Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A/C automático Vs. A/C automático Bi-zona

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A/C automático Vs. A/C automático Bi-zona

    Meus amigos,

    a minha dúvida é simples. Eu tenho A/c automático, e na possibilidade de adquirir viatura nova, existe a possibilidade de a mesma possuir A/C automático bi-zona. A questão é se efectivamente o A/C bi-zona é uma mais valia. A questão prende-se com o facto de uma viatura ser uma espaço confinado reduzido. Será que se notam efectivamente diferenças de temperatura? É eficaz?

    Desde já o meu muito obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Meus amigos,

    a minha dúvida é simples. Eu tenho A/c automático, e na possibilidade de adquirir viatura nova, existe a possibilidade de a mesma possuir A/C automático bi-zona. A questão é se efectivamente o A/C bi-zona é uma mais valia. A questão prende-se com o facto de uma viatura ser uma espaço confinado reduzido. Será que se notam efectivamente diferenças de temperatura? É eficaz?

    Desde já o meu muito obrigado
    Eu comprei com bi-zona, mas segundo o vendedor a diferença de temperatura nunca irá além de uns 3 a 4 graus entre o condutor e o passageiro.

    Comentário


      #3
      Os caros lá de casa têm AC bizona, e, quanto a mim, é uma mais valia.
      Basta teres uma esposa mais friorenta (ou calorenta) do que tu, que vais ver que vale a pena ;)

      Claro que depois a diferença "real" entre as temperaturas dos dois lados se atenua no interior da viatura, mas quando o fluxo de ar sai das condutas e é dirigido ao ocupante, nota-se bem a diferença nos dois lados.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
        Os caros lá de casa têm AC bizona, e, quanto a mim, é uma mais valia.
        Basta teres uma esposa mais friorenta (ou calorenta) do que tu, que vais ver que vale a pena ;)

        Claro que depois a diferença "real" entre as temperaturas dos dois lados se atenua no interior da viatura, mas quando o fluxo de ar sai das condutas e é dirigido ao ocupante, nota-se bem a diferença nos dois lados.
        Era mesmo esse tipo de feedback que precisava. A minha esposa é friorenta. Estou a ver que o Bi-zona é mesmo uma mais valia.

        Comentário


          #5
          O meu tem Bi-Zona mas para ser sincero nunca usei o AC com valores diferentes. Está marcado nos 21 graus e tanto é no Verão como no Inverno.

          Como não gosto de levar com o ar fresco nas "ventas" o fluxo de ar está sempre direccionado para o para-brisas.

          Comentário


            #6
            Resta saber a diferença de preço dessa opção. O meu carro tem isso e conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que foi usada.

            Comentário


              #7
              Pela minha experiência não vale a pena.

              É muito mais importante ter um AC com uma boa capacidade de refrigeração e, já agora, una função Auto eficaz.

              Comentário


                #8
                Para mim é uma inutilidade ... tenho 2 carros com bizona ... usei aquilo em temp's diferentes 2 ou 3 vezes ... e pouco se nota .

                Se vais pagar pelo Bizona quanto a mim ... é um pouco inutil.

                Comentário


                  #9
                  Acho que é uma inutilidade...

                  Comentário


                    #10
                    Para mim ser bi-zona ou tri-zona é completamente secundário.

                    Estou com o Andre que diz que uma boa refrigeração e função auto são o que basta.

                    Há no entanto outra "mariquice", normalmente apenas disponível nos segmentos de topo, à qual eu dou valor e considero bem mais útil que as "zonas", que é ventilação independente.

                    Basicamente é aquilo que o nome diz, ou seja, podes ter fluxos de ar completamente diferentes, apesar de ambos se encontrarem à mesma temperatura. Algo que dá muito jeito quando:

                    - tu és um macho latino e gostas do A/C a 19ºc no Verão com a ventoinha no máximo para ti, mas a tua "Maria" prefere apenas uma aragem.
                    - quando chegas ao carro no Inverno, com 0ºC lá fora, e a "Maria", que está vestida apenas com "um trapinho" para fazer boa figura no jantar, faz logo questão de meter 24ºC a soprar para ela.

