Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.4 VTi PSA/BMW

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.4 VTi PSA/BMW

    Boa Noite.

    Em virtude de estar prestes a ter em mãos um Peugeot 208 com este motor (95cv), algumas dúvidas tomaram conta da minha cabeça! Apenas sei que é um motor desenvolvido numa parceria PSA/BMW e que equipa os Minis.

    É verdade que este motor é de corrente, e não correia? Quais as vantagens?
    Como funciona o sistema de abertura de válvulas (ou algo semelhante a isto) que dá origem à sigla VTi?

    Em comparação com um velhote 1.6 16V de 110cv montado num 206, irei notar uma diferença MUITO grande em performance (para pior, obviamente)? Tendo em conta os pesos semelhantes...
    E em matéria de consumos?

    Bom, mais alguma coisa que saibam, digam...

    Obrigado desde já!

    #2
    acho que o 1.4 vti não é pareceria com a BMW, o 1.6 thp é que é.

    quanto ao resto deve vir ai alguém que te ajude

    Comentário


      #3
      Tanto o 1.6 como o 1.4 provem da parceria.
      Cumps

      Comentário


        #4
        Sei que 1.4 VTi, 1.6 VTi, e o THP são da parceria.

        Comentário


          #5
          Conheço esse motor num 207 de um amigo. É silencioso e agradável. Consumos, bem, o do meu amigo anda pelos 6l/100km, maioritariamente feitos em nacional e com cuidado.

          Comentário


            #6
            Para passar dos 6l/100km em nacional, no meu caso tem que ser já a descuidar-me bastante ou então zonas com bastante relevo Isto de 207, e o 208 é mais leve...

            Uns exemplos em nacional relativamente plana, Monte Real - Aveiro pela N109 a acompanhar o trânsito e com uma ou outra ultrapassagem ficou-se pelos 5.2l/100km. Mesmo trajecto mas a entrar na A17 em Quiaios (a manter uns 100km/h em AE e com um esticanço às mudanças todas a sair da portagens de Mira) foi para os 5.4l/100km.
            Trajectos que costumo fazer não tão planos, com umas voltas pelo Buçaco é que já passa os 6l/100km e mesmo assim não muito.

            Comentário


              #7
              Este motor no 207 é gastador em cidade (como qualquer carro) e em AE (5ª curta).
              Em estrada é muito económico.

              No 208 sendo mais leve ainda deve ser melhor.
              Quanto a parcerias, informem-se antes de responder, o 1.4 VTi também é da parceria PSA-BMW.

              Comentário


                #8
                Sendo um motor de corrente, que vantagens tem comparndo com um de correia?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                  Sendo um motor de corrente, que vantagens tem comparndo com um de correia?
                  A correia tens que a mudar de x km ou x tempo e a corrente não, é vitalicia, é menos uma despesa.
                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Confirmam que este motor é de corrente?

                    Comentário


                      #11
                      A distribuição penso ser de corrente. Os auxiliares é que são de correia.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho esse motor no 207 cá de casa e posso dizer-te que é bastante despachado, também devido à caixa curtinha. Tem 95cv bem espevitados, mas quando puxas, eles também bebem a condizer.

                        Em cidade, aponta para 7,5 - 8l/100
                        Em AE depende MUITO das velocidades que praticares, a 5ª é curta e faz-lhe falta uma 6ª, como acontece no Mini One. A 140-150 o motor vai tranquilo, a estabilidade do carro não se ressente nada, mas já vais quase nas 4500rpm, o que faz disparar o consumo e gerar algum ruído no interior, que se resolve com um ligeiro aumento do volume do rádio.
                        Em estrada, é excelente. Tem uma caixa curta, o que faz com que muitas vezes acima de 70km/h possas ultrapassar em 4ª tranquilamente. Nestas situações de utilização, aponta para 6,5l/100

                        Ah, consome óleo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Tenho esse motor no 207 cá de casa e posso dizer-te que é bastante despachado, também devido à caixa curtinha. Tem 95cv bem espevitados, mas quando puxas, eles também bebem a condizer.

