Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é a importância do espaço num carro familiar ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual é a importância do espaço num carro familiar ?

    O espaço é uma coisa objectiva e tangivel mas que é valorizada de forma diferente por diferentes pessoas. Para quem menos varia o espaço, em qualquer carro, normalmente é para o condutor, que ajusta a sua posição e o resto que se adapte.

    Recentemente uma familiar minha lamentava a troca de um Peugeot 407 SW por um 318d Station, precisamente por achar este último um bocado acanhado, nomeadamente na bagageira (não sei se o peugeot seria muito maior), mas dizia ela "meu rico peugeot, que saudades, como é que nós vamos para férias num carro destes" isto enquanto olhava para a mala aberta.

    Outro exemplo engraçado é o de um amigo meu que trocou um C5 Grand Picasso por um 520d station da geração anterior, em que a mulher dele também dizia que não achava graça nenhuma ao BMW e preferia muito mais ir mais alta e com mais espaço (menos encaixada) no Citroen.

    É engraçado perceber que para a generalidade dos passageiros - espaço acaba por ser sinónimo de conforto.

    Eu nunca valorizei muito o espaço, mesmo já com filhos, mas actualmente confesso que aprecio carros grandes e espaçosos, como familiares e de facto espaço além de conforto é sinónimo de versatilidade.

    Para voçês qual é a importância do espaço ? é um factor crucial na compra ? basta cumprir os minimos ?

    #2
    Para mim o espaço é muito importante. Tenho uma filha e é necessário andar com a "casa às costas" portanto priviligio as carrinhas espaçosas em termos de mala e também habitáculo.

    Comentário


      #3
      O espaço é bastante importante, mas claro que isso depende bastante do uso que se dá ao carro.

      Um carro do segmento C transporta bastante bem quatro passageiros, mas torna muito pouco confortável se entrar um quinto. Não interessa ter uma suspensão muito confortável e uns interior de babar, se vamos muito apertados.

      Comentário


        #4
        Para mim é importante mas acaba por não ser crucial, desde que cumpra com os mínimos exigíveis.

        Mas tambem depende um pouco do conceito "familiar". Se tiveres miúdos pequenos o espaço nos bancos traseiros não terá grande importância e talvez a bagageira seja prioritária. Já se tiveres filhos com 1.90m, ou andares muitas vezes com pessoas muito altas no carro, o espaço já deve ser visto como uma prioridade.

        Recentemente comprou-se carro cá para casa e deu-se mais importância ao "espaço exterior" que o carro ocupa, do que propriamente ao espaço interior. Embora goste bastante do segmento E, optou-se pela compra de um segmento D.
        Eu prefiro ter falta de espaço esporadicamente, do que andar com um "autocarro" todos os dias do ano. Quem faz cidade ou precisa de encontrar um "buraco" para colocar o carro sabe que é complicado. Há dias deixei o meu carro ao lado de um Panamera (Porsche) e o gajo tinha uns bons 50cm fora do estacionamento/dentro da estrada.

        Comentário


          #5
          Eu acho que é algo bastante psicológico ao nível de certos parâmetros de espaço interior mas que faz mais sentido noutros, um monovolume por norma tem mais espaço acima da cabeça do que uma SW equivalente mas será algo que realmente faz a diferença? Os 5 cm a mais de altura ao tecto podem traduzir-se numa sensação de conforto, mas na prática são 5 cm que nunca são usados pq não vais esticar o pescoço até chegar ao teto, ao invés por exemplo do espaço em largura ou do espaço longitudinal que permite esticar as pernas de forma mais confortável. A bagageira é outra questão duvidosa, os monovolumes com uma mala equivalente a uma SW em litros no geral dispõem de menos espaço longitudinal e mais em altura até à chapeleira, e pela experiência que tenho a mala de uma SW acaba por ser mais "user friendly".

          Eu acho o espaço importante, principalmente a nível da mala pois transporto muita coisa com regularidade.

          Comentário


            #6
            Actualmente eu vejo 3 grandes premissas na compra de um carro familiar: Espaço, Conforto dos Bancos e Conforto através da suspensão/amortecimento.

