Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É possivel fazer na internet?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É possivel fazer na internet?

    Bom dia,

    Ontem procedi à passagem do registo, de um carro que comprei em segunda mão, para meu nome. Naturalmente, foi-me me entregue apenas a guia provisória. A questão é que tenho agora que tratar do selo (e também inspeção e seguro) mas gostaria de saber se:

    1- já o posso fazer agora ou se tenho mesmo que esperar pelo documento definitivo;

    2- Posso fazer isso já on-line? É a primeira vez que trato disto, se a resposta for sim, eu ficaria agradecido por umas instruções base sobre como andar com isto


    Muito obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por srd Ver Post
    Bom dia,

    Ontem procedi à passagem do registo, de um carro que comprei em segunda mão, para meu nome. Naturalmente, foi-me me entregue apenas a guia provisória. A questão é que tenho agora que tratar do selo (e também inspeção e seguro) mas gostaria de saber se:

    1- já o posso fazer agora ou se tenho mesmo que esperar pelo documento definitivo;

    2- Posso fazer isso já on-line? É a primeira vez que trato disto, se a resposta for sim, eu ficaria agradecido por umas instruções base sobre como andar com isto


    Muito obrigado
    Boas

    Quanto ao IUC só podes pagar assim que o carro estiver no teu nome, podes ir vendo no portal das finanças, se tiveres registado no mesmo quando o carro aparece no teu nome e aí sim podes pagar online.

    Quanto ao seguro do carro já o podes fazer.

    Comentário


      #3
      Penso que não tenhas que esperar pelo documento definitivo, acho que não faria grande sentido. E o IUC só o poderás pagar on-line, assim que o carro esteja no teu nome, a nivel de portal de finanças, o que às vezes pode demorar um pouco. Se assim for e estiver a terminar o prazo, podes sempre ir a uma repartição de finanças e pagá-lo (aqui seguramente que já está no teu nome, e, na remota hipótese de não estar, podes sempre pagar o selo no nome do anterior proprietário, é a mesma coisa. Dás a matricula e pagas. Ficas descansado com isso).

      O seguro também podes fazer online, só não tenho a certeza, se para isso dá a guia provisória. Vê nos sites dos seguros, e se não der, terás que ir a uma sucursal da seguradora.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas!

        Nunca fui ao portal das finanças, logo teria que me registar, mas se dizem que ainda demora um pouco se calhar não é pior ir à repartição. O mal é que nunca tenho tempo para me deslocar à repartição, por isso preferia online.

        Quanto ao seguro, tenho que ver no site da Nseguros (à partida será aí, porque foi os que fizeram mais baratinho) se dá com a provisória. Se não der é que é complicado, porque isto do registo ainda pode demorar bastante...e ainda queria levar à inspeção sem ter que pagar reboque :S

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por srd Ver Post
          Obrigado pelas respostas!

          Nunca fui ao portal das finanças, logo teria que me registar, mas se dizem que ainda demora um pouco se calhar não é pior ir à repartição. O mal é que nunca tenho tempo para me deslocar à repartição, por isso preferia online.

          Quanto ao seguro, tenho que ver no site da Nseguros (à partida será aí, porque foi os que fizeram mais baratinho) se dá com a provisória. Se não der é que é complicado, porque isto do registo ainda pode demorar bastante...e ainda queria levar à inspeção sem ter que pagar reboque :S
          O seguro dá de certeza, eu tenho seguro e ando com a guia provisória. Quanto ao IUC e inspecção só quando estiver em teu nome, mas se já fizeste o registo não costuma demorar muito.
          Quanto ao portal das financas regista-te, é mais fácil para o futuro.

          Comentário


            #6
            De novo obrigado.

            Só uma questão, quando dizes "não costuma demorar muito" estamos a falar de 1 semanita ou um mês?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por srd Ver Post
              De novo obrigado.

              Só uma questão, quando dizes "não costuma demorar muito" estamos a falar de 1 semanita ou um mês?
              Tive um carro que demorou 4 dias e tive um que demorou um mês e pouco, é incerto.
              Tens de pagar o IUC até quando?

              Comentário


                #8
                O carro foi-me vendido com o IUC expirado, portanto não posso pegar nele até isto estar resolvido :S

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por srd Ver Post
                  O carro foi-me vendido com o IUC expirado, portanto não posso pegar nele até isto estar resolvido :S
                  Pede ao antigo dono que o pague, assim quando passar para o teu nome vais pagar coima.

                  Regista-te no site https://www.portaldasfinancas.gov.pt...saoForm.action

                  Comentário


                    #10
                    Quanto a isso não problema, porque ele vai pagar a coima. Eu só pago o valor.

