Diesel. Quando a progressividade depende, mas nao tenhas duvidas que um Otto destes consegue andar mais que alguns Diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  O diesel consegue ser mais linear devido ao binario. Penso eu de que....... se estiver enganado corrigam me....
                                  De resto so ganha nisso e nos consumos face a um Otto equivalente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                    O diesel consegue ser mais linear devido ao binario. Penso eu de que....... se estiver enganado corrigam me....
                                    De resto so ganha nisso e nos consumos face a um Otto equivalente.
                                    Se pensares num diesel e num otto com 100 cv, um utilizador que faz uma condução poupada utilizara no diesel numa rotação até ás 2500 rpm +- o otto até ás 3000 rpm, comparando um golf 1.6 e um 1.9 tdi, entre as 2500 ate as 3000 rpm o oto tem +- entre 51 e 62 cv e o diesel entre as 2000 e as 2500 tem entre 72 e 87 cv...

                                    Ou seja numa condução normal tens sempre muito mais potencia disponível no diesel, para teres os 87 cv que o diesel tem disponivel ás 2500 rpm no otto tens que subir até as 4200 rpm +-.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os off-topic é algo que parece suceder quase sempre.....
                                      Agora discute-se a linearidade dos diesel vs otto, depois o regime de rpms utilizadas e as potências associadas. Eu só digo uma coisa: depende do motor, seja a diesel ou gasolina. Quem já experimentou e/ou é conhecedor de automóveis, sabe que há ottos com um regime de utilização mais baixo que os diesel, como sabe que há diesels que rolam em prefeição até as 2000rpms sem necessitar de mais, como sabe que há ottos que até às 2500rpms proporcionam uma condução "normal", e podiamos estar aqui a noite toda. E na linearidade, há diesels que o são (estou a referir-me a não dar um bruto coice quando o turbo entra na equação), como há outros que parece que levámos um encosto por trás assim que entra em acção, e o mesmo raciocionio também se pode fazer para os ottos (a não ser que seja atmosférico, e aí é mais dificil romper a linearidade, não havendo lugar ao dito coiçe do turbo).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Os off-topic é algo que parece suceder quase sempre.....
                                        Agora discute-se a linearidade dos diesel vs otto, depois o regime de rpms utilizadas e as potências associadas. Eu só digo uma coisa: depende do motor, seja a diesel ou gasolina. Quem já experimentou e/ou é conhecedor de automóveis, sabe que há ottos com um regime de utilização mais baixo que os diesel, como sabe que há diesels que rolam em prefeição até as 2000rpms sem necessitar de mais, como sabe que há ottos que até às 2500rpms proporcionam uma condução "normal", e podiamos estar aqui a noite toda. E na linearidade, há diesels que o são (estou a referir-me a não dar um bruto coice quando o turbo entra na equação), como há outros que parece que levámos um encosto por trás assim que entra em acção, e o mesmo raciocionio também se pode fazer para os ottos (a não ser que seja atmosférico, e aí é mais dificil romper a linearidade, não havendo lugar ao dito coiçe do turbo).
                                        Mas ha o belo vtec a dar um pequenino coice

                                        Comentário


                                          #21
                                          GPL.
                                          Ganha em poupança.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Os off-topic é algo que parece suceder quase sempre.....
                                            Agora discute-se a linearidade dos diesel vs otto, depois o regime de rpms utilizadas e as potências associadas. Eu só digo uma coisa: depende do motor, seja a diesel ou gasolina. Quem já experimentou e/ou é conhecedor de automóveis, sabe que há ottos com um regime de utilização mais baixo que os diesel, como sabe que há diesels que rolam em prefeição até as 2000rpms sem necessitar de mais, como sabe que há ottos que até às 2500rpms proporcionam uma condução "normal", e podiamos estar aqui a noite toda. E na linearidade, há diesels que o são (estou a referir-me a não dar um bruto coice quando o turbo entra na equação), como há outros que parece que levámos um encosto por trás assim que entra em acção, e o mesmo raciocionio também se pode fazer para os ottos (a não ser que seja atmosférico, e aí é mais dificil romper a linearidade, não havendo lugar ao dito coiçe do turbo).
                                            e alguem disse que não podes rolar a rpms mais baixas? a questão é que tens uma % da potencia max disponível na faixa de utilização diaria maior no diesel que no otto... de resto nem sequer é preciso ser grande conhecedor basta olhar para uma revista qualquer e comparar as medições das recuperações de carros de potencia semelhante diesel vs otto e ver que o diesel faz melhores recuperações... agora com os novos otto com turbo isso ja vai mudando um pouco...