            Comentário


              #7
              Para mim o espaço de qualquer carrinha do segmento C será suficiente. Tudo o resto será exagerado no compromisso de volume exterior/utilização espaço interior.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                Eu acho que é algo bastante psicológico ao nível de certos parâmetros de espaço interior mas que faz mais sentido noutros, um monovolume por norma tem mais espaço acima da cabeça do que uma SW equivalente mas será algo que realmente faz a diferença? Os 5 cm a mais de altura ao tecto podem traduzir-se numa sensação de conforto, mas na prática são 5 cm que nunca são usados pq não vais esticar o pescoço até chegar ao teto, ao invés por exemplo do espaço em largura ou do espaço longitudinal que permite esticar as pernas de forma mais confortável.
                Engraçado.

                Focas a questão da sensação de espaço. Isso tem a sua imporância, eventualmente mais do que o espaço efectivo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Para mim o espaço de qualquer carrinha do segmento C será suficiente. Tudo o resto será exagerado no compromisso de volume exterior/utilização espaço interior.
                  Actualmente uma carrinha do segmento C já é ou pode ser um carro grande. Um Astra Carrinha por exemplo tem 4,70 mts

                  Comentário


                    #10
                    Seria crucial para mim se quisesse, de facto, fazer viagens com a família, já que acho importante que todos usufruam dela tanto quanto eu.
                    No meu carro, só uns 20% dos kms foram feitos com 2 pessoas a bordo (os restantes 80% vou só eu), e por isso é assunto que actualmente pouco me interessa. Mas há uns (muito) bons anos atrás, quando era 'puto', gostava muito mais de fazer viagens do Renault 11 do que no Renault 5 dos meus pais, já que no primeiro não ia com os joelhos apertados nem com o banco da frente em cima de mim, além do carro ser mais confortável. Por isso hoje quando vou comprar um carro, mesmo sabendo que não vou usar os bancos traseiros, ponho o banco do condutor ajustado à minha altura e sento-me lá atrás, e após estes anos todos ainda me deixa algo indignado que em alguns carros, embora haja espaço para a cabeça e até joelhos, os pés muitas vezes vão 'entalados' na parte de baixo dos bancos da frente. Vi isto há uns tempos no novo Honda Civic e reparei que o Accord também é assim. Lembro-me que me senti claustrofóbico no banco de trás do Mazda 3, nunca levaria lá ninguém com mais de uns 12/13 anos para uma viajem mais longa (até me lembrou um Nissan Sunny com uns 20 anos, em que já andei). Além do espaço, o tamanho das janelas também é importante e o tamanho da mala também deverá ser, mas sobre esta já não consigo opinar.

                    Comentário


                      #11
                      Num carro de cariz familiar o espaço disponivel tanto no habitaculo como na mala é importante.
                      Tenho uma carrinha do segmento C com uma boa mala e um espaço no habitáculo razoável. Para o dia a dia e para lotação de 4 pessoas é o ideal.
                      No entanto tenho situações em fins de semanas em que faço viagens com 3 adultos a bordo e mais 2 crianças pequenas ambas em cadeirinhas de retenção.
                      Nesta situação é algo complicado encaixar a mãe das crianças no lugar central do banco traseiro entre as cadeiras... nesta situação um monovolume ou outro veículo que possua 3 lugares independentes e mais largos seria uma mais valia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Actualmente uma carrinha do segmento C já é ou pode ser um carro grande. Um Astra Carrinha por exemplo tem 4,70 mts
                        Claro, mas quem quer espaço julgo que não vai optar por um utilitário, embora existam utilitários bastante generosos.

                        A questão é que há segmentos C bem mais espaçosos do que alguns segmento D. (Sobretudo os premium).

                        O espaço no habitáculo proporciona conforto aos passageiros, é inegável. Na questão da mala já tudo depende das necessidades.
                        Falou-se aí na questão da sensação de espaço... já não é a primeira vez que sinto que um carro é mais espaçoso que outro, mas depois em valores absolutos verifica-se precisamente o contrário.

                        Por isso para mim, mais importante que o espaço efectivo é mesmo a maneira como o mesmo está distribuído.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          O espaço é uma coisa objectiva e tangivel mas que é valorizada de forma diferente por diferentes pessoas. Para quem menos varia o espaço, em qualquer carro, normalmente é para o condutor, que ajusta a sua posição e o resto que se adapte.

                          Recentemente uma familiar minha lamentava a troca de um Peugeot 407 SW por um 318d Station, precisamente por achar este último um bocado acanhado, nomeadamente na bagageira (não sei se o peugeot seria muito maior), mas dizia ela "meu rico peugeot, que saudades, como é que nós vamos para férias num carro destes" isto enquanto olhava para a mala aberta.