                          Em cidade, aponta para 7,5 - 8l/100
                          Em AE depende MUITO das velocidades que praticares, a 5ª é curta e faz-lhe falta uma 6ª, como acontece no Mini One. A 140-150 o motor vai tranquilo, a estabilidade do carro não se ressente nada, mas já vais quase nas 4500rpm, o que faz disparar o consumo e gerar algum ruído no interior, que se resolve com um ligeiro aumento do volume do rádio.
                          Em estrada, é excelente. Tem uma caixa curta, o que faz com que muitas vezes acima de 70km/h possas ultrapassar em 4ª tranquilamente. Nestas situações de utilização, aponta para 6,5l/100

                          Ah, consome óleo.
                          Num 208, que tem no mínimo uns 100kg a menos poderei esperar uma coisinha mais poupada?

                          Bom, de qualquer forma parece-me que nesse campo fico a ganhar em comparação com o actual 1.6 16V...

                          Em relação ao Óleo, é um consumo muito acentuado?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                            A correia tens que a mudar de x km ou x tempo e a corrente não, é vitalicia, é menos uma despesa.
                            Cumps
                            Eu diria que se espera que seja, é que às vezes tem que ser trocada (casos raros e, por norma, de muita quilometragem).

                            Comentário


                              #15
                              Upss, tópico errado. Apagar.

                              Comentário


                                #16
                                Ñ querendo lançar polémica, em tempos vim fazer umas perguntas sobre o 1.4 q equipava o 207/308/C4 e foi-me dito q o motor era "puramente" PSA...

                                Afinal, quem é q está certo?

                                Comentário


                                  #17
                                  O de 90cv era da PSA, o de 95cv já vêm da parceria com a BMW.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exacto, este vti é utilizado no Mini!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                      Ñ querendo lançar polémica, em tempos vim fazer umas perguntas sobre o 1.4 q equipava o 207/308/C4 e foi-me dito q o motor era "puramente" PSA...

                                      Afinal, quem é q está certo?
                                      Isso era o motor de 90 cv.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                        Ñ querendo lançar polémica, em tempos vim fazer umas perguntas sobre o 1.4 q equipava o 207/308/C4 e foi-me dito q o motor era "puramente" PSA...

                                        Afinal, quem é q está certo?

                                        Conforme já referido, este 1.4 de 95cv, que deriva do 1.6 é fruto da parceria.

                                        Já agora:



                                        Les 2 motorisations VTi de 1.6l (120 ch) et 1.4l (95 ch) sont également le fruit de la coopération entre PSA Peugeot Citroën et BMW Group.
                                        Le moteur 1.6 l VTi 120 ch (Variable Valve Lift and Timing injection), lancé sur la 207, est un moteur atmosphérique à injection indirecte disposant d’une puissance maximale de 88 kW (120 ch) à 6 000 tr/mn et d’un couple maximum de 160 Nm à 4 250 tr/mn. Ce couple est disponible de façon très homogène puisque, dès les bas régimes (2 000 tr/mn), il atteint déjà 140 Nm, soit 88 % du couple maximum, assurant ainsi une large plage d’utilisation.

                                        Le contenu technologique de ce moteur, très différent du 1.6 THP dont il reprend tout de même un grand nombre d’éléments communs, constitue une véritable première à ce niveau de cylindrée. Outre son système de distribution à calage variable en continu (VVT : Variable Valve Timing ou déphaseur continûment variable) sur les arbres à cames d’admission et d’échappement, un système de levée variable des soupapes d’admission permet de régler graduellement leur course maximale en fonction de la sollicitation de la pédale d’accélérateur (issue du concept VALVETRONIC du BMW Group). L’association de ces deux VVT combinés au système de levée variable des soupapes d’admission permet au final d’améliorer le rendement thermodynamique d’un moteur essence, en abaissant significativement ses consommations (surtout dans les phases de charge partielle), donc les émissions de CO2, et en garantissant une réponse plus spontanée pour une plus grande souplesse du moteur.

                                        Ce moteur offre ainsi à la 308, par exemple, un dynamisme appréciable tout en préservant une consommation, de seulement 6,7 l au 100 km en cycle mixte (soit plus de 10 % de gain par rapport à une 307 doté de l’ancien 1.6 l 110 ch).

                                        La gamme VTi :
                                        1.6l VTi 120 ch disponible sur 207 et 308,
                                        1.4l VTi 95 ch disponible sur 207 et 308.
                                        Le moteur VTI

                                        PSA/BMW - Extension de la coopération aux moteurs 1.4 litre - Autoalgerie.com - Le portail de l'information automobile en Algérie
                                        Editado pela última vez por nto; 13 June 2012, 17:37.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Conforme já referido, este 1.4 de 95cv, que deriva do 1.6 é fruto da parceria.
                                          Obrigado pelo esclarecimento

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X