                    Comentário


                      #11
                      O meu em 4 anos nunca usei o bi-zona. No Focus também não e o Polo é só auto.

                      É uma mais valia mas raramente uso. Não pagava a mais para o ter..

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho "quadrizona" na Espace (esquerda frente, esquerda atrás, direita frente e direita atrás) e não me parece que seja uma mais valia que valha a pena.

                        O ar interior acaba por misturar-se e a temperatura fica sempre homogénea. Quando existem pessoas mais friorentas, podem sempre reduzir o caudal de ar...

                        Como já disseram, é mais importante a potência do sistema e as funções auto que as zonas...

                        Comentário


                          #13
                          Depende. Eu faço questão de o meu próximo carro ter bi-zona: A minha mulher é friorenta cá fora no inverno mas no carro parece que está sempre com o calor. Eu ando sempre com os pés gelados no inverno e quero ar mesmo frio no verão. Ela prefere menos extremos climatéricos.Por isso andamos sempre às turras. Se o teu caso for esse, é melhor com bi-zona. Se têm preferências semelhantes não compensa. A diferença de temperatura nota-se na fonte, ou seja nos ventiladores de tablier e de chão.

                          Faz um exercício: Quantas vezes é que tu e os teus acompanhates discordam da temperatura ambiente? Se forem muitas, avança.

                          Comentário


                            #14
                            Pessoalmente, não me diz nada.

                            Um bom AC, com boa capacidade de refrigeração e uma boa função auto, isso sim é importante.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho na Octavia e apesar de já ter usado ( se bem que umas 3-4 vezes se tanto), digo-te abertamente que pagar extra por Bi-zona não pagava!

                              Comentário


                                #16
                                Não vale a pena.

                                Mesmo nos casos em que se discorda da temperatura.
                                Normalmente qd "a companheira manda desligar o AC: é para desligar e não bufas.

                                Não interessa se é bi zone ou o diabo a 4 . Se ela sentir frio é para desligar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu estou a ficar convencido que vale a pena bi-zona. Tenho de andar sempre a regular a temp quando a minha mulher anda no carro. Com bi-zona posso pôr a temperatura que eu quero e ela a que quer. É uma grande mais valia pelo que tenho lido. Quanto ao custo não me assusta. Eu até pus a/C automático no clio.... e tem valido todos os € que custou.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho bi zona e em 4 anos uzei uma ou duas vezes para testar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                      Os caros lá de casa têm AC bizona, e, quanto a mim, é uma mais valia.
                                      Basta teres uma esposa mais friorenta (ou calorenta) do que tu, que vais ver que vale a pena ;)

                                      Claro que depois a diferença "real" entre as temperaturas dos dois lados se atenua no interior da viatura, mas quando o fluxo de ar sai das condutas e é dirigido ao ocupante, nota-se bem a diferença nos dois lados.
                                      Também tenho bizona e sou desta opinião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando são verdadeiros bi-zona (repartição de fluxo, orientação, etc) acho que faz sentido. De resto acaba por ser pouco eficaz.

                                        A minha mulher acaba por ter o lado dela um pouco mais quente que o meu, mas o resultado prático é quase nulo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se é para fazeres muitas viagens com mulheres no banco do passageiro, compra sem olhar para trás .
                                          E mais q bi-temperatura, se for efectivamente bi-zona, melhor ainda. Quantas vezes não vou com o ar ligado para os pés, com sapatilhas, na temperatura mínima e a mulher ao lado a queixar-se do frio, com as suas sandálias completamente abertas, e simplesmente muda a direcção da saída. Mas à falta de bi-zona, bi-temperatura é a segunda melhor coisa, pois mesmo não podendo ter fluxos diferentes, a diferença de temperatura imediata na direcção da ventilação já é o suficiente para satisfazer ambos os gostos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Só é útil se os ventiladores estiverem direccionados para o passageiro e para o condutor. se tiver a sair o frio pelo para brisas não vale apena..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                              Só é útil se os ventiladores estiverem direccionados para o passageiro e para o condutor. se tiver a sair o frio pelo para brisas não vale apena..
                                              Se estiver em Auto não manda só para o para brisas. Aliás os auto são fantásticos pela gestão que fazem do débito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho um carro sem função "dual" (ou bi-zona) e outro com.