                          Outro exemplo engraçado é o de um amigo meu que trocou um C5 Grand Picasso por um 520d station da geração anterior, em que a mulher dele também dizia que não achava graça nenhuma ao BMW e preferia muito mais ir mais alta e com mais espaço (menos encaixada) no Citroen.https://www.google.com/search?sugexp...&ie=UTF-8&q=fa

                          É engraçado perceber que para a generalidade dos passageiros - espaço acaba por ser sinónimo de conforto.

                          Eu nunca valorizei muito o espaço, mesmo já com filhos, mas actualmente confesso que aprecio carros grandes e espaçosos, como familiares e de facto espaço além de conforto é sinónimo de versatilidade.

                          Para voçês qual é a importância do espaço ? é um factor crucial na compra ? basta cumprir os minimos ?
                          Deviam ter pensado nisso antes de trocar. Agora a solução é fácil, levar menos coisas

                          De todas as maneiras, com a minha idade, espaço não é um problema nem coisa que me preocupe durante os próximos anos ( assim o espero!! )

                          Comentário


                            #14
                            Pessoalmente, o espaço é coisa que não me diz muito. Mas eu tenho 22 anos e ando maioritariamente sozinho, ou com uma pessoa. As minhas necessidades de espaço resumem-se ao suficiente para pôr um guarda sol e umas toalhas para o verão, ou uma mala para uns dias fora.

                            O espaço "fisico" é necessário para quem tem filhos, nomeadamente filhos pequenos, devido às cadeirinhas, aos carrinhos, às fraldas, etc. Tenho na família um casal com gémeos, e bem vejo as tralhas que eles arrastam sempre que saem de casa.
                            E é tudo necessário.
                            Tinham uma Laguna II SW e precisavam bem de todo o espaço. Trocaram recentemente por um Passat de 2006, o espaço chega, pois a mala é gigante, mas nota-se que anda tudo mais apertado do que na laguna.

                            Já o espaço "psicológico", é mais importante, na minha opinião, para quem anda mais vezes com pessoal idoso. Aí, se o carro for mais acanhado, ou tiver aspecto disso, como a sensação de espaço não é tão grande, o conforto poderá não ser o melhor.

                            Mas é como tudo, tudo depende da utilização que o carro terá e isso tem de ser bem pensado na altura da compra.

                            Comentário


                              #15
                              Depende da utilização e da importância que cada um lhe dá. Para mim, e como uso muito o carro para uma utilização familiar, com viagens regulares aos fins de semana, o espaço é importante.
                              Não só no habitáculo, como também e sobretudo na bagageira.

                              Não é que tenha um carro muito espaçoso no habitáculo, mas cumpre dentro dos parâmetros normais, mas na bagageira é bem generoso e "com boa arrumação". E esta "assoalhada" do carro é para mim muito importante pela utilização que lhe dou, conforme já referi.
                              Na altura da compra, as outras duas propostas mais concretas que tive em cima da mesa eram o Peugeot 407 2.0HDI Sport e o Volvo S40 2.0d, e ambas foram rejeitadas porque um dos factores negativos que lhe vi foi a bagageira demasiado pequena para os carros em questão, com diferença de quase 50 litros para o que acabei por comprar, e mesmo no habitáculo, sobretudo o S40 era demasiado pequeno, e nem sequer podia meter a carteira na prateleira da porta porque não cabia .

                              Resumindo, a importância do espaço varia consoante os gostos e as necessidades. No meu caso, quanto maior melhor. Não só na questão de capacidade de transporte, mas também no conforto (talvez psicológico) que se sente na estrada num carro grande.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post

                                Resumindo, a importância do espaço varia consoante os gostos e as necessidades. No meu caso, quanto maior melhor. Não só na questão de capacidade de transporte, mas também no conforto (talvez psicológico) que se sente na estrada num carro grande.
                                Não sei se será só psicológico, talvez o peso e a largura o torne mais estável

                                Comentário


                                  #17
                                  Já alguém aqui disse uma coisa interessante: "o tamanho do carro é inversamente proporcional ao tamanho dos filhos"

                                  Quando os meus filhos eram pequenos precisei de facto de muito espaço (comprei na altura uma Espace). Agora, qualquer carrinha do segmento C serve perfeitamente.

                                  No entanto, juntamente com o maior espaço de um carro vem normalmente outro aspeto: uma melhor posição de condução. E isso é crucial para viagens longas.