                                            E já agora para que não restem duvidas eu tive durante anos um otto que passava as 12 mil rpms... agora se a baixas rotações o diesel tem sempre mais potencia disponível com baixo consumo defendo a minha carteira...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tas te a referir a diesel turbo , ou diesel atmosferico ?

                                              E otto 12 mil rpm ?? qual ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                turbo claro...

                                                GSX1300R

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                  turbo claro...

                                                  GSX1300R

                                                  Entao emenda no teu texto , pois estas a comparar carros turbo diesel com ottos atmosfericos , pois se for um otto turbo ai a vantagem é otto .

                                                  Pois uma GSX

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Já devem ter passado uma boa dose de tópicos com esta pergunta pelo Geral, mas agora tenho eu uma situação que me obriga a vir perguntar de novo.

                                                    Visto que tenho um meio de transporte alternativo e consegui reduzir bastante os kms que normalmente fazia por mês com o meu carro, estou a ponderar um carro a gasolina.

                                                    Os kms anuais serão a rondar os 20-25kk sendo que o carro irá fazer uns 10-13kk kms.

                                                    Vale a pena? Só tive um carro a gasolina desde que tive carta, foi o primeiro carro e só o tive 2 anos, um Clio 1.2 16v, já nem me recordo que consumos fazia.

                                                    O que posso esperar por exemplo de um motor 1.4 ou 1.6 a rondar os 100 cv's ?

                                                    Peço desculpa se as perguntas parecerem muito "parvas" mas estou um pouco a leste dos motores a gasolina.

                                                    Abraços
                                                    Eu tinha um carro a gasóleo e escolhi agora um a gasolina já que faço uns 12.000 km's/anos. Optei pelo novo Focus 1.0 Ecoboost (125 cv) e estou extremamente satisfeito com o carro/motor. Com 3 semanas e cerca de 670 km's rodados está a fazer uma média de 7,3 L (90% de condução em circuito urbano).
                                                    Não sei qual é o teu orçamento e qual o segmento que pretendes mas penso que seria uma boa opção para considerares.
                                                    Podes encontrar o meu diário de bordo do Focus aqui: http://forum.autohoje.com/diario-de-...um-125-cv.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                                      Acredito.

                                                      Que parte é que está errada?

                                                      100cv num Clio por exemplo, já o tornam ágil que chegue, na minha opinião.
                                                      O que está errado é o que tu disseste. Eu tenho um otto de 90cv e um diesel de 80. A relação peso potência até é favorável ao otto, e de longe o diesel é mais agradável de conduzir...

                                                      Falas no clio de 100cv, mas compara com o dci de 100cv e terás uma grande surpresa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        O que está errado é o que tu disseste. Eu tenho um otto de 90cv e um diesel de 80. A relação peso potência até é favorável ao otto, e de longe o diesel é mais agradável de conduzir...

                                                        Falas no clio de 100cv, mas compara com o dci de 100cv e terás uma grande surpresa.
                                                        Ainda há muita gente a cometer um erro básico: comparar motores pelo valor da potência máxima. Nada de mais errado! No dia a dia, a potência máxima só é usada muito raramente e em períodos curtos.

                                                        O que realmente interessa é a curva de binário nos regimes que são usados no dia a dia. É por isso que o teu diesel de 80 cv é mais agradável, ele é mais potente nos regimes que usas regularmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que podias dar mais alguma informação...
                                                          Se tiveres 100.000€ para dar pelo carro os conselhos serão diferentes de se tiveres 25000€ e fizeres questão de um novo ou de um usado, e ainda diferentes caso tenhas 10.000...

                                                          Para falares em 1.4 e 1.6 com 100cv, assumo que o orçamento seja curto, porque esse tipo de motores já não são assim tão comuns ha alguns anos.
                                                          Pessoalmente a minha escolha ia depender em tudo do orçamento, mas admitindo que é "curto" iria dar primazia a um usado a gasolina, que leva uma forte desvalorização e eventualmente (apesar de não perceber nada disso nem ser minimamente experiente) olharia para a oferta do GPL...

                                                          É engraçado ver que a dieselmania bateu tão forte que hoje em dia há pessoas que mal se lembram que existem carros otto :p.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Ainda há muita gente a cometer um erro básico: comparar motores pelo valor da potência máxima. Nada de mais errado! No dia a dia, a potência máxima só é usada muito raramente e em períodos curtos.

                                                            O que realmente interessa é a curva de binário nos regimes que são usados no dia a dia. É por isso que o teu diesel de 80 cv é mais agradável, ele é mais potente nos regimes que usas regularmente.
                                                            Não me estás a dar nenhuma novidade. O user é que fez uma afirmação no minimo discutível.....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X