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Duvida sobre o ponto morto e o carro engatado

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    Duvida sobre o ponto morto e o carro engatado

    Boas, começo por dizer que percebo pouco de carros, mas sempre tive a ideia de que quanto mais elevadas forem as rotaçoes, mais combustivel o carro consome.

    Tenho um toyota corolla starvan(1998) a gasoleo, e á tempos disseram-me que se eu for a descer uma estrada e engatar o carro numa velocidade(em vez de ir em ponto morto) que o carro não gasta combustivel.

    Se eu faço isso, o carro normalmente anda pelas 1500-2500 rotaçoes, enquanto o ponto morto é lá pelas 1000 rotaçoes.

    Isto das rotaçoes nao funciona como estou a pensar?

    Obrigado por qualquer ajuda que possam dar.

    #2
    Por acaso tambem acho uma boa questao..... e que por vezes tambem me deixa duvidas.... Vamos esperar pelos entendidos no assunto para nos esclarecer melhor sobre este ponto.

    Comentário


      #3
      O carro gasta mais ou menos consoante haja mais ou menos injecção de combustível para o motor. Isso só acontece quando tens o pé no acelerador. Logo, ires em ponto morto ou em 5ª sem teres o pé no acelerador vai dar ao mesmo. Segundo sei, claro. Até posso estar errado....

      Comentário


        #4
        Ps: acho que há aí um tópico deste tema, se bem que nunca li as conclusões....

        Comentário


          #6
          Outra vez arroz?

          Segundo sei, a carburador gasta menos em ponto morto, a injecção gasta menos engatado (gasta 0 a partir das 1400/1600 rpm). Uma coisa é certa, em ponto morto gasta sempre, porque tem que haver débito de gasolina para o motor se manter em funcionamento.

          À parte disso, eu nunca andaria em ponto morto, mesmo que gaste menos. É mais seguro andarmos com uma mudança engatada.

          Comentário


            #7
            Tenho a certeza absoluta que em ponto morto nao gasta nada. Até dá desconto.

            Comentário


              #8
              Nãooooooooooo!!!!!!!!ARGHHHHHHH

              Comentário


                #9
                Já se falou muito disso por aqui.

                O consumo de combustível não é propriamente proporcional com a rotação do motor. O factor mais importante é a posição do acelerador, após isso entram as rotações.

                Se o veículo estiver numa descida ligeiramente acentuada, e não for necessário carregar no acelerador para manter a velocidade, o consumo é zero. Se estiver desengatado é o mesmo que o ralenti, precisa de combustível para trabalhar.

                Além disso, é sempre mais seguro circular com o motor ligado às rodas, visto que o mesmo ajuda a manter a estabilidade do veículo. Tanto numa descida, ao ajudar a manter a velocidade, como em curva devido ao peso do motor, digamos assim.

                Isto aplica-se em veículos com centralina, no caso dos antigos de carburador o consumo engatado/desengatado é idêntico.

                Resumindo: um carro é para andar sempre com uma mudança engatada.

                Já aqui fica aqui uma informação adicional: não se poupa combustível ao circular com o motor constantemente a baixas rotações, e principalmente ao acelerar a partir dessas baixas. A relação performance/consumo ideal situa-se perto do binário máximo do motor. Por outras palavras, é preferível acelerar pouco e deixar o motor desenvolver até médias, do que trocar logo de mudança e acelerar mais.

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                  Tenho a certeza absoluta que em ponto morto nao gasta nada. Até dá desconto.
                  Em "N" produz gasolina.....

                  Comentário


                    #11
                    Engatado é a inércia do carro em movimento ou a gravidade com i carro a descer que fazem as rodas rodar e, com elas, o motor (porque está embraiado e, logo, ligado às rodas).

                    Com o carro em ponto-morto, as rodas estão desligadas do motor (está desembraiado) e, por isso, para não "ir abaixo" precisa de combustível para se manter a trabalhar. Gasta mais em ponto morto.

                    Comentário


                      #12
                      Se fores a descer em ponto morto, o motor consome combustível para manter o relantim para "alimentar" os acessórios do motor, tipo AC, alternador, bomba da agua, direcção assistida, etc...
                      Se fores engatado já não consome nada visto que o motor esta a rodar com ajuda de uma força externa, neste caso uma descida.

                      Se o motor for a carburador o caso muda de figura.

                      Pelo menos é esta ideia que tenho.

                      Comentário


                        #13
                        Isto já está quase mais batido do que a história do JC!

                        Comentário


                          #14
                          Eu já respondi, mas esqueci-me de referir isto: faz bem perguntar, mas por vezes convém pensar um pouco antes de o fazer.

                          Segundo a teoria inicial, um carro gasta mais a descer a Serra da Estrela às 3000RPM em 5ª, do que a subir a morrer às 1000RPM...

                          Comentário


                            #15
                            Mas demora muito?

                            Comentário


                              #16
                              Outra vez a mesma *****?

                              Já mete nojo.

                              Comentário


                                #17
                                Imaginem quem já cá anda desde 2002...