                                  Mas para viagens curtas em cidade, de facto, não é nada agradável andar com um carro de quase 5 metros...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                    Resumindo, a importância do espaço varia consoante os gostos e as necessidades. No meu caso, quanto maior melhor. Não só na questão de capacidade de transporte, mas também no conforto (talvez psicológico) que se sente na estrada num carro grande.
                                    Também é um aspecto interessante esse.

                                    Para viajar é porreiro um carro com algum tamanho sim ! Concordo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      ...
                                      Para voçês qual é a importância do espaço ? é um factor crucial na compra ? basta cumprir os minimos ?
                                      Para mim, o espaço é um dos aspectos fulcrais na compra de um carro para a família.
                                      Os outros são a sua versatilidade/praticabilidade, e conforto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim o espaço interior e bagageira são factores cruciais (para o carro de familia atenção) dado ser alto e uma boa parte dos meus familiares o serem também, e de necessitar de uma bagageira grande para efectuar transportes em viagens regulares que faço.

                                        Mas se me fizessem essa pergunta á 4 anos diria que nem pensar! As necessidades e prioridades mudam com o tempo
                                        Editado pela última vez por REDLINER; 12 June 2012, 14:23.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que é um carro familiar? De segmento C para cima, é isso?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Mas se me fizessem essa pergunta á 4 anos diria que nem pensar! As necesidades e prioridades mudam com o tempo
                                            ..... e ainda bem !

                                            Eu confesso que foi desde que comprei um carro maior e mais espaçoso que descobri o quão bom isso é.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              O que é um carro familiar? De segmento C para cima, é isso?
                                              A ideia é ser um carro utilizado para transportar a familia, independentemente do segmento.

                                              Para uns será um segmento F e para outros um segmento B, ou até A.

                                              Quem não tem cão caça com gato.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O único senão é arranjar estacionamento para 5 metros de carro em zonas mais concorridas, ou ter de fazer inversºão de marcha em ruas mais estreitas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                  O único senão é arranjar estacionamento para 5 metros de carro em zonas mais concorridas, ou ter de fazer inversºão de marcha em ruas mais estreitas
                                                  Infelizmente os próprios estacionamentos marcados e parques de estacionamento não estão feitos para o tamanho dos carros actuais, tanto em comprimento como em largura.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Infelizmente os próprios estacionamentos marcados e parques de estacionamento não estão feitos para o tamanho dos carros actuais, tanto em comprimento como em largura.
                                                    Dão perfeitamente para um segmento C e mesmo D. Quem compra banheiras tem de ter isso em consideração.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      Dão perfeitamente para um segmento C e mesmo D. Quem compra banheiras tem de ter isso em consideração.
                                                      pensamento perfeitamente egoista.

                                                      De qualquer forma certos parques dá para um C á rasquinha, e espaço para abrir portas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não prescindo de um carro com uma bagageira simpática.
                                                        Quero um carro que com a excepção de umas férias de pelo menos de uma semana, me permita arrumar na mala a bagagem sem ter que mexer em nada do que já lá está ou optimizar o espaço.
                                                        É uma sensação de conforto, para mim, de que já não prescindo. Transportar duas cadeiras, uma LCD, um pequeno móvel, são coisas que podem não ser coisas que fazemos todos os dias mas que me deixam de sorriso leve sempre que preciso de o fazer e percebo que não é problema.

                                                        Confesso que não percebi a afirmação do user, ou estranhei, que falou do menor espaço do Passat em comparação com a Laguna II. Do que andei nos dois, pelo menos bem suficiente para comparar. Achei que são ambos bem espaçosos, dará a Laguna uma maior sensação de espaço à frente e a Passat atrás.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          pensamento perfeitamente egoista.

                                                          De qualquer forma certos parques dá para um C á rasquinha, e espaço para abrir portas?
                                                          Pensamento egoista pk? Essa é boa. Quando vou a um sitio que não tem espaço como deve ser para estacionar não volto lá. Simples.
                                                          O que me irrita são os senhores das banheiras, para ficar a vontade, ocuparem o seu espaço e o dos outros. Isso eu nunca faço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Dão perfeitamente para um segmento C e mesmo D. Quem compra banheiras tem de ter isso em consideração.
                                                            Como referi aí atrás um Astra carrinha tem 4,70. Provavelmente um Insignia tem mais uns 20 cm, ou seja podemos estar a falar de carros muito grandes.

                                                            Não concordo que os estacionamentos estejam bem dimensionados para carros destes o que "misturado" com alguma falta de civismo corrente não dá grande resultado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X