A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (5) o início da fase de testes para implantação de uma frota de táxis elétricos na capital. A operação do programa piloto, como é chamado, terá início na próxima segunda-feira (11), quando duas unidades do elétrico Nissan Leaf, passam a circular com passageiros a partir do ponto de táxi localizado na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação.
O anúncio do projeto foi feito na sede de uma empresa de táxi no bairro do Belém, Zona Leste da capital, e contou a participação do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que pouco falou durante o evento e preferiu posar para fotos, ora perto de um dos pontos de abastecimento do táxi elétrico, ora dentro do veículo.
"As empresas envolvidas deram um presente à cidade de São Paulo, no Dia Mundial do Meio Ambiente", afirmou Kassab em rápida entrevista coletiva, dando a entender que o projeto não term qualquer custo para os cofres da Prefeitura. Segundo o prefeito, "o uso de carros movidos a energia elétrica como táxi vai trazer credibilidade ao modelo e fazer com que ações, principalmente no sentido de estudo da redução de cargas tributárias, sejam estudadas". Ele afirmou ainda que planeja a extensão da parceria com a Nissan para que carros elétricos também sejam utilizados na assessoria do prefeito, mas ressaltou que este projeto adicional "leva tempo para sair, talvez apenas no final do ano, e que assim não vai me beneficiar, mas servirá ao próximo prefeito".
A cidade terá 10 carros até outubro
A entrega dos dois carros elétricos faz parte da segunda fase do Acordo de Intenções assinado em junho de 2011 (quando o Leaf foi mostrado no país pela primeira vez) pela Prefeitura de São Paulo, pela Nissan e pela AES Eletropaulo (concessionária de energia elétrica que abastece a capital). A previsão é que outros oito carros elétricos complementem a frota de testes até outubro de 2012 -- com isso, o projeto terá um total de dez carros elétricos rodando pela capital e cidades da Grande São Paulo.
Cada um dos carros será entregue em regime de comodato a uma empresa privada de táxi da cidade -- neste primeiro momento, Táxi Sampa e Alô Táxi foram as escolhidas e terão de arcar com os custos de manutenção e recarga dos carros. O contrato de comodato tem duração de três anos, com revisão anual dos termos, e é assinado diretamente entre a Nissan, que se compromete a fornecer suporte e manutenção dos carros na rede de concessionários, e cada uma das empresas de frota de táxis associadas, que arcam com os custos de manutenção e de recarga e também indicam os motoristas de cada um dos elétricos.
O valor dos contratos não foi divulgado, mas estima-se que cada unidade do Leaf desembarque no Brasil por cerca de R$ 200 mil. É preciso lembra que o país não tem qualquer política de incentivo para veículos elétricos -- a tributação deste tipo de carro segue a de um modelo a gasolina com motor acima de 2 litros, ou seja, com alíquota original de IPI de 25% mais os 30 pontos adicionais cobrados desde setembro de 2011 (e sem direito ao pacote de redução até outubro próximo). Nos Estados Unidos, por exemplo, o Leaf é vendido por US% 35 mil (R$ 71 mil), mas bônus federais, estaduais e municipais podem reduzir este preço até cerca de US$ 25 mil (R$ 25,5 mil).
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http://carros.uol.com.br/ultnot/2012...ssan-leaf.jhtm
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