                                Comentário


                                  #18
                                  Visto que é um carro movido com um motor a injecção directa então é:

                                  Engatado, sem acelerador, consumo: 0L
                                  Desengatado, sem acelerador, consumo: No Leon 1.9 TDi 105 anda na casa de 1L, no Renault Clio nem sei bem mas aponto para mais.

                                  Portanto:

                                  Engatado o motor é movido com a inercia do movimento e não bebe.
                                  Desengatado bebe porque não beneficia dessa inércia.

                                  Comentário


                                    #19
                                    Alguem faça um sticky desta explicação

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                      Tenho a certeza absoluta que em ponto morto nao gasta nada. Até dá desconto.
                                      Se for um TDI reprogramado certamente que nasce Diesel la dentro

                                      Comentário


                                        #21
                                        Agora à parte se gasta mais ou gasta menos, quem conduz em ponto morto não percebe que isso pode ser perigoso? Por quê andar a inventar?

                                        Comentário


                                          #22
                                          Se estiver com o motor desligado gasta o mesmo...

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                            Se estiver com o motor desligado gasta o mesmo...
                                            E numa ribanceira em cima de um pinheiro, quanto é que gasta?

                                            Comentário


                                              #24


                                              Bem, ainda há mais, mas já tem aí que chegue.

                                              Comentário


                                                #25

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  ...........................
                                                  Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:36.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Como já foi dito, depende do sistema de alimentação. Com carburador, já se sabe.

                                                    Agora com injecção é diferente. Se querem ter mesmo a certeza que um carro de injecção está a gastar 0, façam como eu: arranjem uma descida não muito inclinada, a direito, engrenam a 5ª e, pura e simplesmente, desligam a chave. Isso mesmo, rodam a chave toda para trás. Irão ver que o carro continua a andar (eventualmente os ponteiros do quadrante desligam). Para voltar a "ligar" o carro, basta rodas a chave até ao ponto 2 (ou quando os ponteiros voltarem a mexer, como preferirem). Realço o facto de, ao desligar a chave, o carro tem mesmo de estar engatado, para o motor continuar a receber movimento das rodas, senão é o mesmo que ao ralenti.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                                      Como já foi dito, depende do sistema de alimentação. Com carburador, já se sabe.

                                                      Agora com injecção é diferente. Se querem ter mesmo a certeza que um carro de injecção está a gastar 0, façam como eu: arranjem uma descida não muito inclinada, a direito, engrenam a 5ª e, pura e simplesmente, desligam a chave. Isso mesmo, rodam a chave toda para trás. Irão ver que o carro continua a andar (eventualmente os ponteiros do quadrante desligam). Para voltar a "ligar" o carro, basta rodas a chave até ao ponto 2 (ou quando os ponteiros voltarem a mexer, como preferirem). Realço o facto de, ao desligar a chave, o carro tem mesmo de estar engatado, para o motor continuar a receber movimento das rodas, senão é o mesmo que ao ralenti.


                                                      Só boas recomendações neste forum eheh

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                                        Como já foi dito, depende do sistema de alimentação. Com carburador, já se sabe.

                                                        Agora com injecção é diferente. Se querem ter mesmo a certeza que um carro de injecção está a gastar 0, façam como eu: arranjem uma descida não muito inclinada, a direito, engrenam a 5ª e, pura e simplesmente, desligam a chave. Isso mesmo, rodam a chave toda para trás. Irão ver que o carro continua a andar (eventualmente os ponteiros do quadrante desligam). Para voltar a "ligar" o carro, basta rodas a chave até ao ponto 2 (ou quando os ponteiros voltarem a mexer, como preferirem). Realço o facto de, ao desligar a chave, o carro tem mesmo de estar engatado, para o motor continuar a receber movimento das rodas, senão é o mesmo que ao ralenti.
                                                        Atençao que mesmo assim é capaz de gastar um bocadinho de nada mesmo , porque se tu fizeres isso , e ao desligares mesmo o motor mas engatado na tal descido vais sentir o motor a prender mais !

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                                          Como já foi dito, depende do sistema de alimentação. Com carburador, já se sabe.

                                                          Agora com injecção é diferente. Se querem ter mesmo a certeza que um carro de injecção está a gastar 0, façam como eu: arranjem uma descida não muito inclinada, a direito, engrenam a 5ª e, pura e simplesmente, desligam a chave. Isso mesmo, rodam a chave toda para trás. Irão ver que o carro continua a andar (eventualmente os ponteiros do quadrante desligam). Para voltar a "ligar" o carro, basta rodas a chave até ao ponto 2 (ou quando os ponteiros voltarem a mexer, como preferirem). Realço o facto de, ao desligar a chave, o carro tem mesmo de estar engatado, para o motor continuar a receber movimento das rodas, senão é o mesmo que ao ralenti.
                                                          Depois numa emergencia paramos com a ajuda de uma arvore na berna.

                                                          Mas lembra a alguem desligar o carro numa descida? Se ja andar com o ponto morto é um perigo (para alem de non-sense, ahhh e tal poupa-se no combustivel, mas depois vamos a descida toda a travar e a gastar pastilhas o que é optimo e saudavel...) entao com ele desligado enfim...

                                                          Comentário

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