                    Já me registei mas tenho que aguardar uns dias para que me chegue a casa a carta com a senha...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por srd Ver Post
                      O carro foi-me vendido com o IUC expirado, portanto não posso pegar nele até isto estar resolvido :S
                      Espero desmistificar aqui umas questões:

                      o IUC se já estava expirado, é da responsabilidade do antigo dono. Não tens que o pagar, quem o tem de fazer é o ex-proprietário. Podes e deves ir a uma repartição de finanças comfirmar o que te estou a dizer. Se depois chegar alguma multa ou IUC para pagar, vais às finanças com o comprovativo de transferência de propriedade para o teu nome, mostras a data e fazes a respectiva reclamação. E podes andar com o carro assim, ninguém vai apreender o carro por isso. Aliás, a policia nem tem autoridade para isso agora. O IUC é da responsabilidade da Finanças.

                      No que respeita ao seguro, acho que já te dissemos tudo, é só fazer on-line, mas se tiveres alguma dúvida por causa da guia provisória, dirige-te a uma filial pessoalmente.

                      Já a inspecção, não estou a perceber qual é o problema. Não tem que ser o dono a levar o carro lá. Passa-se alguma coisa que ainda não contaste? Se o carro anda e tens a guia provisória, não vejo qual é o problema. Mas, da mesma forma, liga para o centro de inspecções que estás a pensar ir, expõe a situação e vê o que te dizem.

                      Como o diesel29 te disse, eu também te aconselhava a inscreveres-te no portal da finanças. É fácil e dá sempre jeito.

                      Comentário


                        #12
                        ok vejamos então

                        Eu sei que não sou eu obrigado a pagar o selo. A questão é que o dono é um familiar e vendeu-me o carro com um ENORME desconto. Eu então comprometi-me a tratar do selo, inspeção, ect. Mas como quando me decidiu vender já ele tinha passado a data da matricula, então ele disse que se as finanças pedissem multa que ele descontava essa parte. Claro que se fosse uma venda de um desconhecido eu não o comprava sem selo e sem estar inspecionado

                        Quanto à inspeção não é que haja nenhum problema, por assim dizer, é só que enquanto não tiver o seguro feito e enquanto não tiver a senha para ir ao portal pagar o selo, não posso pegar no carro para levar à inspeção (sob risco de ser apanhado pelo caminho até ao centro de inspeções).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por srd Ver Post
                          ok vejamos então

                          Eu sei que não sou eu obrigado a pagar o selo. A questão é que o dono é um familiar e vendeu-me o carro com um ENORME desconto. Eu então comprometi-me a tratar do selo, inspeção, ect. Mas como quando me decidiu vender já ele tinha passado a data da matricula, então ele disse que se as finanças pedissem multa que ele descontava essa parte. Claro que se fosse uma venda de um desconhecido eu não o comprava sem selo e sem estar inspecionado

                          Quanto à inspeção não é que haja nenhum problema, por assim dizer, é só que enquanto não tiver o seguro feito e enquanto não tiver a senha para ir ao portal pagar o selo, não posso pegar no carro para levar à inspeção (sob risco de ser apanhado pelo caminho até ao centro de inspeções).
                          Nem eles aceitam a inspecção com o carro sem seguro e sem livrete.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por srd Ver Post
                            ok vejamos então

                            Eu sei que não sou eu obrigado a pagar o selo. A questão é que o dono é um familiar e vendeu-me o carro com um ENORME desconto. Eu então comprometi-me a tratar do selo, inspeção, ect. Mas como quando me decidiu vender já ele tinha passado a data da matricula, então ele disse que se as finanças pedissem multa que ele descontava essa parte. Claro que se fosse uma venda de um desconhecido eu não o comprava sem selo e sem estar inspecionado

                            Quanto à inspeção não é que haja nenhum problema, por assim dizer, é só que enquanto não tiver o seguro feito e enquanto não tiver a senha para ir ao portal pagar o selo, não posso pegar no carro para levar à inspeção (sob risco de ser apanhado pelo caminho até ao centro de inspeções).
                            Ok, vamos por partes:

                            1. A multa do IUC, se as finanças não meterem os pés pelas mãos, chegará ao teu familiar e não a ti. Se chegar a ti, reclamas com o comprovativo de transferência de propriedade (como já te tinha dito).
                            2. Podes dirigir-te a uma repartição de finanças e pagar o IUC (a não ser que te seja muito complicado no teu dia-a-dia) ou pedir a quem possa (até pode ser o teu familiar) para lá ir. É só dar a matricula e pagar, aceitam sempre, até porque é isso que lhes interessa (cobrar).
                            3. Andares sem seguro, ninguém te aconselha, muito menos eu, mas já te disseram que o podes fazer on-line e ficas com o comprovativo contigo, em caso de alguma coisa acontecer. Andares sem o IUC pago, não tem problema, porque é da responsabilidade das finanças (já te tinha dito), podes andar sem IUC pago, que não te acontece nada ao carro.
                            4. A questão da inspecção sem livrete ou documento único não te sei responder (nunca passei pelo mesmo, mas telefona e informa-te), mas em circunstância alguma, me pediram o seguro para fazer a inspecção. Mas também acho que isso está ultrapassado, já que não vais andar com o carro sem o seguro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Ok, vamos por partes:

                              1. A multa do IUC, se as finanças não meterem os pés pelas mãos, chegará ao teu familiar e não a ti. Se chegar a ti, reclamas com o comprovativo de transferência de propriedade (como já te tinha dito).
                              2. Podes dirigir-te a uma repartição de finanças e pagar o IUC (a não ser que te seja muito complicado no teu dia-a-dia) ou pedir a quem possa (até pode ser o teu familiar) para lá ir. É só dar a matricula e pagar, aceitam sempre, até porque é isso que lhes interessa (cobrar).
                              3. Andares sem seguro, ninguém te aconselha, muito menos eu, mas já te disseram que o podes fazer on-line e ficas com o comprovativo contigo, em caso de alguma coisa acontecer. Andares sem o IUC pago, não tem problema, porque é da responsabilidade das finanças (já te tinha dito), podes andar sem IUC pago, que não te acontece nada ao carro.
                              4. A questão da inspecção sem livrete ou documento único não te sei responder (nunca passei pelo mesmo, mas telefona e informa-te), mas em circunstância alguma, me pediram o seguro para fazer a inspecção. Mas também acho que isso está ultrapassado, já que não vais andar com o carro sem o seguro.
                              A mim informaram-me que sem o livrete não podia fazer a inspecção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                                A mim informaram-me que sem o livrete não podia fazer a inspecção.
                                Mas perguntaste se podia ser com a guia provisória?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Mas perguntaste se podia ser com a guia provisória?
                                  Perguntei e disseram-me que tinha que ser com o livrete, isto à 2 anos atrás.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                                    Perguntei e disseram-me que tinha que ser com o livrete, isto à 2 anos atrás.
                                    Ok, obrigado pela informação. Acho um pouco ridiculo, se a guia provisória dá para andarmos com o carro, porque é que não dá para a inspecção? Mas quem faz a leis é que deve saber porque é que legislou desta forma. Será um problema ultrapassado em poucos dias, e se calhar o melhor seria ter sido realizada antes da venda.

                                    Pergunta de 1 milhão:

                                    A guia provisória, num caso de transferência de propriedade automóvel, não trás acoplado o documento anterior? É que tenho a ideia que sim e com isso deve ser possivel fazer a inspecção (ou não).

                                    Comentário


                                      #19
                                      No meu caso não trazia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá em casa comprámos um carro há 3 meses e a guia estava agrafada ao documento único do antigo proprietário. E nem 1 semana depois chegou o actualizado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, a guia provisória tem o doc único agrafado no verso

                                          Mas pensando bem, se calhar no meu caso, até me decidir a 100% qual a seguradora, fazer o pagamento, etc, volta e meia tenho o livrete em casa antes do seguro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                            Sim, a guia provisória tem o doc único agrafado no verso

                                            Mas pensando bem, se calhar no meu caso, até me decidir a 100% qual a seguradora, fazer o pagamento, etc, volta e meia tenho o livrete em casa antes do seguro
                                            Se tens o doc. único deves poder levar esse. Seguradora experimenta a OK-teleseguro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu em casa tenho uma tabela com os preços comparativos que cada simulador on-line me ofereceu.

                                              Se bem me lembro o da Ok-teleseguro ainda era uns 50 euritos mais cara. Baseado em opiniões aqui no forum, cheguei à conclusão que basicamente é tudo a mesma coisa por isso mais vale escolher o mais barato. Eu quero o seguro mínimo. Se uma me pedir 300 e outra 350 não parece que vá olhar ao nome...

                                              Comentário


                                                #24
                                                posso aproveitar o tópico para fazer uma pergunta?

                                                - é necessário que ambas as pessoas (comprador e vendedor) estejam presentes no IMTT aquando da mudança de registo? ou pode só ir o comprador, desde que leve a declaração de venda? se sim, é necessário levar fotocópia do BI do vendedor (e porventura nº de contribuinte)?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  caditonuno

                                                  Eu só me apresentei a mim (comprador) e levei cópia do CC do vendedor, que é obrigatório. Tudo ok! ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    posso aproveitar o tópico para fazer uma pergunta?

                                                    - é necessário que ambas as pessoas (comprador e vendedor) estejam presentes no IMTT aquando da mudança de registo? ou pode só ir o comprador, desde que leve a declaração de venda? se sim, é necessário levar fotocópia do BI do vendedor (e porventura nº de contribuinte)?
                                                    ACHO que é como dizes, ou presencial, ou levas os documentos todos do vendedor.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X