                                                Considero a função "dual" uma mais-valia (vinha de série) para alguma eventualidade, pois tenho uma esposa friorenta. Mas a experiência acumulada diz-me que é algo por que não vale a pena pagar propositadamente.

                                                Isto porque na prática ainda não tive de fazer muito uso da função. No Inverno não costuma haver muitos problemas com a temperatura do habitáculo e além disso privilegio a ventilação.

                                                No Verão, apercebi-me que o problema da minha esposa não é tanto com a temperatura em si, mas com a "corrente de ar", de modo que ela simplesmente fecha o difusor do lado dela ou desvia o fluxo de modo a não levar com o frio directamente.

                                                PS: mas é inegável que um AC "dual" dá mais pinta à consola central...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                                  Eu tenho um carro sem função "dual" (ou bi-zona) e outro com.

                                                  Considero a função "dual" uma mais-valia (vinha de série) para alguma eventualidade, pois tenho uma esposa friorenta. Mas a experiência acumulada diz-me que é algo por que não vale a pena pagar propositadamente.

                                                  Isto porque na prática ainda não tive de fazer muito uso da função. No Inverno não costuma haver muitos problemas com a temperatura do habitáculo e além disso privilegio a ventilação.

                                                  No Verão, apercebi-me que o problema da minha esposa não é tanto com a temperatura em si, mas com a "corrente de ar", de modo que ela simplesmente fecha o difusor do lado dela ou desvia o fluxo de modo a não levar com o frio directamente.

                                                  PS: mas é inegável que um AC "dual" dá mais pinta à consola central...
                                                  Pois, mas com a minha mulher não resulta fechar as saídas de ar. Estou a ver que AC bi-zona será a opção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Epá eu tenho e também não uso. É daquelas coisas que acho que não vale a pena pagar para ter.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho um Pajero de 2000 ac auto apenas e é impressionante a potência que tem, basta ligar o carro e o ar sai logo frio e a função auto é muito linear, se escolher uma temperatura muito baixa ele não sopra ao máximo para atingir o mais rápido possível essa temperatura, é muito bom mesmo.

                                                      Tenho um Passat de 2008 ac bi-zona e até se nota as diferenças de temperatura e por vezes dá jeito. No entanto naqueles dias de calor quando o carro está muito quente e ligo logo o ar condicionado assim que ligo também o carro é necessário esperar.. esperar.. até que de facto venha ar frio. A função auto é muito desagradável neste carro, basta escolher uma temperatura mais baixa que aquilo começa a soprar ao máximo com um ruido incomodativo, quando a temperatura é atingida depois estabiliza mas até lá..

                                                      Isto para dizer que é mais importante a potência do sistema do que funções extra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No Megane II tinha AC automático normal e gostava bastante do seu funcionamento.

                                                        Agora, na Superb tenho bi zona e é raro ter o dual zone ativado. Mas vou utilizando algumas vezes principalmente quando está uma temperatura estupida no exterior como é agora (nem é quente nem é frio), e coloco 20º para o lado direito da minha mulher e filha e 18 ou 19 para o meu lado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu anterior automóvel (Alfa 147) tinha A/c bi-zona, no entanto apenas o era relativamente à temperatura. O actual (Alfa Mito), para além da temperatura, o fluxo e a direcção (pára-brisas/cara/pés) são completamente independentes e, na minha opinião, se aquela tinha um interesse relativo, já a última versão bi-zona é uma mais-valia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenho Bi-zona porque fazia parte do equipamento do carro, não pagava mais por este extra caso fosse necessário, mas tal como já foi aqui referido à situações em dá jeito principalmente quando as temperaturas externas são mais extremas. No Inverno por vezes a minha mulher quer a temperatura mais quente do que eu, no Verão acontece o contrário ela prefere temperaturas mais amenas e eu temperaturas mais frias.
                                                            Se vier de série é vantajoso mas pagar cerca de 300 ou 400€ a mais acho que não justifica, o que importa é que o A/C funcione em condições e atinja rápido a temperatura pretendida.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X